valores de co

Fórum técnico para todas as tuas questões e respostas :)
nut´s
active user
Mensagens: 1067
Registado: 18 ago 2009, 01:13
Localização: porto
Contacto:

valores de co

Mensagem por nut´s »

partindo do principio que cada carro e unico e tem o seu proprio valor de co,
porem sob a necesside de afinar\calibrar o co....que valor nos devemos referenciar? sei que para termos de ipo, o valor limite para os nossos carros e algo elevado...
que me podem dizer sobre isto?
Imagem
"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

Avatar do Utilizador
isac
Site Admin
Mensagens: 2494
Registado: 24 mai 2009, 11:59
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: valores de co

Mensagem por isac »

Nuts os valores de Co2 estão no manual, isso e outra muita coisa interessante.

Engine tune-up, pag 282 e 185

:arrow: Repair Manual for 4A-GE / 4A-F - 90.66Mb
Imagem

Sobre os valores em si, a unidade, não sei qual é. Será o valor lambda ,1 menos 0.5% ou AFR 14.7:1 menos 0.5%? Se for é muito pouca a tolerância. Não deve ser [smilie=dash2.gif]

ae86power44
Propietários
Mensagens: 704
Registado: 29 mai 2009, 13:21
Localização: Angra Do Heroismo
Contacto:

Re: valores de co

Mensagem por ae86power44 »

na IPO o nosso carro pode fazer 5.5 no valor deles
Imagem
Quando for grande vou ser como ele!!!

emanuelae86
Propietários
Mensagens: 1718
Registado: 11 ago 2009, 23:04
Localização: Gondomar
Contacto:

Re: valores de co

Mensagem por emanuelae86 »

Já agora com AFR instalada que valores aconselham ?

nut´s
active user
Mensagens: 1067
Registado: 18 ago 2009, 01:13
Localização: porto
Contacto:

Re: valores de co

Mensagem por nut´s »

emanuelae86 Escreveu:Já agora com AFR instalada que valores aconselham ?
Dsclp a ignorancia mas o que e a afr?
Imagem
"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

nut´s
active user
Mensagens: 1067
Registado: 18 ago 2009, 01:13
Localização: porto
Contacto:

Re: valores de co

Mensagem por nut´s »

o meu esta com 4,57 masi ó menus......as 800rpm´s....
mas cheira me que tenhu o sensor da borboleta marado....
Imagem
"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

MadAE86
Propietários
Mensagens: 1198
Registado: 24 mai 2009, 14:13
Localização: Évora
Contacto:

Re: valores de co

Mensagem por MadAE86 »

Air/Fuel ratio, ou seja relação ar/gasolina. Se estás com 4 e tal...já foste!!! Já agora, isso anda?
Imagem

ae86power44
Propietários
Mensagens: 704
Registado: 29 mai 2009, 13:21
Localização: Angra Do Heroismo
Contacto:

Re: valores de co

Mensagem por ae86power44 »

acho que nao foi!!!

o nosso carro como ja disse antes pode ir ate aos 5.5

posso e nao estar a falar da mesma coisa que voces?
Imagem
Quando for grande vou ser como ele!!!

MadAE86
Propietários
Mensagens: 1198
Registado: 24 mai 2009, 14:13
Localização: Évora
Contacto:

Re: valores de co

Mensagem por MadAE86 »

ae86power44 Escreveu:...posso e nao estar a falar da mesma coisa que voces?
Sem dúvidas!
Imagem

nut´s
active user
Mensagens: 1067
Registado: 18 ago 2009, 01:13
Localização: porto
Contacto:

Re: valores de co

Mensagem por nut´s »

MadAE86 Escreveu:Air/Fuel ratio, ou seja relação ar/gasolina. Se estás com 4 e tal...já foste!!! Já agora, isso anda?
o carro anda mas esta super morto....e esta a consumir meio deposito em cerca de 30klm....

sera que temnho alguma cena marada\avariada?
Imagem
"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

emanuelae86
Propietários
Mensagens: 1718
Registado: 11 ago 2009, 23:04
Localização: Gondomar
Contacto:

Re: valores de co

Mensagem por emanuelae86 »

Que tal passares num mecânico ? :wtf:

Avatar do Utilizador
Ricardo M.
active user
Mensagens: 1161
Registado: 24 mai 2009, 12:39
Localização: Fânzeres - Gondomar
Contacto:

Re: valores de co

Mensagem por Ricardo M. »

Tá tudo esparrapachado no Google.. Basta procurar e não custa nada [smilie=dash2.gif]

Valores AFR e valores de CO são coisas diferentes... Mas isso já todos devíamos de saber porque de certeza que ninguém ouviu em falar em valores de 14,7 para CO ou algo do género..

http://en.wikipedia.org/wiki/Air-fuel_ratio

http://en.wikipedia.org/wiki/Carbon_monoxide

Avatar do Utilizador
isac
Site Admin
Mensagens: 2494
Registado: 24 mai 2009, 11:59
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: valores de co

Mensagem por isac »

De alguma forma têm que estar relacionados, AFR e o CO2. Podemos ter o valor 14.7:1 e o CO2 alto?

Não vou ler isso tudo, por enquanto, prefiro aguardar uma explicação mais simples, tipo a do cálculo volumétrico que não aprendi no 1º ciclo [smilie=sarcastic_hand.gif]

nut´s
active user
Mensagens: 1067
Registado: 18 ago 2009, 01:13
Localização: porto
Contacto:

Re: valores de co

Mensagem por nut´s »

certo.....ciencia e tal e fixe, mas partindo do principio que a ecu controla corretamente a quantidade de gota consuante a posiçao de abertura da borboleta, e a coisa nao esta bem, podemos partir do principio que algo nao esta correcto sendo assim, so pode ser a tps, ou o sensor de presao de gota...correcto?êstou-me a esquecer de mais alguma peça? .
sei que e possivel montar 1 manometro para ver a pressao de gota, fora isso que pode ser feito para encontrar o erro\avaria?

é que sendo assim ja faz mais sentido o porque do meu carro pegar a 3cilindros..penso que nao sera da ecu, e da ultima x que tentei afinar o carro foi medido com multimetro a tps..e os valores batiao certo com os do manual que temos aqui no forum..
a nivel de mecanicos, sao poucos os que confio (2) e 1 deles ja nao aceita trabalho...lol..... para ler umas coisas e mexer ate ficar bom tb eu...
Imagem
"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

emanuelae86
Propietários
Mensagens: 1718
Registado: 11 ago 2009, 23:04
Localização: Gondomar
Contacto:

Re: valores de co

Mensagem por emanuelae86 »

nut´s Escreveu:certo.....ciencia e tal e fixe, mas partindo do principio que a ecu controla corretamente a quantidade de gota consuante a posiçao de abertura da borboleta, e a coisa nao esta bem, podemos partir do principio que algo nao esta correcto sendo assim, so pode ser a tps, ou o sensor de presao de gota...correcto?êstou-me a esquecer de mais alguma peça? .
sei que e possivel montar 1 manometro para ver a pressao de gota, fora isso que pode ser feito para encontrar o erro\avaria?

é que sendo assim ja faz mais sentido o porque do meu carro pegar a 3cilindros..penso que nao sera da ecu, e da ultima x que tentei afinar o carro foi medido com multimetro a tps..e os valores batiao certo com os do manual que temos aqui no forum..
a nivel de mecanicos, sao poucos os que confio (2) e 1 deles ja nao aceita trabalho...lol..... para ler umas coisas e mexer ate ficar bom tb eu...

Desde que mexes-te nesse carro pioras-te nunca ficou melhor depois dizem que 4AGE são fracos [smilie=dash2.gif] quanto menos mãos mexerem melhor é, passa por aqui e trocas a ficha de Co que tenho uma mais pode ser dai avaria nunca sabe ou passas no Sr. Manuel (Automaso) e medes o Co. [smilie=crazy.gif]

O meu em altas também está um pouco pobre a mistura tenho que um destes dias verificar que se passa, podemos ir lá Automaso os 2 se quiseres mas é melhor levar €€€ na carteira que pode debitar 1 hora [smilie=buba.gif] .

Abraço.

Rasteirinho
Site Admin
Mensagens: 953
Registado: 15 ago 2009, 15:40
Localização: V. N. Gaia
Contacto:

Re: valores de co

Mensagem por Rasteirinho »

Nuts:

Começa por ver as velas e o ponto de ignição (distribuidor). Isto são as coisas fáceis e básicas de se ver.
Depois avança para o ponto do motor, isto é, o motor está bem comandado?

A partir daqui o diagnóstico começa a complicar, mas não acredito muito...
Imagem

Avatar do Utilizador
isac
Site Admin
Mensagens: 2494
Registado: 24 mai 2009, 11:59
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: valores de co

Mensagem por isac »

nut´s Escreveu:... a ecu controla corretamente a quantidade de gota consuante a posiçao de abertura da borboleta,...
Errado mas não totalmente, é consoante os valores de vácuo, temperatura e rpm. O TPS apenas é usado para enriquecer a mistura.

Nuts, se precisares da pistola, telefona. Tens é que vir cá.

Avatar do Utilizador
Ricardo M.
active user
Mensagens: 1161
Registado: 24 mai 2009, 12:39
Localização: Fânzeres - Gondomar
Contacto:

Re: valores de co

Mensagem por Ricardo M. »

isac Escreveu:Não vou ler isso tudo, por enquanto, prefiro aguardar uma explicação mais simples, tipo a do cálculo volumétrico que não aprendi no 1º ciclo [smilie=sarcastic_hand.gif]
É por causa dessas e outras iguais que nem dá vontade para perder tempo a acabar a folha de cálculos no Excel... É que sacar as coisas da net não dá trabalho nenhum.. Fazer, já é outro assunto...

Avatar do Utilizador
isac
Site Admin
Mensagens: 2494
Registado: 24 mai 2009, 11:59
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: valores de co

Mensagem por isac »

É por causa dessas e outras iguais que nem dá vontade para perder tempo a acabar a folha de cálculos no Excel...
[smilie=heat.gif] LOL

Sobre a folha de Excel, penso que dava jeito, eu não sei fazer, mas também não lhe dava muita importância pelo facto de a fazer e mostrar ao pessoal. O que tu chamas de trabalho eu chamo vontade de ajudar o próximo e da forma mais rápida, nem que seja por copy/paste, nem toda a gente pode andar horas na Internet à procura de certa informação.

Comentários como "Mas isso já todos devíamos de saber " e "...Pelo menos eu lembro-me de ter aprendido a calcular volumes e áreas no 5º ou 6º ano" não é muito simpático. É como dizer: "O quê, ainda não viste este filme?" ou "O quê, não conheces?", nem todos gostamos, sabemos ou estamos interessados nas mesmas coisas.

O que vale é que já nos encontramos algumas vezes e sei que não és a pessoa que pareces ser quando escreves desta maneira. [smilie=drinks.gif]

Mas prefiro uma resposta torta, do que o desprezo.

nut´s
active user
Mensagens: 1067
Registado: 18 ago 2009, 01:13
Localização: porto
Contacto:

Re: valores de co

Mensagem por nut´s »

Rasteirinho Escreveu:Nuts:

Começa por ver as velas e o ponto de ignição (distribuidor). Isto são as coisas fáceis e básicas de se ver.
Depois avança para o ponto do motor, isto é, o motor está bem comandado?

A partir daqui o diagnóstico começa a complicar, mas não acredito muito...
o motor foi bem afinado no que consta a ponto do motor, e foi re-verificado... a nivel de distribuidor foi afinado com pistola e retificado no mecanico (como nao tenho pistola em casa passei num mecanico e pedi para verificar o ponto .
quase tenho certeza que não será destas 2 coisas pois ja da outra vez( antes de partir) o carro foi afinado e o sintoma de pegar a 3 cilindros mantinha-se.
os palpites que o pessoal me tem dado tem sido:
"avanço do distribuidor que de certa forma não esta bem"
"valvula de pressao de gasolina"
"valvula de retorno de gota"
valvula segundaria de ar----confesso que não sei onde é, nem como se parece
injectores marados---não acredito muito tendo em contra que se sente que trabalham certinho
ou então é algum genero de afinação que está a fazer com que seja inectada gota a mais...mas sinceramente não sei onde...
Imagem
"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

nunoturbo
active user
Mensagens: 966
Registado: 12 ago 2009, 17:06
Localização: Vila Nova de Gaia
Contacto:

Re: valores de co

Mensagem por nunoturbo »

Mas isso não tinha desaparecido com outra centralina?

Avatar do Utilizador
Ricardo M.
active user
Mensagens: 1161
Registado: 24 mai 2009, 12:39
Localização: Fânzeres - Gondomar
Contacto:

Re: valores de co

Mensagem por Ricardo M. »

nut´s Escreveu: o motor foi bem afinado no que consta a ponto do motor, e foi re-verificado... a nivel de distribuidor foi afinado com pistola e retificado no mecanico (como nao tenho pistola em casa passei num mecanico e pedi para verificar o ponto .
quase tenho certeza que não será destas 2 coisas pois ja da outra vez( antes de partir) o carro foi afinado e o sintoma de pegar a 3 cilindros mantinha-se.
os palpites que o pessoal me tem dado tem sido:
"avanço do distribuidor que de certa forma não esta bem"
Avanço do distribuidor e ponto de ignição é a mesma coisa. Se dizes que foi afinado e rectificado começa por exclusão de partes.
nut´s Escreveu:"valvula de pressao de gasolina"
"valvula de retorno de gota"
São a mesma válvula. Fica na régua de injecção e nada como ligar um manómetro para confirmar a pressão.. No entanto, se ela não levou marretada é estranho estar com tanta pressão ao ponto de fazer 30km's com meio deposito. Nada como montar outra e testar.
nut´s Escreveu:valvula segundaria de ar----confesso que não sei onde é, nem como se parece
Isso existe no AE86? Desconheço tal coisa..
nut´s Escreveu:injectores marados---não acredito muito tendo em contra que se sente que trabalham certinho
Se pensares sempre dessa forma vais acabar por não testar nada só por achares que está bom ou por não acreditares que têm problemas..
nut´s Escreveu:ou então é algum genero de afinação que está a fazer com que seja inectada gota a mais...mas sinceramente não sei onde...
Já foi falado em cima que a quantidade de gasolina injectada não é proporcional à posição do sensor TPS porque não se baseia apenas na borboleta. Foi falado também na questão do vácuo/pressão absoluta do colector.. O sensor MAP está bom?...

Mas também agora estou como o Nuno.. Esse problema já não tinha sido resolvido com a troca da ECU? Ou a "nova" poderá ter queimado também?

nut´s
active user
Mensagens: 1067
Registado: 18 ago 2009, 01:13
Localização: porto
Contacto:

Re: valores de co

Mensagem por nut´s »

Ricardo M. Escreveu:Avanço do distribuidor e ponto de ignição é a mesma coisa. Se dizes que foi afinado e rectificado começa por exclusão de partes.[/b]
ok..realmente..lol...
nut´s Escreveu:"valvula de pressao de gasolina"
"valvula de retorno de gota"
Ricardo M. Escreveu:São a mesma válvula. Fica na régua de injecção e nada como ligar um manómetro para confirmar a pressão.. No entanto, se ela não levou marretada é estranho estar com tanta pressão ao ponto de fazer 30km's com meio deposito. Nada como montar outra e testar.[/b]
a regua tem 1 valbulas 1 a beira do tps e a outra no fim da regua junto a corta-fogo e nao levou martelada..

Ricardo M. Escreveu:Isso existe no AE86? Desconheço tal coisa..[/b]
vinha no manual daqui do forum
Ricardo M. Escreveu:Se pensares sempre dessa forma vais acabar por não testar nada só por achares que está bom ou por não acreditares que têm problemas..
certo mas se fosse injectores,era entupir certo? axo que nao iam injectar mais cc de gota certo? disse trabalhar certinho pq ouve-se bem o trabalhar do injector
Ricardo M. Escreveu:Já foi falado em cima que a quantidade de gasolina injectada não é proporcional à posição do sensor TPS porque não se baseia apenas na borboleta. Foi falado também na questão do vácuo/pressão absoluta do colector.. O sensor MAP está bom?...
se o tps estiver desafinado o qual e o sintoma? o sensor map , sinceramente nao tou a ver qual e, mas se é o que mede a temperatura do ar, se for isso nao sei como testar..
Ricardo M. Escreveu:Mas também agora estou como o Nuno.. Esse problema já não tinha sido resolvido com a troca da ECU? Ou a "nova" poderá ter queimado também?
[/quote]

realmente a outra ecu tinha os mesmos sintomas , mas a outra dava stresses na luz ecu\power e acendiame as 2 ao mesmo tempo e tinha luz de diagnostico com erro 1 (sem chante) permanentement acesa
agora não tenho esses problemas...apenas problemas a pegar e gota a mais
Última edição por nut´s em 10 nov 2010, 19:44, editado 3 vezes no total.
Imagem
"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

emanuelae86
Propietários
Mensagens: 1718
Registado: 11 ago 2009, 23:04
Localização: Gondomar
Contacto:

Re: valores de co

Mensagem por emanuelae86 »

Uma experiência que 1 colega meu que teve numa troca de ECU não correu nada bem, ficou com consumos demasiados elevados mas nunca me falou em quantos lts [smilie=blush.gif]

nut´s
active user
Mensagens: 1067
Registado: 18 ago 2009, 01:13
Localização: porto
Contacto:

Re: valores de co

Mensagem por nut´s »

tenho em casa as valbulas sensor de temp de ar, sensores de vacu etc associado ao colector de admiçao e gota...
amanha vou trocar 1 por 1 e ver se resolve alguma coisa.

se não resolver vou ter que pedir 1 ecu fase2 emprestada que esteja em algum carro que nao esteja com nehum problema..
podendo posto aqui os resultados da tentativa e erro de amanha....

desde ja´obrigado pela paciencia e ajuda.

estou mortinho por me fazer a estrada e desfrutar do meu ae.. [smilie=wild.gif]
Imagem
"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 21 visitantes