Sonda Lambda

Fórum técnico para todas as tuas questões e respostas :)
Responder
emanuelae86
Propietários
Mensagens: 1718
Registado: 11 ago 2009, 23:04
Localização: Gondomar
Contacto:

Sonda Lambda

Mensagem por emanuelae86 »

Não percebo nada do assunto, se alguém souber p.f esclareça pode ajudar para aplicações e afinações futuras.

Do que necessitamos sem gastar muito €€€ sonda + manómetro [smilie=close_tema.gif] e que seja compatível.

Sei que temos de banda larga 4.2 e 4.9 (Wideband) disse-me 1 electricista que as wideband 4.9 são muito mais sensiveis que as 4.2 e de melhor desempenho , mas muito mais dificeis de adaptar devido á sensibilidade e fragilidade extrema .Aconselham as 4.2 porque nem sequer temos aparelhos com precisão suficiente para instalar as 4.9 como deve ser optando sempre pelas outras.

Preços partir de 58€ já temos sondas wideband . ou de 4 fios a partir de 40€

Manómetro : 25€

Opiniões e preços etc...


Abraços,

86Pilot
Site Admin
Mensagens: 748
Registado: 19 ago 2009, 23:04
Localização: Lake District, UK / VNGaia, PT
Contacto:

Re: Sonda Lambda

Mensagem por 86Pilot »

Curto e grosso, uma sonda apenas faz isso mesmo: sonda, mede, lê.

Uma wideband só é necessária para quem tenha medir o reajuste da relação ar/combustível o que só acontece quando se altera a quantidade de ar que o motor é capaz de admitir em cada ciclo.

Não têm qualquer utilidade para alem de uma mera função informativa para quem tem o motor original.

As narrowband não têm resolução suficiente para apresentar valores de ar-combustível e só são usadas como input para ECUs que funcionem em closed loop, ou seja, avaliam em tempo real a quantidade de oxigénio no escape e reagem aos valores reajustando o mapa de injecção.
É especialmente útil em motores com catalisador que cumpram as normas Euro I, II, III e por aí fora.
Imagem

emanuelae86
Propietários
Mensagens: 1718
Registado: 11 ago 2009, 23:04
Localização: Gondomar
Contacto:

Re: Sonda Lambda

Mensagem por emanuelae86 »

86pilot,
Chuta ai então os teus contactos e e deixa lá se o motor é ou não de origem, que aconselhas a meter então, referencias marcas etc... já agora se possível os preços.

Para o caso do Ae86 não interessa ser wideband correcto, no meu caso apenas me interessa que me indique se a mistura está rica ou pobre nada mais mas do interior do carro e o importante é encontrar no mercado manómetro e sonda compatível que seja fácil instalação e fiável :wtf:

Por exemplo temos venda no OLX manometro por 25€:
http://casaldacharneca-santarem.olx.pt/ ... d-70902283

Sonda desde 30€:
http://www.olx.pt/en/searchpages.php?se ... |&o=69&p=1

86Pilot
Site Admin
Mensagens: 748
Registado: 19 ago 2009, 23:04
Localização: Lake District, UK / VNGaia, PT
Contacto:

Re: Sonda Lambda

Mensagem por 86Pilot »

Se precisas mesmo de saber a riqueza da mistura para remapear o GPL entao o que precisas mesmo é de uma sonda wideband.

Uma narrowband salta entre 0 e 1 volt e não te da um valor concreto no manometro.

Compra o sensor da Bosch mais comum e que é usado na maior parte dos kits de sensor/manometro wideband.

Innovate, NGK, AEM, é só escolher, vai tuo dar ao mesmo. Tanto o rasteirinho, como o MadAE86, Pardal ou Isac sabem dizer-te precos e onde comprar.
No ebay encontras facilmente. Conta sempre com cerca de 150 euros no minimo.
Última edição por 86Pilot em 31 out 2010, 20:58, editado 3 vezes no total.
Imagem

ae86power44
Propietários
Mensagens: 704
Registado: 29 mai 2009, 13:21
Localização: Angra Do Heroismo
Contacto:

Re: Sonda Lambda

Mensagem por ae86power44 »

Imagem
Quando for grande vou ser como ele!!!

MadAE86
Propietários
Mensagens: 1198
Registado: 24 mai 2009, 14:13
Localização: Évora
Contacto:

Re: Sonda Lambda

Mensagem por MadAE86 »

Tenho uma NGK Powerdex que mal foi usada. Posso vender-ta Emanuel.
Imagem

Avatar do Utilizador
Ricardo M.
active user
Mensagens: 1161
Registado: 24 mai 2009, 12:39
Localização: Fânzeres - Gondomar
Contacto:

Re: Sonda Lambda

Mensagem por Ricardo M. »

86Pilot Escreveu:Uma narrowband salta entre 1 e -1 volt e não te da um valor concreto no manometro.
Tinha ideia que as narrowband eram de 0~1v e as wideband de 0~5v...

emanuelae86
Propietários
Mensagens: 1718
Registado: 11 ago 2009, 23:04
Localização: Gondomar
Contacto:

Re: Sonda Lambda

Mensagem por emanuelae86 »

MadAE86 Escreveu:Tenho uma NGK Powerdex que mal foi usada. Posso vender-ta Emanuel.

Temos que falar amigo :thumbup:

86Pilot
Site Admin
Mensagens: 748
Registado: 19 ago 2009, 23:04
Localização: Lake District, UK / VNGaia, PT
Contacto:

Re: Sonda Lambda

Mensagem por 86Pilot »

Ricardo M. Escreveu:Tinha ideia que as narrowband eram de 0~1v e as wideband de 0~5v...
E é mesmo. Nao te acredites em tudo o que eu escrevo que eu nao sou de confiar... [smilie=buba.gif]

(corrigido!)
Imagem

emanuelae86
Propietários
Mensagens: 1718
Registado: 11 ago 2009, 23:04
Localização: Gondomar
Contacto:

Re: Sonda Lambda

Mensagem por emanuelae86 »

Na centralina de origem existem alguma possibilidade de ligar uma sonda lambda ?


Abraço,

86Pilot
Site Admin
Mensagens: 748
Registado: 19 ago 2009, 23:04
Localização: Lake District, UK / VNGaia, PT
Contacto:

Re: Sonda Lambda

Mensagem por 86Pilot »

emanuelae86 Escreveu:Na centralina de origem existem alguma possibilidade de ligar uma sonda lambda ?


Abraço,
Não, visto que a ECU do 4AGE funciona em circuito aberto (open loop). Ou seja, só se rege pelas tabelas que lá foram memorizadas.

Já em carros com catalisadores de 3 vias há um sinal de lambda que é usado pela ECU, mantendo sempre a mistura estequiometrica.

No teu caso só precisas de ser tu a saber a riqueza da mistura para quando estiveres a afinar o GPL.
Imagem

Avatar do Utilizador
Ricardo M.
active user
Mensagens: 1161
Registado: 24 mai 2009, 12:39
Localização: Fânzeres - Gondomar
Contacto:

Re: Sonda Lambda

Mensagem por Ricardo M. »

86Pilot Escreveu:
emanuelae86 Escreveu:Na centralina de origem existem alguma possibilidade de ligar uma sonda lambda ?


Abraço,
Não, visto que a ECU do 4AGE funciona em circuito aberto (open loop). Ou seja, só se rege pelas tabelas que lá foram memorizadas.

Já em carros com catalisadores de 3 vias há um sinal de lambda que é usado pela ECU, mantendo sempre a mistura estequiometrica.

No teu caso só precisas de ser tu a saber a riqueza da mistura para quando estiveres a afinar o GPL.
Luís, existir existe pois a cablagem está lá... Só não vai fazer é nada.... Mas isso já expliquei ao Emanuel..

Como a ECU do GPL vai buscar informação à ECU OEM do carro, a ideia era montar a Lambda na cablagem OEM do carro mas não vai dar porque é a mesma coisa que não ligar lá nada....

emanuelae86
Propietários
Mensagens: 1718
Registado: 11 ago 2009, 23:04
Localização: Gondomar
Contacto:

Re: Sonda Lambda

Mensagem por emanuelae86 »

Não querendo sendo chato mas acho que e possível instalar uma sonda lambda no Ae86, mas o homem tive que ir jantar ao MacDonalds e interrompi a conversa [smilie=buba.gif]

A Ecu está desenhada para só "ligar" ao sinal da Sonda depois 4 mil rotações mas também posso substituir regulador de CO e ligo lá a sonda narrowband, agora não sei se a reconversão e simples ou complicada [smilie=buba.gif]

Vou aguardar mais dicas, obrigado.

86Pilot
Site Admin
Mensagens: 748
Registado: 19 ago 2009, 23:04
Localização: Lake District, UK / VNGaia, PT
Contacto:

Re: Sonda Lambda

Mensagem por 86Pilot »

Ricardo M. Escreveu:é a mesma coisa que não ligar lá nada....
Daí o meu curto e grosso "não" [smilie=to_pick_ones_nose.gif]
Imagem

Avatar do Utilizador
isac
Site Admin
Mensagens: 2494
Registado: 24 mai 2009, 11:59
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: Sonda Lambda

Mensagem por isac »

Queres ligar um sensor lambda na ECU de origem em circuito fechado? Esquece por enquanto...

Precisas do sensor (esse bosch mais comum) que liga a um controlador que dá acesso à programação da sonda (calibragem, fase de aquecimento, etc.) e um manómetro, aconselho um digital.
Com a sonda instalada na saída dos colectores onde passa de 2 para 1 (4-2-1), furas o tubo e fazes o buraco às 21h00 posição do ponteiro do relógio.

O que vais ganhar com isto? Alguma coisa, vai poder ter junto ao painel de instrumentos ou do isqueiro, um mostrador com os valores AFR "ideal" (14.7:1 gasolina/ 15.5:1 GPL) e dessa maneira ao fazerem um teste drive ver quais os valores. Quando estiver tudo afinado, retiras a sonda lambda já que não vai ser necessária para mais nada porque não tens maneira de ligar à ECU e andar em circuito fechado.

No caso de ser possível ligar à ECU (acho que já ouvi ou li isso), de que serve ter valores apenas a cima das 4000rpm, a meu ver nada, se a sonda ficar encharcada só vai trazer mais problemas porque dará instruções erradas à centralina, isto é pensar que está sem gasolina quando de facto está encharcada e o sintoma é o mesmo sendo a solução da centralina mandar ainda mais gasolina.

Tens várias opções no mercado, conta sempre com uns 200 a 300 euros.

Tenho uma Innovate LC-1, mas há mais marcas, AEM (site), STACK (site), a NGK Powerdex por exemplo já trás o mostrador digital, no caso da LC-1 (tens de comprar em separado) e esquece aqueles mostradores que mostram luzes verdes quando está rico e luzes vermelhas quando está pobre... se tiver números e luzinhas melhor.

ae86power44
Propietários
Mensagens: 704
Registado: 29 mai 2009, 13:21
Localização: Angra Do Heroismo
Contacto:

Re: Sonda Lambda

Mensagem por ae86power44 »

numeros e luzinhas loool :lol: [smilie=lol.gif]
Imagem
Quando for grande vou ser como ele!!!

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 42 visitantes