Várias dúvidas

Fórum técnico para todas as tuas questões e respostas :)
Responder
Isengard
active user
Mensagens: 116
Registado: 13 out 2009, 22:13
Contacto:

Várias dúvidas

Mensagem por Isengard »

Boas. Antes de me decidir a 100% na compra de um ae86 (infelizmente há muitas coisas a considerar), gostaria de ter resposta às seguintes dúvidas:

1- É possível legalizar uma roll cage, sendo o carro para circular na estrada?
2- O Carro é "confortável" (minimamente lol) em viagens longas?
3- É possível legalizar/passar na inspecção com uma swap para o blacktop?
4- O barulho no interior (sei que depende do veículo e do estado, mas em "geral") durante condução citadina e em ae é "tolerável" ?
5- É possível remover os bancos de trás sem problemas de inspecções/policia, é necessário legalizar?
6- Os para-choques fase I têm os mesmos encaixes dos fase II ?
7- Qual será o orçamento esperado para amanho de 3 paineis, capô, ferrugem em vários sítios e pintura?
8- A transformação de "levin" para "trueno" é viável(faróis da frente)? A que custo?


Penso que é tudo, desculpem as perguntas de "maçarico".
Obrigado

nunoturbo
active user
Mensagens: 966
Registado: 12 ago 2009, 17:06
Localização: Vila Nova de Gaia
Contacto:

Mensagem por nunoturbo »

1 - Não - Os rollbar são "racing only"
2 -Não
3- Provavelmente é possível legalizar. Alguma burocracia e euros.
4 - Stock, é perfeitamente normal.
5 - Não, os lugares do carro têm de estar de acordo com o livrete
6 - Sim
7 - Depende do estado e do "artista"
8 - Sim. O custo não te sei dizer, mas volta e meia aparecem negocios a pedir exactamente o contrário.

Isengard
active user
Mensagens: 116
Registado: 13 out 2009, 22:13
Contacto:

Mensagem por Isengard »

Obrigado Nuno! :)
Quem poder esclarecer mais alguma coisa, agradeço.

Avatar do Utilizador
RT
Propietários
Mensagens: 1943
Registado: 24 mai 2009, 15:13
Localização: Terceira - Açores
Contacto:

Mensagem por RT »

nunoturbo Escreveu:3- Provavelmente é possível legalizar. Alguma burocracia e euros.
O black top 20V é só trocar pelo 16V, sendo os 2 1.6 a gasolina não é necessário homologar nada. Se estiver enganado corrijam-me se faz favor, estou a ir pela lógica.

Já agora

8- A transformação de "levin" para "trueno" é viável(faróis da frente)? A que custo?

Fala com o Jonny que ele vende isso. Faróis, choques, capot, g. lamas. Vou já mandar-te preço por PM.
Última edição por RT em 29 out 2009, 23:01, editado 1 vez no total.
Imagem
| AE86 | XSI | IS200 |

Isengard
active user
Mensagens: 116
Registado: 13 out 2009, 22:13
Contacto:

Mensagem por Isengard »

Obrigado RT! :D

Já agora deixo aqui uma citação do fórum autoclassicos:
bem, depois de ler este tópico, não sei se chore se ria. Para variar, barbaridades, afirmações sem fundamento, desconhecimento do que se diz, dogmas diz-que-disse e ouvi dizer, mitos urbanos e falta de honestidade intelectual quer para com terceiros quer para com o próprio que faz as afirmações, e demais pérolas são coisas que não faltam, tipico do ser-se português, e bastante recorrentes especialmente quando o assunto mete carros.

No que toca ao assunto do tópico, a legalização (não homologação, são coisas diferentes) de um roll-bar faz-se da mesma forma que qualquer outro acessório ou alteração de caracteristicas do veiculo. Basta consultar duas leis que nos (a nós adeptos de carros velhos, perdão clássicos) tocam particularmente: código da estrada, que resumidamente diz que as alterações aos veículos devem ser anotadas no livrete, e regulamento das inspecções periódicas, onde vêm identificadas as deficiências e qual a sua classificação.
Ora consultando estes dois documentos legais facilmente se conclui que depois de se alterar as caracteristicas de um veiculo o livrete ou certificado de matricula devem ser também actualizados, sob pena de chumbo directo ou por reincidencia na inspecção ou multas ou apreensão de documentos ou mesmo o veiculo por parte das autoridades. Desta forma um roll-bar para estar legal tem que estar anotado no livrete ou noutro documento emitido pelo IMTT (por exemplo uma autorização por escrito), seguindo a mesma lógica do que é feito para alterar a côr, as medidas dos pneus, nº de lugares, combustivel, etc. Outra questão é o que o IMTT pede para aceitar essa alteração e a autorizar, homologação europeia ou atribuida pela FIA ou outro organismo, soldaduras feitas por empresa certificada no caso de fabricações pontuais ou caseiras, etc isso são assuntos externos à inspecção, e como tal não são da responsabilidade do inspector. O inspector só tem de se preocupar se essa alteração está de acordo com as regras legais aplicáveis ao veículo que tem pela frente. Como não há regulamentação especifica para roll-bars, aplicam-se as prescrições que manda o código da estrada.


P.S.: aparte disto, devo dizer que trabalho num centro de inspecções como inspector e adepto de clássicos e ferro-velhp conexo :)

Abraço para todos

Avatar do Utilizador
RT
Propietários
Mensagens: 1943
Registado: 24 mai 2009, 15:13
Localização: Terceira - Açores
Contacto:

Mensagem por RT »

Já enviei a PM. Espero que ajude.

Ah e

7- Qual será o orçamento esperado para amanho de 3 paineis, capô, ferrugem em vários sítios e pintura?

Quando falas em 3 painéis falas em comprar os painéis inteiros novos ou reparar alguma mossa?

Um restauro de chapa não tem valores certos, depende de quem te arranja o carro. No meu caso foram 2 mil euros só a chapa.

Podes ver fotos do restauro e vês, foi um trabalho enorme mas muito bem-feito.

A pintura por cá anda entre os 1000 e os 1500, aí pelos lados do Continente não faço a mínima. :P
Imagem
| AE86 | XSI | IS200 |

Isengard
active user
Mensagens: 116
Registado: 13 out 2009, 22:13
Contacto:

Mensagem por Isengard »

Ajudou sim, obrigado!

Os painéis seriam reparados. Endireitar e tirar ferrugem.
2000€ parece-me aceitável logo me vou informar por cá, mas parece-me bem :D

Avatar do Utilizador
RT
Propietários
Mensagens: 1943
Registado: 24 mai 2009, 15:13
Localização: Terceira - Açores
Contacto:

Mensagem por RT »

Tal como disse o Nuno, depende do estado e do artista.

Por exemplo neste momento o meu BMW está a ser restaurado, tinha o fundo bastante podre, os patilhões do lado esquerdo e direito, por baixo do vidro da frente 2 buracos grandes em cada lado, um canto atrás todo podre e mais umas coisitas, não estava tão mau quanto o AE86 mas estava mauzinho e o carro foi para um bate-chapas que me vai fazer um restauro com chapa nova e pintar, orçamentado para 2500 € chapa e pintura. ;)
Imagem
| AE86 | XSI | IS200 |

Avatar do Utilizador
isac
Site Admin
Mensagens: 2494
Registado: 24 mai 2009, 11:59
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Mensagem por isac »

Entre o diz que disse e o que é, é conveniente ter a certeza, o melhor e mais barato no meu entendimento é fazer essas perguntas num IPO.

E entretanto... se arranjar peças para o Levin é caro e raro o que será para o Trueno. Eu sei a resposta. :evil:

Para que queres o corolla?

|BUDA|
active user
Mensagens: 1180
Registado: 21 ago 2009, 01:03
Contacto:

Mensagem por |BUDA| »

numa frente completa "levin" em material novo ou em muto bom estado gastas acima de 900 euros e mais vale meter trueno ainda ha tudo e da concorrencia no caso de lampadas e kits de plasticos ha muitos mesmo

roll bar se fizeres a inscriçao como carro de rampa classico pagares as contas e fizeres uma inspecçao xpto aprovado pela fpak etc...

andam ai tantos minis, bmw, datsun,polos com roll bar e legais e segundo a o que esta em diario da republica "se nao interfir com a visibilidade e o acesso aos passageiros...."

1º seja homolgado (FIA);
2º não interfira no campo de visão do condutor;
3º não tenha arestas vivas;

retirado de um forum da web

"Boas!

É isso mesmo, na inspecção não implicam desde que esteja homolgada!
Contudo, no caso do carro ter no livrete 5 lugares têm de se lá sentar 5 pessoas obrigatóriamente!!!
Então, quando vamos à inspecção tiramos a barra diagonal e pomos lá os bancos e respectivos cintos!!!

Falei com um amigalhaço que é dono de um centro de inspecções e essa foi a resposta!!!"

aqui a uns meses tinha a documentaçao e quais os artigos com pacienencia coloco online

Rasteirinho
Site Admin
Mensagens: 953
Registado: 15 ago 2009, 15:40
Localização: V. N. Gaia
Contacto:

Mensagem por Rasteirinho »

O pára-choques de trás não tem os mesmo suportes (aquelas peças em aço) nos fase 1 e fase 2.
Ou seja, cada para-choques traseiro tem os seus respectivos suportes.

Nos dianteiros não sei porque não passei pelo trabalho de os ter de voltar a desmontar... :lol:
Imagem

andre_costa
active user
Mensagens: 209
Registado: 03 set 2009, 12:52
Contacto:

Mensagem por andre_costa »

Em relação a black top, aproveita pro legalizar, ja andam a ver numeros de motor em inspecções periodicas tambem, coisa que antes so acontecia numa inspecção extraordinaria ou B como lhe quiserem chamar.
Nao vas pelo diz que disse de quem ouve falar mas nunca fez, porque a confiar no diz que disse tive que la voltar novamente, a unica, repito a UNICA forma de legalizares um numero de motor e com uma factura ou declaração de venda do primeiro proprietario do motor, uma factura de uma sucata ou seja de quem for que nao seja o primeiro proprietario do veiculo onde vinha esse numero de motor fazem-te voltar pra tras ate no proprio imtt... se tiveres mais alguma duvida diz que no que eu poder ajudo-te..

Avatar do Utilizador
RT
Propietários
Mensagens: 1943
Registado: 24 mai 2009, 15:13
Localização: Terceira - Açores
Contacto:

Mensagem por RT »

Então isso aí no Continente é diferente que aqui nos Açores. 8)
Imagem
| AE86 | XSI | IS200 |

andre_costa
active user
Mensagens: 209
Registado: 03 set 2009, 12:52
Contacto:

Mensagem por andre_costa »

Em Leiria e Coimbra cmg foi assim se no resto do Continente tambem é, nao sei.... Apenas relatei um episodio que se passou comigo, e que se der para evitarem poupam umas dores de cabeça....

Isengard
active user
Mensagens: 116
Registado: 13 out 2009, 22:13
Contacto:

Mensagem por Isengard »

Obrigado a todos :)

isac: o carro é para o dia-a-dia, track days e pseudo touges quando possível.

andre_costa: o black top não seria para agora, mas obrigado pela disponibilidade e informação. :)

nut´s
active user
Mensagens: 1067
Registado: 18 ago 2009, 01:13
Localização: porto
Contacto:

Mensagem por nut´s »

andre_costa Escreveu:Em relação a black top, aproveita pro legalizar, ja andam a ver numeros de motor em inspecções periodicas tambem, coisa que antes so acontecia numa inspecção extraordinaria ou B como lhe quiserem chamar.
Nao vas pelo diz que disse de quem ouve falar mas nunca fez, porque a confiar no diz que disse tive que la voltar novamente, a unica, repito a UNICA forma de legalizares um numero de motor e com uma factura ou declaração de venda do primeiro proprietario do motor, uma factura de uma sucata ou seja de quem for que nao seja o primeiro proprietario do veiculo onde vinha esse numero de motor fazem-te voltar pra tras ate no proprio imtt... se tiveres mais alguma duvida diz que no que eu poder ajudo-te..


nos livretes antigos ainda aparecia o numero do motor..porem agora ...nao!

sendo 1600 16v e o outro 1600 20v.. desde que os valores dos gazes estejao nos parametros legais do carro... quase que posso apostar que e na boa...

porem ja vi carros reprovarem e ficarem propstos a insp b por nao possuirem parafusos na matricola e sim fita cola....
tendo em conta que na "LEI" todas as matriculas tem que ser fixadas de forma a ser necessario 1 ferramenta especifica para as tirar, no caso especifico a fita dupla face era tam fixe que o sujeito pegou na matricula e tentou tira-la com as maos.. esta partiu, e claro que a resposta foi...a ferramenta especifica para tirar a matricula neste caso e o fio de tirar vidros....................

a lei em portugar e muito a vontade do frêges...e "desenrascansso" do proprietário......
Imagem
"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

Minute Man aka PC
active user
Mensagens: 149
Registado: 23 jun 2009, 02:39
Localização: Lisbon, Portugal
Contacto:

Mensagem por Minute Man aka PC »

Isengard, compra o carro, não compliques :wink:
Vais ver que não te arrependes.
Tens um vermelho à venda por 3800 euro que vale bem a pena.
Se estiveres a pensar desembolsar mais, tens bons exemplares a 7000/8000. Agora, a este preço, já a eficácia de um mx-5 1.8 pode suscitar a dúvida...
"De Nada a Forte Gente se Temia..."

Isengard
active user
Mensagens: 116
Registado: 13 out 2009, 22:13
Contacto:

Mensagem por Isengard »

Posso desembolsar o valor que o meu carro actual render e mais uns trocos, portanto, talvez uns 7000€.
Quanto ao mx-5 nem o pondero :)

Minute Man aka PC
active user
Mensagens: 149
Registado: 23 jun 2009, 02:39
Localização: Lisbon, Portugal
Contacto:

Mensagem por Minute Man aka PC »

Entã, para quê a dúvida? :twisted:
"De Nada a Forte Gente se Temia..."

Isengard
active user
Mensagens: 116
Registado: 13 out 2009, 22:13
Contacto:

Mensagem por Isengard »

Já tenho uns em vista, a ver vamos :D

emanuelae86
Propietários
Mensagens: 1718
Registado: 11 ago 2009, 23:04
Localização: Gondomar
Contacto:

Mensagem por emanuelae86 »

Isengard Escreveu:Posso desembolsar o valor que o meu carro actual render e mais uns trocos, portanto, talvez uns 7000€.
Quanto ao mx-5 nem o pondero :)

Se queres comprar um Ae86 não penses mais e fala com o Filipe senão vais te arrepender a esse preço muito difícil arranjar um Ae86 em bom estado, em tempos vi o restauro desse carro e foi muito bem feito se precisares de algum contacto dele avisa.


Abraço,

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 20 visitantes