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Mapas de ignicao - Stock 4AGE

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Mapas de ignicao - Stock 4AGE

Mensagem por pack » 19 ago 2013, 15:09

Boas!

Cá estou eu para fazer umas perguntas e deixar registos para os que aí vêm....

Na minha conquest pelo mapa de avanços perfeito... Ando com uns problemas.... Mas acima de tudo muita dúvida!

Podem esclarece-me a diferença entre os mapas que uso e os mapas que andam na net? Ou seja mapas de TPS/RPM e mapas de MAP/RPM.

Para perceberem a minha duvida.

Mapas da net
Imagem

Meu mapa
Imagem

Tenho de interpretar os mapas com pressao de ar no colector de admissão ao contrário certo?

Thanks!

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Re: Mapas de ignicao - Stock 4AGE

Mensagem por gon » 19 ago 2013, 18:40

ao contrario não .... tens he de os interpretar só ate 100kpa ( pressão atmosférica e consequentemente pressão máxima de um carro atmosférico)
Se olhares para o mapa de cima não é muito diferente do de baixo se considerares q o de cima acaba nos 100.
No mapa te cima o eixo Y é em KPA ( pressão) enquanto o teu he em TPS ( posiçao do pedal do acelerador) são dois mapas diferentes e estas um pouco a comparar batatas com cenouras, mas neste caso até são parecidos :P

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Re: Mapas de ignicao - Stock 4AGE

Mensagem por pack » 19 ago 2013, 21:38

Há então para interpretar este mapa da net. Tenho de fazer o seguinte.

COnverter kPa para a a minha escala de valores de pressão (que não está em kPa). Depois analizar os meus valores de pressão (vendo a posição do pedal). E só aí é que consigo interpretar estes mapas! Já percebi :)

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Re: Mapas de ignicao - Stock 4AGE

Mensagem por isac » 20 ago 2013, 00:00

No 4age com coletor original (plenum) podes ter o idle a 74 kPa, cruising a 68 e WOT a 24, por exemplo...
Devido ao fraco sinal de vácuo e errático dos ITb's a melhor solução é usar o TPS, em carga o valor kPa pode subir um pouco, tipo 60 e picos, mas não te guies por aí. E já estás a usar kPa e tps, isso está como hybrid alpha-n

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Re: Mapas de ignicao - Stock 4AGE

Mensagem por pack » 20 ago 2013, 09:00

Eu estou a usar tal e qual como tinhas isac...

Estou é a analisar mapas tuned para stock 4AGE's e quero interpretar esses mapas! Só que como estão sempre em kPa nunca consigo! Daí o tópico :)

CUmps

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Re: Mapas de ignicao - Stock 4AGE

Mensagem por pack » 29 ago 2013, 10:07

Estava a falar com o pardal e lembrei-me...

Como é que consigo afinar o meu carro usando um dyno?

Sei que consigo gravar logs na MS e sei que consigo meter as tabelas em autotune para o debito de gasolina.

Mas e o mapa de ignicao?

Sei que posso olhar para o gráfico e perceber em que rotações estou a perder potencia, a olhar para as curvas...... E sei que consigo saber as rpm's nos meus mapas.....

Mas como sei que valores alterar? Vai-se por tentativa e erro?

Cumps

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Re: Mapas de ignicao - Stock 4AGE

Mensagem por Ricardo M. » 29 ago 2013, 10:35

O ideal é usar um banco com freio.. Dessa forma consegues estar em WOT a uma determinada rotação. Vais mudando essa rotação e vais afinando o carro com a ajuda da wideband..

Para cargas parciais, não sei se existe um método próprio mas basta limitares o acelerador a 10%, depois a 20%, e por aí fora e afinas para cada percentagem..

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Re: Mapas de ignicao - Stock 4AGE

Mensagem por pack » 29 ago 2013, 12:59

Mas acabas sempre por estar dependente do feeling do carro certo?

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Re: Mapas de ignicao - Stock 4AGE

Mensagem por Rasteirinho » 29 ago 2013, 13:03

A ignição interessa-te afinar a fundo, que pode ser feito em estrada ou no banco de rolos... No máximo não deves conseguir mais de 36º sem detonação...

Em cargas parciais, a ignição não é tanto importante, mas deves conseguir valores de 40º de avanço.
Imagem

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Re: Mapas de ignicao - Stock 4AGE

Mensagem por pack » 29 ago 2013, 13:09

Ou seja, em WOT consigo realmente ter capacidade para afinar (com alguem ao lado em estrada ou em banco)

Em cargas parciais será mesmo a feeling.....

Pois, devo estar a fazer então tudo correcto..... Estou com estes valores...

Imagem

[smilie=good.gif] [smilie=good.gif]

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Re: Mapas de ignicao - Stock 4AGE

Mensagem por isac » 29 ago 2013, 13:46

O que são cargas parciais?

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Re: Mapas de ignicao - Stock 4AGE

Mensagem por Ricardo M. » 29 ago 2013, 17:25

isac Escreveu:O que são cargas parciais?
Cargas parciais é tudo o que não seja em WOT.. Isso é que dá trabalho afinar para tornar o carro "bom" de conduzir no dia-a-dia...

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Re: Mapas de ignicao - Stock 4AGE

Mensagem por isac » 29 ago 2013, 17:47

Penso ter lido que como a eficiência volumétrica é mais eficiente em wot não precisa de tanto avanço.
Pack tens que ver qual é o valor da escala de tps que mais utilizas em cruising e as rpms e trabalhas essa parte independentemente das outras.

Tps 49>75
Rpm 3100>4300

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Re: Mapas de ignicao - Stock 4AGE

Mensagem por 86Pilot » 30 ago 2013, 08:17

Para ficar mesmo bem, a ignição deveria ser afinada fazendo sweeps de rotação a cargas diferentes.

Ou seja,

10% TPS - sem freio (ou freio minimo para manter o motor abaixo da rpm máxima)
aplicar freio para -500rpm
aplicar freio para -500rpm
aplicar freio para -500rpm
...

20% TPS - sem freio (ou freio minimo para manter o motor abaixo da rpm máxima)
aplicar freio para -500rpm
aplicar freio para -500rpm
aplicar freio para -500rpm
...

30% TPS - sem freio (ou freio minimo para manter o motor abaixo da rpm máxima)
aplicar freio para -500rpm
aplicar freio para -500rpm
aplicar freio para -500rpm
...

and so on, and so on

Desta forma cada ponto mapa é mapeado como deve de ser.

As zonas mais chatas de atingir são aquelas que so ocorrem em coasting , ou seja baixas cargas e altas rotações.
As mais "perigosas" de mapear serão as cargas altas com bastante freio, para se chegar ao espectro mais baixo da rotação.


Quando mapeei igniçao guiei-me sempre pelo binário do motor, temperatura de escape e detecção de knock com estetoscópio.

E retirar uns 2graus sempre que havia indícios de knock.


Condições ideais: Binário máximo, temperatura de escape mínima e sem indícios de knock.


É moroso, até porque convem deixar o motor e caixa descansarem de vez em quando.

Agora cada um faz como achar mais lógico/barato/simples.
Pode muito bem pegar-se neste método, aumentar o range dos intervalos e deixar que o software faça a interpolação dos valores entre eles.

No entanto muitos motores são temperamentais em certos regimes/cargas e poder-se-á perder um desses pontos com a interpolação automática.

Ficam os meus 2 pences.
Imagem

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Re: Mapas de ignicao - Stock 4AGE

Mensagem por pack » 30 ago 2013, 09:28

Luis,

Então diz-me uma coisa.

Eu tenho o gráfico original da primeira vez que fui ao dino. E agora vou fazer um novo gráfico nestes testes que aí vêm.

Ora vamos ver..... Imaginemos o seguinte,

Imagem

No gráfico a branco que desenhei agora, fiz uma zona com a linha abaixo da vermelha (potencia de origem).

Imaginemos que tenho uma primeira run com a linha branca. Como posso resolver o problema olhando para o log que fiz?

Tenho ideia de que terei de perceber a rotação e depois ir ao log e ver que TPS estava a ter no momento e só depois ir à tabela de ignição. Será qualquer coisa deste género nao?

Cumps

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Re: Mapas de ignicao - Stock 4AGE

Mensagem por 86Pilot » 30 ago 2013, 09:34

A questão é que essa curva apenas te vai dar o sweep em WOT.

Como disse o Pedro, a condição de carga máxima é de facto a que mais interessa controlar.

Mas também não será o mais seguro guiares-te apenas pela potência/binário.

Nada te garante que por alguma razão não poderás estar a detonar a uma rotação mais cá para baixo, fazendo com que não possas usar tanto avanço como antes e logo não te deixando atingir p mesmo binário de antes.
Em princípio isto não deveria acontecer já que os internos são os mesmos, mas...
Imagem

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Re: Mapas de ignicao - Stock 4AGE

Mensagem por Ricardo M. » 30 ago 2013, 09:35

Assumindo que o teste foi feito em WOT, basta veres em que faixa de rotação tiveste perdas e anular a última alteração de valores que fizeste..


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