[Duvida/Opiniões] - Amortecedores

Fórum técnico para todas as tuas questões e respostas :)
Responder
obi
active user
Mensagens: 103
Registado: 14 ago 2009, 13:46
Localização: S.João da Madeira
Contacto:

[Duvida/Opiniões] - Amortecedores

Mensagem por obi »

Bem neste momento ando com algumas duvidas quanto ao setup de suspensão pelo qual vou optar e para tal gostava da vossa opinião.

Vou converter a suspensão da frente em coilover e utilizar molas da Eibach (ERS) na casa dos 60N/mm, para trás tenciono utilizar umas molas TRD de 47N/mm.

O meu problema neste momento prende-se com os amortecedores a utilizar.

Tenho um possível bom negocio de uns Tokico HTS102, só estou com medo que sejam demasiado duros e não permitam uma utilização em estrada no dia a dia. Se fosse possível darem-me uma ideia da amplitude da dureza destes amortecedores (conforme a afinação), era excelente!

E claro não excluo outras opções como os AGX, mas temo que estes sejam ainda mais duros do que os Tokico, pelo menos os de trás.

O que têm a dizer?

apardal
Site Admin
Mensagens: 632
Registado: 12 ago 2009, 17:13
Contacto:

Mensagem por apardal »

O Luís AE86Pilot poderá dizer-te com mais certeza pois esse é o setup que ele tem.

Eu com coilovers de 8/6 acho que o carro é bastante rijo, mas também já houve quem me dissesse que até era suportável. Depende do uso que cada um lhe dá e dos seus parâmetros de conforto.

Cumprimentos

obi
active user
Mensagens: 103
Registado: 14 ago 2009, 13:46
Localização: S.João da Madeira
Contacto:

Mensagem por obi »

apardal Escreveu:O Luís AE86Pilot poderá dizer-te com mais certeza pois esse é o setup que ele tem.

Eu com coilovers de 8/6 acho que o carro é bastante rijo, mas também já houve quem me dissesse que até era suportável. Depende do uso que cada um lhe dá e dos seus parâmetros de conforto.

Cumprimentos
Sim eu entendo que depende do uso e do que cada um considera duro ou não.

Mas consideras o teu impossível de andar no dia-a-dia? Em estrada de paralelo fica impossivel (quase ao ponto de estragar...)?

Pois a opinião do Luís era excelente, vamos ver se ele se pronuncia. :lol:

Obrigado!

apardal
Site Admin
Mensagens: 632
Registado: 12 ago 2009, 17:13
Contacto:

Mensagem por apardal »

Eu acho que até nem é estupidamente rijo.

Se quiseres no encontro dás uma volta comigo e ficas a perceber.

ae86power44
Propietários
Mensagens: 704
Registado: 29 mai 2009, 13:21
Localização: Angra Do Heroismo
Contacto:

Mensagem por ae86power44 »

dar uma volta contigo!!!!

nem para deixares ele andar no carro no lado do condutor!!!!!!!

:roll: :roll: :roll: 8)
Imagem
Quando for grande vou ser como ele!!!

jnr
active user
Mensagens: 71
Registado: 13 ago 2009, 11:33
Localização: Tomar
Contacto:

Mensagem por jnr »

Tb tou a pensar em que set up quero por. O meu amigo crgod falou me em molas de APEX e amortecdores KONI. Po uso que dou ao carro e capaz de ser uma boa opçao as estradas aqui em Tomar nao sao muito indicados para carros muito rijos. alguem sabe um sitio bom onde posso arranjar es material?

gon
Site Admin
Mensagens: 571
Registado: 30 abr 2009, 13:31
Contacto:

Mensagem por gon »

koni he rijo .....

Biqjunior
active user
Mensagens: 35
Registado: 24 mai 2009, 11:23
Localização: Portugal,Coimbra
Contacto:

Mensagem por Biqjunior »

jnr Escreveu:Tb tou a pensar em que set up quero por. O meu amigo crgod falou me em molas de APEX e amortecdores KONI. Po uso que dou ao carro e capaz de ser uma boa opçao as estradas aqui em Tomar nao sao muito indicados para carros muito rijos. alguem sabe um sitio bom onde posso arranjar es material?

Para as apex recomendo-te http://www.europecas.pt/main.php?id=24

As minhas custaram 150euros com portes incluidos....

Avatar do Utilizador
isac
Site Admin
Mensagens: 2494
Registado: 24 mai 2009, 11:59
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Mensagem por isac »

apardal Escreveu:Eu acho que até nem é estupidamente rijo.

Se quiseres no encontro dás uma volta comigo e ficas a perceber.
Pardal, no paralelo não há hipotese, treme tudo. Uma versão mais soft é que era. Talvez quando estas começarem a ceder, se procurem umas cargas do mesmo tamanho e molas mais levinhas. Por agora só mesmo a combinação minima de 6/6kg como tenho no meu e segundo se consta devia ser mais peso à frente, mas eu, não sinto nada, sinto tudo :D

obi
active user
Mensagens: 103
Registado: 14 ago 2009, 13:46
Localização: S.João da Madeira
Contacto:

Mensagem por obi »

apardal Escreveu:Eu acho que até nem é estupidamente rijo.

Se quiseres no encontro dás uma volta comigo e ficas a perceber.
Eu aceito a voltinha ao teu lado, nem que seja para sentir esse carrão! eheh :P

Eu neste momento tenho koni e não acho que seja estupidamente duro.
Acho é que a nível de comportamento deixa um pouco a desejar...

emanuelae86
Propietários
Mensagens: 1718
Registado: 11 ago 2009, 23:04
Localização: Gondomar
Contacto:

Mensagem por emanuelae86 »

obi Escreveu:
apardal Escreveu:Eu acho que até nem é estupidamente rijo.

Se quiseres no encontro dás uma volta comigo e ficas a perceber.
Eu aceito a voltinha ao teu lado, nem que seja para sentir esse carrão! eheh :P

Eu neste momento tenho koni e não acho que seja estupidamente duro.
Acho é que a nível de comportamento deixa um pouco a desejar...


Miguel, se tiveres os Koni Soport amarelos bem afinados com revisão em dia não devias de estar assim tão insatisfeito ou também queres entrar na moda dos coilover para uso diário ? não me parece boa solução é só minha opnião.

Abraço,

86Pilot
Site Admin
Mensagens: 748
Registado: 19 ago 2009, 23:04
Localização: Lake District, UK / VNGaia, PT
Contacto:

Mensagem por 86Pilot »

Tenho andado ausente do meio internetico e so agora deparei com este topico.

o setup que tenho eh identico mas com 80N.mm ah frente e 65N.mm atras. Eibach e Swift respectivamente

Esta mais duro do que antes, obviamente mas o maortecimento esta muito bom. Estou com os amortecedores regulados para rijo, a cerca de 80% ah frente e 70% atras, mas sinceramente mal tempo tive para andar a ver isso como deve ser. So com umas voltas em pista eh que vai dar para tirar conclusoes a serio.
Ate ver ficou muito bom.

Paralelos esquece :p
A minha rua eh de paralelos e eh fazer os 300m ate ao asfalto em 1a a 10km/h. As juntas esfericas nao ajudam mas as molas sao o motivo principal sem duvida.

Cumprimentos

|BUDA|
active user
Mensagens: 1180
Registado: 21 ago 2009, 01:03
Contacto:

Mensagem por |BUDA| »

obi andaste no meu carro com molas 8/6 e com os coils no meio da afinaçao

so7urno
active user
Mensagens: 366
Registado: 14 ago 2009, 14:43
Contacto:

Mensagem por so7urno »

tinha koni sport a 50%50% com molas desconhecidas (algo estilo apex) - 4cm
mudei para coilovers da ksport...

e tipo os ksport k sao bem duros mesmo assm comparativamente sao altamente confortaveis comparado com coilovers XD

se queres driftar e\ou atirar o carro de um lado po outro com resposta imediata coilovers é o melhor para nao adornar o carro... mas esquece o conforto (ate ja fiz algumas viagens mas para o dia a dia esquece só tas a moer a ti e ao carro)
se nao queres driftar e por outro lado queres grip e umas serras smp a fundo... mesmo ignorando o conforto neem aconselho os coil's pois nas nossas estradas irregulares possivelmente é pior a emenda que o soneto pois ate perdes tracçao e segurança...
O meu 2portas ja foi :'(
que o novo dono trate bem dele ♥

86Pilot
Site Admin
Mensagens: 748
Registado: 19 ago 2009, 23:04
Localização: Lake District, UK / VNGaia, PT
Contacto:

Mensagem por 86Pilot »

Nao esquecer que coilovers nao sao sinonimo de suspensao rija nem de suspensao rija e seca.

Podem muito bem fazer um coilover com uma mola 20N.mm e se obedecer ao layout tipico de coilover, nao deixa de o ser.

E caso se usem molas rijas, os amortecedores estao la para maximizar o contacto do pneu com a estrada, por isso o carro nao fica necessariamente saltitao.

obi
active user
Mensagens: 103
Registado: 14 ago 2009, 13:46
Localização: S.João da Madeira
Contacto:

Mensagem por obi »

|BUDA| Escreveu:obi andaste no meu carro com molas 8/6 e com os coils no meio da afinaçao
Sim experimentei o teu e surpreendeu-me pela positiva, não está assim tão duro e tem um bom comportamento.
86pilot Escreveu:Tenho andado ausente do meio internetico e so agora deparei com este topico.

o setup que tenho eh identico mas com 80N.mm ah frente e 65N.mm atras. Eibach e Swift respectivamente

Esta mais duro do que antes, obviamente mas o maortecimento esta muito bom. Estou com os amortecedores regulados para rijo, a cerca de 80% ah frente e 70% atras, mas sinceramente mal tempo tive para andar a ver isso como deve ser. So com umas voltas em pista eh que vai dar para tirar conclusoes a serio.
Ate ver ficou muito bom.

Paralelos esquece :p
A minha rua eh de paralelos e eh fazer os 300m ate ao asfalto em 1a a 10km/h. As juntas esfericas nao ajudam mas as molas sao o motivo principal sem duvida.

Cumprimentos
Obrigado pelo feedback Luís.
Entretanto já tenho as molas, comprei molas para a frente de coilover de 80N/mm (TRD) e de 60N/mm (Eibach) e para tras molas de 60N/mm e de 47N/mm (ambas da TRD) e destes dois setup's vou escolher o melhor.

Quanto aos amortecedores é que ainda não decidi, possivelmente vou mandar modificar uns para o curso e pressões que pretendo.

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 33 visitantes