Página 3 de 3
Enviado: 22 abr 2010, 16:07
por nut´s
86Pilot Escreveu:nut´s Escreveu:...estas barras , juntamente com rollcage, fazem 1 excelente trabalho...
Mas especificamente o que?
Nao estou a afirmar categoricamente que nao trazem benificio.
Mas ate ver, nao percebo o porque daquele design nem o porque dos apoios das torres nao estarem em linha com os topos.
fazemos o seguite....em "drift" há enormes forças a passear pelo chassis, certo? logo ha vários tipos de torções e empenos, se torcer o carro em "parafuso" aqualas barras não vao ajudar muito, porem se forem bem pensadas ajudarão a bara AA (como referiu o ricardo) se dobrarmos o carro a meio ( salto de 1 parabolica, lomba ou depreção) já vão trabalhar mais que a AA propriamente dito...
porem e claro que tem que ser bem pensado a nivel de tranferencia de forças e pontos de apoio...(como referio o ricardo e com razão), a chapas das torres de amortecedor são muito finas, se que aqueles 2 braços ou possiveis 4 ou 6 braços servirem apensa pra não forças as chapas onde aperta o amortecedor e servir 90% para segurar a AA a "flutuar" no sitio onde trabalha melhor, o ganho, não e em rigidez de barra e chassis mas em NÃO empeno e rasgão das ditas chapas,,,, claro que volto a referir, que a coisa tem que ser bem feita e pensada, caso contrário andamos a transportar ferro velho( peso ) no interior da mala...
Enviado: 22 abr 2010, 16:33
por 86Pilot
nut´s Escreveu:fazemos o seguite....em "drift" há enormes forças a se forem bem pensadas ajudarão a bara AA (como referiu o ricardo) se dobrarmos o carro a meio ( salto de 1 parabolica, lomba ou depreção) já vão trabalhar mais que a AA propriamente dito..
Nao vao fazer absolutamente nada nessa situacao.
Os pontos de apoio do chassis nesse caso hipotetico de salto de uma lomba, depressao ou "parabolica" (?) sao os membros da suspensao.
A flexao do chassis da-se entre os dois pontos de apoio.
Nao eh para tras do eixo traseiro.
Mesmo que estivessem viradas para a frente tambem nao iam fazer grande coisa.
Enviado: 23 abr 2010, 02:15
por nut´s
e se contarmos com a transferência de forças que vem do resto do chassis como tejadilho, mala....?
o meu 205 tem as longarinas empenadas por troção (ao longo de muitos anos de maus tratos... se for como dizes, o facto dos farolins traseiros "AKA" stops não alinharem nos próprios buracos da carroçaria não tem nada a ver com as "forças" do chassis....
Enviado: 23 abr 2010, 09:31
por 86Pilot
Posto de uma maneira mais pratica;
Num carro do mundial de rallies nao existem elementos estruturais para tras das torres de suspensao traseira.
O chao da mala eh uma chapa fina e que apenas serve para fechar o cockpit e para levar a roda suplente caso seja precisa mais do que uma.
Ja as proprias torres sao reforcadas em torno do apoio da suspensao e servem de ponto de apoio da rollcage.
Ou seja, se se quer reforcar as torres faz-se isso mesmo: reforcam-se as torres.
Nao eh com barras aparafusadas e dispostas na perpendicular que se vai fazer isso.
(desculpem a falta de acentuacao e cedilhas mas sao luxos que nao chegaram ca :))
Enviado: 23 abr 2010, 12:21
por JonnyAE86
86Pilot Escreveu:
Os pontos de apoio do chassis nesse caso hipotetico de salto de uma lomba, depressao ou "parabolica" (?) sao os membros da suspensao.
A flexao do chassis da-se entre os dois pontos de apoio.
Concordo, as barras traseiras não estáo lá a fazer nadinha.
Um bom exemplo de uma barra AA traseira separada da rollcage seria com barras a 45º da própria AA (e com chapas de reforço aos topos da suspensão)
Assim:

Enviado: 26 abr 2010, 21:35
por Andrax
com tudo isto, sempre vai haver novo grupo buy para as AA frontais??

Enviado: 26 abr 2010, 22:03
por isac
Pelo que entendi a de trás faz o seu efeito, ainda que pouco, o que não se justifica são aqueles apoios extra ....