Página 3 de 4

Re: Ae86 revista motor classico

Enviado: 10 out 2012, 12:54
por pepe
O AE86 e o 205 1.9GTi que vem no próximo MotorClassico são daqui de Viana e ambos pertencem ao mesmo dono, assim como os outros modelos quem vem na actual revista. É um senhor amigo meu e colecciona todos os modelos GT´s que sairam nos anos 80, tem como por exemplo: dois 205 1.9GTi, GTT MKI e MKII, dois G40, AX sport MKI, Fiat UNO turbo MKI, suzuki swift MKI e MKII, 106 rallye MKI, AE86 faseII, AE92 ultima geração com motor redtop, 325 cabrio E30, entre outros :thumbup:

Re: Ae86 revista motor classico

Enviado: 10 out 2012, 14:14
por RuiX-8
Ah são todos do mesmo dono?
Fantástico. Aí está alguém que gostaria de conhecer.
E assim se junta uma colecção incrível com o dinheiro que custaria um moderno todo pipi e sem sal.
O Fiat Uno por exemplo está excelente.

Re: Ae86 revista motor classico

Enviado: 10 out 2012, 17:21
por jao_ctr
Uma coleção que eu gostava de ter para mim os anos 80 foram os melhores no sector automovel 8)

Re: Ae86 revista motor classico

Enviado: 10 out 2012, 17:48
por emanuelae86
Ainda não digitalizaram a revista porra !? estão espera de quê :thumbup:

Comprar todas as revistas que vem a falar do GT ou do ae86 é semre a mesma treta (copy Paste), no passado fim de semana estavam a oferecer a uma revista qualquer de Setembro também com Ae86 na exponor :yawn:

Re: Ae86 revista motor classico

Enviado: 10 out 2012, 18:24
por jao_ctr
Era a automotor com o ae86 do Pardal,por acaso eu comprei na altura.

Re: Ae86 revista motor classico

Enviado: 10 out 2012, 21:52
por RuiX-8
Este artigo de que falamos do AE86 vs 205 Gti só sairá no mês que vem.
Quando sair tento digitalizar.

Re: Ae86 revista motor classico

Enviado: 21 out 2012, 15:42
por emanuelae86
Isto e um Peugeot o resto é paisagem :)
Imagem

Re: Ae86 revista motor classico

Enviado: 24 out 2012, 21:53
por corollabox2012
emanuelae86 Escreveu:Gti o parte correias distribuição é a sua fama e alguns por serem cabrio [smilie=heat.gif] .
Tive um colega que na época ficou a delirar por trocar o Ae86 por um GTI pena que durou pouco ate partir :wall: Na minha opinião o 1.9 bem tratado valia a pena o 1.6 é fixe mas não preenche o suficiente, interior de ambos é vulgar e FWD pouco o destingia do 205 1100cc muito banal.

Não vou perder tempo em comprar a revista [smilie=close_tema.gif]
Por acaso gosto bem do 205 GTI, um dia que possa gostava de o ter. Foi idolatrado pela imprensa francófona, e beneficiou enormemente do programa do WRC do 205 T16 de Grupo B. Lembro-me que nos idos de 80, nos picanços que fazia com os 205 GTI 1.6 (e Visa GTI que tinha o mesmo motor e relações de cx ainda mais curtas) perdia geralmente, obséquio da caixa do AE86 ser mais longa em todas as relações. Lembro-me também das afirmações de um piloto dos 205 de ralis, o Pedro Sena, que quando passou do 1,6 para o 1,9 nunca mais teve os mesmos resultados. Ele atribuia a culpa ao maior peso do motor 1900 e à sua desequilibrada distribuição de pesos, e centro de gravidade mais alto. Sinceramente, a ter um 205 GTI, terá de ser o 1,6, esse é que é o original. Mas evidentemente é um carro sem o carisma nem a adrenalina do AE86, quem nos tira a tracção traseira e um motor que faz 8000 rpm, tira-nos tudo!

Re: Ae86 revista motor classico

Enviado: 24 out 2012, 21:56
por corollabox2012
André Araújo ae86 Escreveu:O 205 GTI na minha opinião não é bem igual a um 1100cc, para além de ter um aspecto muito simples e bonito, é um FWD mas no no limite não é para qualquer condutor, porque é um carro que se curva com o acelerador, o que acontece com o novo mégane rs. Na época tinha um chassis muito evoluído comparativamente aos concorrentes.

Não é tão fiável como o ae92, mas é muito mais divertido de conduzir, mesmo o 1.6!

Para mim é dos melhores pequenos desportivos dos anos 80, não é à toa que a peugeot anda sempre a prometer um novo 205 GTI, e 25 anos depois de tantos GTIs e RALLYEs, não se comparam com este modelo.
A minha mãe teve um 205 1100cc. Devo dizer que foi dos piores carros que conduzi na minha vida. O motor era uma anedota, tinha problemas constantes de carburação. Nada que ver com o GTI!

Re: Ae86 revista motor classico

Enviado: 24 out 2012, 22:04
por corollabox2012
pack Escreveu:O meu só saiu na Topgear de Outubro! E juntamente com o do Jairo, BUDA, Luis e Rui Machado!
Tive de comprar a revista por causa dessa reportagem! Está bem conseguida e até já enviei mail à TopGear a dar os parabéns! Apesar disso, penso que pecou em três coisas: não ter nenhum AE86 original, não ter fotos em drifting mode, e não falar do motor que é de facto uma peça chave e distintiva dos AE86 (só de pensar que das várias séries do M3, só deve haverá um a fazer 8000 rpm, o E92...)

Re: Ae86 revista motor classico

Enviado: 24 out 2012, 22:06
por corollabox2012
jao_ctr Escreveu:Era a automotor com o ae86 do Pardal,por acaso eu comprei na altura.
Também comprei, teve de ser...

Re: Ae86 revista motor classico

Enviado: 24 out 2012, 23:54
por RuiX-8
Bons posts, concordo com quase tudo.
Em relação ao Gti 1.6 vs. 1.9 e como em quase todos os casos, um motor maior costuma ser pior, excepto para as 'medições de pilas'.

Re: Ae86 revista motor classico

Enviado: 25 out 2012, 11:40
por Vilela
isac Escreveu:A habitabilidade, posição de condução e do selector das mudanças não têm sequer comparação.
É exactamente o que me faz apaixonar por um carro Isac :thumbup:

Re: Ae86 revista motor classico

Enviado: 25 out 2012, 22:43
por emanuelae86
Vilela Escreveu:
isac Escreveu:A habitabilidade, posição de condução e do selector das mudanças não têm sequer comparação.
É exactamente o que me faz apaixonar por um carro Isac :thumbup:

Ora ai ai está uma escolha acertada e não uma banal lcomo tantas outras :lolno: :lolno: :lolno:

Re: Ae86 revista motor classico

Enviado: 26 out 2012, 01:06
por MadAE86
corollabox2012 Escreveu:A minha mãe teve um 205 1100cc. Devo dizer que foi dos piores carros que conduzi na minha vida. O motor era uma anedota, tinha problemas constantes de carburação. Nada que ver com o GTI!
Tive 2. Um XU e um TU. Zero problemas! Qual era o 1.1 melhor que o 205 no seu tempo?

Re: Ae86 revista motor classico

Enviado: 28 out 2012, 21:52
por |BUDA|
nao digitalizei a revista por dois motivos

de momento só consigo a preto e branco e não sei da revista

Re: Ae86 revista motor classico

Enviado: 28 out 2012, 23:20
por emanuelae86
|BUDA| Escreveu:nao digitalizei a revista por dois motivos

de momento só consigo a preto e branco e não sei da revista

Nunca vi uma desculpa tão boa lol LOL LOL LOL

Re: Ae86 revista motor classico

Enviado: 29 out 2012, 21:04
por |BUDA|
estou mesmo a falar a serio nao sei onde esta e ja fui tentar comprar outra

Re: Ae86 revista motor classico

Enviado: 01 nov 2012, 18:16
por RuiX-8
Já comprei ontem a Motor Clássico de Novembro, que tem o comparativo entre um AE86 e um Peugeot 205 Gti 1.9, ambos originais, num estado de conservação fantástico e ambos pertencentes ao mesmo felizardo, um sr. João Enes.
Já agora se alguém o conhecer e quiser convida-lo a juntar-se ao forum seria uma excelente adição certamente.
Amanhã se tiver tempo coloco uns scans do artigo, mas daqui a pouco já faço um pequeno resumo.

Re: Ae86 revista motor classico

Enviado: 01 nov 2012, 19:58
por RuiX-8
Este artigo está bem melhor do que aquele que saiu há uns meses.
O AE é um fase 2 vermelho todo de origem excepto as jantes que são umas ATS Classic.
Interior, volante, farolins, tudo de origem.
O 205 é um 1.9 também todo de origem.
O artigo está ilustrado com umas fotos porreiras, e o texto retrata melhor o AE86 do que o artigo de há uns meses.
Comparando esteticamente o 205 ganha, sendo o AE tido como mais simples e conservador. Este campo é subjectivo, obviamente.
Tecnicamente são equiparados. No AE é destacado o 4A-GE, o tacto da caixa, os travões de disco nas 4 rodas e a suspensão traseira de eixo rígido, que não é criticada como eu esperava que fizessem mas sim apelidada de ''mais pura''.
No 205 é destacada a suspensão totalmente independente e o motor rico em binário.
Em prestações e comportamento é dada a vitória ao 205 em quase tudo, nomeadamente aceleração, velocidade máxima, menor peso e chassis mais comunicativo.
No AE86 é destacado o motor entusiasmante e o manuseamento da caixa, bem como a confiança e o gozo que transmite.
Em jeito de conclusão é tido como interessante e equilibrado de origem, mas que pede mais potência, uns toques na suspensão e um autoblocante.

Re: Ae86 revista motor classico

Enviado: 01 nov 2012, 20:46
por emanuelae86
Estavas espera de quê? um comparativo de um RWD w um FWD e um 1.6 com 1.9 dá nisso, são 2 carros tão diferentes nem sei como fazem um comparativo destes, mas no mínimo interessante , na época se colocassem os 2 caros na frente não tinha duvidas qual escolhia e hoje é igual , escolhia o AE86 , outra coisa, as ATS são de origem na época era um extra que adquirias na marca tal como as embaladeira era um Kit estético ATS.

Agora conservador era o GTI pois tinha tantos outro iguais com outras cilindradas e o Ae86 apenas 1 modelo, enfim uma boa tentativa para valorizar um modelo como o Peugeot mas igual a tantos outros da marca. Admiro o carro e para mim contia a ser o mais interessante entre os novos GTI etc...

Re: Ae86 revista motor classico

Enviado: 01 nov 2012, 20:58
por emanuelae86
Olhem para eles, qual mais gostam mais de ver andar ?

http://www.youtube.com/watch?v=_GmOijq0eks

Re: Ae86 revista motor classico

Enviado: 01 nov 2012, 21:35
por Rasteirinho
Emanuel, qual a diferença?

Imagem

Imagem

E agora vê aqui http://www63.tok2.com/home2/tuccy/library/ae86levin.pdf

Vai à página 26 e diz-me que diferenças evidentes vês entre as versões de 3 portas?

Para mim é mais diferente um 205 GTi de um 205 1.1 do que um GT Twin Cam de um SR5.

Re: Ae86 revista motor classico

Enviado: 01 nov 2012, 21:45
por RuiX-8
Pois, também não percebi porque compararam os dois carros, mas já que o fizeram olha, lê-se. Lol

Re: Ae86 revista motor classico

Enviado: 01 nov 2012, 22:20
por André Araújo ae86
Eu acho este comparativo interessante, 2 modelos exclusivos, com a cotação mais ou menos equivalente, para mim são dos pequenos desportivos dos anos 80 mais bonitos e divertidos de conduzir!

E também não há carro que se possa comparar directamente com o ae86, já que o último RWD leve foi o RS2000.

Comprar um 1.9 GTI stock garante muita diversão, já o ae86 stock tem de se enterrar muitos €s, e todos nós sabemos disso!

O 1.9 GTI nacional, é bem mais raro que um ae86!

Manter um 1.9 fica muito mais em conta que um ae86, todos nós gostamos de ter um modelo exclusivo mas tenho a certeza que ninguém gosta da exclusividade na hora de pagar a conta na oficina, e quando queremos alguma peça descontinuada, até saltamos na secção das peças usadas!

Com isto, não trocaria um ae86 por um GTI, mas queria muito ter 1!