INFO - Motores 4AGE - Updating.....
- pack
- active user
- Mensagens: 3054
- Registado: 31 jan 2010, 14:34
- Localização: Top of the world!
- Contacto:
INFO - Motores 4AGE - Updating.....
Porque estou com a panca de meter veneno no meu AE86 e talvez antes de investir num setup de coilovers, fico-me pelo actual com os Koni ao máximo, jante 15 e pneu com menos perfil para andar menos aos saltinhos, decidi por iniciativa própria começar uma investigação profunda sobre as origens dos 4AGE 16V que por aí andam.
Informações gerais sobre os 4AGE 16V:
- Bluetop, Redtop, GZE. (Vou descartar o GZE por ser um motor específico e com componentes não comuns aos outros)
Estes motores saíram com o AE82, AE86 e os primeiros são denominados Bluetop.
O que se sabe destes blocos é que têm cambota de 40mm e são de 3 costelas.
Pormenor da cambota
Como podem ver esta cambota não é simétrica. Esse detalhe identifica claramente que é uma cambota de 40mm e que pertence a um Bigport e bloco de 3 costelas.
Os motores seguintes, os Redtop, saíram com cambota de 42mm e blocos de 7 costelas.
Pormenor da cambota
Como podem ver, esta cambota é simétrica. Isto claramente que identifica que é uma cambota de 42mm e pertence a um smallport e bloco de 7 costelas.
Esta cambota é simétrica porque pesa mais 1Kg que a cambota do Bluetop.
A diferença das cambotas é esta, e com as cambotas temos as bielas e pistons também diferentes. As medidas do cavilhão penso serem diferentes e acho que há diferenças nos pistãos.
Acho que esta foto demonstra a diferença clara nas cambotas!
Pistãos (Bluetop/Redtop)
Como achei suspeito, há mesmo diferenças....
Como podem ver há mesmo diferença no pistão. O da esquerda é um pistão 10:1, e podem ver que é liso nas bordas. O pistão 9:4:1 tem esta área mais baixa.
Mais tarde coloco as diferenças dos blocos! Que aí vem muito mais gato!
Cumps
Informações gerais sobre os 4AGE 16V:
- Bluetop, Redtop, GZE. (Vou descartar o GZE por ser um motor específico e com componentes não comuns aos outros)
Estes motores saíram com o AE82, AE86 e os primeiros são denominados Bluetop.
O que se sabe destes blocos é que têm cambota de 40mm e são de 3 costelas.
Pormenor da cambota
Como podem ver esta cambota não é simétrica. Esse detalhe identifica claramente que é uma cambota de 40mm e que pertence a um Bigport e bloco de 3 costelas.
Os motores seguintes, os Redtop, saíram com cambota de 42mm e blocos de 7 costelas.
Pormenor da cambota
Como podem ver, esta cambota é simétrica. Isto claramente que identifica que é uma cambota de 42mm e pertence a um smallport e bloco de 7 costelas.
Esta cambota é simétrica porque pesa mais 1Kg que a cambota do Bluetop.
A diferença das cambotas é esta, e com as cambotas temos as bielas e pistons também diferentes. As medidas do cavilhão penso serem diferentes e acho que há diferenças nos pistãos.
Acho que esta foto demonstra a diferença clara nas cambotas!
Pistãos (Bluetop/Redtop)
Como achei suspeito, há mesmo diferenças....
Como podem ver há mesmo diferença no pistão. O da esquerda é um pistão 10:1, e podem ver que é liso nas bordas. O pistão 9:4:1 tem esta área mais baixa.
Mais tarde coloco as diferenças dos blocos! Que aí vem muito mais gato!
Cumps
Última edição por pack em 08 abr 2013, 19:09, editado 3 vezes no total.
- pack
- active user
- Mensagens: 3054
- Registado: 31 jan 2010, 14:34
- Localização: Top of the world!
- Contacto:
Re: INFO - Motores 4AGE - Updating.....
A minha pesquisa pela internet fora continuou, e como o Club4AG perdeu muito material... Achei que esta info ficaria muito bem por cá, para todos aqueles que têm duvidas sobre estes motores!
Agora vamos passar aos blocos!
Temos vários blocos 4AGE!
- 3 costelas, cambota de 40mm
- 7 costelas, cambota de 40mm
- 7 costelas, cambota de 42mm
- 7 costelas, blacktop
Aqui o assunto sobre os blocos assenta no facto de os de 7 costelas terem os oil squirters que são famosos pela lubirifcação extra! Mas não é só este o aspecto fundamental que dá ao bloco o power extra! Detectei uma pequena diferença ou duas enquanto li por aí.....
Vamos ao bloco inicial! O que saiu nos AE86 e que é o de 3costelas!
Fácil de identificar!
Depois temos os dois blocos redtop, que diferem na cambota! Este bloco diz-se que é de transição onde provavelmnente a Toyota andou a aplicar pequenos upgrades enquanto evoluiu o bloco! A diferença maior é externa! Como podem ver aqui...
Depois temos o bloco do 20V blacktop. Que não coloco imagem propositadamente. Mas que tem um pequeno upgrade que á fácil de identificar, tem 7 costelas e os parafusos que apertam as chumaceiras das bielas são de 12 lados ao invés dos 4AGE anteriores que são sextavados.
Agora a parte interessante. Os blocos 3 e 7 rib vistos pelo cartér apresentam o seguinte desenho...
Como podem ver a estructura do bloco é uniforme, o que nos faz claramente perceber que este bloco é de uma cabeça 16V. E este claramente que é um 3 costelas pois não tem oilsquirters....
Mas foi aí que percebi que há diferenças..... O bloco do 20V trás um upgrade novo em relação aos anteriores, que é uma pequena saliencia a que chamam "extra-meat", que não consigo perceber a funcao real.
Ora, se isto saiu no 20V deduso que os últimos blocos redtop andaram também a ser mixados.... Porque encontrei isto!
Este foi um bloco NOVO que apareceu á venda no AEU86 que supostamente seria um 3rib, mas que depois se veio a confirmar ser um 7rib, com cambota de 40mm e extra-meat!
E ainda mais! Tem parafusos de 12lados na chumasseira das bielas que sairam no Blacktop!
Não sei se consigo extrair para aqui mais informação, mas se me lembrar vou fazendo upgrades a isto tudo...!
Agora vamos passar aos blocos!
Temos vários blocos 4AGE!
- 3 costelas, cambota de 40mm
- 7 costelas, cambota de 40mm
- 7 costelas, cambota de 42mm
- 7 costelas, blacktop
Aqui o assunto sobre os blocos assenta no facto de os de 7 costelas terem os oil squirters que são famosos pela lubirifcação extra! Mas não é só este o aspecto fundamental que dá ao bloco o power extra! Detectei uma pequena diferença ou duas enquanto li por aí.....
Vamos ao bloco inicial! O que saiu nos AE86 e que é o de 3costelas!
Fácil de identificar!
Depois temos os dois blocos redtop, que diferem na cambota! Este bloco diz-se que é de transição onde provavelmnente a Toyota andou a aplicar pequenos upgrades enquanto evoluiu o bloco! A diferença maior é externa! Como podem ver aqui...
Depois temos o bloco do 20V blacktop. Que não coloco imagem propositadamente. Mas que tem um pequeno upgrade que á fácil de identificar, tem 7 costelas e os parafusos que apertam as chumaceiras das bielas são de 12 lados ao invés dos 4AGE anteriores que são sextavados.
Agora a parte interessante. Os blocos 3 e 7 rib vistos pelo cartér apresentam o seguinte desenho...
Como podem ver a estructura do bloco é uniforme, o que nos faz claramente perceber que este bloco é de uma cabeça 16V. E este claramente que é um 3 costelas pois não tem oilsquirters....
Mas foi aí que percebi que há diferenças..... O bloco do 20V trás um upgrade novo em relação aos anteriores, que é uma pequena saliencia a que chamam "extra-meat", que não consigo perceber a funcao real.
Ora, se isto saiu no 20V deduso que os últimos blocos redtop andaram também a ser mixados.... Porque encontrei isto!
Este foi um bloco NOVO que apareceu á venda no AEU86 que supostamente seria um 3rib, mas que depois se veio a confirmar ser um 7rib, com cambota de 40mm e extra-meat!
E ainda mais! Tem parafusos de 12lados na chumasseira das bielas que sairam no Blacktop!
Não sei se consigo extrair para aqui mais informação, mas se me lembrar vou fazendo upgrades a isto tudo...!
Última edição por pack em 09 abr 2013, 11:37, editado 1 vez no total.
- pack
- active user
- Mensagens: 3054
- Registado: 31 jan 2010, 14:34
- Localização: Top of the world!
- Contacto:
Re: INFO - Motores 4AGE - Updating.....
Reservado.
- CKe70
- Propietários
- Mensagens: 1029
- Registado: 01 ago 2010, 21:40
- Localização: Vila das Aves
- Contacto:
Re: INFO - Motores 4AGE - Updating.....
Acho que te enganaste ali, acho que querias dizer que a de 42mm é mais pesada um quilo que a de 40mm..pelo que tenho lido.pack Escreveu:Esta cambota é simétrica porque pesa menos 1Kg que a cambota do Bluetop.
http://www.aeu86.org/viewtopic/4age-blo ... 29/t/13262
- pack
- active user
- Mensagens: 3054
- Registado: 31 jan 2010, 14:34
- Localização: Top of the world!
- Contacto:
Re: INFO - Motores 4AGE - Updating.....
Sim, foi lapso!
Corrigi!
Estou a tentar compilar toda a informação para ficar toda direitinha cá no nosso canto! :)
Corrigi!
Estou a tentar compilar toda a informação para ficar toda direitinha cá no nosso canto! :)
- isac
- Site Admin
- Mensagens: 2494
- Registado: 24 mai 2009, 11:59
- Localização: Póvoa de Varzim
- Contacto:
Re: INFO - Motores 4AGE - Updating.....
Os êmbolos dos pistões são 18mm e 20mm (red top)
Sempre a 30 viewtopic.php?f=2&t=2
-
- Site Admin
- Mensagens: 953
- Registado: 15 ago 2009, 15:40
- Localização: V. N. Gaia
- Contacto:
Re: INFO - Motores 4AGE - Updating.....
Êmbolos e pistões é a mesma coisa... Querias dizer cavilhões dos pistões...
Re: INFO - Motores 4AGE - Updating.....
olha , desconhecia essa das cambotas .... boa ...
em relação aos pistons , acho q existiram pistons 9.4:1 e 10:1 com cavilhao 18mm
e também 9.4:1 e 10:1 com cavilhao 20mm
pelo q me lembro de ler tinha a ver com a necessidade (devido a leis anti poluição) do veiculo ter catalisador .... com catalisador 9.4:1 .... sem 10:1
em relação aos pistons , acho q existiram pistons 9.4:1 e 10:1 com cavilhao 18mm
e também 9.4:1 e 10:1 com cavilhao 20mm
pelo q me lembro de ler tinha a ver com a necessidade (devido a leis anti poluição) do veiculo ter catalisador .... com catalisador 9.4:1 .... sem 10:1
- pack
- active user
- Mensagens: 3054
- Registado: 31 jan 2010, 14:34
- Localização: Top of the world!
- Contacto:
Re: INFO - Motores 4AGE - Updating.....
Boas gon,
Talvez as diferenças MAP/MAF? Quiça....
Eu agora estou a preparar o resumo sobre os blocos! Depois queria passar para as cabeças....
De facto isto é mesmo informação útil! Supostamente há variações ao standard! Blocos 7rib com cambota de 40 e outros detalhes mais recentes, que fazem com que haja estes blocos meio raros! Toyotas.....
Talvez as diferenças MAP/MAF? Quiça....
Eu agora estou a preparar o resumo sobre os blocos! Depois queria passar para as cabeças....
De facto isto é mesmo informação útil! Supostamente há variações ao standard! Blocos 7rib com cambota de 40 e outros detalhes mais recentes, que fazem com que haja estes blocos meio raros! Toyotas.....
- isac
- Site Admin
- Mensagens: 2494
- Registado: 24 mai 2009, 11:59
- Localização: Póvoa de Varzim
- Contacto:
Re: INFO - Motores 4AGE - Updating.....
E cavilhões de 19mm nos formula atlantic
Pack não precisas de reservar posts porque dá para alterar a ordem e colocar os posts da tua pesquisa em sequência.
Pack não precisas de reservar posts porque dá para alterar a ordem e colocar os posts da tua pesquisa em sequência.
Sempre a 30 viewtopic.php?f=2&t=2
Re: INFO - Motores 4AGE - Updating.....
o meu ae86 é de 1987 e tinha bloco de 7 costelas com cambota de 40 .... .se bem q a cambota agora deve ser ai de 39.5
- isac
- Site Admin
- Mensagens: 2494
- Registado: 24 mai 2009, 11:59
- Localização: Póvoa de Varzim
- Contacto:
Re: INFO - Motores 4AGE - Updating.....
Gon a retificacao da cambota não é só 0.25?
Sempre a 30 viewtopic.php?f=2&t=2
- pack
- active user
- Mensagens: 3054
- Registado: 31 jan 2010, 14:34
- Localização: Top of the world!
- Contacto:
Re: INFO - Motores 4AGE - Updating.....
gon, tens imagens do bloco na junta do carter?!
Abraço
Abraço
Re: INFO - Motores 4AGE - Updating.....
é, por isso que o bloco original está debaixo da bancada e mandei vir outro (ja ha mtos anos)isac Escreveu:Gon a retificacao da cambota não é só 0.25?
PAC , n tenho imagens nenhumas , mas o motor q comprei para o AE86 (que he um 16v bigport que veio da fensport) tem cambota de 42 e parafusos das bielas de 12 lados .....
o meu black top tb tem parafusos da cambota de 12 lados ....
talvez todas as bielas para cambota de 42 tenham os parafusos com porcas de 12 lados ?
tenho imagens do black top visto por baixo se tiveres interessado .....
- pack
- active user
- Mensagens: 3054
- Registado: 31 jan 2010, 14:34
- Localização: Top of the world!
- Contacto:
Re: INFO - Motores 4AGE - Updating.....
Sim esse bloco se é de um BT tem extra-meat.... E a tua cambota é de 42mm certo?
Abraço isac
Abraço isac
- isac
- Site Admin
- Mensagens: 2494
- Registado: 24 mai 2009, 11:59
- Localização: Póvoa de Varzim
- Contacto:
Re: INFO - Motores 4AGE - Updating.....
Sim, mas esta foi rectificada .25
Sempre a 30 viewtopic.php?f=2&t=2
- pack
- active user
- Mensagens: 3054
- Registado: 31 jan 2010, 14:34
- Localização: Top of the world!
- Contacto:
Re: INFO - Motores 4AGE - Updating.....
O bom de alguns blocos é que usam cambota de 40mm, extra-meat e parafusos de 12lados como o blacktop!
Ainda me falta ver as cabeças..... Mas segundo esta minha investigação.... há por aí blocos muita bons para partir!
Ainda me falta ver as cabeças..... Mas segundo esta minha investigação.... há por aí blocos muita bons para partir!
- RT
- Propietários
- Mensagens: 1943
- Registado: 24 mai 2009, 15:13
- Localização: Terceira - Açores
- Contacto:
Re: INFO - Motores 4AGE - Updating.....
Se um dia decidir finalmente fazer um novo motor (com "veneno") já vi que mais vale pegar logo no motor encostado que tenho na garagem que é bloco de 7 costelas.
Boa info aqui neste tópico
Boa info aqui neste tópico
| AE86 | XSI | IS200 |
- Homem Bomba
- Propietários
- Mensagens: 380
- Registado: 26 dez 2010, 18:17
- Localização: Porto
- Contacto:
Re: INFO - Motores 4AGE - Updating.....
Vi esta imagem e achei que pertencia aqui...
AE86 (Charutinho) E11 G6R (Bebedolas) E12 2.0 D4D (Mariazinha) Tudo boas máquinas! :-)
Visitem e subscrevam o meu canal do YouTube com dezenas de vídeos detalhados sobre trabalhos de mecânica no AE86!
Visitem e subscrevam o meu canal do YouTube com dezenas de vídeos detalhados sobre trabalhos de mecânica no AE86!
Re: INFO - Motores 4AGE - Updating.....
Boas!
Aqui e que me perco um bocado(bastante) e ainda estou a tentar compreender!
Bluetop e Redtop corresponde a versão 115 e 124? E como sabemos quais são?
Desculpem se estou a dizer alguma barbaridade
Cumprimentos
Aqui e que me perco um bocado(bastante) e ainda estou a tentar compreender!
Bluetop e Redtop corresponde a versão 115 e 124? E como sabemos quais são?
Desculpem se estou a dizer alguma barbaridade
Cumprimentos
Na saúde e na doença na alegria e na tristeza ate que acabe o depósito
- pack
- active user
- Mensagens: 3054
- Registado: 31 jan 2010, 14:34
- Localização: Top of the world!
- Contacto:
Re: INFO - Motores 4AGE - Updating.....
Nao ha 115 e 124. Todos os 4AGE sairam com 125.
BLuetop e redtop são os smallport ou bigport (t-vis e não t-vis)
Abraço
BLuetop e redtop são os smallport ou bigport (t-vis e não t-vis)
Abraço
Re: INFO - Motores 4AGE - Updating.....
Humm esclarecido então!
Ao ler uns fóruns fiquei na duvida uns diziam que sim outros que não e fiquei sem entender ao certo e como o conhecimento de causa também não ajuda!
Obrigado
Ao ler uns fóruns fiquei na duvida uns diziam que sim outros que não e fiquei sem entender ao certo e como o conhecimento de causa também não ajuda!
Obrigado
Na saúde e na doença na alegria e na tristeza ate que acabe o depósito
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Majestic-12 [Bot] e 1 visitante