valores de co

Fórum técnico para todas as tuas questões e respostas :)
emanuelae86
Propietários
Mensagens: 1718
Registado: 11 ago 2009, 23:04
Localização: Gondomar
Contacto:

Re: valores de co

Mensagem por emanuelae86 »

Já agora de onde veio a tua ECU ? de algum sucateiro ou vendedor confiança ? :lolno:

nut´s
active user
Mensagens: 1067
Registado: 18 ago 2009, 01:13
Localização: porto
Contacto:

Re: valores de co

Mensagem por nut´s »

Ricardo M. Escreveu:Já foi falado em cima que a quantidade de gasolina injectada não é proporcional à posição do sensor TPS porque não se baseia apenas na borboleta. Foi falado também na questão do vácuo/pressão absoluta do colector.. O sensor MAP está bom?...

se o tps estiver desafinado o qual e o sintoma? o sensor map , sinceramente nao tou a ver qual e, mas se é o que mede a temperatura do ar, se for isso nao sei como testar..
lols sensor map = sensor de vacum... ya..lol...dah [smilie=dash2.gif]

se o desligar o diagnostico dame erro, pelo que presumi que estyaria bom, amanha vai sser a priomeira coisa que vou trocar...
a 2nd (se não resolver) vai ser a valvula de presão de gazolina....depois o conjuntop borboleta tps e valbula de choque.

já agora, de 1 modo perguiçoso, para testar os componentes eletricos e ligar voltimetro em certos pinos das fichas dos componetes e ver a leitura correcto?
Imagem
"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

nunoturbo
active user
Mensagens: 966
Registado: 12 ago 2009, 17:06
Localização: Vila Nova de Gaia
Contacto:

Re: valores de co

Mensagem por nunoturbo »

Mudas-te o quadrante para o digital?

Avatar do Utilizador
isac
Site Admin
Mensagens: 2494
Registado: 24 mai 2009, 11:59
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: valores de co

Mensagem por isac »

Eu começava por pedir a alguém com um ECU fase 1 original que desse os números de referência e comparava se o teu é igual. O teu carro não era MAF? (edit: já vi que não)

MGConcept
active user
Mensagens: 231
Registado: 11 dez 2009, 01:00
Contacto:

Re: valores de co

Mensagem por MGConcept »

Se precisares de material para testar "a sorte" já sabes onde está,tas a vontade :thumbup:
Não sei é o estado dele como imaginas...

nut´s
active user
Mensagens: 1067
Registado: 18 ago 2009, 01:13
Localização: porto
Contacto:

Re: valores de co

Mensagem por nut´s »

nunoturbo Escreveu:Mudas-te o quadrante para o digital?
sim mas tenho o diagnostico a funcionar...
Imagem
"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

nut´s
active user
Mensagens: 1067
Registado: 18 ago 2009, 01:13
Localização: porto
Contacto:

Re: valores de co

Mensagem por nut´s »

isac Escreveu:Eu começava por pedir a alguém com um ECU fase 1 original que desse os números de referência e comparava se o teu é igual. O teu carro não era MAF? (edit: já vi que não)
ja experimentei 1 ecu fase 1 e nao se deu bem no meu carro , mas essa tenho certeza que esta a funcionar correctament...
Imagem
"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

jae86
active user
Mensagens: 1188
Registado: 16 set 2009, 21:01
Localização: Vila Real
Contacto:

Re: valores de co

Mensagem por jae86 »

Por acaso já experimentei uma ECU fase I no meu e funciona 5*

Se calhar a ECU que experimentas-te era de um MAF?

Avatar do Utilizador
isac
Site Admin
Mensagens: 2494
Registado: 24 mai 2009, 11:59
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: valores de co

Mensagem por isac »

O sensor map é a caixa preta que tem a ficha amarela desligada. Tens que ter um tubo ligado a essa caixa.
Anexos
14je7.jpg
14je7.jpg (88.36 KiB) Visto 9587 vezes
Update2.jpg
Update2.jpg (154.42 KiB) Visto 9588 vezes

Andrax
Propietários
Mensagens: 293
Registado: 13 set 2009, 18:41
Localização: Pombal
Contacto:

Re: valores de co

Mensagem por Andrax »

Qual é esse sensor da temperatura do ar?
Penso que a luz do eco/pwr não tem nada a ver com a centralina. Depende da válvula que consoante o vácuo liga ou desliga. É normal ganhar humidade e não estar a funcionar bem. Logo penso que esse sintoma não depende da ECU.
No manual explica como testar os componentes, como TPS e alguns problemas na ECU.

Eu começava por testar esses componentes, seguindo o manual e vendo o código de erros mas com a centralina que vinha.
(fusíveis/ relés/ MAP)

Depois o distribuidor, pressão de combustível.
e sempre melhor procurar o que está errado do que estar logo a trocar componentes, pois assim as tantas já não se sabe de onde vem o problema.

Boa sorte!!
AE86, what else??

nut´s
active user
Mensagens: 1067
Registado: 18 ago 2009, 01:13
Localização: porto
Contacto:

Re: valores de co

Mensagem por nut´s »

Andrax Escreveu:Qual é esse sensor da temperatura do ar?
Penso que a luz do eco/pwr não tem nada a ver com a centralina. Depende da válvula que consoante o vácuo liga ou desliga. É normal ganhar humidade e não estar a funcionar bem. Logo penso que esse sintoma não depende da ECU.
No manual explica como testar os componentes, como TPS e alguns problemas na ECU.
eu tambem pensava isso, o certo e que com a troca de ecu resolveu alguns problemas, incluindo o famoso erro 1, e a mal funcionalidade do ecu\pwr.
o sensor de temperarura salvo erro tem ficha amarela de 2 fios e esta apertado ao corpo de admição ao lado do 5injector(injector de arranque a frio)
Andrax Escreveu:Eu começava por testar esses componentes, seguindo o manual e vendo o código de erros mas com a centralina que vinha.
(fusíveis/ relés/ MAP)
a ecu que vinha dame erro 1 apenas, que no manual significa ausencia de erros a quando o diagnostico...mas identifica bem outros problemas como fichas desligadas na map , etc...


Andrax Escreveu:Depois o distribuidor, pressão de combustível.
o distribuidor ja cheguei a montar outro que sei que nao tem problemas nenhuns e as dificuldades persistem, preção a menos nao é pois quando montei a regua e componentes esquecime de confirmar 1 aperto (valvula) e o gajo chapinou ate ao capot..
e sempre melhor procurar o que está errado do que estar logo a trocar componentes, pois assim as tantas já não se sabe de onde vem o problema.

Boa sorte!![/quote]
Imagem
"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

nut´s
active user
Mensagens: 1067
Registado: 18 ago 2009, 01:13
Localização: porto
Contacto:

Re: valores de co

Mensagem por nut´s »

troquei o sensor map e senti melhorias, troquei tambem o sensor de temperatura do ar e ai napo senti nada de diferente, a medida que ia mexer nas coisas dava voltinhas bastante grandes para ver o que mudou, e apercebime duma coisa...
é raro ele pegar logo ao 4cilindros mas, ja pega.
as vezes pega e fica c relantim nas 800..porem se puxar ele parece morto a fazer poço...se andar com pe fixo nao embrulha


as vezes pega e fica nas 1300 porem se puxar parece 1 ae altamente, em baixas e altas (so quer escrever) se andar com pe fixo, embrulha e resalta que é uma coisa doida..

juro que não entendo o que se passa com o carro.
já não sei se é algo estragado, mau contacto, galinha,.....
so quero por o carro a andar fixe e não consigo.
Imagem
"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

nut´s
active user
Mensagens: 1067
Registado: 18 ago 2009, 01:13
Localização: porto
Contacto:

Re: valores de co

Mensagem por nut´s »

jae86 Escreveu:Por acaso já experimentei uma ECU fase I no meu e funciona 5*

Se calhar a ECU que experimentas-te era de um MAF?
a ecu que experimentei nao tem medidor de massa de ar e aparentement e 1 ae fase1 normalissimo nacional e igual ao meu...mas fase 1 claro esta
Imagem
"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

nunoturbo
active user
Mensagens: 966
Registado: 12 ago 2009, 17:06
Localização: Vila Nova de Gaia
Contacto:

Re: valores de co

Mensagem por nunoturbo »

E que tal ires á SC da Circunvalação fazer um diagnóstico a isso?

nut´s
active user
Mensagens: 1067
Registado: 18 ago 2009, 01:13
Localização: porto
Contacto:

Re: valores de co

Mensagem por nut´s »

nunoturbo Escreveu:E que tal ires á SC da Circunvalação fazer um diagnóstico a isso?
o diagnostico que me fazem na sc tambem o consigo fazer eu lol...
vou experimentar as mionhas 2 ecu ´s que tenho em outro ae fase2.. se nao se verificar nenhum problema na ecu, vou rever algumas ligaçoes e pontos de massa ao chassis caixas de fusiveis.. se mesmo assim o problema se manter, avanço com o projecto noutro sentido. e depois de ter o motor e sistema eletrico ca fora testo tudo com multimetro para encontrar o erro.
o meu problema e mesmo eletrico nao e nada relacionado com peças , ou é mau contacto ou fios queimados ou qualquer coisa do genero.
Imagem
"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

Avatar do Utilizador
Ricardo M.
active user
Mensagens: 1161
Registado: 24 mai 2009, 12:39
Localização: Fânzeres - Gondomar
Contacto:

Re: valores de co

Mensagem por Ricardo M. »

Sendo assim troca a instalação eléctrica toda e já ficas a saber se é daí o problema..

emanuelae86
Propietários
Mensagens: 1718
Registado: 11 ago 2009, 23:04
Localização: Gondomar
Contacto:

Re: valores de co

Mensagem por emanuelae86 »

Ricardo M. Escreveu:Sendo assim troca a instalação eléctrica toda e já ficas a saber se é daí o problema..
:wtf: :wtf:

Vai oficina [smilie=yahoo.gif]

nut´s
active user
Mensagens: 1067
Registado: 18 ago 2009, 01:13
Localização: porto
Contacto:

Re: valores de co

Mensagem por nut´s »

Ricardo M. Escreveu:Sendo assim troca a instalação eléctrica toda e já ficas a saber se é daí o problema..
estou so pendente de ter certeza se e da ecu ou da tal dita caixa de fusiveis, em relaçao a instalaçao eletrica ja foi conferido a passagem de sinal ou seja se ha fios queimados ou cortados e em principio esta bem....

o mais certo e trocar instalaçao eletrica, mas não retorna a 4age....... :dance:
Imagem
"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

Avatar do Utilizador
isac
Site Admin
Mensagens: 2494
Registado: 24 mai 2009, 11:59
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: valores de co

Mensagem por isac »

ae86power44 Escreveu:na IPO o nosso carro pode fazer 5.5 no valor deles
5.5 CO equivale a um valor AFR de 12.43:1
4,57 CO equivale a um valor AFR de 12.83:1

Diria que os exemplos em cima estão com muita gasolina se foram medidos ao ralenti.
isac Escreveu:De alguma forma têm que estar relacionados, AFR e o CO2. Podemos ter o valor 14.7:1 e o CO2 alto?
Respondendo à minha pergunta, o valor de %Co para 14.7:1 é >0.1


Para se obter o valor AFR a partir do valor em Lambda

Lambda encontrado = 0.87
AFR estequiométrico (gasolina) = 14.7
AFR = 0.87 x 14.7
AFR = 12.78

Para se obter o valor Lambda a partir do valor AFR

AFR encontrado = 12.43
AFR estequiométrico (gasolina) = 14,7
AFR = 12.43 / 14,7
Lambda = 0,845

emanuelae86
Propietários
Mensagens: 1718
Registado: 11 ago 2009, 23:04
Localização: Gondomar
Contacto:

Re: valores de co

Mensagem por emanuelae86 »

Isac, excelente tópico :thumbup: :thumbup:

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 21 visitantes