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TVIS
Enviado: 17 set 2009, 19:00
por MadAE86
Ao analisar o gráfico de potência e sendo que a curva iniciava a descida bastante cedo e as afrs indicavam uma mistura excessivamente rica, era provável que o TVIS não estivesse a funcionar na perfeição.
Hoje, resolvi desmontar e verifiquei que a teoria se verificou.
http://www.youtube.com/watch?v=8Sfi-UQiZyQ
Como se pode verificar, a folga provocou um desgaste nas borboletas da direita o que faz com que não vedem na perfeição.
Quanto ao facto do veio saltar do lugar, já pensei numa maneira de resolver. Basta uma anilha para retirar a folga.
O facto de não fechar bem explica o ralenti alto e ao não abrir na totalidade, explica a mistura rica. Vamos ver se se resolve depois de solucionado.
E é assim que se perdem uns cavalitos, digo eu...

Enviado: 17 set 2009, 19:28
por Ricardo M.
Gostei da explicação no Youtube :)
No entanto, tens demasiada folga nas borboletas em relação ao corpo de alumínio... Não será boa opção optar por um conjunto novo/melhor estado?
De qualquer das formas, sou apologista da falange totalmente aberta sem TVIS. Afinal de contas, em altas só vai melhorar..
Enviado: 17 set 2009, 19:38
por JonnyAE86
Mendes, sem cams pontudas é esqueçer tirar as borboletas, já exprimentei e não resultou, baixas merdosas e ralenti muito instavel
Também já me aconteceu isso Mad e resolvi com uma patela nova, se precisares duma avisa, abraços
Enviado: 17 set 2009, 19:44
por Ricardo M.
Sim, eu sei disso.. Por essa mesma razão é que o TVIS tá lá, precisamente para "cortar" o ar... Daí eu ter dito que
em altas vai melhorar..... De qualquer forma, no meu ponto de vista a piada dos 4A-GE é precisamente as altas

Enviado: 17 set 2009, 19:54
por MadAE86
Têm os dois razão mas uma vez que tenho as cames OEM, vou optar por montar o TVIS.
Enviado: 17 set 2009, 21:36
por djballs
vendi isso a pouco pa um que fazia exactamente isso e depois de montar as que vendi ficou bom :D
Enviado: 17 set 2009, 22:34
por p.samuell
se precisares, vendo a minha placa... :D
Enviado: 19 set 2009, 22:13
por RT
Boa info, desconhecia completamente.
:)
Enviado: 19 set 2009, 22:45
por emanuelae86
Ricardo M. Escreveu:Sim, eu sei disso.. Por essa mesma razão é que o TVIS tá lá, precisamente para "cortar" o ar... Daí eu ter dito que
em altas vai melhorar..... De qualquer forma, no meu ponto de vista a piada dos 4A-GE é precisamente as altas

Mendes,
Quando vamos tirar as minhas para desmitificar a minha opinião sobre isso ? fazes 100 km antes e 100 km depois e confirmas
Sou da opnião que o carro de origem sem Tvis só perde não ganha nada
Abraço,
Enviado: 19 set 2009, 23:34
por RT
Eu sou da opinião que ganha em altas e perde em baixas. Mas tenho essa opinião apenas pela lógica (maior fluxo de ar), não por experiência.
Cumps
Enviado: 20 set 2009, 01:58
por Ricardo M.
emanuelae86 Escreveu:Ricardo M. Escreveu:Sim, eu sei disso.. Por essa mesma razão é que o TVIS tá lá, precisamente para "cortar" o ar... Daí eu ter dito que
em altas vai melhorar..... De qualquer forma, no meu ponto de vista a piada dos 4A-GE é precisamente as altas

Mendes,
Quando vamos tirar as minhas para desmitificar a minha opinião sobre isso ? fazes 100 km antes e 100 km depois e confirmas
Sou da opnião que o carro de origem sem Tvis só perde não ganha nada
Abraço,
Já te expliquei que mesmo perdendo em baixas por ser ar a mais, em altas ganhas porque não tens nada a fazer restrição entre o colector e a culaça.. As borboletas mesmo estando abertas, nunca permitem um fluxo tão grande como se tiverem sem elas... Por essa mesma razão é que por exemplo os ITB's de guilhotina são melhores que os de borboleta.. abrindo a guilhotina, é entrada totalmente livre.....
Não estamos a falar num ganho de 50cv como é óbvio.. mas nota-se

Enviado: 20 set 2009, 03:51
por gon
Ricardo, isso he mto relativo e depende de motor para motor.
A Borboleta em alguns casos he benéfica porque cria turbulência o q permite um melhor enchimento dos cilindros.
Alguns carburadores até vêm a abrir a borboleta apenas a 82 graus por esta mesma razao.
O motor que mapei em banco de motor que era um motor com restritor fazia mais 2cv com a borboleta um nadinha fechada do q com ela a 90 graus. O pessoal normalmente n vai ao ponto de fazer este tipo de coisas pq he dificil notar 1 ou 2 cavalos em banco de rolos, apenas em bancos de motor se consegue extrair o sumo extra destas pequenas coisas.
No entanto a Toyota poderá e deverá telo feito.
Enviado: 20 set 2009, 09:11
por Andrax
mesmo assim as percas que se verificam em baixas não justificam os ganhos (que segundo o gon podem nao se verificar) em altas. para o motor proximo do original com t-vis, em bom estado claro.
uma duvida, é importante que haja turbulencia na admissão, certo?? para isso é errado polir os coletores de admissão??
Enviado: 20 set 2009, 09:13
por gon
é sem duvida importante que haja turbulência depois dos injectores.
Antes he discutível e provavelmente varia de motor para motor
Enviado: 20 set 2009, 10:00
por Ricardo M.
Antes demais, eu nunca disse que era melhor andar sem TVIS.. Disse sim que não se perfia em altas e baixas mas sim em baixas e que eu era apologista de andar sem ele pois já fiz o teste num 4A-GE com uma "bolacha" de 2,5cm mais uma patela entre o corpo e a borboleta principal.. Notei rapidez em altas mas claro que em baixas, fica impossível de se conduzir... Como referi em cima, não estou a falar de um ganho astronómico mas eu notei que ficou mais solto em altas..
No entanto, e falando da "turbulência", em tempos vi as diferenças de uns ITB's de borboleta comparando com uns de guilhotina.. O carro em questão era um Saxo e os testes foram feitos no banco de potência. ITB's do mesmo diâmetro cónico onde a única diferença era mesmo a guilhotina/borboleta.. Pelos vistos, haviam melhorias notórias nos de guilhotina e desde essa vez, fiquei com uma "opinião" fundada acerca disso...
Por outro lado, e isto já em conversa de café, eles foram os gajos que deram pingos de solda na admissão para criar rugosidade na superfície e no final com o medidor de mistura/rácio, a mistura era melhor..
Enviado: 20 set 2009, 23:01
por nut´s
essa cena das soldas e a teoria venturi??? misturar o ar com gota tipo varinha magicca??
Enviado: 20 set 2009, 23:45
por Ricardo M.
Sinceramente não te sei responder pois conheço uma certa pessoa que chama venturi a tudo
Mas falando a sério, o termo Venturi é outra coisa diferente.. Tem a haver com diferenciais de pressão em diferentes secções de um tubo com diâmetros diferentes por exemplo..
Existem umas pás que se colocam na admissão para criar o chamado "efeito venturi" que não é nada mais nada menos que turbulência.. A cena da solda é para criar sobressaltos no "caminho" e, pegando em palavras do Sr. Bastos, "fazer com a mistura ande ali às cambalhotas até entrar no cilindro"...

Enviado: 21 set 2009, 10:14
por nunoturbo
Há uns anos atrás havia um destes aparelhos de criar turbulência na admissão, denominado "Turbo" qualquer-coisa, que garantia um acrescimos de até 5 cavalos... :D
Enviado: 22 set 2009, 00:21
por nut´s
ya....ou seja ...
quero 1 mistura mexida e nao agitada...hehehehe
007

Enviado: 22 set 2009, 10:47
por RT
nunoturbo Escreveu:Há uns anos atrás havia um destes aparelhos de criar turbulência na admissão, denominado "Turbo" qualquer-coisa, que garantia um acrescimos de até 5 cavalos... :D
Julgo que estejas a referir-te ao Turbo eléctrico.
Há à venda no ebay por 30 dolares.
Uma espécie de Turbo mas com um pequeno motor que se liga à bateria.
Fica entre o Filtro de ar e o tubo que liga à admissão. Faz o mesmo efeito que falou o Ricardo M.
Enviado: 22 set 2009, 12:14
por Ricardo M.
RT, essa cena é grande fantuchada

Tive oportunidade de ver isso montado num Civic 1.6Vti e em baixas, psicologicamente até desenvolvia bem.. mas em altas, a perda era brutal :? Chegou-se à conclusão que se devia ao facto de não haver caudal suficiente e o ar puxado tinha sempre as pás pelo meio para atrapalhar e atrasar o fluxo... Já para não falar que o motor tem velocidade constante ou seja, é igual em baixas e altas...
Quando arranjarem um motor eléctrico fiável a fazer 150.000 rpm's, sou o primeiro a pegar num caracol de um turbo e fazer a experiência :D
Enviado: 22 set 2009, 13:15
por nunoturbo
A peça a que eu me refiro era simplesmente uma chapa com umas alhetas que criavam turbulência e "enrolavam" o ar.
Enviado: 22 set 2009, 13:18
por RT
Sim eu sei que é fantuchada hehehe ;)
Apenas meti pois pareceu-me o que o nunoturbo se referia.
Dizem que para carros de baixa cilindrada até faz alguma diferença mas não me parece sinceramente. :)
E alguns como o da foto são fracos, em plástico.
Enviado: 22 set 2009, 14:22
por nut´s
nunoturbo Escreveu:A peça a que eu me refiro era simplesmente uma chapa com umas alhetas que criavam turbulência e "enrolavam" o ar.
o tal sistema venturi.... os meus 205 ja traziam isso no tubo de admição...hehe maquina....
Enviado: 22 set 2009, 17:44
por MadAE86
Deixando um pouco o off-topic de lado:
Já cá tenho outra placa de TVIS em perfeito funcionamento.
Amanhã vou montar tudo e para enriquecer o nosso fórum, vou tirar umas fotos durante o processo e colocar aqui para todos verem.