[Dúvida] Pistons e cilindrada
[Dúvida] Pistons e cilindrada
Ora deixem cá ver se eu entendi bem: pistons com overbore de .020 acrescentam 5cc ao motor, o que significa que se for .040 acrescentam 10cc fazendo com que a cilindrada total passe para 1597cc, né?
O que mais influencia a cilindrada? (coisas que são comuns alterar)
Pergunto isto pq não quero exceder os 1600cc quando comprar pistons para o 4AG (nunca se sabe que caminho isto vai tomar eheh).
O que mais influencia a cilindrada? (coisas que são comuns alterar)
Pergunto isto pq não quero exceder os 1600cc quando comprar pistons para o 4AG (nunca se sabe que caminho isto vai tomar eheh).
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O 4AGE tem de origem um curso de 77mm e um diametro de 81mm.
Isto totaliza uma cilindrada de 1587 cm^3.
Ao rectificares para 0.020", que equivale a 0,5m, vais passar o diâmetro para 81,5mm.
Ficas com uma cilindrada de 1607 cm^3 e a taxa de compressão sobe uma décima.
Ao rectificares para 0.040", que equivale a 1,0m, vais passar o diâmetro para 82 mm.
Ficas com uma cilindrada de 1627 cm^3 e a taxa de compressão sobe duas décimas.
O que influencia a cilindrada é o diâmetro dos cilindros e o curso do pistão, sendo que o 2º é mais díficil e caro de modificar do que o 1º.
Se não queres aumentar a cilindrada acima de 1600, tens de te manter com os pistões de 81mm...
Isto totaliza uma cilindrada de 1587 cm^3.
Ao rectificares para 0.020", que equivale a 0,5m, vais passar o diâmetro para 81,5mm.
Ficas com uma cilindrada de 1607 cm^3 e a taxa de compressão sobe uma décima.
Ao rectificares para 0.040", que equivale a 1,0m, vais passar o diâmetro para 82 mm.
Ficas com uma cilindrada de 1627 cm^3 e a taxa de compressão sobe duas décimas.
O que influencia a cilindrada é o diâmetro dos cilindros e o curso do pistão, sendo que o 2º é mais díficil e caro de modificar do que o 1º.
Se não queres aumentar a cilindrada acima de 1600, tens de te manter com os pistões de 81mm...
Acho que com 81,25mm não ultrapassa os 1600cc, mas já nao me lembro onde vi isso :D
É que se mais tarde quiser fazer slaloms ou 1 ou 2 ralis, n me apetece estar na mesma classe que os Cosworths e afins
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Ia jurar que tinha visto da Wiseco, mas se calhar foi só mesmo os da TODA :?
Edit: A Escort Racing tb os faz, mas não sao forjados.
Entao... no comprimir é que está o ganho!
Agora que isto está esclarecido, mais vale comprar um silvertop (ou um blacktop, mas este ainda tem homologação).
Eu estou a tentar manter todas as opções em aberto, para não estar a comprar uma coisa e depois eventualmente ter de comprar outra. :)
Edit: A Escort Racing tb os faz, mas não sao forjados.
Entao... no comprimir é que está o ganho!
Agora que isto está esclarecido, mais vale comprar um silvertop (ou um blacktop, mas este ainda tem homologação).
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Ah então foi isso!
Ora se os Wiseco se andam a vender por cerca de $500, isso significa que custariam por volta de 600€. Ou seja, quase 200€ mais baratos que os TODA.
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ha umas modificações para 1.8 usando a cambota do motor 7A-FE.
No entanto a cambota não he tão boa como a do 4age e a malta não aconselha a passares das 7500RPM com essa cambota....
No entanto para quem vai "comprimir" pode ser uma excelente opção.
O meu mx5 he 1840cc e nota-se bem a diferença de cilindrada para o 4age ....
http://www.club4ag.com/faq_and_tech_pages/5A&7A.htm
club4ag is your friend :)
No entanto a cambota não he tão boa como a do 4age e a malta não aconselha a passares das 7500RPM com essa cambota....
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Pois tenho a mesma opinião, para gastar tanto dinheiro mais vle montar um blacktop e partir daí. Provávelmente fica-se com uma potência semelhante, mais rpm's e mais fiabilidade.
Isto são só bitaites, visto eu nao perceber NADA de mecânica :D
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