RCA'S

Fórum técnico para todas as tuas questões e respostas :)
Responder
jao_ctr
Propietários
Mensagens: 524
Registado: 05 jul 2010, 07:37
Contacto:

RCA'S

Mensagem por jao_ctr »

alguem me pode explicar mesmo qual a funçao dos rca's?
cumprimentos
jpbfmotorsport.blogspot.pt

nut´s
active user
Mensagens: 1067
Registado: 18 ago 2009, 01:13
Localização: porto
Contacto:

Re: RCA'S

Mensagem por nut´s »

serve para corrigir a geometria do braço de suspensao (para trabalho de origem ) quanddo o carro é rebaixado.
Imagem
Imagem
"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

jao_ctr
Propietários
Mensagens: 524
Registado: 05 jul 2010, 07:37
Contacto:

Re: RCA'S

Mensagem por jao_ctr »

nut´s Escreveu:serve para corrigir a geometria do braço de suspensao (para trabalho de origem ) quanddo o carro é rebaixado.
Imagem
isso faz com que o carro deixe de puxar para os lados nas irregularidades da estrada?
jpbfmotorsport.blogspot.pt

Rasteirinho
Site Admin
Mensagens: 953
Registado: 15 ago 2009, 15:40
Localização: V. N. Gaia
Contacto:

Re: RCA'S

Mensagem por Rasteirinho »

Não...

O puxar para os lados deve ser folga nos casquilhos dos braços...
Imagem

jao_ctr
Propietários
Mensagens: 524
Registado: 05 jul 2010, 07:37
Contacto:

Re: RCA'S

Mensagem por jao_ctr »

Rasteirinho Escreveu:Não...

O puxar para os lados deve ser folga nos casquilhos dos braços...
Nos braços de suspensao certo?tinham-me digo que tambem poderia ser por os braços nao tarem na posiçao original depois de rebaixar
jpbfmotorsport.blogspot.pt

nut´s
active user
Mensagens: 1067
Registado: 18 ago 2009, 01:13
Localização: porto
Contacto:

Re: RCA'S

Mensagem por nut´s »

jao_ctr Escreveu: Nos braços de suspensao certo?tinham-me digo que tambem poderia ser por os braços nao tarem na posiçao original depois de rebaixar
puxar para os lados, como ? para os 2 lados .. ou sempre para o mesmo? o meu neste momento anda a fugir para o lado direito e eu suspeito de 1 rotura de direcção...
se for folga nos casquilhos dos braços se levantares 1 roda da frente e abanares com força deves sentir\ ver o braço com folga..seja como for se o carro foge para os lados, inspeciona os casquilhos (podes tentar forçar o braço para ver se tem folgas (usar chave de fendas grossa\ferro sem danificar casquilhos)
Imagem
"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

jao_ctr
Propietários
Mensagens: 524
Registado: 05 jul 2010, 07:37
Contacto:

Re: RCA'S

Mensagem por jao_ctr »

nut´s Escreveu:
jao_ctr Escreveu: Nos braços de suspensao certo?tinham-me digo que tambem poderia ser por os braços nao tarem na posiçao original depois de rebaixar
puxar para os lados, como ? para os 2 lados .. ou sempre para o mesmo? o meu neste momento anda a fugir para o lado direito e eu suspeito de 1 rotura de direcção...
se for folga nos casquilhos dos braços se levantares 1 roda da frente e abanares com força deves sentir\ ver o braço com folga..seja como for se o carro foge para os lados, inspeciona os casquilhos (podes tentar forçar o braço para ver se tem folgas (usar chave de fendas grossa\ferro sem danificar casquilhos)
Nao,é mesmo para os dois lados,basta a estrada nao ser bem plana,ao apanhar uma depressao faz logo força no volante para esse lado,deve ser mesmo casquilhos,eu pensei era que os rca's tambem ajuda-sem a corrigir isso.
ja agora entao quais sao as melhorias que se podem encontrar com rca's?
jpbfmotorsport.blogspot.pt

Avatar do Utilizador
bmbelo
active user
Mensagens: 190
Registado: 14 mar 2011, 11:02
Contacto:

Re: RCA'S

Mensagem por bmbelo »

OS RCAs vêm restituir à suspensão da frente o centro de rolamento - o ponto em torno do qual a manga-de-eixo gira quando a suspensão é estimulada. O efeito que falas é o bump steer e é característico das suspensões mcpherson quando se rebaixam os carros. Os RCas poderão ajudar a eliminar este efeito mas penso que para o corrigires na totalidade terás de ajustar convergência para contrariar o efeito dado muitas vezes o rebaixamento ser superior à altura dos RCAs. Tudo tem a haver com o comprimento efectivo do tirante da direcção vs comprimento efectivo do triângulo.

Aqui percebes bem o que está a acontecer:

http://www.timskelton.com/lightning/rac ... 0steer.htm
"He who follows another is always behind" - Anon

jao_ctr
Propietários
Mensagens: 524
Registado: 05 jul 2010, 07:37
Contacto:

Re: RCA'S

Mensagem por jao_ctr »

bmbelo Escreveu:OS RCAs vêm restituir à suspensão da frente o centro de rolamento - o ponto em torno do qual a manga-de-eixo gira quando a suspensão é estimulada. O efeito que falas é o bump steer e é característico das suspensões mcpherson quando se rebaixam os carros. Os RCas poderão ajudar a eliminar este efeito mas penso que para o corrigires na totalidade terás de ajustar convergência para contrariar o efeito dado muitas vezes o rebaixamento ser superior à altura dos RCAs. Tudo tem a haver com o comprimento efectivo do tirante da direcção vs comprimento efectivo do triângulo.

Aqui percebes bem o que está a acontecer:

http://www.timskelton.com/lightning/rac ... 0steer.htm
obrigado,ja vou dar uma vista de olhos nisso!!
jpbfmotorsport.blogspot.pt

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Ahrefs [Bot] e 27 visitantes