Calculador custos alfandegários

Para melhor organização metam sempre COMPRO; VENDO ou GRUPO (no caso de compras em grupo) no titulo do post
Responder
Vilela
Propietários
Mensagens: 894
Registado: 15 jan 2010, 15:57
Localização: Vila Real
Contacto:

Calculador custos alfandegários

Mensagem por Vilela »

Boas.

Abri este tópico porque é do interesse de todos, sendo um assunto que nos deixa sempre a ponderar a encomenda de peças que sejam alvo de "abusos" alfandegários [smilie=dash2.gif]

Não sei dizer a vericidade dos cálculos, mas como estou na Suiça e já me tinham dito que aqui os impostos e taxas alfandegários são quase meramente representativos, decidi procurar essas mesmas taxas para um produto alvo.

Segundo isto, encontrei um site que nos cálcula os custos finais perante o valor total e discriminado da encomenda realizada.
O site em questão é o que se segue neste link: http://www.dutycalculator.com/

Apelo aos moderadores que movam o tópico de local se não for adequado há "compra e venda".

Para demonstração e os preços foram aleatórios e maximizados para me rir em comparação às taxas em Portugal, cálculei os impostos que pagaria por uma encomenda de uma peça automovél, dos EUA para a Suiça, ao preço de 2500 dolares, mais 400 dolares de transporte, mais 200 de seguro, com 50 kg. O valor final de taxas que teria de somar aos 3100 dolares de custo final da encomenda seriam 300 francos, ou seja, aproximadamente 248 euros.

Assim de forma muito arredondada, seria 10% do valor final da encomenda. Em Portugal por 50 euros já paguei 125 euros de custos alfandegários, 250 % da encomenda (apesar de já ter pago pela mesma peça com o mesmo valor 50 euros, nunca percebi a discrepância de valores mas "paga e cala burro") [smilie=dash2.gif] [smilie=dash2.gif] [smilie=dash2.gif]

Se o valor fosse os 3100 dolares, com o peso da encomenda, segundo o que me informaram na alfandega em Portugal, a partir de um certo valor, volume e peso, somos considerados como importadores, que pelo que entendi somos como empresas, logo os valores apresentados serão ainda maiores em grande escala, que foi o que me aconteceu numa encomenda.

Espero que seja util.

Abraço a todos

Avatar do Utilizador
isac
Site Admin
Mensagens: 2494
Registado: 24 mai 2009, 11:59
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: Calculador custos alfandegários

Mensagem por isac »

Estive a fazer as contas e a um valor de mercadoria na ordem dos 150 a 200€ deves acrescentar 45 a 50% para iva, direitos aduaneiros, despesas optativas, guias de emolumentos, impressos e serviços de desalfandegamento da transportadora ( é só malandros a mamar…)

Já tinha feito estas contas em 2008 e dava 40% agora com o aumento do iva para 23% ficou mais caro um bocado.

Outra solução é enviar para a Holanda porque não paga IVA à entrada e depois enviar por terra para Portugal.
Se um gajo estiver a contar não custa tanto pagar…

Avatar do Utilizador
CKe70
Propietários
Mensagens: 1029
Registado: 01 ago 2010, 21:40
Localização: Vila das Aves
Contacto:

Re: Calculador custos alfandegários

Mensagem por CKe70 »

Não tenho conhecimento de mais casos que o Vilela falou em que se pagasse mais de alfandegas por um produto que custou menos que o valor da alfandega, sinceramente isso é grande roubo e não pagava isso sem que me dessem uma factura discriminada...
Mas no meu caso das alfandegas, fiz o calculo da média que pago, e tem sido sempre 30% a mais do custo total do item (portes incluídos) quer seja por CTT ou por transportadora.

Vilela
Propietários
Mensagens: 894
Registado: 15 jan 2010, 15:57
Localização: Vila Real
Contacto:

Re: Calculador custos alfandegários

Mensagem por Vilela »

isac Escreveu:Estive a fazer as contas e a um valor de mercadoria na ordem dos 150 a 200€ deves acrescentar 45 a 50% para iva, direitos aduaneiros, despesas optativas, guias de emolumentos, impressos e serviços de desalfandegamento da transportadora ( é só malandros a mamar…)

Já tinha feito estas contas em 2008 e dava 40% agora com o aumento do iva para 23% ficou mais caro um bocado.

Outra solução é enviar para a Holanda porque não paga IVA à entrada e depois enviar por terra para Portugal.
Se um gajo estiver a contar não custa tanto pagar…

Mas foi exactamente esses 40%/50%/100%, que nunca são exactos. Houve umas das jantes que não paguei, outra paguei 100% a mais, outra paguei os tais 250%, não entendo mesmo.
Por exemplo, paguei 125 euros pelos 50 euros da jante e mandei vir as tesouras de suspensão da T3 que foram senão me engano por volta de 300 euros e paguei 170 ou 180 euros de alfandega, que já vai ao encontro dos tais 40% que dizes.

Da Holanda não sabia disso, mas de qualquer forma não tenho lá ninguem, mas de qualquer forma, se o valor final das taxas for o que me foi apresentado nos calculos aqui na Suiça, nem vale a pena a deslocação à Holanda.

Brevemente irei mandar vir peças para aqui, logo informo os valores, e assim por experiência, se realmente assim for, manderei vir tudo para aqui e depois carrego quando for praí. E é exactamente isso, se uma pessoa estiver a contar, mas com a variação de taxas finais, mesmo que se junte uns trocos para mandar vir alguma coisa já a contar com a alfandega, podesse sempre apanhar uma surpresa.

Vilela
Propietários
Mensagens: 894
Registado: 15 jan 2010, 15:57
Localização: Vila Real
Contacto:

Re: Calculador custos alfandegários

Mensagem por Vilela »

CKe70 Escreveu:Não tenho conhecimento de mais casos que o Vilela falou em que se pagasse mais de alfandegas por um produto que custou menos que o valor da alfandega, sinceramente isso é grande roubo e não pagava isso sem que me dessem uma factura discriminada...
Mas no meu caso das alfandegas, fiz o calculo da média que pago, e tem sido sempre 30% a mais do custo total do item (portes incluídos) quer seja por CTT ou por transportadora.

Por acaso conheço, o meu primo mandou vir uma peça de artesanato qualquer, pagou 70 euros pela encomenda, quando recebeu o valor da alfandega, mandou email a dizer que já tinha pago a encomenda loool foram 140 euros que pagou de alfandega.

Por isso é que digo que não compreendo a variação dos valores.

Tambem não queria pagar, mas já se pagou a encomenda, e senão se pagar a alfandega ficasse sem o dinheiro e encomenda.

Avatar do Utilizador
CKe70
Propietários
Mensagens: 1029
Registado: 01 ago 2010, 21:40
Localização: Vila das Aves
Contacto:

Re: Calculador custos alfandegários

Mensagem por CKe70 »

Pois eu sei Vilela, mas aínda assim eles são obrigados a prestar a declaração/fatura com os detalhes da cobrança!
É por isso que este país está na miséria que está, há pessoas que fazem o que querem com a vida das outras pessoas e isso reflecte-se na nossa economia e cultura.
Até nem sei se podemos fazer reclamações da alfândega, ou se eles têm livro para isso (??)

Vilela
Propietários
Mensagens: 894
Registado: 15 jan 2010, 15:57
Localização: Vila Real
Contacto:

Re: Calculador custos alfandegários

Mensagem por Vilela »

CKe70 Escreveu:Pois eu sei Vilela, mas aínda assim eles são obrigados a prestar a declaração/fatura com os detalhes da cobrança!
É por isso que este país está na miséria que está, há pessoas que fazem o que querem com a vida das outras pessoas e isso reflecte-se na nossa economia e cultura.
Até nem sei se podemos fazer reclamações da alfândega, ou se eles têm livro para isso (??)
Isso discrimanar eles discriminam, mas que se pode fazer. Quando foi desta ultima jante ainda me vi àrrasca para conseguir desalfandega-la, tive de ligar várias vezes, por sorte muita sorte mesmo, boa vontade ou ignorância, aceitaram os históricos que alterei do paypal, que ficam um cagada pois tenho de copiar o original para word, alterar valores, linhas, etc, e quando voltas a gravar em PDF fica uma cagada. Acharam que era um valor muito reduzido para uma jante. Até que me pediram o link da compra e tive que dizer que foi um acordo que fiz com o vendedor porque já lhe tinha feito um favor quando foi do engano dos tapetes. Felizmente passou, e após isso ainda mandei email a dizer que achava uma barbaridade as contas finais. A resposta deles foi resumidamente para uma compreensão basica : "Calas e pagas".

Pensei em fazer a reclamação, mas como futuramente iria mandar vir mais peças, e tinha criado uma boa relação com um senhor da alfandega, o qual em vez de me enviar as cartas fazia o favor de me ligar a meu pedido, estando eu um bocado dependente, tive mais que me calar, senão na futura encomenda ainda podiam ser rigidos e basta puxar um bocado pela cabeça e entalam-me sem grande esforço.

É isto que temos mesmo [smilie=dash2.gif]

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante