Restauro

Fórum técnico para todas as tuas questões e respostas :)
escrapela
active user
Mensagens: 41
Registado: 13 jul 2011, 09:24
Localização: Leiria
Contacto:

Restauro

Mensagem por escrapela »

Boas pessoal, depois de me debater sobre este tema imensas vezes decidi vir aqui pedir a ajuda de quem já passou pelo mesmo concerteza, a minha duvida principal é:

Por onde começar o restauro do meu AE ?

Colocando-vos a par do estado do meu ae, ele está a andar com papeis todos em dia, precisa de trabalho de chapa (poucos podres), e gostava de fazer revisão total á parte de mecânica.

Agora as duas opções que fui formando na cabeça:

:arrow: Começar pela mecânica, deixando todo o motor revisto, parte de transmissão e afins, e só depois desmontar tudo e passar para o trabalho de chapa.

ou

:arrow: Começar pelo trabalho de chapa deixar tudo direito, passando pela mecânica, suspensões e afins.


Estas são as minhas ideias mas estou aberto a sugestões que me possam dar por experiencia ou não [smilie=biggrin.gif]

Avatar do Utilizador
pack
active user
Mensagens: 3054
Registado: 31 jan 2010, 14:34
Localização: Top of the world!
Contacto:

Re: Restauro

Mensagem por pack »

Boas!

O que eu faria era descascar o carro e entregar para trabalho de chapa. O que demora 3 meses a fazer demora 1 ano e meio num chapeiro...

Entretanto ia fazendo a parte mecânica! Talvez começar a comprar já algum material :)

GL

Avatar do Utilizador
Homem Bomba
Propietários
Mensagens: 380
Registado: 26 dez 2010, 18:17
Localização: Porto
Contacto:

Re: Restauro

Mensagem por Homem Bomba »

Olá!

Se tiveres espaço para isso (e t€mpo) , desmonta o carro em casa e manda a carroçaria e painéis para o chapeiro, enquanto trabalhas na mecânica.

Como não tenho fôl€go para fazer as duas coisas ao mm tempo, comecei pela parte mecanica, mas sem tratar do aspecto exterior das peças... Se tivesse mandado arranjar de chapa e interiores primeiro, muito provavelmente ia fazer riscos nos paineis (trabalhar a volta do motor pode originar riscos no cofre, guarda-lamas, por exemplo), manchas de oleo, e riscar peças de baixo do carro durante o trabalho de mecânica. Desapertar e apertar parafusos por exemplo... depois de pintar elementos de suspensao ou ponte traseira, quanto menos mexeres nos parafusos menos tinta descascas.

Nesses casos convém pintares tudo enquanto encasquilhas a suspensao de novo, por exemplo.

Boa sorte! [smilie=drinks.gif]
AE86 (Charutinho) E11 G6R (Bebedolas) E12 2.0 D4D (Mariazinha) Tudo boas máquinas! :-)

Visitem e subscrevam o meu canal do YouTube com dezenas de vídeos detalhados sobre trabalhos de mecânica no AE86!

Vilela
Propietários
Mensagens: 894
Registado: 15 jan 2010, 15:57
Localização: Vila Real
Contacto:

Re: Restauro

Mensagem por Vilela »

Tudo depende do que se quer fazer, mas se for um restauro mesmo, acho que é indiferente por onde começar, visto ser tudo para restaurar, só sairá à rua com tudo pronto, acho que parte um bocado mesmo da disponibilidade de euros e tempo, e de gostar de realmente fazer um restauro. É um pouco desanimante o tempo que se demora, o dinheiro que se gasta, algumas coisas que se deixam de lado para comprar peças para o carro, e se durar muito tempo, pode acontecer uma pessoa ou ganhar ainda mais o bixo para o restaurar ou como muitas vezes, perder a paciência e com a frustração vender-se o carro a meio, já com muito dinheiro investido que depois ninguem paga por isso, infelizmente..

Mas acho todo o restauro do carro importante, mas de mecanica como pela ideia que fiquei não é para fazer grandes alterações, por isso ainda se arranja bastante gente para o fazer, e é uma coisa que não dá para enganar, se ficar mal acabas sempre por dar conta, agora a chapa acho a parte mais importante e mais dificil de arranjar alguem (muito dificil) de confiança que faça um trabalho justo e bem feito. Como sabes, com tinta por cima, tudo o que é detalhe não se vê, e acho que num restauro, seja de 5000 ou 25000, já que se faz, nem se mete em conta o que se vai pagar, é mesmo quem o vai fazer e o detalhe no fim, para nós que nos dedicamos a isto, acho que é o "bolo" e não a "cereja".

Não vale a pena falar de gastos, acho que não andas aqui há 2 dias e até há mais tempo de que eu, mas falando da minha experiência mesmo até agora, o orçamento que fiz no inicio comparado com agora, só com o que gastei até agora já lá vão 400% e só o que ainda falta, nem vale a pena falar nisso. É só mesmo a ideia que no fim gasta-se sempre muito mais, ou porque se sente a necessidade de já que se mete umas coisas novas pareçe mal não meter as outras, ou porque gostavamos até de meter mais outra peça, ou apareçe outro problema, vá, é mesmo só para doentes [smilie=dash2.gif]

Não se pode é desanimar [smilie=good.gif]

apardal
Site Admin
Mensagens: 632
Registado: 12 ago 2009, 17:13
Contacto:

Re: Restauro

Mensagem por apardal »

Do ponto de vista do aspecto, deverias começar pela mecânica e só depois fazer a chapa. Para depois de teres o carro todo arranjado não andares a estragar a pintura com o trabalho no motor, etc.

escrapela
active user
Mensagens: 41
Registado: 13 jul 2011, 09:24
Localização: Leiria
Contacto:

Re: Restauro

Mensagem por escrapela »

Desde já muito obrigado pelo apoio e ajuda que vejo aqui, sempre tive em mente que um restauro em condições é demorado e dispendioso, mas mesmo assim sempre foi um objectivo pessoal restaurar um carro do qual gosto, vejo-me neste dilema e começam-se a formar algumas ideias na minha cabeça, para conseguir optimizar o processo.
Posto isto se começar pela parte de motor o trabalho seria :

:arrow: Revisão a todo o motor (teria de encontrar um entendido) para trocar tudo o que fosse necessário sem exagerar claro.
:arrow: Revisão dos componentes eléctricos de todo o carro
:arrow: Transmissão , direcção , rolamentos
:arrow: Suspensão
:arrow: Travagem


Tudo isto mantendo sempre o carro a andar para ir verificando anomalias e afins.

Depois de tudo direitinho iniciar o descasque (fazer tudo o que conseguir em casa), para depois seguir para o pintor e chapeiro.

Montar tudo, nesta fase já com pormenores estéticos.

Agradeço o vosso tempo e paciencia para ajudar :thumbup:

apardal
Site Admin
Mensagens: 632
Registado: 12 ago 2009, 17:13
Contacto:

Re: Restauro

Mensagem por apardal »

Primeira pergunta que tens que te fazer é qual o uso que vais dar ao carro. Os teus objectivos para ele vão ditar a forma como deverás fazer o trabalho.

escrapela
active user
Mensagens: 41
Registado: 13 jul 2011, 09:24
Localização: Leiria
Contacto:

Re: Restauro

Mensagem por escrapela »

O objectivo é manter quase tudo original, mecanica sem duvida que será toda original a parte de estetica poderá ter uma ou outra coisa não tao original mas falo só de (lip ph1, Aleron NSII axo eu ) coisas dentro deste estilo todo o restante será original .

A utilização é somente "passear ao domingo", e claro ir brincando um pouco [smilie=biggrin.gif]

Avatar do Utilizador
isac
Site Admin
Mensagens: 2494
Registado: 24 mai 2009, 11:59
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: Restauro

Mensagem por isac »

O ae86 com ou sem ferrugem tem o seu encanto. Claro que se o dinheiro não for problema o céu será o limite. Faz bem as contas, pede orçamentos. Se tiveres que reparar um podre ou outro e salvar umas massas melhor, gasta em casquilhos, borrachas, rolamentos, suspensão, revisão dos travões, lsd, restaurar interiores, descarbonizar motor, jantola, etc. e ficas com um carro à maneira. O ir totalmente à chapa na minha opinião não vale a pena, embora não faça a mínima ideia do preço (muito caro de certeza) e uns meses ou anos com o carro parado, se tiver garagem vai aguentar tantos anos como nós e conforme forem aparecendo os sintomas da velhice (ferrugem) vais reparando. Podes pintar. Não mexas no que está bem, nomeadamente no sistema eléctrico se não houver problemas, entre outros.

É o que faria com pouco dinheiro para esbanjar.

escrapela
active user
Mensagens: 41
Registado: 13 jul 2011, 09:24
Localização: Leiria
Contacto:

Re: Restauro

Mensagem por escrapela »

Boas amigos, obrigado pelas sugestoes e opinioes, começo a delinear melhor as minhas ideias de como iniciar o processo, o t€mpo não é muito mas o processo poderá ser demorado.

Gostava de no final chegar a algo como isto:

Imagem

Avatar do Utilizador
pack
active user
Mensagens: 3054
Registado: 31 jan 2010, 14:34
Localização: Top of the world!
Contacto:

Re: Restauro

Mensagem por pack »

Red panda... gosto tanto! [smilie=dance3.gif]

escrapela
active user
Mensagens: 41
Registado: 13 jul 2011, 09:24
Localização: Leiria
Contacto:

Re: Restauro

Mensagem por escrapela »

Boas pessoal, andei a elaborar uma pequena lista para me orientar que dizem ?

MOTOR

:arrow: Verificar barulhos
:arrow: Velas
:arrow: Afinação
:arrow: Electrica (Motor)
:arrow: Casquilhos / Sinoblocos / Apoios
:arrow: Rolamentos
:arrow: Eixos
:arrow: Travagem
:arrow: Suspensao

CHAPA

:arrow: Desmontar tudo para pintar
:arrow: Reparação de pequenos podres
:arrow: Pintura Total
:arrow: Montagem de todo o exterior e motor
:arrow: Borrachas novas
:arrow: Reparação / remodelação dos interiores
:arrow: Estofar bancos
:arrow: Jantes

Obrigado desde já pelas ajudas e respostas :thumbup:

Avatar do Utilizador
pack
active user
Mensagens: 3054
Registado: 31 jan 2010, 14:34
Localização: Top of the world!
Contacto:

Re: Restauro

Mensagem por pack »

Penso que esta tudo!

apardal
Site Admin
Mensagens: 632
Registado: 12 ago 2009, 17:13
Contacto:

Re: Restauro

Mensagem por apardal »

Já definiste um "budget"?

Avatar do Utilizador
isac
Site Admin
Mensagens: 2494
Registado: 24 mai 2009, 11:59
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: Restauro

Mensagem por isac »

apardal Escreveu:Já definiste um "budget"?
Ou o banco que vais assaltar [smilie=ph34r.gif]

escrapela
active user
Mensagens: 41
Registado: 13 jul 2011, 09:24
Localização: Leiria
Contacto:

Re: Restauro

Mensagem por escrapela »

Tanto o prazo como o budget é uma coisa que não está bem definida , ou seja o pensamento é:

"Não é para fazer mas sim para ir fazendo."

:mrgreen:

Avatar do Utilizador
pack
active user
Mensagens: 3054
Registado: 31 jan 2010, 14:34
Localização: Top of the world!
Contacto:

Re: Restauro

Mensagem por pack »

Se vais a pensar assim esquece.... os anos vão passar e quando deres conta estás em 2040 e o carro ainda não anda..!

Faz um deadline mental. Um deadline a nivel de budget e começa já a comprar coisas.....

Abraço

escrapela
active user
Mensagens: 41
Registado: 13 jul 2011, 09:24
Localização: Leiria
Contacto:

Re: Restauro

Mensagem por escrapela »

Essa deadline existe sempre (o dobro do que dei pelo carro), gostava era de ter as coisas bem pensadas para gastar os € bem gastos [smilie=cool.gif]

apardal
Site Admin
Mensagens: 632
Registado: 12 ago 2009, 17:13
Contacto:

Re: Restauro

Mensagem por apardal »

Eu já gastei 20x o que ele me custou.

Para o trabalho todo que mencionaste feito em condições e tens aí despesa entre 5000 e 10000€, dependendo da origem do material de reparação que vás comprar.

escrapela
active user
Mensagens: 41
Registado: 13 jul 2011, 09:24
Localização: Leiria
Contacto:

Re: Restauro

Mensagem por escrapela »

Obrigado apardal pelo comentário, esses valores estão dentro das minhas expectativas, uma das coisas que me tenho andado a debater é, arranjar um mecanico de confiança para mexer no motor, (no meu carro diario meti um mecanico "xoriço" a mexer naquilo e correu mal :Doh: ), alguma sugestão nesse aspecto ?

Avatar do Utilizador
pack
active user
Mensagens: 3054
Registado: 31 jan 2010, 14:34
Localização: Top of the world!
Contacto:

Re: Restauro

Mensagem por pack »

TCR! [smilie=drinks.gif]

escrapela
active user
Mensagens: 41
Registado: 13 jul 2011, 09:24
Localização: Leiria
Contacto:

Re: Restauro

Mensagem por escrapela »

pack Escreveu:TCR! [smilie=drinks.gif]
Boas pack obrigado pela resposta, fiz uma pesquisa no forum e parece que TCR será uma oficina, podes dar-me mais informações ?

apardal
Site Admin
Mensagens: 632
Registado: 12 ago 2009, 17:13
Contacto:

Re: Restauro

Mensagem por apardal »

Team Caetano Racing.

O Rasteirinho trata de ti!

Avatar do Utilizador
pack
active user
Mensagens: 3054
Registado: 31 jan 2010, 14:34
Localização: Top of the world!
Contacto:

Re: Restauro

Mensagem por pack »

Desculpa!

Mas o Pardal já respondeu!

escrapela
active user
Mensagens: 41
Registado: 13 jul 2011, 09:24
Localização: Leiria
Contacto:

Re: Restauro

Mensagem por escrapela »

Estive a ver o site deles, parece-me do melhor, alguem tem feedback de valores ?

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Majestic-12 [Bot] e 33 visitantes