[Dúvida] Pistons e cilindrada

Fórum técnico para todas as tuas questões e respostas :)
Responder
Slipangle
active user
Mensagens: 635
Registado: 17 nov 2009, 11:07
Localização: Portimão
Contacto:

[Dúvida] Pistons e cilindrada

Mensagem por Slipangle »

Ora deixem cá ver se eu entendi bem: pistons com overbore de .020 acrescentam 5cc ao motor, o que significa que se for .040 acrescentam 10cc fazendo com que a cilindrada total passe para 1597cc, né?

O que mais influencia a cilindrada? (coisas que são comuns alterar)

Pergunto isto pq não quero exceder os 1600cc quando comprar pistons para o 4AG (nunca se sabe que caminho isto vai tomar eheh).
http://www.autoreverb.com - Loud Automotive Passion

Rasteirinho
Site Admin
Mensagens: 953
Registado: 15 ago 2009, 15:40
Localização: V. N. Gaia
Contacto:

Mensagem por Rasteirinho »

O 4AGE tem de origem um curso de 77mm e um diametro de 81mm.
Isto totaliza uma cilindrada de 1587 cm^3.

Ao rectificares para 0.020", que equivale a 0,5m, vais passar o diâmetro para 81,5mm.
Ficas com uma cilindrada de 1607 cm^3 e a taxa de compressão sobe uma décima.

Ao rectificares para 0.040", que equivale a 1,0m, vais passar o diâmetro para 82 mm.
Ficas com uma cilindrada de 1627 cm^3 e a taxa de compressão sobe duas décimas.

O que influencia a cilindrada é o diâmetro dos cilindros e o curso do pistão, sendo que o 2º é mais díficil e caro de modificar do que o 1º.

Se não queres aumentar a cilindrada acima de 1600, tens de te manter com os pistões de 81mm...
Imagem

Slipangle
active user
Mensagens: 635
Registado: 17 nov 2009, 11:07
Localização: Portimão
Contacto:

Mensagem por Slipangle »

Acho que com 81,25mm não ultrapassa os 1600cc, mas já nao me lembro onde vi isso :D

É que se mais tarde quiser fazer slaloms ou 1 ou 2 ralis, n me apetece estar na mesma classe que os Cosworths e afins :P
http://www.autoreverb.com - Loud Automotive Passion

Rasteirinho
Site Admin
Mensagens: 953
Registado: 15 ago 2009, 15:40
Localização: V. N. Gaia
Contacto:

Mensagem por Rasteirinho »

Com 81,25 mm não ultrapassa... Ficas com 1597cm^3... Mas isso não é 0.020", é 0.010"...

Mas arranjas pistões de 81,25mm?
Imagem

p.samuell
Propietários
Mensagens: 482
Registado: 24 ago 2009, 22:24
Localização: Moimenta da Beira, Viseu
Contacto:

Mensagem por p.samuell »

tava a achar estranho nao kereres ultrapassar os 1600cc... mas ja percebi... não metas o AE nessas vidas... lol...

Avatar do Utilizador
isac
Site Admin
Mensagens: 2494
Registado: 24 mai 2009, 11:59
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Mensagem por isac »

Mas arranjas pistões de 81,25mm?
81.25 só conheço os TODA e aumentam bastante a compressão. MAS, JE Pistons faz por encomenda e à medida.

Este são para o 4AGE e também devem aumentar bastante a compressão.

Imagem

Avatar do Utilizador
RT
Propietários
Mensagens: 1943
Registado: 24 mai 2009, 15:13
Localização: Terceira - Açores
Contacto:

Mensagem por RT »

p.samuell Escreveu:tava a achar estranho nao kereres ultrapassar os 1600cc... mas ja percebi... não metas o AE nessas vidas... lol...
x2 looool :P
Imagem
| AE86 | XSI | IS200 |

Slipangle
active user
Mensagens: 635
Registado: 17 nov 2009, 11:07
Localização: Portimão
Contacto:

Mensagem por Slipangle »

Ia jurar que tinha visto da Wiseco, mas se calhar foi só mesmo os da TODA :?
Edit: A Escort Racing tb os faz, mas não sao forjados.

Entao... no comprimir é que está o ganho! 8)

Agora que isto está esclarecido, mais vale comprar um silvertop (ou um blacktop, mas este ainda tem homologação).

Eu estou a tentar manter todas as opções em aberto, para não estar a comprar uma coisa e depois eventualmente ter de comprar outra. :)
http://www.autoreverb.com - Loud Automotive Passion

Rasteirinho
Site Admin
Mensagens: 953
Registado: 15 ago 2009, 15:40
Localização: V. N. Gaia
Contacto:

Mensagem por Rasteirinho »

A Wiseco faz por medida... Ainda a semana passada recebi um jogo de pistões para um motor 2T-G feitos por medida...

Custaram 200€ mais...
Imagem

Slipangle
active user
Mensagens: 635
Registado: 17 nov 2009, 11:07
Localização: Portimão
Contacto:

Mensagem por Slipangle »

Ah então foi isso!
Ora se os Wiseco se andam a vender por cerca de $500, isso significa que custariam por volta de 600€. Ou seja, quase 200€ mais baratos que os TODA.
http://www.autoreverb.com - Loud Automotive Passion

Avatar do Utilizador
isac
Site Admin
Mensagens: 2494
Registado: 24 mai 2009, 11:59
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Mensagem por isac »

São mais baratos mas não são melhores devido ao design que propicia à detonação...
Entao... no comprimir é que está o ganho!
E, no lift das árvores de cames, quanto mais melhor.

|BUDA|
active user
Mensagens: 1180
Registado: 21 ago 2009, 01:03
Contacto:

Mensagem por |BUDA| »

entao e nao ha nimguem a brincar com cursos mudificados e pistons mais curtos ?

tipo motor super^2 tipo 82x82 :P

Stroker kit???

gon
Site Admin
Mensagens: 571
Registado: 30 abr 2009, 13:31
Contacto:

Mensagem por gon »

ha umas modificações para 1.8 usando a cambota do motor 7A-FE.
No entanto a cambota não he tão boa como a do 4age e a malta não aconselha a passares das 7500RPM com essa cambota....

No entanto para quem vai "comprimir" pode ser uma excelente opção.

O meu mx5 he 1840cc e nota-se bem a diferença de cilindrada para o 4age ....

http://www.club4ag.com/faq_and_tech_pages/5A&7A.htm

club4ag is your friend :)

|BUDA|
active user
Mensagens: 1180
Registado: 21 ago 2009, 01:03
Contacto:

Mensagem por |BUDA| »

hehe tive a ler esse site ontem

andre_costa
active user
Mensagens: 209
Registado: 03 set 2009, 12:52
Contacto:

Mensagem por andre_costa »

Ha tambem um kit 5ag da hks que fica com 1700cc, mais coisa menos coisa,
no entanto ja nao e comercializado.
Esta cambota usada ronda entre os 800 e os 1200 euros, pelos preços que tenho encontrado quando se encontram...nao se veem por ai muitas.

djballs
Propietários
Mensagens: 853
Registado: 12 ago 2009, 18:18
Contacto:

Mensagem por djballs »

só assim em termos de conversa , isso é de parvinhos que nao sabem que fazer ao guito , muito sinceramente ....... com menos dinheiro montas um blacktop ou mesmo o motor do supra, s2000 etcc.......

Slipangle
active user
Mensagens: 635
Registado: 17 nov 2009, 11:07
Localização: Portimão
Contacto:

Mensagem por Slipangle »

Pois tenho a mesma opinião, para gastar tanto dinheiro mais vle montar um blacktop e partir daí. Provávelmente fica-se com uma potência semelhante, mais rpm's e mais fiabilidade.
Isto são só bitaites, visto eu nao perceber NADA de mecânica :D
http://www.autoreverb.com - Loud Automotive Passion

juliocesar
Propietários
Mensagens: 85
Registado: 15 set 2009, 12:38
Contacto:

Mensagem por juliocesar »

isac Escreveu:São mais baratos mas não são melhores devido ao design que propicia à detonação...
Entao... no comprimir é que está o ganho!
E, no lift das árvores de cames, quanto mais melhor.
Não são tão bons os wiseco quanto os TODA??

Avatar do Utilizador
isac
Site Admin
Mensagens: 2494
Registado: 24 mai 2009, 11:59
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Mensagem por isac »

Consta que não. Não pela matéria prima mas sim pelo design. Tem umas arestas bastante agressivas. O que fazem é lixar para suavizar as arestas e assim diminuir as hipóteses de detonação.

Imagem
Imagem
Imagem

Rasteirinho
Site Admin
Mensagens: 953
Registado: 15 ago 2009, 15:40
Localização: V. N. Gaia
Contacto:

Mensagem por Rasteirinho »

Já fiz isso aos meus, levou para aí 2 horas mas ficaram bem melhores...
Imagem

juliocesar
Propietários
Mensagens: 85
Registado: 15 set 2009, 12:38
Contacto:

Mensagem por juliocesar »

engraçado :D

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 72 visitantes