Antes demais, se este tópico não se encontrar no devido lugar, peço que o mudem de sítio e desde já as minhas desculpas.
Ora então, alternativas ao uso da esguicho, aqui fica uma pequena listagem de outras ECUs programáveis que podem ser usadas no 4AG.
MOTEC:
A meu ver a mais indicada para um bom projecto 4AG seria a série M400 que suporta docinhos como drive by wire, injectores de alta e baixa impedancia, 8 saídas para acessórios diversos (telemetria, manómetros, etc) entrada de wideband para close loop e por aí fora.
OMEX:
De todas as opções da marca possivelmente a com melhor relação de qualidade/utilidade para o AE86 será a série 200.
Vantagens do sistema Omex e a simplicidade, bastando usar um sistema indutivo (como o nosso amigo samuel tem) que desde logo retira uso total do distribuidor e bobine de origem. A Omex pode ser programada para usar sinal de TPS sem necessitar do MAP, tornando o sistema ainda mais simples. O uso de sensores de temperatura de ar e de água é também opcional. A Omex disponibiliza também bobines de faísca perdida para o sistema e possúi ligação a acessórios como shift light, paineis de instrumentos, etc. O seu software MAP3000 é reconhecido como um dos mais fáceis para trabalhar.
ADAPTRONIC:
ECUs feitas na Austrália, com aspecto um bocado tosco mas bastante funcionais. Basicamente tem as caracteristicas que as marcas "maiores" também oferecem, como sensor knock, temp àgua, ar, etc.
Possui sistema de launch control e pode ser usada para gerir sistema de control de tracção (não me perguntem como).
HALTECH:
O modelo PS1000 possuí mais ou menos as mesmas características que as outras marcas, com a vantagem de poder ser entregue com um mapas base para 4AG 16 e 20v assim como cablagem pré-montada para os mesmos motores. A marca afirma que o sistema é compatível com todas as sondas de origem do 4AG. Tem sensor barométrico interno.
MICROTECH:
Inclui 2 entradas para sensor Hall e uma para indutivo, apenas uma entrada e uma saída para auxiliares. Pode funcionar com 4AG, mas é mais indicada para Wankels.
FREEDOM:
Vantagem: ficha compatível com a de origem
Desvantagem: falta de material e "curiosos" na europa, material de suporte disponível em japonês, encontra-se poucos artigos escritos em inglês.
APEXI POWER FC:
Ainda ando a pesquisar sobre o assunto, depois edito.
VEMS:
Idem aspas
HONDA PGM-FI:
Ultimamente surgiu o tópico sobre o assunto no AEu86 e chegou-se já à uns artistas nos states que metem os 4A a falarem com sistema da Honda, ainda ando a perder umas horinhas a inteirar-me da situação.
E de momento é só, se o post conter erros aguardo pelas correcções dos gurus das ECUs Gon, Pardal, Pilot e Isac, sou apenas um curioso da matéria ;)
Alternativas ao esguicho
- isac
- Site Admin
- Mensagens: 2494
- Registado: 24 mai 2009, 11:59
- Localização: Póvoa de Varzim
- Contacto:
O melhor será aquele com que tu saibas trabalhar e sentirem mais confortável a afinar.
Como o nut's fez referência o preço é um factor decisivo na compra ou instalação destes ECUS de marca. Alguns são muito "potentes" mas para desbloquear as funções tens de pagar por elas. Também não percebo como se gastam milhares de euros num carro preparado para rally (competição) e depois poupar nas gestão electrónica, porque omex é mais barata... etc. e depois metem um STACK (manómetro) quase ao mesmo preço.
Creio que faltam muitos mais nessa lista, mas no AEU86 vi lá este Link G4 Storm £749.00+VAT
http://www.linkecu.com/products/engine- ... s/g4-storm
Atrevo-me a dizer que não há um que bata o preço do Esguicho e muito menos oferecer todas as potencialidades que ele tem. O contra ponto é mesmo ser DIY e ser preciso ler, ler muito.
Foi uma divagação sobre o assunto visto que foi muito generoso da tua parte incluíres-me na lista dos Gurus!
Se me arranjares um Motec M400 baratuxo, avisa
Como o nut's fez referência o preço é um factor decisivo na compra ou instalação destes ECUS de marca. Alguns são muito "potentes" mas para desbloquear as funções tens de pagar por elas. Também não percebo como se gastam milhares de euros num carro preparado para rally (competição) e depois poupar nas gestão electrónica, porque omex é mais barata... etc. e depois metem um STACK (manómetro) quase ao mesmo preço.
Creio que faltam muitos mais nessa lista, mas no AEU86 vi lá este Link G4 Storm £749.00+VAT
http://www.linkecu.com/products/engine- ... s/g4-storm
Atrevo-me a dizer que não há um que bata o preço do Esguicho e muito menos oferecer todas as potencialidades que ele tem. O contra ponto é mesmo ser DIY e ser preciso ler, ler muito.
Foi uma divagação sobre o assunto visto que foi muito generoso da tua parte incluíres-me na lista dos Gurus!
Se me arranjares um Motec M400 baratuxo, avisa
Concordo contigo no aspecto da falsa poupança porque é bem verdade.
A mim o que me "assusta" na MS é precisamente a montagem, mas sei que já a fornecem totalmente montada também, mas como dizes não há nada como continuar com o sistema que estamos mais habituados.
Creio que de todas as ecus da lista nenhuma é mais barata que a esguicho, não sei se estou enganado.
A mim o que me "assusta" na MS é precisamente a montagem, mas sei que já a fornecem totalmente montada também, mas como dizes não há nada como continuar com o sistema que estamos mais habituados.
Creio que de todas as ecus da lista nenhuma é mais barata que a esguicho, não sei se estou enganado.
- Ricardo M.
- active user
- Mensagens: 1161
- Registado: 24 mai 2009, 12:39
- Localização: Fânzeres - Gondomar
- Contacto:
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante