[DUVIDA] Cuidados a ter com AE86?

Fórum técnico para todas as tuas questões e respostas :)
Responder
Avatar do Utilizador
pack
active user
Mensagens: 3054
Registado: 31 jan 2010, 14:34
Localização: Top of the world!
Contacto:

[DUVIDA] Cuidados a ter com AE86?

Mensagem por pack »

Boa noite a todos, aqui está a razão pela qual eu me registei neste vosso forum... Vi um AE86 a venda, está num tópico na secção de vendas por 5500€ em Lisboa, na minha busca por um Corolla E11 G6, e de facto não me parece mau pelas fotos.

O que quero saber, e isto para futuros curiosos, é o seguinte. Quais são os cuidados a ter na compra de um AE? Passo a explicar, quando olhamos para um modelo destes mais antigo, quais são normalmente os seus pontos fracos? E de mecânica quais as zonas ou problemas a reparar? Falo de carros como este que a partida estão em condições normais e a rolar na estrada sem problemas de maior.

Cumps

|BUDA|
active user
Mensagens: 1180
Registado: 21 ago 2009, 01:03
Contacto:

Mensagem por |BUDA| »

um ae86 requer uma relaçao de amor/odio entre o dono e o carro :lol:

MadAE86
Propietários
Mensagens: 1198
Registado: 24 mai 2009, 14:13
Localização: Évora
Contacto:

Mensagem por MadAE86 »

pack, como deves imaginar isso dá pano para mangas. De qualquer das maneiras e tentando abreviar, estamos a falar dum carro com mais de 20 anos. Tens que ter muita atenção à carroçaria. Mala, lugar do pneu suplente, base das portas, cavas das rodas...A mecânica é forte. A cambota será o ponto mais fraco. Se houve manutenção dos bronzes, menos mal. Atenção à caixa de velocidades. Vê se as mudanças engrenam com suavidade. A reparação pode ser cara.

Fico-me por aqui. Mais respostas a este post virão e ficarás mais esclarecido. Há aqui pessoas que desmancharão ao parafuso e conhecem tudo de olhos fechados.

Ainda assim não posso deixar de te dizer que quanto melhor estiver o carro, menos gastas. E neste momento tens um aqui no fórum à venda em muito bom estado. Na minha opinião, mais vale juntares uns trocos e fazeres o esforço.

Espero ter ajudado!

Boa sorte :wink:
Imagem

jae86
active user
Mensagens: 1188
Registado: 16 set 2009, 21:01
Localização: Vila Real
Contacto:

Mensagem por jae86 »

Ui ui, a lista é tão grande...

O problema nestes carros é que na sua vida até a data foram (pode haver excepções) muito abusados.

Chassis ver indícios de toques graves (embaladeiras, charriot, braços de suspensão, pontos de ferrugem, etc).
Mecânica, o ponto fraco do motor é a cambota (ver se tem ruído tipo bater) controlar circuito de água e ver se tem indícios de mistura com óleo.

Alguém que continue :wink:

Avatar do Utilizador
pack
active user
Mensagens: 3054
Registado: 31 jan 2010, 14:34
Localização: Top of the world!
Contacto:

Mensagem por pack »

Um muito obrigado a vocês pelas respostas! Eu sei que este assunto tem mais que pano para mangas.... Mas na compra de um, além dos cuidados mais que normais com a chapa e refiro-me a indícios de batidas e podres, o que mais me atormenta é saber por ex. se existe algum defeito "típico" nestes carros.

Parece que são máquinas de guerra e ainda bem! =)
Espero mais umas repostas ;)

Avatar do Utilizador
isac
Site Admin
Mensagens: 2494
Registado: 24 mai 2009, 11:59
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Mensagem por isac »

O defeito era ser tão bom para curtir que a maioria deles foram parar às sucatas todos rebentados e vendidos às peças. :ironic_mode_on:

"... o defeito típico" pelo menos um, é que as peças estão a desaparecer das prateleiras, ópticas por exemplo entre outras e chapa apodrecer com facilidade. E é caro, tudo caro... :wink:

Avatar do Utilizador
RSAE86
Propietários
Mensagens: 619
Registado: 13 ago 2009, 09:07
Contacto:

Mensagem por RSAE86 »

Para se ter um AE86 alem de paixao dedicaçao e muita muita paciencia, uma carteira bem recheada é a soluçao mais viavel :D
Roque Silva

Peso da Régua Cidade Internacional do Vinho e da Vinha
Douro Vinhateiro Patrimonio da Humanidade

Imagem

jae86
active user
Mensagens: 1188
Registado: 16 set 2009, 21:01
Localização: Vila Real
Contacto:

Mensagem por jae86 »

RSAE86 Escreveu:Para se ter um AE86 alem de paixao dedicaçao e muita muita paciencia, uma carteira bem recheada é a soluçao mais viavel :D
Está tudo dito e numa unica frase :lol:

Avatar do Utilizador
RT
Propietários
Mensagens: 1943
Registado: 24 mai 2009, 15:13
Localização: Terceira - Açores
Contacto:

Mensagem por RT »

Ora bem realmente isto dá cá uma bíblia... :lol:

Chapa:

Junto ou por baixo das abas dos guarda-lamas
Zona do pneu suplente
Porta da mala (por baixo do spoiler e das borrachas do vidro)
Enfim no geral debaixo de todos os vidros pode ter ferrugem
Confirmar se as linhas estão direitas (capot, guarda-lamas, faróis alinhados).
Procurar por indícios de acidentes, ver por baixo para procurar indícios de "rallyes" (o meu não tem cara de ter dado pancadas de frente, mas o chassiz por baixo está todo esfolado e estava roto de muitos rallys)

Mecânica:

Cambota, capas e bronzes
A caixa, é como já disseram
Confirma se o diferencial não faz ruídos ou estralos...

Interior:

Caso os estofos sejam de origem, compara o estado dos mesmos com a kilometragem. Às vezes aparecem aí uns com menos de 100 000 km e estão todos velhos, o que pode querer dizer que os km's foram sabotados. Confirmar também desgaste da moca das velocidades e pedais.

Outros:

Comparar a data com o material que o carro tem. Ou seja, se o carro for de 84 por exemplo e tiver uma frente Fase 2, por alguma razão foi trocada. Ou sendo ele de 87 e tendo uma frente Fase 1... O mesmo para os interiores.

Epá enfim bla bla bla :) É ver também se o estado geral do carro está bom para o valor pedido...

O meu por exemplo foi comprado com muitos dos problemas ditos acima: ferrugem nas zonas referidas, motor a bater... Mas indícios de pancadas não tem, nem interior velho. Acho que está muito bom para os seus 125 000. E ao preço que foi, foi quase dado.

Espero ter ajudado.
Imagem
| AE86 | XSI | IS200 |

Avatar do Utilizador
pack
active user
Mensagens: 3054
Registado: 31 jan 2010, 14:34
Localização: Top of the world!
Contacto:

Mensagem por pack »

Bastante! Estou mesmo inclinado a dar uma aventura pelos AE's... Mas tenho de repensar a coisa :P

Obrigado!

Avatar do Utilizador
RT
Propietários
Mensagens: 1943
Registado: 24 mai 2009, 15:13
Localização: Terceira - Açores
Contacto:

Mensagem por RT »

A aventura sai cara, é verdade, mas no entanto um restauro a um exemplar como estes ou semelhante, torna-se muito divertido e interessante. Quer dizer, ver o dinheiro fugir por entre os dedos não tem piada :lol: Mas depois de ter o carro pronto (e enquanto não chatear), nem sequer penso no que gastei... 8)

Já lá vão mais de 700 (+ um zero) e ainda nem pintado está hehe.
Imagem
| AE86 | XSI | IS200 |

nut´s
active user
Mensagens: 1067
Registado: 18 ago 2009, 01:13
Localização: porto
Contacto:

Mensagem por nut´s »

no meu caso depois de tantos ae´s escolher, acabei por não ficar com o melhor negócio que existia no mercado...mas, acabei por comprar 1 fase2 de 85 por 5000€ com 112mil km, tenho-o pintado ( mal pintado,mas esta pintado), minimamente restaurado.
na parteleira para lhe meter tenho:
lsd kaaz novo
jantes troféu em 13
motor para fazer swap..com toda a cablagem ecu etc..só falta embraiagem em cobre................................ (top secret 8) )

no bicho já mora:
embraiagem em kevlar
calços
radiador
sistema para monitorizar a temp da água e controlar a ventoinha
alarme com fecho central
e muito trabalhinho e horas investidas

no entanto, fui eu que fiz a maior parte do trabalho, porque se tirarmos o preço inicial do carro (5mil) na realidade, contando o que gastei nele, em molinhas, parafusos, tubinhos, fiozinhus, e outras coisinhas,
e estou a falar em todas as peças extra que tenho para o ae incluidas, não ficou muito caro.

porém, ESPERO, não ultrapassar os 15mil € com o carro pronto (finalizado).

mas pessoalmente penso que, cada dono tem a sua panca pelo seu carro..
(NÃO DESFAZENDO NINGUÉM)
partimos pelo principio que compramos 1 ae em bom estado, pouco há a fazer..se não nos importarmos com 1 carro já desgastado, com pintura fixe e não nova, é 1 óptimo carro para conduzir e satisfazer a alma..
no entanto se formos 1 bocadinho mais cuidados, vamos querer fazer 1 pintura, ver se tem podres, reparar umas coisinhas nos interiores..bla bla coisinhas mínimas, penso que por aqui não é grande investimento de dinheiro...
depois começamos a entrar na loucura... 8) , desmontar para modificar e melhorar.. já que se está com "a mão na massa" fazer uma coisinha qualquer na estética.. equipar material de competição para altos desempenhos, que a nível de cavalagem, quer a nível de prestação em pista.... aqui vamos gastar muito dinheiro...



mas onde se gasta rios de dinheiro é , desmontar tudo, restaurar tudo, modificar e fazer upgrade em quase tudo, no entanto, esta será a melhor solução,,,,para quem pud€€€r claro, pois fica-se com 1 carro NOVO.

para acabar com o testamento.... NO ACTO DE COMPRA só existem 3 tipos de negócios(a nível monetário), os maus (quando o carro não compensa a recomendação)
os bons (quando o carro não necessita de muita atenção e o preço e bom)


e o que se encaixa perfeitamente no projecto que temos em mente para ele..
Imagem
"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

Avatar do Utilizador
pack
active user
Mensagens: 3054
Registado: 31 jan 2010, 14:34
Localização: Top of the world!
Contacto:

Mensagem por pack »

Eu vou ser honesto. E recém licenciado, quase quase, estou prestes a entrar para o mercado de trabalho, e o carro que quero conduzir é mesmo o AE. Seja ele qual for, desde que ande e não esteja a cair de podre... Depois quero mete-lo completamente stock. E quero ficar com ele até morrer! :twisted:

Bom, obrigado pelas ajudas, darei noticias assim que me aventurar... Seja com o E11 G6 ou com o AE :P

Cumps

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 30 visitantes