[FAQ] LSD - Autoblocantes

Fórum técnico para todas as tuas questões e respostas :)
Joaoo86
active user
Mensagens: 46
Registado: 12 mai 2013, 10:33
Contacto:

Re: [FAQ] LSD - Autoblocantes

Mensagem por Joaoo86 »

Boas!

Ando com muitas dúvidas em relação em LSD!

O que são as vias no LSD que vantagens tem?

Ao comprar-mos um LSD temos que ter em conta a relação que esta no carro? Se Sim alguns exemplos práticos?

Se algumas perguntas forem básicas peço desculpa mas ando meio perdido nesta matéria!

E já agora como sabemos a relação que temos no carro?

Ao escolhermos uma relação mais curta irá aumentar o desgas-te no LSD?

Qual é a relação mais equilibrada que se pode ter?
Cumprimentos
Na saúde e na doença na alegria e na tristeza ate que acabe o depósito

apardal
Site Admin
Mensagens: 632
Registado: 12 ago 2009, 17:13
Contacto:

Re: [FAQ] LSD - Autoblocantes

Mensagem por apardal »

O número de vias refere-se ao bloqueio que o diferencial autoblocante vai providenciar em aceleração e desaceleração.

1 via faz o bloqueio no total da sua capacidade apenas em aceleração funcionando como diferencial aberto em desaceleração (assim são os diferenciais LSD originais).
1,5 vias faz bloqueio total em aceleração e apenas metade em desaceleração.
2 vias faz bloqueio total em ambos os percursos.

O autoblocante e a relação final não têm interferência pois têm funções completamente distintas.

Ou desmontas e contas os dentes (43 na coroa e 10 no pinhão e tens a relação original 43/10=4.3), ou fazes umas contas manhosas com as rodas no ar.

A relação mais curta não terá influência no desgaste do LSD.

Relação equilibrada depende do tipo de utilização que lhe vais dar. Segundo a Toyota, a relação mais equilibrada, é a que vem no carro! E eles não são burros nenhuns! :)

Joaoo86
active user
Mensagens: 46
Registado: 12 mai 2013, 10:33
Contacto:

Re: [FAQ] LSD - Autoblocantes

Mensagem por Joaoo86 »

apardal Escreveu:O número de vias refere-se ao bloqueio que o diferencial autoblocante vai providenciar em aceleração e desaceleração.

1 via faz o bloqueio no total da sua capacidade apenas em aceleração funcionando como diferencial aberto em desaceleração (assim são os diferenciais LSD originais).
1,5 vias faz bloqueio total em aceleração e apenas metade em desaceleração.
2 vias faz bloqueio total em ambos os percursos.

O autoblocante e a relação final não têm interferência pois têm funções completamente distintas.

Ou desmontas e contas os dentes (43 na coroa e 10 no pinhão e tens a relação original 43/10=4.3), ou fazes umas contas manhosas com as rodas no ar.

A relação mais curta não terá influência no desgaste do LSD.

Relação equilibrada depende do tipo de utilização que lhe vais dar. Segundo a Toyota, a relação mais equilibrada, é a que vem no carro! E eles não são burros nenhuns! :)

Nice

Explicação mesmo a mestre!


Cumprimentos
Na saúde e na doença na alegria e na tristeza ate que acabe o depósito

Avatar do Utilizador
pack
active user
Mensagens: 3055
Registado: 31 jan 2010, 14:34
Localização: Top of the world!
Contacto:

Re: [FAQ] LSD - Autoblocantes

Mensagem por pack »

Alguem sabe como funciona o mecanismo do LSD original?!

Dos outros eu percebo claramente como é.... O veio do diferencial abre as clutch plates e força o bloqueio dos discos no LSD.

Mas no original pelos esquemas da net nao consigo perceber como é feito o raio do bloqueio!

EDIT:

Acabei de ver uma imagem que explica como funciona!

Imagem

Estas duas peças encaixam uma na outra. Como o movimento do veio de uma das peças elas têm tendência a abrir uma com a outra "via fricção".

Ao abrirem, direcções opostas dado que o veio so existe em uma delas. Vai forçar a abertura destas clutch plates e consoante aperto nos discos de embraiagem!

TERMINA O MITO. O LSD OEM e 2vias! :)

UFAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

Avatar do Utilizador
Ricardo M.
active user
Mensagens: 1161
Registado: 24 mai 2009, 12:39
Localização: Fânzeres - Gondomar
Contacto:

Re: [FAQ] LSD - Autoblocantes

Mensagem por Ricardo M. »

Sem veres como é a caixa exterior, não consegues saber se é 1 ou 2 vias.. O que conta é o desenho das rampas na carcaça do LSD ;)

Avatar do Utilizador
pack
active user
Mensagens: 3055
Registado: 31 jan 2010, 14:34
Localização: Top of the world!
Contacto:

Re: [FAQ] LSD - Autoblocantes

Mensagem por pack »

Ricardo,

São iguais... não existem part no diferentes para as peças internas do LSD. Portanto estas rampas são sempre iguais.

Dito isto, penso que serão todos 2vias.

Avatar do Utilizador
Ricardo M.
active user
Mensagens: 1161
Registado: 24 mai 2009, 12:39
Localização: Fânzeres - Gondomar
Contacto:

Re: [FAQ] LSD - Autoblocantes

Mensagem por Ricardo M. »

Não percebeste o que eu disse. As rampas estão na carcaça externa do LSD.. É onde o pino redondo encaixa. Para a frente têm um ângulo e para trás, ou são a direito ou têm outro ângulo. É isso que determina se o LSD é 1, 1,5 ou 2 vias..

Imagem

Avatar do Utilizador
Ricardo M.
active user
Mensagens: 1161
Registado: 24 mai 2009, 12:39
Localização: Fânzeres - Gondomar
Contacto:

Re: [FAQ] LSD - Autoblocantes

Mensagem por Ricardo M. »

Esquece.. Não reparei que estávamos a falar do LSD OEM :oops:

Avatar do Utilizador
pack
active user
Mensagens: 3055
Registado: 31 jan 2010, 14:34
Localização: Top of the world!
Contacto:

Re: [FAQ] LSD - Autoblocantes

Mensagem por pack »

OEM!!!!! :)

Era esse que queria saber como funcionava! :)

Boa boa! :P

ghetto
Propietários
Mensagens: 119
Registado: 06 set 2009, 19:09
Contacto:

Re: [FAQ] LSD - Autoblocantes

Mensagem por ghetto »

À largos anos que digo que o Lsd OEM é de duas vias e 80% do pessoal dizia que não, isto acima de tudo porque pessoas como Gabriel Tyler e outros não consideram o Lsd d'orige um Lsd a SÉRIO! Muitos espalharam que é fraco (depende do tipo de utilização tal como o resto dos componentes do carro) e como tal a sua substituição por outro "melhor" é relativa! Não posso dizer que travões XPTO são melhores ou piores se não tiro partido ao extremo do material original!

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Amazon [Bot] e 2 visitantes