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Já abri o meu motor...
Enviado: 19 set 2009, 12:47
por Rasteirinho
Como alguns sabem tive uma avaria de motor durante o trackday no Bombarral o que me impediu de comparecer no Encontro Nacional...
Na 4ª feira o carro chegou às 18h e até às 20h tive a diagnosticar...
Os palpites iniciais era que o problema poderia ser um pistão danificado ou um bronze de biela gripado.
Comecei por medir a compressão dos cilindros e vi que tinha um 4AGE bicilindrico, já que o 3º e 4º cilindro não marcavam compressão.
Sendo assim comecei por retirar a cabeça...
Encontrei a junta da cabeça bastante queimada entre o 3º e 4º cilindros e ligeiramente entre o 2º e 3º.
Também o pistão do 4º cilindro faltava-lhe um bocadito numa extremidade em redor de uma válvula de admissão, desde o topo até à caixa do 1º segmento.
Rodei o motor e nenhum dos cilindros tem qualquer dano nas paredes e também a cabeça não tem danos em nenhum dos cilindros, ou seja, o bocado que saiu, ao menos soube sair e não causou danos.
Agora falta-me desarmar o bloco para ver se há danos a nível de cambota, o que sinceramente não me parece.
Vou comprar 4 pistões novos, dar uma passagem na cabeça, montar as cames que comprei, bem como as molas de válvulas e touches do Yaris.
Vou aproveitar e reconstruir a caixa de velocidades e se houver guito, trocar a relação final por uma 4.556.
Tudo indica que a avaria tenha sido causada por excesso de temperatura/pressão, dado que andava muito no limite a nível de detonação...
Enviado: 19 set 2009, 12:53
por RSAE86
Vai ficar novo esse 4AGE amigo e sertamente melhor que antes. Boa sorte na reconstruçao :D
Abraço
Enviado: 19 set 2009, 13:22
por Ricardo M.
Força com isso.. Confesso que fiquei com alguma pena quando cheguei a Leiria e me disseram que não ias andar por lá com o AE. Ainda não o consegui ver ao vivo :( Ainda pensei que vinhas buscar o outro branquinho ao Porto
De qualquer forma, se precisares de algo, é só dizer! Aproveito para dizer que a tua barra já seguiu pelo Nuno...
Enviado: 19 set 2009, 13:39
por emanuelae86
Andas cheio de azar mete o motor de origem e não inventes mais
Abraço,
Enviado: 19 set 2009, 13:45
por |BUDA|
muito boa sorte amigo
Enviado: 19 set 2009, 14:03
por gon
:(
andavas com q junta ?
Enviado: 19 set 2009, 17:06
por nunoturbo
Sempre foram alguns estragos...
Que esta reconstrução te permita fazer mais quilómetros!
Tens PM
Enviado: 19 set 2009, 17:13
por Rasteirinho
Gonçalo,
Andava com uma junta TRD de amianto (já não se fabrica) que encontrei no baú
http://www.aeu86.org/viewtopic/trd-head ... hlight=trd
Agora só tenho uma...

Enviado: 19 set 2009, 18:16
por emanuelae86
Temos uma empresa na Maia que pode replicar essa Junta se quiseres

com a marca que tu quiseres mas sem amianto porque está proibido
Abraço,
Enviado: 19 set 2009, 22:14
por RT
Boa sorte na reparação. :)
Sei que o tópico não serve para opinar esta questão mas no teu caso, tendo o Evo, acho que deixaria o AE86 stock.
Mas isto sou eu. :)
Enviado: 20 set 2009, 16:15
por isac
F@nix que chatice. Com essas alterações vais ter que fazer mapas novos e isso é uma chatice/ incerteza. Se algum dia fores fazer isso a um dyno, avisa-se que eu também ando interessado.
Enviado: 20 set 2009, 19:42
por Kouki86
RT Escreveu:Boa sorte na reparação. :)
Sei que o tópico não serve para opinar esta questão mas no teu caso, tendo o Evo, acho que deixaria o AE86 stock.
Mas isto sou eu. :)
de motor, concordo
Enviado: 20 set 2009, 21:48
por RT
Exacto, realmente escapou-me essa.
Stock de motor.
Cumps
Enviado: 21 set 2009, 10:42
por Rasteirinho
Neste momento estou a ponderar meter os pistões de origem (novos de 81,5mm) com uma junta de 0,8 ao invés da 1,2 original...
Vamos ver...
Enviado: 21 set 2009, 10:46
por nunoturbo
E com que compressão é que vais ficar?
Enviado: 22 set 2009, 22:05
por ae86power44
rasteirinho as juntas TRD na salvador caetano nao sao muito caras
tenho o preco se quisseres!!!
Enviado: 22 set 2009, 22:15
por isac
Tenho os pistões 81.5 que saíram do meu motor e estão bons. Podes ver se quiseres. Mas como "gato escaldado da água tem medo" deves querer mesmo novos! Também tenho uma junta TODA de 1mm. Se quiseres posso mostrar quando for aí.
Enviado: 22 set 2009, 22:20
por djballs

pedro 20v pa dentro pá
Enviado: 22 set 2009, 23:02
por apardal
ae86power44 Escreveu:rasteirinho as juntas TRD na salvador caetano nao sao muito caras
tenho o preco se quisseres!!!
Bruno, o rapaz trabalha na Toyota...
Enviado: 23 set 2009, 09:17
por Rasteirinho
Bruno:
O Pardal já disse tudo.
Nuno:
Ainda não fiz as contas, estava ontem em discussão com o Pardal...
Isac:
Obrigado, mas vou meter novos, arranjo a 50€ cada um...
Jairo:
Isso dá muito trabalho e pelo preço desta reparação não compensa... Se este motor tivesse muito estragado era um caso a pensar...
Pardal:
Vai-te cobrir de moscas!

Enviado: 28 set 2009, 22:53
por ae86power44
50 euros cada pistoe?????
e tb podes mandar vir pistoes da TRD atraves da salvador caetano!!!
Enviado: 29 set 2009, 18:20
por Rasteirinho
ae86power44 Escreveu:50 euros cada pistoe?????
e tb podes mandar vir pistoes da TRD atraves da salvador caetano!!!
Posso eu e pode qq pessoa:
competicoes@toyotacaetano.pt
Salvador Caetano é passado, agora é Toyota Caetano Portugal (TCAP)

Enviado: 29 set 2009, 18:42
por nunoturbo
Pedro acho que "Salvador Caetano" nunca será passado, mais não seja por homenagem ao fundador.

Enviado: 01 out 2009, 21:30
por ae86power44
podes ir aki ver as referencias
http://www.trdparts.jp/english/
tenho andado a por precos no forum!!!
Enviado: 01 out 2009, 21:36
por ae86power44
tem aki as referencias dos pistoes da trd da medida de origem e uns maiores

13011-AE851 este com a medida de origem

13012-AE851 este aki com medida acima de 0.2mm
e so telefonar para a toyota e dar a referencia e eles fazem o resto!!!