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Apoio transmissão

Enviado: 03 fev 2010, 09:35
por luis oliveira
Tenho o meu apoio da transmissão a fazer muito barulho, penso que está gripado.
O apoio é aquele que "abraça" o veio da transmissão a meio do carro e penso que leva um rolamento dentro do apoio.
Já alguem meteu este apoio? Sabem se há novo na toyota? Preço?

Obrigado

Re: Apoio transmissão

Enviado: 03 fev 2010, 10:21
por jae86
Na Toyota:

Ref. 37230-12050= 154,68€ + IVA; baratinho baratinho :shock:

Abraço

Enviado: 03 fev 2010, 11:31
por luis oliveira
Lá vai ter de ser.. :x ..185€ só por um simples apoio..
Ás vezes fico a pensar se os nossos carros não tem ouro?! para as peças serem assim tão caras..

Enviado: 03 fev 2010, 13:51
por JonnyAE86
aproveita e elimina isso, mete veio inteiriço :D

Enviado: 03 fev 2010, 14:20
por Ricardo M.
JonnyAE86 Escreveu:aproveita e elimina isso, mete veio inteiriço :D
Que vantagens/desvantagens há em fazer a modificação?

Enviado: 03 fev 2010, 17:35
por luis oliveira
Explica melhor essa alteração Jonny?

Enviado: 03 fev 2010, 19:56
por JonnyAE86
Imagem

Embora haja disso à venda já feito para AE86, podes sempre fazer tu próprio isso, cortando o veio de transmissão e soldando um tubo de aço na zona onde ficava a rótula do veio.

Atenção que tem de ser bem medido e bem alinhado a soldar.

Vantagens: a caixa/motor tem uma relação mais directa com a ponte/rodas, sentes mais a aceleração do carro.

Desvantagens: Um pouco mais de vibração em altas velocidades.

Enviado: 03 fev 2010, 23:25
por 86Pilot
Mas eh preciso ter cuidado, ja que alterar o veio dessa maneira vai facilmente descalibra-lo e esta fora de questao usa-lo se esse for o caso.

Enviado: 04 fev 2010, 00:39
por Ricardo M.
Hmm estou a ver.. Então melhor solução ainda será aproveitar apenas os cardans e fazer o veio todo novo com um bom tubo de parede suficientemente resistente para manter a concentricidade.. Penso que aproveitar os do carro e soldar um tubo à volta não é muito boa ideia pois para calibrar o veio é mais difícil...

Há um tubo rectificado interiormente sem costura onde a parede é garantida em todo o seu comprimento com tolerância G6 salvo erro.. Deve ser boa opção..

Mas agora pergunto, não será peso a mais (tendo em conta que poderemos ir a 220km'h por exemplo) suspenso na caixa e no diferencial?

Enviado: 04 fev 2010, 01:03
por 86Pilot
O ideal era faze-lo em titanio.
Mas ja fica mais caro.
Salvo erro havia alguem que os fazia no club4ag.

Enviado: 04 fev 2010, 01:07
por isac
http://www.aeu86.org/viewtopic/one-piece-driveshaft/t/9670/highlight=driveshaft Escreveu:Considering that Toyota chose to make the OEM driveshaft a two-piece
design (which is more expensive) I figure they must have had a good
reason for making that choice. However, there are many cars, including
Toyota's, that work fine with one-piece driveshafts.

Max Misawa over at Club4AG sells one-piece shafts with Supra
rebuildable U-joints, and his customers seem more than happy with the
performance. So perhaps it comes down to the mass of the components,
U-joint angle and the clearances in the connected gearsets ?

Big Toyota's do run rubber donuts in the driveline, and I imagine they
are there to dampen torsional resonance ? Maybe using a two-piece
driveshaft serves a similar purpose ? Hey... interesting topic, and I hope
we can get a few more posts from people who have played around with
different setups.

Cheers... jondee86
http://www.aeu86.org/viewtopic/one-piec ... driveshaft

Enviado: 04 fev 2010, 01:36
por |BUDA|
na competiçao existe em carbono :P

Enviado: 04 fev 2010, 01:49
por Ricardo M.
86Pilot Escreveu:O ideal era faze-lo em titanio.
Mas ja fica mais caro.
Salvo erro havia alguem que os fazia no club4ag.
Titânio? Sem problemas... Mas quanto custa um veio completo original? Compensa fazer em titânio para os "nossos" carros?

Enviado: 04 fev 2010, 02:14
por 86Pilot
Sinceramente nao acho que seja uma coisa na qual va gastar dinheiro, havendo tanto mais para fazer antes de chegar a esse nivel de alteracao.

Mas quanto as vantagens, sendo mais leve, ha menos perdas mecanicas e o motor faz rotacao mais livremente.
Tal como disse o Buda, tambem as ha em carbono mas o preco eh proibitivo. Para alem de serem ainda mais leves, absorvem muito melhor as vibracoes e sao muito mais tolerantes ah flexao.
O Focus WRC, por exemplo, usa o veio de transmissao em carbono, o que eh optimo dado a quantidade de vibracoes a que a transmissao esta sujeita. Eh impressionante quao leve aquilo eh quando comparado com o normal.

Re: Apoio transmissão

Enviado: 02 dez 2011, 00:05
por RuiX-8
Alteração muito interessante, esta.. Será que existem em titanio ou em carbono já feitos ou terá que ser sempre um trabalho custom? Será para que preços..
A título de curiosidade, os dois veios do Nissan GTR são em carbono, e o do Mazda RX-8 também..