Valores de Alinhamento

Fórum técnico para todas as tuas questões e respostas :)
Responder
jae86
active user
Mensagens: 1188
Registado: 16 set 2009, 21:01
Localização: Vila Real
Contacto:

Valores de Alinhamento

Mensagem por jae86 »

Boas a todos;
Aos entendidos; quais os valores de alinhamento para o eixo dianteiro que privilegiem performance em curva?

Câmber
Convergência/Divergência
Cáster

Abraços

86Pilot
Site Admin
Mensagens: 748
Registado: 19 ago 2009, 23:04
Localização: Lake District, UK / VNGaia, PT
Contacto:

Mensagem por 86Pilot »

Como em quase tudo, depende da suspensao que tiveres no carro, dos pneus e do tipo de conducao que pretendes.

E vai um bocado de ver aquilo que se adapta mais ao teu estilo de conducao, embora as vezes isso nao signifique que seja mais eficaz.

Camber deve ser sempre um pouco negativo.
O "quanto" depende da rigidez lateral dos teus pneus, do adornar do teu carro, da temperatura a que usas os pneus, etc.
Diria que -1, -1.5 para comecar. Depois dai, vais vendo.

Caster, tenho o meu com 3 graus, e caso tenhas o carro um pouco mais baixo que origem, vais ver que tens sempre de puxar a base da suspensao para a frente, caso contrario o pneu toca na parte de tras da cava.
A suspensao acaba por trabalhar melhor em travagem e entrada de curva, autocorrige mais facilmente e tens mais ganho de camber em curva tambem.

Quanto ah convergencia ha muitas teorias.
Entre FWDs e RWDs os principios de afinacao acabam por ser diferentes.
Na minha maneira de ver as coisas, um pouco de divergencia vai provocar mais aderecencia na frente, proncipalmente em curvas a velocidade media/baixa.

Num exemplo "rapido", ao curvares ah esquerda o carregamento da suspensao da frente (que ate ai estava iguamente distribuido pelos dois pneus) vai ficar em desequilibrio.
Quanto mais rigida a suspensao for, menos o carro vai adornar e mais peso vai passar para o pneu exterior (neste caso o direito).
Para o carro fazer a curva os pneus teem de gerar forca lateral para contrariar a aceleracao centrifuga do carro. Essa forca eh gerada em cada pneu e depende principalmente do carregamento vertical no pneu e do angulo de de escorregamento (ou "slip angle", que ate eh o nick do algarvio ).
Esse angulo eh a diferenca entre a direccao da roda e a direccao em que a roda realmente se desloca.

Ao dar-mos mais divergencia, a roda esquerda vai estar ja mais virada do que estaria se nao estivesse divergente, logo, tem ja um angulo de escorregamento maior do que a roda direita.
Ora isso ajuda a equilibrar o facto de ter menos carregamento que a roda direita, e visto que a forca lateral que precisamos eh funcao destas duas grandezas, vamos conseguir reduzir a diferenca de aderencia entre as duas rodas, o que aumenta a aderencia do eixo.


O facto de o carregamento passar para a roda de fora, nao significa que o que se perde em aderencia na roda de dentro se va ganhar na de fora.

O ideal era que esses carregamentos nunca se alterassem.
No fundo, todo o objectivo da suspensao eh esse mesmo, o de tentar minimizar a variacao de carregamento em cada roda.


Mas... teorias... :P
Imagem

jae86
active user
Mensagens: 1188
Registado: 16 set 2009, 21:01
Localização: Vila Real
Contacto:

Mensagem por jae86 »

Obrigado pela explicação.

Curiosamente focas-te a tua atenção na parte em que tenho mais dúvidas, que é a convergência; deixo aqui um apanhado dos componentes da minha suspensão:

Molas Eibach pro kit ( -2,5 cm);
Camberplates da T3;
Amortecedores Koni Sport Reguláveis (a 3/4 de dureza);
Barra AA;
Pneus Yokohama C-Drive 195/50 R15;
Não tenho NCRCA;
Casquilhos dos braços e das barras estabilizadora originais.

Se me pudessem dar um valor aceitável era bom, senão tentativa e erro são aos 20 € de cada vez :oops:

O carro vai ser o meu carro de dia a dia (faço muito poucos km) e para uns TD esporádicos. O facto de ficar a gastar mal o pneu para mim não é muito relevante pelos poucos km que faço.

Em relação ao cáster, vou ter que rasgar as torres de suspensão :?:

Desde já obrigado.
Última edição por jae86 em 07 mar 2010, 12:28, editado 2 vezes no total.

86Pilot
Site Admin
Mensagens: 748
Registado: 19 ago 2009, 23:04
Localização: Lake District, UK / VNGaia, PT
Contacto:

Mensagem por 86Pilot »

Joao, o caster afinas normalmente. Nao eh preciso andar a rasgar nada :P

Quanto ao camber, se nao tens camber plates nao da para afinares.

Divergencia dir-te-ia 0.1 graus. (Toe-out portanto)

Mas espera que mais pessoal venha opinar e assim ja vais como uma ideia mais formada.
Imagem

jae86
active user
Mensagens: 1188
Registado: 16 set 2009, 21:01
Localização: Vila Real
Contacto:

Mensagem por jae86 »

86Pilot Escreveu:Joao, o caster afinas normalmente. Nao eh preciso andar a rasgar nada :P
Luis, não ligues :roll:
Estava a pensar em cima, quando os nosso AE têm braço com afinação em baixo :oops:
Camberplates, comprei ao Senna; lindas!

Pronto, assim para começar temos:

Câmber: -1.5º
Divergência: 0.1º
Cáster: 3º

Penso ser informação útil aqui para o pessoal.
Nem vos passa pela cabeça quando mostrei aqui em Vila Real as camberplates numa das casas mais conceituadas onde se fazem alinhamentos e nem sequer sabiam o que era :shock:

Abraços

86Pilot
Site Admin
Mensagens: 748
Registado: 19 ago 2009, 23:04
Localização: Lake District, UK / VNGaia, PT
Contacto:

Mensagem por 86Pilot »

Deixa la...

Ja me quiseram afinar o camber nas contraporcas da barra AA.
Assim a modos que uma afinacao permanente ah base de empeno.
:P
Imagem

jae86
active user
Mensagens: 1188
Registado: 16 set 2009, 21:01
Localização: Vila Real
Contacto:

Mensagem por jae86 »

86Pilot Escreveu:Ja me quiseram afinar o camber nas contraporcas da barra AA.
Assim a modos que uma afinacao permanente ah base de empeno.
:P
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

E eu que pensava que era tótó, ele á com cada um...

MadAE86
Propietários
Mensagens: 1198
Registado: 24 mai 2009, 14:13
Localização: Évora
Contacto:

Mensagem por MadAE86 »

João, com essas dicas à "pró", vai-te parecer um carro novo! :wink:
Imagem

jae86
active user
Mensagens: 1188
Registado: 16 set 2009, 21:01
Localização: Vila Real
Contacto:

Mensagem por jae86 »

MadAE86 Escreveu:João, com essas dicas à "pró", vai-te parecer um carro novo! :wink:
Verdadeiro alinhamento a patrão, obrigado Luis 8)

BrunoQuintino
active user
Mensagens: 58
Registado: 08 set 2009, 22:40
Localização: Lisboa, Alvalade
Contacto:

Mensagem por BrunoQuintino »

Só um pequeno promenor. Da divergencia ser 0 ou 0.1 nao faz diferença nenhuma, pq até pode ser o erro da maquina de alinhamento. abraço

obi
active user
Mensagens: 103
Registado: 14 ago 2009, 13:46
Localização: S.João da Madeira
Contacto:

Mensagem por obi »

Bem eu até estou com receio de contrariar o Luís e dizer alguma barbaridade... Mas na verdade, e depois de experimentar imensos alinhamentos a nível de convergência/divergência acabei por ficar com 10min fechado (~1 mm)

Sempre que andei com afinações divergentes, o carro realmente fugia um bocadinho menos de frente na entrada de curva, mas a direcção recuperava muito mais lentamente, curvas rápidas saía muito de frente e a saída de curva não era tão eficaz...

No entanto o setup que tenho montado é:

- Amortecedores Koni Special
- Molas originais

Os valores que tenho são:

Camber: -0,5 (não tenho afinação)
Convergência : -10min (~1mm)
Caster: +2,8 (era o máximo que conseguia...)

|BUDA|
active user
Mensagens: 1180
Registado: 21 ago 2009, 01:03
Contacto:

Mensagem por |BUDA| »

eu acho que 1º teem de encontrar uma maquina que tenha o ae86 na base de dados e depois brincar a partir dai.

ate a data o meu carro é afinado como sendo um AE92 e tem

camber -2
caster no fundo nao da mais e nao me lembro do valor
e a conver tambem nao me lembro.

desde que o volante gire e a frente se mantenha no chão está muito bom para mim

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 30 visitantes