Limpar circuito de refrigeração

Fórum técnico para todas as tuas questões e respostas :)
Avatar do Utilizador
Homem Bomba
Propietários
Mensagens: 380
Registado: 26 dez 2010, 18:17
Localização: Porto
Contacto:

Limpar circuito de refrigeração

Mensagem por Homem Bomba »

Precisava de saber como poderei limpar completamente o circuito de refrigeração. Falaram-me em retirar o termostato e abrir a sofagem para fazer com que a água percorra todo o circuito, pois não faz sentido limpar só uma parte. Ao tirar o termostato preciso de meter juntas novas depois? Qual é o tubo da entrada da àgua no motor, é o de cima(junto à bomba de àgua) ou o de baixo?

Li também algures que não se deve por o motor a trabalhar com água da companhia a fluir pelo circuito pois os cilindros podem vidrar.

Quero fazer a limpeza com o motor desligado para não estragar nada. Alguém tem alguma recomendação? :)

Obrigado desde já,
Joao.
AE86 (Charutinho) E11 G6R (Bebedolas) E12 2.0 D4D (Mariazinha) Tudo boas máquinas! :-)

Visitem e subscrevam o meu canal do YouTube com dezenas de vídeos detalhados sobre trabalhos de mecânica no AE86!

Avatar do Utilizador
pack
active user
Mensagens: 3054
Registado: 31 jan 2010, 14:34
Localização: Top of the world!
Contacto:

Re: Limpar circuito de refrigeração

Mensagem por pack »

Olha não limpei o meu.... Fui a confiança! Tenho estado de olho nos níveis todos, de tempo a tempo, a verificar se realmente tenho perdas....

Noto que gasta óleo, e isso vai ser visto antes que.....

No entanto para limpares o circuito, não bastará meteres um líquido em condições? E dar umas voltas, e voltar a trocar o líquido?

Não faço ideia de como fazer......

Abraço

Avatar do Utilizador
Homem Bomba
Propietários
Mensagens: 380
Registado: 26 dez 2010, 18:17
Localização: Porto
Contacto:

Re: Limpar circuito de refrigeração

Mensagem por Homem Bomba »

Felizmente o meu não parece estar a gastar óleo... não noto cheiro a óleo nem fumos azuis, mas também só comprei o carro mt recentemente... só com os km é que vou ter a certeza.

Já pensei nisso, aliás mta gente faz a limpeza dessa forma, mas a minha intenção era mesmo abrir o circuito e deixar água a circular até sair limpa - dava menos trabalho. Depois metia um líquido baratinho e esperava que ficasse castanho... e repetia até ficar bom.

A limpeza prévia com água ajudava a determinar se a ferrugem é muito densa - Depois eu via se valeria a pena meter um líquido de limpeza de radiador (que dá cabo de tudo porque é ácido) e depois trocar as tubagens, radiador e juntas da bomba da água. Fazendo isto talvez limpasse o motor; depois mudando tubos e radiador ficava com um circuito limpinho - e depois ia a Toyota e comprava aquele liquido vermelho Super Long Life Coolant (o dos 150 mil km 8) )
AE86 (Charutinho) E11 G6R (Bebedolas) E12 2.0 D4D (Mariazinha) Tudo boas máquinas! :-)

Visitem e subscrevam o meu canal do YouTube com dezenas de vídeos detalhados sobre trabalhos de mecânica no AE86!

Vilela
Propietários
Mensagens: 894
Registado: 15 jan 2010, 15:57
Localização: Vila Real
Contacto:

Re: Limpar circuito de refrigeração

Mensagem por Vilela »

Homem Bomba Escreveu:Felizmente o meu não parece estar a gastar óleo... não noto cheiro a óleo nem fumos azuis, mas também só comprei o carro mt recentemente... só com os km é que vou ter a certeza.

Já pensei nisso, aliás mta gente faz a limpeza dessa forma, mas a minha intenção era mesmo abrir o circuito e deixar água a circular até sair limpa - dava menos trabalho. Depois metia um líquido baratinho e esperava que ficasse castanho... e repetia até ficar bom.

A limpeza prévia com água ajudava a determinar se a ferrugem é muito densa - Depois eu via se valeria a pena meter um líquido de limpeza de radiador (que dá cabo de tudo porque é ácido) e depois trocar as tubagens, radiador e juntas da bomba da água. Fazendo isto talvez limpasse o motor; depois mudando tubos e radiador ficava com um circuito limpinho - e depois ia a Toyota e comprava aquele liquido vermelho Super Long Life Coolant (o dos 150 mil km 8) )

O pouco tempo que o meu rolou fiz exactamente o mesmo, meter mangueira de um lado e sai do outro. Depois de não sair mais nada dessa forma, meti liquido barato, e mudei umas poucas de vezes, e sem duvida que ficou melhor. Pelo menos sem alguns quilos de terra [smilie=biggrin.gif]

Tem atenção é com os tubos, que podem conter muita sujidade, ao serem dobrados esta ser libertada e ser de "grandes" dimensões. Simples, "torçer" os tubos fora, voltar a meter e fazer o que fiz, pelo menos foi a solução mais barata que arranjei [smilie=good.gif]

Avatar do Utilizador
Homem Bomba
Propietários
Mensagens: 380
Registado: 26 dez 2010, 18:17
Localização: Porto
Contacto:

Re: Limpar circuito de refrigeração

Mensagem por Homem Bomba »

Vilela, tiraste o termostato para fazer circular a água também pelo motor ou há algum truque para fazer isso?

Acho que o maior lixo está mesmo dentro do bloco do motor...
AE86 (Charutinho) E11 G6R (Bebedolas) E12 2.0 D4D (Mariazinha) Tudo boas máquinas! :-)

Visitem e subscrevam o meu canal do YouTube com dezenas de vídeos detalhados sobre trabalhos de mecânica no AE86!

jae86
active user
Mensagens: 1188
Registado: 16 set 2009, 21:01
Localização: Vila Real
Contacto:

Re: Limpar circuito de refrigeração

Mensagem por jae86 »

Homem Bomba Escreveu:Vilela, tiraste o termostato para fazer circular a água também pelo motor ou há algum truque para fazer isso?

Acho que o maior lixo está mesmo dentro do bloco do motor...
È melhor tirar o termóstato, tb é algo fácil de fazer. Tens que comprar nova junta do corpo do termóstato, ou refazes a junta com silicone de juntas.

A água do circuito da choufagem poderá sair parte se abrires a torneira da choufagem.

Mete anti-congelante, anda uns km e depois muda novamente.
Aconselho-te a meteres um anti-congelante que não seja muito agressivo se não quiseres ter depois um coador ambulante [smilie=biggrin.gif]

Avatar do Utilizador
Homem Bomba
Propietários
Mensagens: 380
Registado: 26 dez 2010, 18:17
Localização: Porto
Contacto:

Re: Limpar circuito de refrigeração

Mensagem por Homem Bomba »

Para tirar o termostato, tenho que tirar o tubo de entrada da água (é o tubo de cima não é?) e retirar a bomba da água?

Onde fica a torneira da sofagem que preciso de abrir?

Obrigado!
AE86 (Charutinho) E11 G6R (Bebedolas) E12 2.0 D4D (Mariazinha) Tudo boas máquinas! :-)

Visitem e subscrevam o meu canal do YouTube com dezenas de vídeos detalhados sobre trabalhos de mecânica no AE86!

jae86
active user
Mensagens: 1188
Registado: 16 set 2009, 21:01
Localização: Vila Real
Contacto:

Re: Limpar circuito de refrigeração

Mensagem por jae86 »

Homem Bomba Escreveu:Para tirar o termostato, tenho que tirar o tubo de entrada da água (é o tubo de cima não é?) e retirar a bomba da água?

Onde fica a torneira da sofagem que preciso de abrir?

Obrigado!
O termostato está neste tubo, tiras 2 parafusos e já está.

Imagem

Para abrires a torneira da choufagem basta pores a temperatura para quente.

Imagem

Vilela
Propietários
Mensagens: 894
Registado: 15 jan 2010, 15:57
Localização: Vila Real
Contacto:

Re: Limpar circuito de refrigeração

Mensagem por Vilela »

jae86 Escreveu:
Homem Bomba Escreveu:Vilela, tiraste o termostato para fazer circular a água também pelo motor ou há algum truque para fazer isso?

Acho que o maior lixo está mesmo dentro do bloco do motor...
È melhor tirar o termóstato, tb é algo fácil de fazer. Tens que comprar nova junta do corpo do termóstato, ou refazes a junta com silicone de juntas.

A água do circuito da choufagem poderá sair parte se abrires a torneira da choufagem.

Mete anti-congelante, anda uns km e depois muda novamente.
Aconselho-te a meteres um anti-congelante que não seja muito agressivo se não quiseres ter depois um coador ambulante [smilie=biggrin.gif]

Obrigado João [smilie=good.gif] Aqui está a resposta [smilie=biggrin.gif]

Avatar do Utilizador
Homem Bomba
Propietários
Mensagens: 380
Registado: 26 dez 2010, 18:17
Localização: Porto
Contacto:

Re: Limpar circuito de refrigeração

Mensagem por Homem Bomba »

Espectacular, excelentes posts malta! Vou tratar disto e depois meto cá umas pics que sei que a malta gosta de ver!!!
AE86 (Charutinho) E11 G6R (Bebedolas) E12 2.0 D4D (Mariazinha) Tudo boas máquinas! :-)

Visitem e subscrevam o meu canal do YouTube com dezenas de vídeos detalhados sobre trabalhos de mecânica no AE86!

Vilela
Propietários
Mensagens: 894
Registado: 15 jan 2010, 15:57
Localização: Vila Real
Contacto:

Re: Limpar circuito de refrigeração

Mensagem por Vilela »

jae86 Escreveu:
Homem Bomba Escreveu:Para tirar o termostato, tenho que tirar o tubo de entrada da água (é o tubo de cima não é?) e retirar a bomba da água?

Onde fica a torneira da sofagem que preciso de abrir?

Obrigado!
O termostato está neste tubo, tiras 2 parafusos e já está.

Imagem

Para abrires a torneira da choufagem basta pores a temperatura para quente.

Imagem

Esse motor tá mesmo feio João [smilie=dash2.gif]

E ainda queres vender o AE, deve andar ai uma febre qualquer lool

Avatar do Utilizador
Homem Bomba
Propietários
Mensagens: 380
Registado: 26 dez 2010, 18:17
Localização: Porto
Contacto:

Re: Limpar circuito de refrigeração

Mensagem por Homem Bomba »

OK, a coisa já está encaminhada.

Resolvi aproveitar uma bomba que me sobrou dos meus tempos de maluqueira no 2o ano de faculdade.... Na altura andei a fazer sistemas de arrefecimento para computadores, e um deles era um chiller (uma maquina que arrefece agua com um compressor de frigorifico). Depois fazemos circular essa água num sistema de watercooling para PC, para o gelar e tal... Enfim, o que interessa é que é uma boa bomba, com alto fluxo e uma altura de coluna de água muito considerável, o que me fez pensar que talvez sirva para o propósito.

O meu objectivo é emendar a bomba no circuito do carro para poder fazer circular água. Depois, no final de cada dia, mudo a água... e repito o processo até sair limpa. E melhor do que tudo, nao gasto imensa água nem tenho que por o motor a trabalhar [smilie=biggrin.gif]

Primeiro o tubo onde está o termostato (thanks jae86):

Imagem

Os redutores para transformar o tubo do radiador em tubo de mangueira e ligar à bomba de água electrica:

Imagem

A bomba:

Imagem
AE86 (Charutinho) E11 G6R (Bebedolas) E12 2.0 D4D (Mariazinha) Tudo boas máquinas! :-)

Visitem e subscrevam o meu canal do YouTube com dezenas de vídeos detalhados sobre trabalhos de mecânica no AE86!

Avatar do Utilizador
Homem Bomba
Propietários
Mensagens: 380
Registado: 26 dez 2010, 18:17
Localização: Porto
Contacto:

Re: Limpar circuito de refrigeração

Mensagem por Homem Bomba »

Vejam agora a minha engenhoca acabada:

Imagem

E a junta que já fui buscar à Toyota:

Imagem
AE86 (Charutinho) E11 G6R (Bebedolas) E12 2.0 D4D (Mariazinha) Tudo boas máquinas! :-)

Visitem e subscrevam o meu canal do YouTube com dezenas de vídeos detalhados sobre trabalhos de mecânica no AE86!

Vilela
Propietários
Mensagens: 894
Registado: 15 jan 2010, 15:57
Localização: Vila Real
Contacto:

Re: Limpar circuito de refrigeração

Mensagem por Vilela »

Ca ganda ideia, muito eficiente e criativo [smilie=good.gif]

Já tens o problema resolvido [smilie=biggrin.gif]

Avatar do Utilizador
Homem Bomba
Propietários
Mensagens: 380
Registado: 26 dez 2010, 18:17
Localização: Porto
Contacto:

Re: Limpar circuito de refrigeração

Mensagem por Homem Bomba »

OK, já pus a geringonça a funcionar, e deu para limpar a lama de ferrugem que o motor tinha... Mas a crosta dos tubos só vai sair com o tempo.

Aqui ficam as fotos!

Imagem
Imagem
Imagem
AE86 (Charutinho) E11 G6R (Bebedolas) E12 2.0 D4D (Mariazinha) Tudo boas máquinas! :-)

Visitem e subscrevam o meu canal do YouTube com dezenas de vídeos detalhados sobre trabalhos de mecânica no AE86!

Avatar do Utilizador
Homem Bomba
Propietários
Mensagens: 380
Registado: 26 dez 2010, 18:17
Localização: Porto
Contacto:

Re: Limpar circuito de refrigeração

Mensagem por Homem Bomba »

Imagem
Imagem
AE86 (Charutinho) E11 G6R (Bebedolas) E12 2.0 D4D (Mariazinha) Tudo boas máquinas! :-)

Visitem e subscrevam o meu canal do YouTube com dezenas de vídeos detalhados sobre trabalhos de mecânica no AE86!

Avatar do Utilizador
Homem Bomba
Propietários
Mensagens: 380
Registado: 26 dez 2010, 18:17
Localização: Porto
Contacto:

Re: Limpar circuito de refrigeração

Mensagem por Homem Bomba »

Já andei mais 50km com o carro e o líquido ainda está verde... Notam-se bocadinhos de crosta quando se mexe o líquido no fundo, o que é sinal que o líquido está a actuar :D
Imagem
Imagem


Já agora, aproveito para perguntar... o que é este tubo solto? liga ao plastico que vai à caixa de ar que eu não tenho?

Imagem
AE86 (Charutinho) E11 G6R (Bebedolas) E12 2.0 D4D (Mariazinha) Tudo boas máquinas! :-)

Visitem e subscrevam o meu canal do YouTube com dezenas de vídeos detalhados sobre trabalhos de mecânica no AE86!

Avatar do Utilizador
pack
active user
Mensagens: 3054
Registado: 31 jan 2010, 14:34
Localização: Top of the world!
Contacto:

Re: Limpar circuito de refrigeração

Mensagem por pack »

Fizeste a limpeza apenas com água?! Curiosidade! ;)

Abraço

Avatar do Utilizador
Homem Bomba
Propietários
Mensagens: 380
Registado: 26 dez 2010, 18:17
Localização: Porto
Contacto:

Re: Limpar circuito de refrigeração

Mensagem por Homem Bomba »

pack Escreveu:Fizeste a limpeza apenas com água?! Curiosidade! ;)

Abraço
Sim, a limpeza com a bomba de água ligada ao circuito foi só feita usando água. O carro tb n tem muito lixo, só uma crosta fina que sai quando passas o dedo dentro dos tubos com mais força. Saem uma espécie de pequenas escamas castanhas de ferrugem.

Esses fragmentos de ferrugem vão ficando no fundo do reservatório (vêem-se quando agito a água com a "ponta" do tubo que vem do radiador e que fica ligada à tampa do reservatório).

Moral da história, a "lama" de ferrugem saiu, mas a crosta continua... E para ela sair só com o calor e pressão do motor a funcionar. Estou a pensar ir limpando o motor sempre com o mesmo líquido, enquanto ele estiver verdinho.

O meu plano é sangrar o circuito para um balde de água limpo, e depois faço passar o líquido para outro balde, através de um filtro de papel, por exemplo. Depois volto a encher com o líquido filtrado.

Assim a crosta vai saindo e não tenho que andar sempre a gastar dinheiro em anticongelante. O ambiente agradece e a minha carteira também! :lol:
AE86 (Charutinho) E11 G6R (Bebedolas) E12 2.0 D4D (Mariazinha) Tudo boas máquinas! :-)

Visitem e subscrevam o meu canal do YouTube com dezenas de vídeos detalhados sobre trabalhos de mecânica no AE86!

ppae86
active user
Mensagens: 30
Registado: 13 ago 2009, 23:34
Localização: braga
Contacto:

Re: Limpar circuito de refrigeração

Mensagem por ppae86 »

Esse tubo liga a um que vai do filtro e aperta sobre o radiador é um tubo plastico comprido esse carro nao o tinha ,esse carro era de um amigo meu aqui de braga e ele ja o comprou assim, se fores aos projetos la vez algumas fotos desse tubo
eu se fosse a ti nao me preocupava com essa crosta se andares sempre a trocar a agua e a limpar podes fazer com que essa crosta saia e fures algum tubo metalico ou radiador de sofagem

Avatar do Utilizador
pack
active user
Mensagens: 3054
Registado: 31 jan 2010, 14:34
Localização: Top of the world!
Contacto:

Re: Limpar circuito de refrigeração

Mensagem por pack »

Aproveito o tópico para fazer uma pergunta!

Na viagem de regresso a casa, reparei que estava literalmente com o radiador a meio gás! Isto porque parei algumas vezes no caminho, e com o motor quente o líquido torna-se mais fino e cada vez que paro jorra água cá para fora que é uma coisa meio esquisita! Bom adiante!

Vou amanhã ver o que se passar com o meu circuito de água!

Posto isto, quero saber se aliviando o alternador para retirar a correia e chegar a bomba de água se depois é fácil voltar a colocar o alternador no sítio! Faz-se bem? Ou.... Estou com algum receio de não conseguir meter o alternador no mesmo sítio (vou marcar na mesma).

E retirando a bomba de água fora, o que aconselham para a junta? Cartão? Ou silicone de juntas?!

Acho que vou aproveitar e trocar os tubos do radiador por uns de silicone e tal.....

Abraço

Avatar do Utilizador
Homem Bomba
Propietários
Mensagens: 380
Registado: 26 dez 2010, 18:17
Localização: Porto
Contacto:

Re: Limpar circuito de refrigeração

Mensagem por Homem Bomba »

pack Escreveu:Aproveito o tópico para fazer uma pergunta!

Na viagem de regresso a casa, reparei que estava literalmente com o radiador a meio gás! Isto porque parei algumas vezes no caminho, e com o motor quente o líquido torna-se mais fino e cada vez que paro jorra água cá para fora que é uma coisa meio esquisita! Bom adiante!

Vou amanhã ver o que se passar com o meu circuito de água!

Posto isto, quero saber se aliviando o alternador para retirar a correia e chegar a bomba de água se depois é fácil voltar a colocar o alternador no sítio! Faz-se bem? Ou.... Estou com algum receio de não conseguir meter o alternador no mesmo sítio (vou marcar na mesma).

E retirando a bomba de água fora, o que aconselham para a junta? Cartão? Ou silicone de juntas?!

Acho que vou aproveitar e trocar os tubos do radiador por uns de silicone e tal.....

Abraço
Parece-me uma coisa tão simples como a tampa do radiador que não está a vedar bem... Se a água jorra fora quando paras pode ser pk a tampa não aguenta a pressão quando a temperatura sobe por ausencia de circulação de ar no radiador.

Quanto ao alternador, não sei, mas isso interessa-me muito mesmo! preciso de trocar a correia do meu, ta um bocado gretada e não queria ter que ir a um mecânico!! :mrgreen:

Quanto à junta, eu ia à Toyota e comprava uma junta correspondente... Andar a inventar por uma coisa que nem 10€ deve custar e que faz parte do circuito de refrigeração é pores-te a jeito.

Tubos de silicone são mt boa onda... em tons de vermelho ficam a matar <dream mode="on">com o K&N FIPK, umas polies ajustáveis da T3, cabos de vela da TRD e tampa de radiador da TRD tb.... </dream> [smilie=sun_bespectacled.gif]
AE86 (Charutinho) E11 G6R (Bebedolas) E12 2.0 D4D (Mariazinha) Tudo boas máquinas! :-)

Visitem e subscrevam o meu canal do YouTube com dezenas de vídeos detalhados sobre trabalhos de mecânica no AE86!

Avatar do Utilizador
pack
active user
Mensagens: 3054
Registado: 31 jan 2010, 14:34
Localização: Top of the world!
Contacto:

Re: Limpar circuito de refrigeração

Mensagem por pack »

Homem Bomba, o problema é que ele jorra água pela bomba de água! ;)

A junta está na sucata por assim dizer!

Vou então comprar a tal junta, e ver se consigo manusear bem a coisa!

Abraço

emanuelae86
Propietários
Mensagens: 1718
Registado: 11 ago 2009, 23:04
Localização: Gondomar
Contacto:

Re: Limpar circuito de refrigeração

Mensagem por emanuelae86 »

pack Escreveu:Homem Bomba, o problema é que ele jorra água pela bomba de água! ;)

A junta está na sucata por assim dizer!

Vou então comprar a tal junta, e ver se consigo manusear bem a coisa!

Abraço

Uiii cuidado com isso e anda atento depois mudar a junta da bomba de agua, pode muito simplesmente excesso pressão no circuito e começas a perder água pelos sítios mais fracos, eu tive o mesmo stress bem pouco tempo e tive que fazer revisão geral ao sistema refrigeração, colassa, radiador etc...

Avatar do Utilizador
pack
active user
Mensagens: 3054
Registado: 31 jan 2010, 14:34
Localização: Top of the world!
Contacto:

Re: Limpar circuito de refrigeração

Mensagem por pack »

E o que pode causar esse excesso de pressão?! Sabes?

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 25 visitantes