Material necessário para aplicar ITBS

Fórum técnico para todas as tuas questões e respostas :)
Vilela
Propietários
Mensagens: 894
Registado: 15 jan 2010, 15:57
Localização: Vila Real
Contacto:

Material necessário para aplicar ITBS

Mensagem por Vilela »

Boas pessoal.

Preciso da vossa ajuda para completar o meu orçamento para o f20c.
Sei que é motor honda e talvez me devesse dirigir ao forum da honda, mas para alem de achar uma falta de respeito registar-me apenas para usufruir dos conhecimentos deles, o que me interessa mesmo é saber o material necessário para aplicar os itbs e visto alguns foristas daqui terem aplicado itbs e outros terem bastante conhecimento da causa, acho pertinente a duvida.

Os itbs que irei aplicar no f20c serão os da Jenvey e para quem tenha curiosidade de saber quais são e ainda não conheça clique neste link: http://www.jenvey.co.uk/home/standard-k ... kit-ckha05

O kit vem com o colector, com as cornetas, e com a régua.

Para alem disto sei que é necessário injectores, ECU, regulador de pressão de gasolina, juntas, tubagens e o TPS.

Mas para além disso, alguem me sabe dizer o que é necessário ter a mais, para alem de paciência para depois por aquilo a funcionar em condições?? Somente relativo aos itbs e ao seu conjunto para a aplicação.

No site da Jenvey tem topicos dos "Acessórios" entre outros, se alguem tivesse um bocado de paciência e disponibilidade, até seguindo os tópicos que tem no site, me dissesse o que no total é necessário, agradeçia mesmo muito a ajuda.


Cumprimentos

Avatar do Utilizador
isac
Site Admin
Mensagens: 2494
Registado: 24 mai 2009, 11:59
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: Material necessário para aplicar ITBS

Mensagem por isac »

Deves precisar de um reservatório vácuo para o sensor MAP e válvula de ar (ralenti). E um "Tuner".
Não sou o mais experiente na matéria, se calhar até sou na frustração, mas se fosse a ti montava o motor com coletor de escape e centralina, enviava e pagava alguém para "mapear" em condições num banco de potência. Até podia ser 500 euros, mas ao menos sabias que o motor estava no "limite".

Edit: bomba de gasolina, o regulador apenas não chega. E o quadrante?

Vilela
Propietários
Mensagens: 894
Registado: 15 jan 2010, 15:57
Localização: Vila Real
Contacto:

Re: Material necessário para aplicar ITBS

Mensagem por Vilela »

isac Escreveu:Deves precisar de um reservatório vácuo para o sensor MAP e válvula de ar (ralenti). E um "Tuner".
Não sou o mais experiente na matéria, se calhar até sou na frustração, mas se fosse a ti montava o motor com coletor de escape e centralina, enviava e pagava alguém para "mapear" em condições num banco de potência. Até podia ser 500 euros, mas ao menos sabias que o motor estava no "limite".

Edit: bomba de gasolina, o regulador apenas não chega. E o quadrante?

Sim, não vou ser eu a mapear, nem pensar, não percebo nada de centralinas, isso é ponto assente.. A questão está em arranjar alguem que perceba a fundo de mapeamentos. Em Vila Real existe um , só que trabalhar muito com carros a gasóleo e existiram uns atritos. Mas isso terei de procurar.
Mas tás a dizer para mandar com tudo de origem porque? não será melhor enviar já com pistons, cames e itbs montados, para se fazer o mapeamento? senão depois de aplicar o itbs terá de se fazer um novo mapa, ou ajustar o anterior?
Digo isto porque a centralina que irei usar será a Plug & Play da AEM, e já vem com mapa base, depois terá que ser alterado. O motor após o swap, devido aos colectores perde uns cavalecos, mas o Eric Sulivan que tem um swap destes, tem o motor stock, e apenas com o mapeamento ficou com 250cv, por isso com os pistons, cames e itbs, espero espremer mais uns poucos =)))

Sim a bomba de gasolina tambem será outra, estava mesmo a referir-me a peças como as que referiste, o que está em "volta" já tenho mais ou menos orçamentado lool

O quandrante ainda estou em duvida. Sendo no interior do carro, não gostava muito de meter o quadrante do s2000, porque dentro das alterações todas que o carro terá fora da originalidade, quero manter ao máximo o que puder e que torne o carro mais simples, se esta seja a melhor expressão.
Preferência era mesmo meter um manómetro que está na imagem, tem outra designação, mas não sei qual é, só que são um balurdio. Apesar de não ter procurado, vi por acaso, o minimo que vi foi a 1600 euros se não estou em erro, e com tanto que terei de gastar. dispensava bem esse montante lol apesar de que se quiser meter o original e meter alguns manómetros àparte, se forem da marca XPTO, pouco difere, mas à partida, senão arranjar algum destes completos usado e em bom estado, meto o do s2000.

Avatar do Utilizador
isac
Site Admin
Mensagens: 2494
Registado: 24 mai 2009, 11:59
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: Material necessário para aplicar ITBS

Mensagem por isac »

as tás a dizer para mandar com tudo de origem porque?
Não quis dizer isso, o que disse foi:
o motor com coletor de escape e centralina, enviava e pagava alguém para "mapear"
a centralina "aftermarket" que escolheste e faltou dizer itbs, injectores, fpr, pistões, cames, etc. Só quis alertar que o colector de escape também é importante no mapeamento por isso fiz referência e não ao resto.
Partindo do principio que mandas isso tudo e que o "tuner!" vai afinar a pressão dos injectores, graduar cames e fazer mapas também deve ser um profundo conhecedor do software. Ou vais a um tipo que mete veículos a gás para mapear um S2000?!
Em Portugal nunca, preferia fazer eu próprio, ao menos não andava esgaziado 15 dias e depois partiu!....

Se existir quem faça mapas numa AEM para o f20c e dê provas disso, melhor, mas sem provas nada feito.

Quanto ao quadrante optava pela solução mais fácil. Aprendi.

Avatar do Utilizador
Ricardo M.
active user
Mensagens: 1161
Registado: 24 mai 2009, 12:39
Localização: Fânzeres - Gondomar
Contacto:

Re: Material necessário para aplicar ITBS

Mensagem por Ricardo M. »

isac Escreveu:Em Portugal nunca, preferia fazer eu próprio, ao menos não andava esgaziado 15 dias e depois partiu!....
Isso é o que eu chamo "falar por falar".. Há pessoal bem entendido cá em Portugal e que trabalha nesse ramo. Se não sabes quem, basta fazer uma pesquisa... Mas pegar num exemplo qualquer de um preparador qualquer não serve de razão para generalizar.

Vilela, o Eng. Manel Pedro percebe bem disso.. O problema é que está sempre cheio de trabalho e normalmente só és "bem atendido" se fores lá com um amigo da casa.. Com o Miguel Patrocínio, a história acaba por ser a mesma.. No entanto, tanto um como outro, percebem bastante do assunto. Posso-te indicar uma pessoa no Porto que basicamente só trabalha com Honda.. A vida dele roda à volta de reprogramações e know-how, ele tem bastante.. No entanto, acho que até chegares a essa fase, ainda tens bastante e montar o motor ao sítio não é pêra doce ;)

emanuelae86
Propietários
Mensagens: 1718
Registado: 11 ago 2009, 23:04
Localização: Gondomar
Contacto:

Re: Material necessário para aplicar ITBS

Mensagem por emanuelae86 »

Vilela, mapeamento não te preocupes para já depois vais conhecer uns pros ligados ao mundo automóvel que te podem ajudar facilmente, estás com sorte que um motor igual ao teu está também a ser preparado e mapeado etc...


Abraço,

Vilela
Propietários
Mensagens: 894
Registado: 15 jan 2010, 15:57
Localização: Vila Real
Contacto:

Re: Material necessário para aplicar ITBS

Mensagem por Vilela »

emanuelae86 Escreveu:Vilela, mapeamento não te preocupes para já depois vais conhecer uns pros ligados ao mundo automóvel que te podem ajudar facilmente, estás com sorte que um motor igual ao teu está também a ser preparado e mapeado etc...


Abraço,
Tudo bem que não é pra já, mas assim fico descansado quanto a isso, porque era uma questão que não tinha solução.. Mecanica arranjo um senhor que é pró, é ele que prepara os protótipos, éra mecânico do Manuel Fernandes e foi algum tempo mecanico do filho, agora de mapeamentos estava um bocado a zero..

Depois tenho que te pagar o copo vá =)))

Abraço

Avatar do Utilizador
isac
Site Admin
Mensagens: 2494
Registado: 24 mai 2009, 11:59
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: Material necessário para aplicar ITBS

Mensagem por isac »

Independentemente do "expert" na matéria alguém sabe preços para mapear?

Avatar do Utilizador
Ricardo M.
active user
Mensagens: 1161
Registado: 24 mai 2009, 12:39
Localização: Fânzeres - Gondomar
Contacto:

Re: Material necessário para aplicar ITBS

Mensagem por Ricardo M. »

isac Escreveu:Independentemente do "expert" na matéria alguém sabe preços para mapear?
350€ cá no Porto, com wideband.

Rasteirinho
Site Admin
Mensagens: 953
Registado: 15 ago 2009, 15:40
Localização: V. N. Gaia
Contacto:

Re: Material necessário para aplicar ITBS

Mensagem por Rasteirinho »

Não vejo problema em mapear o carro, seja lá o ECU que tiver...

Por 350€, conforme o Mendes refere, parece-me um bom preço...

Eu não levaria menos de 1000€... Já que não me parece um trabalho fácil e que leve pouco tempo...

Agora como o Mendes refere e bem, primeiro tens é de te preocupar em meter o motor no carro e pô-lo a funcionar...

Quanto aos ITB's, assim de repente faltam os actuadores das borboletas (Linkages que aparecem no site), injectores (os de origem não dão?), TPS (sensor de posição das borboletas), regulador de pressão de combustível, junta para vedar os ITB's à cabeça, válvula de ralenti (não é obrigatório mas dá jeito para o inverno).
Depois convém arranjares uma sonda A/F wideband e eventualmente uma sonda de EGT (e o manómetro), presumo que o carro originalmente já tenha sensor de knock e o ECU AEM ajuste a ignição conforme o feedback do sensor.

Bomba de combustível, poderás utilizar a original do S2000 eventualmente. Ou então comprar uma Walbro...
Imagem

emanuelae86
Propietários
Mensagens: 1718
Registado: 11 ago 2009, 23:04
Localização: Gondomar
Contacto:

Re: Material necessário para aplicar ITBS

Mensagem por emanuelae86 »

Mapear por quem sabe é preciso 1º que eles estejam interessados em te fazer o trabalho, tira informações e mete nas mãos de alguém com provas dadas de preferência no desporto automóvel.
Algumas pessoas que vais conhecer em breve são desse meio, e quem faz repro afinações etc... aos carros de competição são requisitados por equipas nacionais estranjeiras etc... depois vem o preço ... posso te dizer que existem lista de espera.

Não falta ai malta a a fazer repro a fumarentos também podem ajudar e quem sabe.

Avatar do Utilizador
isac
Site Admin
Mensagens: 2494
Registado: 24 mai 2009, 11:59
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: Material necessário para aplicar ITBS

Mensagem por isac »

Não sei se tens este link na tua coleção

http://forums.club4ag.com/zerothread?id=4007

Avatar do Utilizador
Ricardo M.
active user
Mensagens: 1161
Registado: 24 mai 2009, 12:39
Localização: Fânzeres - Gondomar
Contacto:

Re: Material necessário para aplicar ITBS

Mensagem por Ricardo M. »

Emanuel, faz pelo menos um esforço para escrever português correcto.. Não percebi a cena das "equipas nacionais estranjeiras" mas calculo que falte pontuação aí pelo meio..

Vilela, este último link que o Isac deixou, tem praticamente tudo o que precisas de saber... É dos melhores "DIY" e torna as coisas mais simples para quem não está muito ambientado com estes tipos de swap..

Vilela
Propietários
Mensagens: 894
Registado: 15 jan 2010, 15:57
Localização: Vila Real
Contacto:

Re: Material necessário para aplicar ITBS

Mensagem por Vilela »

isac Escreveu:Não sei se tens este link na tua coleção

http://forums.club4ag.com/zerothread?id=4007

Por acaso já tinha, mas obrigado na mesma Ricardo =)

Rasteirinho era mais ou menos isso que tinha em mente quanto ao material necessário para aplicar os itbs.. Quanto ao mapeamento tambem sou da tua opinião.. Isto é, pelo menos na minha visão, tudo o que tenha a ver com electrónica é um bicho de sete cabeças, mas é como tudo, para quem sabe não tem nada que saber..


Quanto ao manómetro da mistura tem que levar, mas como disse antes, terei de ver o que vou comprar, porque os manómetros completos são muito caros, mas comprar individuais tambem fica ao mesmo preço ou mais e o quadrante do S não "chega" para tudo como é óbvio..


Emanuel depois tem de se ver isso do mapeamento, assim fico mais descansado e com a ideia do que posso contar a nivel de orçamento e saber o que podem fazer..

Mas, ainda percebo pouco disto, mas já não é a primeira pessoa, com bom intuito obviamente, que não será fácil meter o motor a trabalhar.. Ou é da minha ignorância, ou perante o que se vê noutros swap, acho relativamente fácil, isto só por a trabalhar.. Depois por tudo enquadrado sim, será mais dificil, e o meu maior receio é quanto ao veio de transmissão, porque senão ficar bem calibrado e bem feito, no minimo o barulho é ensurdecedor, treme muito o carro, e estou sujeito a ficar com algumas peças espetadas nas naldegas lool

Se alguem tiver sugestões ou alertas quanto ao swap, estou aberto às mesmas.. Posso não estar a par de algum pormenor e ser até bastante complicado..

Vilela
Propietários
Mensagens: 894
Registado: 15 jan 2010, 15:57
Localização: Vila Real
Contacto:

Re: Material necessário para aplicar ITBS

Mensagem por Vilela »

Ricardo M. Escreveu:Emanuel, faz pelo menos um esforço para escrever português correcto.. Não percebi a cena das "equipas nacionais estranjeiras" mas calculo que falte pontuação aí pelo meio..

Vilela, este último link que o Isac deixou, tem praticamente tudo o que precisas de saber... É dos melhores "DIY" e torna as coisas mais simples para quem não está muito ambientado com estes tipos de swap..

loool deve ter querido dizer "equipas nacionais, estrangeiras, etc" loool digo eu =))

Vilela
Propietários
Mensagens: 894
Registado: 15 jan 2010, 15:57
Localização: Vila Real
Contacto:

Re: Material necessário para aplicar ITBS

Mensagem por Vilela »

isac Escreveu:
as tás a dizer para mandar com tudo de origem porque?
Não quis dizer isso, o que disse foi:
o motor com coletor de escape e centralina, enviava e pagava alguém para "mapear"
a centralina "aftermarket" que escolheste e faltou dizer itbs, injectores, fpr, pistões, cames, etc. Só quis alertar que o colector de escape também é importante no mapeamento por isso fiz referência e não ao resto.
Partindo do principio que mandas isso tudo e que o "tuner!" vai afinar a pressão dos injectores, graduar cames e fazer mapas também deve ser um profundo conhecedor do software. Ou vais a um tipo que mete veículos a gás para mapear um S2000?!
Em Portugal nunca, preferia fazer eu próprio, ao menos não andava esgaziado 15 dias e depois partiu!....

Se existir quem faça mapas numa AEM para o f20c e dê provas disso, melhor, mas sem provas nada feito.

Quanto ao quadrante optava pela solução mais fácil. Aprendi.

Só reparei agora no coment..

Sim, sim, estava era a tentar perceber se havia algo em falta nas minhas ideias. Os colectores tambem tenho de arranjar alguem que os faça aqui em casa, porque senão irei ter de levar o carro num reboque a uma casa no minimo fora de Vila Real, porque não existe aqui ninguem na minha opinião, com competência para estas situações. Pena é mesmo perder cavalos com os colectores (é o que li em quse todos os swap destes), apesar de não perceber como um preparado pela equipa HotStaff, com tudo de origem a nivel de motor e tem mais 10cv, tem 250.. E não sei se com as alterações internas do motor e os itbs, não serei obrigado a levar o carro tambem de reboque para o sitio..

O que significa "frp" Isac? não sei o que é..

O kyle Pollard com Cames, Pistons, e Itbs e a Honda Data, tem 260.. Não é que nao sejam mais do que suficientes, até é mais pancada, porque não preciso disto tudo, mas pronto..

Quanto ao mapeamento terei de ver essa questão primeiro com o Emanuel que se disponibilizou e agradeço a tal. Pelo menos até agora é a primeira porta aberta para esta questão, porque se tivesse os teus conhecimentos quanto a ECU´s ainda me aventurava, agora como se diz no norte, sou mesmo um nabo nisso loool

O quadrante terei tambem de ver. Eu até é mais pela questão do espaço e sitio onde colocar os manómetros restantes para alem do quadrante, porque não quero perder nenhum acessório do interior, sejam a zona do rádio, da solfagem, ou até mesmo as bocas da solfagem.. Nos interiores, tirando o estritamente necessário e obrigatório para o swap, e os bancos, quero manter ao máximo de origem, e o meu receio com o quandrante do S, é que me veja obrigado a anular algumas funcionalidades e estética originais do interior para aplicar os manómetros, mas sem duvida que o do S seria muito mais fácil..

Tenho pensado arranjar alguma forma de aplicar alguma caixa ou semelhante, de forma a que possa aplicar os manómetros sem ter que colar no tablier ou nas colunas laterais, quando tiver o carro em casa, vai ter de ser algo que me tenho de debruçar..

Ricardo por acaso os diagramas foi das primeiras coisas que encontrei, porque vi o projecto a que está anexado, que senão me engano é alguem da JSP Racing, que vende o kit de apoios para o swap..
Mas como disse, olho pos diagramas e pareçe arte lool nunca mexi em nada semelhante, mas sem duvida que quando entregar a parte eléctrica, é uma ajuda muito grande..

Vilela
Propietários
Mensagens: 894
Registado: 15 jan 2010, 15:57
Localização: Vila Real
Contacto:

Re: Material necessário para aplicar ITBS

Mensagem por Vilela »

Acabei agora de ver a resposta do responsavel da "Jenvey", quanto a uma pergunta que fiz, tal e qual à questão aqui colocada. A resposta resumida foi:



Throttle body kit
Airfilter and backplate
Linkage kit ( optional)
Throttle position sensor
Fuel pressure regulator
Ecu
Wiring loom
Crank position sensor
Water temperature sensor
Air temp sensor

«««Plenty of time mapping!»»»"

E como base da maior questão aqui em duvida que é o mapeamento, para me deixar contente, a ultima parte do mail foi muito apreciada looool

Rasteirinho
Site Admin
Mensagens: 953
Registado: 15 ago 2009, 15:40
Localização: V. N. Gaia
Contacto:

Re: Material necessário para aplicar ITBS

Mensagem por Rasteirinho »

Acredita que para fazer um mapeamento de raíz leva muito tempo... Daí ter "estranhado" o valor que o Mendes atirou...

Uma coisa é alterar uma ECU de origem outra coisa é mapear uma ECU do zero... Se bem que referes que a ECU traz um mapa base, falta saber se esse mapa base é uma boa base ou má...

Eu da (pouca) experiência que tenho em alguns carros de corrida a fazer mapas a partir do zero, é algo que leva alguns dias no banco...
E mesmo carros de estrada, alterar ECU's originais é algo que leva algum tempo até se atingir o patamar pretendido... Principalmente num motor a gasolina, já que num Diesel é quase básico (hoje em dia)...

Em breve vamos mapear um Celica ST185 com uma Motec que já tem um mapa base fornecido pela Fensport e depois se quiseres vens a Gaia ver o trabalho que dá...
Imagem

Rasteirinho
Site Admin
Mensagens: 953
Registado: 15 ago 2009, 15:40
Localização: V. N. Gaia
Contacto:

Re: Material necessário para aplicar ITBS

Mensagem por Rasteirinho »

Olha lá e porque razão vais montar ITB's...

Porque não manter o ECU original com o colector de admissão e borboleta originais?
Imagem

Vilela
Propietários
Mensagens: 894
Registado: 15 jan 2010, 15:57
Localização: Vila Real
Contacto:

Re: Material necessário para aplicar ITBS

Mensagem por Vilela »

Rasteirinho Escreveu:Acredita que para fazer um mapeamento de raíz leva muito tempo... Daí ter "estranhado" o valor que o Mendes atirou...

Uma coisa é alterar uma ECU de origem outra coisa é mapear uma ECU do zero... Se bem que referes que a ECU traz um mapa base, falta saber se esse mapa base é uma boa base ou má...

Eu da (pouca) experiência que tenho em alguns carros de corrida a fazer mapas a partir do zero, é algo que leva alguns dias no banco...
E mesmo carros de estrada, alterar ECU's originais é algo que leva algum tempo até se atingir o patamar pretendido... Principalmente num motor a gasolina, já que num Diesel é quase básico (hoje em dia)...

Em breve vamos mapear um Celica ST185 com uma Motec que já tem um mapa base fornecido pela Fensport e depois se quiseres vens a Gaia ver o trabalho que dá...

À partida, vindo da AEM, pelo menos pela reputação, deve vir com um mapa em condições, tambem não acredito que se sujeitassem a sujar o nome, tanto que grande parte dos swap iguais, só que com o motor de origem, metem a ECU da AEM, mas às vezes pode até nem ser..

Depois dela estar cá, vai ser obrigatório mapear, depois é mesmo falar com quem terei de falar, e perguntar a preferência, se mapear do 0, ou a partir do que já vem fornecido..

Por acaso curtia ganhar umas luzes de mapeamentos, já que não apanho patavina do assunto. Dá um toque que terei todo o prazer em ir, e se for preciso ajuda, vontade tenho eu.

Vilela
Propietários
Mensagens: 894
Registado: 15 jan 2010, 15:57
Localização: Vila Real
Contacto:

Re: Material necessário para aplicar ITBS

Mensagem por Vilela »

Rasteirinho Escreveu:Olha lá e porque razão vais montar ITB's...

Porque não manter o ECU original com o colector de admissão e borboleta originais?

Opah é por uma questão de gosto, estética, som, etc, e claro de performance.. Sempre tive a pancada de ter um motor com itbs, era pra ser o 20v lool assim será este.

A ECU, alterando alguns internos, será sempre bom ter uma ECU que permita explorar mais o motor.

De inicio a ideia era mesmo manter a maior parte original, só que depois, pesquisa ali pesquisa acolá, e pronto..

Avatar do Utilizador
Ricardo M.
active user
Mensagens: 1161
Registado: 24 mai 2009, 12:39
Localização: Fânzeres - Gondomar
Contacto:

Re: Material necessário para aplicar ITBS

Mensagem por Ricardo M. »

O valor que dei, é o valor que ele leva para mapear o carro.. Isto claro, se o motor tiver tudo para trabalhar e não for preciso nenhuma alteração mecânica. Do que já presenciei e ajudei, há sempre um mapa base, mesmo começando do 0.. Sabendo que material tens, dá para fazeres um "rascunho" e daí para a frente, é baseado em auto-tune com a ajuda da wideband.. Quando se tiver uma base minimamente feita, começa o mapeamento propriamente dito.

Isto é basicamente o que eu tenho visto fazer, agora que tenho acompanhado mais um pouco este ramo.. Como é na de facto na realidade, é algo que ainda me ultrapassa..

emanuelae86
Propietários
Mensagens: 1718
Registado: 11 ago 2009, 23:04
Localização: Gondomar
Contacto:

Re: Material necessário para aplicar ITBS

Mensagem por emanuelae86 »

Mendes, deve ser isso e muito mais que te ultrapassa lol lol lol

Vilela
Propietários
Mensagens: 894
Registado: 15 jan 2010, 15:57
Localização: Vila Real
Contacto:

Re: Material necessário para aplicar ITBS

Mensagem por Vilela »

Ricardo M. Escreveu:O valor que dei, é o valor que ele leva para mapear o carro.. Isto claro, se o motor tiver tudo para trabalhar e não for preciso nenhuma alteração mecânica. Do que já presenciei e ajudei, há sempre um mapa base, mesmo começando do 0.. Sabendo que material tens, dá para fazeres um "rascunho" e daí para a frente, é baseado em auto-tune com a ajuda da wideband.. Quando se tiver uma base minimamente feita, começa o mapeamento propriamente dito.

Isto é basicamente o que eu tenho visto fazer, agora que tenho acompanhado mais um pouco este ramo.. Como é na de facto na realidade, é algo que ainda me ultrapassa..

Ricardo a Wideband indica o racio do ar/gasolina não é??

Rasteirinho
Site Admin
Mensagens: 953
Registado: 15 ago 2009, 15:40
Localização: V. N. Gaia
Contacto:

Re: Material necessário para aplicar ITBS

Mensagem por Rasteirinho »

Pois, eu tb não sei quais as funcionalidades e potencialidades da AEM...

O ajuste da mistura é até o mais simples (para mim), o mais melindroso e onde está a potência é no ajuste da ignição. Meio ponto num AFR não faz grande diferença, mas 1º de diferença de avanço já poderá fazer...

E para ajustar a ignição terá sempre de ser num banco com um sensor de detonação e eventualmente um manómetro de EGTs, sendo que este é mais importante num motor turbo...
Imagem

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 25 visitantes