Perdeu-se ali uma oportunidade de ouro. Mais valia estarem quietos, em vez de abordarem mal estes temas... Mas eles é que sabem. Deixei de comprar a revista, por ser mais do mesmo... São sempre carros com os mesmos moldes, europeus e mesmo sem nexo nenhum e que primam pela "exclusividade", que acho não ser esse o conceito de clássico em Portugal. Mas pronto....
Mad, eu ainda não estou convencido da péssima qualidade da revista mas também foi a 1ª que comprei apenas porque o Escort Diabolique me chamou atenção na capa, depois o artigo que mais me chamou atenção foi mesmo o do Corolla, por muito fraca que seja o texto as fotos eu gosto e ver alguns clássicos para mim faz toda a diferença, mas dificilmente comprarei novamente outra revista igual que me cative tanto como esta
Não falta muito também para colocarem um Ae86 preparado pela TRD e valorizarem ainda mais o "instinto animal" deste modelo.
Tenho uma duvida, se compararmos quantas unidades foram produzidas pela Ford (não sei quantas) e pela Toyota de Ae86 alguém sabe ??????
Em 2009 fui ver a super especial estádio Algarve e encontrei-me lá também com o Pedro (Rasteirinho), foi bonito assistir um motor 1.6 a dar frutos como Sr. Jorge Urtigão ao volante entre os poderosos BDA 2.0 e 1.8 e o Ae86 penso que era dos poucos que ia com co-piloto + peso extra.
pack Escreveu:Carro para este tipo de review é o do André Pardal... fazem sim, um comparativo a época e actualizam com...
Concordo que pudesse fazer parte do review mas não a 100%. Nada contra o carro do André (aliás TUDO a favor) mas estes tipos de review's normalmente são com carros 100% originais (e concordo que assim sejam). No entanto há sempre espaço para mostrar o lado verdadeiramente desportivo do carro.
Pelos scans não deu para ler bem certos pormenores mas vou ver se compro a revista (normalmente há sempre 2 ou 3 coisas interessantes para ler), no entanto pelas fotos e pelo interesse de divulgar o AE86 dou os parabéns a quem se deu ao trabalho.
Li hoje o artigo e achei uma óptima oportunidade desperdiçada.
Costumo ler a revista de vez em quando, apesar de achar que tem um cheirinho a 'Clube Português de Automóveis Antigos', um pouco elitista, um pouco snob. Mas de vez em quando fazem algumas coisas boas, ou pelo menos mais completas, como dossiers de 10 a 14 páginas, razoavelmente completos, sobre por ex. o Mini Moke, a Renault 4L, o Jensen Interceptor, etc., ou ensaios agradáveis de ler a máquinas interessantes como o Porsche 935, o Mercedes 190 Evolution, o primeiro M5 ou o Escort Diabolique desta edição.
Se traz algo de novo? Não.
Se costuma ter carros japoneses? Não.
Acerca do artigo sobre o AE86... Não é um dossier, pois teria que ter a história do modelo, as várias versões, o historial em competição, as características mecanicas (correctas), uma alusão ao culto em redor do carro..
Não é um ensaio, pois não fala da entrega do motor, do comportamento, de como é conduzi-lo.
É um guia de compra, mas também não serve para isso, pois se eu fosse tentar comprar um com base no artigo estaria bem tramado.
Para finalizar, há a questão dos links. O site da Toyota, o AJA, o club4ag, o AEU86, pah sim senhor. Mas e o AE86pt.com, que até é o segundo site a aparecer numa busca no Google a seguir à Wikipédia?
Gostei de ver o AE86 na revista, mas foi um tiro ao lado.
If you always do what you always did, you will always get what you always got.
Gti o parte correias distribuição é a sua fama e alguns por serem cabrio .
Tive um colega que na época ficou a delirar por trocar o Ae86 por um GTI pena que durou pouco ate partir Na minha opinião o 1.9 bem tratado valia a pena o 1.6 é fixe mas não preenche o suficiente, interior de ambos é vulgar e FWD pouco o destingia do 205 1100cc muito banal.
O 205 GTI na minha opinião não é bem igual a um 1100cc, para além de ter um aspecto muito simples e bonito, é um FWD mas no no limite não é para qualquer condutor, porque é um carro que se curva com o acelerador, o que acontece com o novo mégane rs. Na época tinha um chassis muito evoluído comparativamente aos concorrentes.
Não é tão fiável como o ae92, mas é muito mais divertido de conduzir, mesmo o 1.6!
Para mim é dos melhores pequenos desportivos dos anos 80, não é à toa que a peugeot anda sempre a prometer um novo 205 GTI, e 25 anos depois de tantos GTIs e RALLYEs, não se comparam com este modelo.
André Araújo ae86 Escreveu:O 205 GTI na minha opinião não é bem igual a um 1100cc, para além de ter um aspecto muito simples e bonito, é um FWD mas no no limite não é para qualquer condutor, porque é um carro que se curva com o acelerador, o que acontece com o novo mégane rs. Na época tinha um chassis muito evoluído comparativamente aos concorrentes.
Não é tão fiável como o ae92, mas é muito mais divertido de conduzir, mesmo o 1.6!
Para mim é dos melhores pequenos desportivos dos anos 80, não é à toa que a peugeot anda sempre a prometer um novo 205 GTI, e 25 anos depois de tantos GTIs e RALLYEs, não se comparam com este modelo.
Conheço bem demais os 2 modelos mas ter um 205 GTI é praticamente igual a todos 205 no interior e exterior o volante e aquela manete velocidades e jantes etc... apenas lhe espetam com uma mecânica diferente e um conta rotações e um toque estético aqui e acolá, andamento é muito bom mas é bem mais interessante que um GTI ou essa armada moderna.
Comparar com Megane RS é como comparar o Ae86 a um 911 e são ambos RWD esquece são campeonatos totalmente mas o RS ainda é mais fácil de conduzir que o 205 é certo.
Mas esta é minha opinião, gosto muito pouco de marcas que aproveitam um modelo de sucesso e de massas e depois com um pouco de potencia cria um modelo desportivo, igual a tantos outros.
Claro que não estou a comparar um mégane rs a um 205 GTI, só comparei o estilo de condução, já tive o prazer de conduzir um megane rs com menos de 1000km no Estoril e não tem nada a ver com FWD qualquer, é um carro que curva com o acelerador, só quis comparar o estilo de condução.
Tem um comportamento de um FWD de corrida, desliza a traseira nas curvas para apontar mais rápido as rectas, é obra de um chassis bem conseguido!
Com isto não comparo um 205 GTI com um ae86, são estilos diferentes, só acho é que não é tão mau como se pinta!
Em relação em transformar um modelo de massas em desportivo, é o que todos fazem, Golf GTI, Megane rs, Clio rs, etc. todas as marcas o fazem!
Comparar o 1.1 com o GTi é como comparar o orgão sexual do gon com um pénis!
O 1.6 é excelente!!! A posição de condução é fantástica, mesmo para estaturas elevadas. A posição do volante, a sua dimensão e tacto é excelente. Um quadrante bastante completo e bem organizado. O comportamento dinâmico é fantástico, como quase todos os Peugeot. De origem, mete o AE86 no bolso, sem esforço. À época foi considerado várias vezes referência no segmento.
O 1.9 é, quanto a mim, ainda melhor. Muito binário, tail-happy e com um aspecto que ainda hoje consegue fazer virar cabeças...o que queres mais?
Parte correias? Nunca ouvi falar dessa!
Percebi perfeitamente a comparação entre o Gti e o Megane RS.
Obviamente não são comparáveis entre si. O que é comparável é a filosofia e o comportamento dos dois.
Um tracção à frente, desportivo, potente, espartano e leve, passível de ser controlado em curva e com reacções ariscas. A filosofia é a mesma.
If you always do what you always did, you will always get what you always got.
Penso que em pista um Gti 1.9 será mais rápido que o AE86 a nível de tempos.
Mas nestas coisas nada é tão linear.
Nem sempre quem tem mais cavalos nem que anda mais depressa é quem tem mais gozo e prazer de condução.
If you always do what you always did, you will always get what you always got.