Informações gerais sobre os 4AGE 16V:
- Bluetop, Redtop, GZE. (Vou descartar o GZE por ser um motor específico e com componentes não comuns aos outros)
Estes motores saíram com o AE82, AE86 e os primeiros são denominados Bluetop.
O que se sabe destes blocos é que têm cambota de 40mm e são de 3 costelas.
Pormenor da cambota
![Imagem](http://i81.photobucket.com/albums/j240/haidos/DSC01144.jpg)
Como podem ver esta cambota não é simétrica. Esse detalhe identifica claramente que é uma cambota de 40mm e que pertence a um Bigport e bloco de 3 costelas.
Os motores seguintes, os Redtop, saíram com cambota de 42mm e blocos de 7 costelas.
Pormenor da cambota
![Imagem](http://i134.photobucket.com/albums/q109/banditbean/Garage/42mm%20crank%204AGE/IMG_6189_zps8dfdfb96.jpg)
Como podem ver, esta cambota é simétrica. Isto claramente que identifica que é uma cambota de 42mm e pertence a um smallport e bloco de 7 costelas.
Esta cambota é simétrica porque pesa mais 1Kg que a cambota do Bluetop.
A diferença das cambotas é esta, e com as cambotas temos as bielas e pistons também diferentes. As medidas do cavilhão penso serem diferentes e acho que há diferenças nos pistãos.
Acho que esta foto demonstra a diferença clara nas cambotas!
![Imagem](http://i134.photobucket.com/albums/q109/banditbean/Garage/misc%20parts/40mmto42mmcrankcompare2_zps1c47accb.jpg)
Pistãos (Bluetop/Redtop)
Como achei suspeito, há mesmo diferenças....
![Imagem](http://i79.photobucket.com/albums/j143/oldeskewltoy/94to100.jpg)
Como podem ver há mesmo diferença no pistão. O da esquerda é um pistão 10:1, e podem ver que é liso nas bordas. O pistão 9:4:1 tem esta área mais baixa.
Mais tarde coloco as diferenças dos blocos! Que aí vem muito mais gato!
![drinks [smilie=drinks.gif]](./images/smilies/drinks.gif)
Cumps