Continuando:
TVIS em perfeito estado
Tudo fora. Primeiro sai a régua (3 parafusos e 3 casquilhos), depois os injectores puxam-se para trás (cuidado com as 4 borrachas) para se puder puxar a régua atrás. Só assim se consegue puxar a cablagem atrás e chegar aos parafusos superiores do colector. Desligam-se as tubagens de vácuo, gasolina e refrigeração, cabo do acelerador e algumas fichas.
Colector de admissão fora (5 parafusos em cima, 4 em baixo e um no braço de apoio, tubo do respiro, etc...)
Depois do colector sair, tira-se o TVIS. Este tem uma junta metálica de cada lado.
Ontem montei tudo já com o novo TVIS e para minha surpresa, o carro continuou acelerado, mesmo com a borboleta de admissão toda fechada.
O problema só podia estar na válvula do frio.
Desta vez, desmanchei só o trottle-body (4 parafusos, cabo de acelerador e ficha do TPS)
Cá está a válvula ainda montada
5 parafusos e mais dois para o actuador
Optei por inutilizar a válvula montando uma tampa de alumínio feita á medida.
Depois foi cegar o tubo da água, aplicar junta líquida e montar.
Loop efectuado na tubagem da refrigeração que outrora passava dentro da válvula.
Filtro de ar montado
Liguei a bateria, dei á chave e tal como esperava, pegou e foi-se logo abaixo. Bom sinal!
Duas voltas no parafuso do ralenti, ignição e voilá! Impecável. Afinei o ralenti nas 800, sangrei o circuito de refrigeração e está novo!
Espero que esta minha experiência sirva para ajudar/esclarecer alguém que possa vir a ter o mesmo problema.
