4A-GZE 170hp Vs. 20v Blacktop 165hp

Fórum técnico para todas as tuas questões e respostas :)
Responder
Slipangle
active user
Mensagens: 635
Registado: 17 nov 2009, 11:07
Localização: Portimão
Contacto:

4A-GZE 170hp Vs. 20v Blacktop 165hp

Mensagem por Slipangle »

Já sei que em termos de cavalagem o GZE tem mais 5, mas qual será melhor nestas situações:

- Preparação semi-pro, tentando tirar o máximo do motor
- Preparação mega-simples, só para extrair mais uns pózinhos.

Pelo que entendo o blacktop é mais "pontudo" e o GZE tem muito do seu torque a meia banda. Ponta pode ser bom para circuitos, mas ter potência intermédia...por outro lado... :S
http://www.autoreverb.com - Loud Automotive Passion

MadAE86
Propietários
Mensagens: 1198
Registado: 24 mai 2009, 14:13
Localização: Évora
Contacto:

Re: 4A-GZE 170hp Vs. 20v Blacktop 165hp

Mensagem por MadAE86 »

O GZE é sobrealimentado por um compressor volumétrico o que possibilita ganhos significativos com investimento menor que no caso do BT. Vais ter sempre mais binário no GZE.
Imagem

Slipangle
active user
Mensagens: 635
Registado: 17 nov 2009, 11:07
Localização: Portimão
Contacto:

Re: 4A-GZE 170hp Vs. 20v Blacktop 165hp

Mensagem por Slipangle »

Mantendo o compressor de origem?
http://www.autoreverb.com - Loud Automotive Passion

MadAE86
Propietários
Mensagens: 1198
Registado: 24 mai 2009, 14:13
Localização: Évora
Contacto:

Re: 4A-GZE 170hp Vs. 20v Blacktop 165hp

Mensagem por MadAE86 »

Não conheço bem o compressor mas admitindo que a ligação à cambota é por polie, basta diminuir o diâmetro da mesma para aumentar a pressão de sobrealimentação.
Imagem

ae86power44
Propietários
Mensagens: 704
Registado: 29 mai 2009, 13:21
Localização: Angra Do Heroismo
Contacto:

Re: 4A-GZE 170hp Vs. 20v Blacktop 165hp

Mensagem por ae86power44 »

o 4agze nao tem 170hp!!!
tem 145
Imagem
Quando for grande vou ser como ele!!!

Slipangle
active user
Mensagens: 635
Registado: 17 nov 2009, 11:07
Localização: Portimão
Contacto:

Re: 4A-GZE 170hp Vs. 20v Blacktop 165hp

Mensagem por Slipangle »

Não tem...por cá, mas a última versão tinham 170cv, supostamente. :)

E alguém sabe como se comporta o compressor em termos de lag?
http://www.autoreverb.com - Loud Automotive Passion

MadAE86
Propietários
Mensagens: 1198
Registado: 24 mai 2009, 14:13
Localização: Évora
Contacto:

Re: 4A-GZE 170hp Vs. 20v Blacktop 165hp

Mensagem por MadAE86 »

Não tem lag!
Imagem

Slipangle
active user
Mensagens: 635
Registado: 17 nov 2009, 11:07
Localização: Portimão
Contacto:

Re: 4A-GZE 170hp Vs. 20v Blacktop 165hp

Mensagem por Slipangle »

Bem me parecia :)

Já agora, 4A-GZE com 168cv = AE101 Sprinter 1991–1995 (Japan only)

Com supercharger também se faz a multiplicação de cilindrada X 1.3/1.6 (no caso de competição)?
http://www.autoreverb.com - Loud Automotive Passion

obi
active user
Mensagens: 103
Registado: 14 ago 2009, 13:46
Localização: S.João da Madeira
Contacto:

Re: 4A-GZE 170hp Vs. 20v Blacktop 165hp

Mensagem por obi »

Slipangle Escreveu:Bem me parecia :)

Já agora, 4A-GZE com 168cv = AE101 Sprinter 1991–1995 (Japan only)

Com supercharger também se faz a multiplicação de cilindrada X 1.3/1.6 (no caso de competição)?
Pelo que sei utiliza-se o mesmo factor de multiplicação. Só não sei se esse motor é homolgado para o AE86.

Quanto a potencia do GZE o fase 1 tem os tais 145 cv e tem sensor MAF, já o fase 2 tem 165 cv e sensor MAP.

Quanto a preparação é tal e qual o que o Mad disse, para aumentares a potencia do GZE é tão simples como diminuir o diâmetro da polie do compressor. Se não me engano a fensport vende dessas polies.

Slipangle
active user
Mensagens: 635
Registado: 17 nov 2009, 11:07
Localização: Portimão
Contacto:

Re: 4A-GZE 170hp Vs. 20v Blacktop 165hp

Mensagem por Slipangle »

Pois, mesma coisa que nos g40's e afins :)

Em VSH não interessa, pena é assim passar para outra classe acima dos 1600cc :|
http://www.autoreverb.com - Loud Automotive Passion

ae86power44
Propietários
Mensagens: 704
Registado: 29 mai 2009, 13:21
Localização: Angra Do Heroismo
Contacto:

Re: 4A-GZE 170hp Vs. 20v Blacktop 165hp

Mensagem por ae86power44 »

BT for life 8)
Imagem
Quando for grande vou ser como ele!!!

so7urno
active user
Mensagens: 366
Registado: 14 ago 2009, 14:43
Contacto:

Re: 4A-GZE 170hp Vs. 20v Blacktop 165hp

Mensagem por so7urno »

depende do que queres fazer com o carro

comparando motores stock se nao precisares de binario o 20v talvez seja mais fiavel que o GZE

o meu gze ja trabalha veio da fensport e pedi logo a polie para dar mais rotaçao ao compressor (neste caso muda-se a polie na cambota pois a polie do compressor tem embraigem electromagnetica e por isso n convem mexer lá)

se nao me enganaram na fensport pedi a ultima versao que é do AE101 de 165\170cv + polie + bomba gasolina com pressao adequada...

nao faço ideia mas em media rotaçao... retundas pequeninas grandes ou medias é smp em 3ª de ladex :D
mas ainda ainda nao experimentei bem o bixo falta umas coisas (linha, colectores, sonda lambda e IC) comçei agora a tratar destas ultimas coisas agora tem de tar pronto ate dezembro para o drift day da DU ... qd conseguir ter isto ok ate la temos de combinar aki uns quantos AE's ir a um banco de ensaio para testarmos todos na mesmas condiçoes e tirar conclusões :)
O meu 2portas ja foi :'(
que o novo dono trate bem dele ♥

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 28 visitantes