Mapas de ignicao - Stock 4AGE
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Mapas de ignicao - Stock 4AGE
Boas!
Cá estou eu para fazer umas perguntas e deixar registos para os que aí vêm....
Na minha conquest pelo mapa de avanços perfeito... Ando com uns problemas.... Mas acima de tudo muita dúvida!
Podem esclarece-me a diferença entre os mapas que uso e os mapas que andam na net? Ou seja mapas de TPS/RPM e mapas de MAP/RPM.
Para perceberem a minha duvida.
Mapas da net
Meu mapa
Tenho de interpretar os mapas com pressao de ar no colector de admissão ao contrário certo?
Thanks!
Cá estou eu para fazer umas perguntas e deixar registos para os que aí vêm....
Na minha conquest pelo mapa de avanços perfeito... Ando com uns problemas.... Mas acima de tudo muita dúvida!
Podem esclarece-me a diferença entre os mapas que uso e os mapas que andam na net? Ou seja mapas de TPS/RPM e mapas de MAP/RPM.
Para perceberem a minha duvida.
Mapas da net
Meu mapa
Tenho de interpretar os mapas com pressao de ar no colector de admissão ao contrário certo?
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Re: Mapas de ignicao - Stock 4AGE
ao contrario não .... tens he de os interpretar só ate 100kpa ( pressão atmosférica e consequentemente pressão máxima de um carro atmosférico)
Se olhares para o mapa de cima não é muito diferente do de baixo se considerares q o de cima acaba nos 100.
No mapa te cima o eixo Y é em KPA ( pressão) enquanto o teu he em TPS ( posiçao do pedal do acelerador) são dois mapas diferentes e estas um pouco a comparar batatas com cenouras, mas neste caso até são parecidos
Se olhares para o mapa de cima não é muito diferente do de baixo se considerares q o de cima acaba nos 100.
No mapa te cima o eixo Y é em KPA ( pressão) enquanto o teu he em TPS ( posiçao do pedal do acelerador) são dois mapas diferentes e estas um pouco a comparar batatas com cenouras, mas neste caso até são parecidos
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Re: Mapas de ignicao - Stock 4AGE
Há então para interpretar este mapa da net. Tenho de fazer o seguinte.
COnverter kPa para a a minha escala de valores de pressão (que não está em kPa). Depois analizar os meus valores de pressão (vendo a posição do pedal). E só aí é que consigo interpretar estes mapas! Já percebi :)
COnverter kPa para a a minha escala de valores de pressão (que não está em kPa). Depois analizar os meus valores de pressão (vendo a posição do pedal). E só aí é que consigo interpretar estes mapas! Já percebi :)
- isac
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Re: Mapas de ignicao - Stock 4AGE
No 4age com coletor original (plenum) podes ter o idle a 74 kPa, cruising a 68 e WOT a 24, por exemplo...
Devido ao fraco sinal de vácuo e errático dos ITb's a melhor solução é usar o TPS, em carga o valor kPa pode subir um pouco, tipo 60 e picos, mas não te guies por aí. E já estás a usar kPa e tps, isso está como hybrid alpha-n
Devido ao fraco sinal de vácuo e errático dos ITb's a melhor solução é usar o TPS, em carga o valor kPa pode subir um pouco, tipo 60 e picos, mas não te guies por aí. E já estás a usar kPa e tps, isso está como hybrid alpha-n
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Re: Mapas de ignicao - Stock 4AGE
Eu estou a usar tal e qual como tinhas isac...
Estou é a analisar mapas tuned para stock 4AGE's e quero interpretar esses mapas! Só que como estão sempre em kPa nunca consigo! Daí o tópico :)
CUmps
Estou é a analisar mapas tuned para stock 4AGE's e quero interpretar esses mapas! Só que como estão sempre em kPa nunca consigo! Daí o tópico :)
CUmps
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Re: Mapas de ignicao - Stock 4AGE
Estava a falar com o pardal e lembrei-me...
Como é que consigo afinar o meu carro usando um dyno?
Sei que consigo gravar logs na MS e sei que consigo meter as tabelas em autotune para o debito de gasolina.
Mas e o mapa de ignicao?
Sei que posso olhar para o gráfico e perceber em que rotações estou a perder potencia, a olhar para as curvas...... E sei que consigo saber as rpm's nos meus mapas.....
Mas como sei que valores alterar? Vai-se por tentativa e erro?
Cumps
Como é que consigo afinar o meu carro usando um dyno?
Sei que consigo gravar logs na MS e sei que consigo meter as tabelas em autotune para o debito de gasolina.
Mas e o mapa de ignicao?
Sei que posso olhar para o gráfico e perceber em que rotações estou a perder potencia, a olhar para as curvas...... E sei que consigo saber as rpm's nos meus mapas.....
Mas como sei que valores alterar? Vai-se por tentativa e erro?
Cumps
- Ricardo M.
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Re: Mapas de ignicao - Stock 4AGE
O ideal é usar um banco com freio.. Dessa forma consegues estar em WOT a uma determinada rotação. Vais mudando essa rotação e vais afinando o carro com a ajuda da wideband..
Para cargas parciais, não sei se existe um método próprio mas basta limitares o acelerador a 10%, depois a 20%, e por aí fora e afinas para cada percentagem..
Para cargas parciais, não sei se existe um método próprio mas basta limitares o acelerador a 10%, depois a 20%, e por aí fora e afinas para cada percentagem..
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Re: Mapas de ignicao - Stock 4AGE
Mas acabas sempre por estar dependente do feeling do carro certo?
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Re: Mapas de ignicao - Stock 4AGE
A ignição interessa-te afinar a fundo, que pode ser feito em estrada ou no banco de rolos... No máximo não deves conseguir mais de 36º sem detonação...
Em cargas parciais, a ignição não é tanto importante, mas deves conseguir valores de 40º de avanço.
Em cargas parciais, a ignição não é tanto importante, mas deves conseguir valores de 40º de avanço.
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Re: Mapas de ignicao - Stock 4AGE
Ou seja, em WOT consigo realmente ter capacidade para afinar (com alguem ao lado em estrada ou em banco)
Em cargas parciais será mesmo a feeling.....
Pois, devo estar a fazer então tudo correcto..... Estou com estes valores...
Em cargas parciais será mesmo a feeling.....
Pois, devo estar a fazer então tudo correcto..... Estou com estes valores...
- Ricardo M.
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Re: Mapas de ignicao - Stock 4AGE
Cargas parciais é tudo o que não seja em WOT.. Isso é que dá trabalho afinar para tornar o carro "bom" de conduzir no dia-a-dia...isac Escreveu:O que são cargas parciais?
- isac
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Re: Mapas de ignicao - Stock 4AGE
Penso ter lido que como a eficiência volumétrica é mais eficiente em wot não precisa de tanto avanço.
Pack tens que ver qual é o valor da escala de tps que mais utilizas em cruising e as rpms e trabalhas essa parte independentemente das outras.
Tps 49>75
Rpm 3100>4300
Pack tens que ver qual é o valor da escala de tps que mais utilizas em cruising e as rpms e trabalhas essa parte independentemente das outras.
Tps 49>75
Rpm 3100>4300
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Re: Mapas de ignicao - Stock 4AGE
Para ficar mesmo bem, a ignição deveria ser afinada fazendo sweeps de rotação a cargas diferentes.
Ou seja,
10% TPS - sem freio (ou freio minimo para manter o motor abaixo da rpm máxima)
aplicar freio para -500rpm
aplicar freio para -500rpm
aplicar freio para -500rpm
...
20% TPS - sem freio (ou freio minimo para manter o motor abaixo da rpm máxima)
aplicar freio para -500rpm
aplicar freio para -500rpm
aplicar freio para -500rpm
...
30% TPS - sem freio (ou freio minimo para manter o motor abaixo da rpm máxima)
aplicar freio para -500rpm
aplicar freio para -500rpm
aplicar freio para -500rpm
...
and so on, and so on
Desta forma cada ponto mapa é mapeado como deve de ser.
As zonas mais chatas de atingir são aquelas que so ocorrem em coasting , ou seja baixas cargas e altas rotações.
As mais "perigosas" de mapear serão as cargas altas com bastante freio, para se chegar ao espectro mais baixo da rotação.
Quando mapeei igniçao guiei-me sempre pelo binário do motor, temperatura de escape e detecção de knock com estetoscópio.
E retirar uns 2graus sempre que havia indícios de knock.
Condições ideais: Binário máximo, temperatura de escape mínima e sem indícios de knock.
É moroso, até porque convem deixar o motor e caixa descansarem de vez em quando.
Agora cada um faz como achar mais lógico/barato/simples.
Pode muito bem pegar-se neste método, aumentar o range dos intervalos e deixar que o software faça a interpolação dos valores entre eles.
No entanto muitos motores são temperamentais em certos regimes/cargas e poder-se-á perder um desses pontos com a interpolação automática.
Ficam os meus 2 pences.
Ou seja,
10% TPS - sem freio (ou freio minimo para manter o motor abaixo da rpm máxima)
aplicar freio para -500rpm
aplicar freio para -500rpm
aplicar freio para -500rpm
...
20% TPS - sem freio (ou freio minimo para manter o motor abaixo da rpm máxima)
aplicar freio para -500rpm
aplicar freio para -500rpm
aplicar freio para -500rpm
...
30% TPS - sem freio (ou freio minimo para manter o motor abaixo da rpm máxima)
aplicar freio para -500rpm
aplicar freio para -500rpm
aplicar freio para -500rpm
...
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Desta forma cada ponto mapa é mapeado como deve de ser.
As zonas mais chatas de atingir são aquelas que so ocorrem em coasting , ou seja baixas cargas e altas rotações.
As mais "perigosas" de mapear serão as cargas altas com bastante freio, para se chegar ao espectro mais baixo da rotação.
Quando mapeei igniçao guiei-me sempre pelo binário do motor, temperatura de escape e detecção de knock com estetoscópio.
E retirar uns 2graus sempre que havia indícios de knock.
Condições ideais: Binário máximo, temperatura de escape mínima e sem indícios de knock.
É moroso, até porque convem deixar o motor e caixa descansarem de vez em quando.
Agora cada um faz como achar mais lógico/barato/simples.
Pode muito bem pegar-se neste método, aumentar o range dos intervalos e deixar que o software faça a interpolação dos valores entre eles.
No entanto muitos motores são temperamentais em certos regimes/cargas e poder-se-á perder um desses pontos com a interpolação automática.
Ficam os meus 2 pences.
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Re: Mapas de ignicao - Stock 4AGE
Luis,
Então diz-me uma coisa.
Eu tenho o gráfico original da primeira vez que fui ao dino. E agora vou fazer um novo gráfico nestes testes que aí vêm.
Ora vamos ver..... Imaginemos o seguinte,
No gráfico a branco que desenhei agora, fiz uma zona com a linha abaixo da vermelha (potencia de origem).
Imaginemos que tenho uma primeira run com a linha branca. Como posso resolver o problema olhando para o log que fiz?
Tenho ideia de que terei de perceber a rotação e depois ir ao log e ver que TPS estava a ter no momento e só depois ir à tabela de ignição. Será qualquer coisa deste género nao?
Cumps
Então diz-me uma coisa.
Eu tenho o gráfico original da primeira vez que fui ao dino. E agora vou fazer um novo gráfico nestes testes que aí vêm.
Ora vamos ver..... Imaginemos o seguinte,
No gráfico a branco que desenhei agora, fiz uma zona com a linha abaixo da vermelha (potencia de origem).
Imaginemos que tenho uma primeira run com a linha branca. Como posso resolver o problema olhando para o log que fiz?
Tenho ideia de que terei de perceber a rotação e depois ir ao log e ver que TPS estava a ter no momento e só depois ir à tabela de ignição. Será qualquer coisa deste género nao?
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Re: Mapas de ignicao - Stock 4AGE
A questão é que essa curva apenas te vai dar o sweep em WOT.
Como disse o Pedro, a condição de carga máxima é de facto a que mais interessa controlar.
Mas também não será o mais seguro guiares-te apenas pela potência/binário.
Nada te garante que por alguma razão não poderás estar a detonar a uma rotação mais cá para baixo, fazendo com que não possas usar tanto avanço como antes e logo não te deixando atingir p mesmo binário de antes.
Em princípio isto não deveria acontecer já que os internos são os mesmos, mas...
Como disse o Pedro, a condição de carga máxima é de facto a que mais interessa controlar.
Mas também não será o mais seguro guiares-te apenas pela potência/binário.
Nada te garante que por alguma razão não poderás estar a detonar a uma rotação mais cá para baixo, fazendo com que não possas usar tanto avanço como antes e logo não te deixando atingir p mesmo binário de antes.
Em princípio isto não deveria acontecer já que os internos são os mesmos, mas...
- Ricardo M.
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Re: Mapas de ignicao - Stock 4AGE
Assumindo que o teste foi feito em WOT, basta veres em que faixa de rotação tiveste perdas e anular a última alteração de valores que fizeste..
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