Homologação de medidas no Livrete

Fórum técnico para todas as tuas questões e respostas :)
Responder
nut´s
active user
Mensagens: 1067
Registado: 18 ago 2009, 01:13
Localização: porto
Contacto:

Homologação de medidas no Livrete

Mensagem por nut´s »

Boas... fui a Toyota pedir o requerimento para por medidas de pneus no livrete e foi-me pedido 40€ na hora... pelo qual não me deram nem factura nem recibo nem sequer uma nota de merceeiro...heheh...



Alguém sabe se é possível fazer alteração de livrete de varias situações:
por exemplo vou por o meu AE a gás, vou aproveitar a necessidade para fazer IPO e meto gás, ele faz IPO B e assim poupo os 23€ de IPO normal queria saber é possível legalizar mais do que 1 situação no IMTT...ou seja jantes e gás...
Imagem
"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

emanuelae86
Propietários
Mensagens: 1718
Registado: 11 ago 2009, 23:04
Localização: Gondomar
Contacto:

Mensagem por emanuelae86 »

João, pergunta na DGV mas uma coisa é certa a Toyota ao passar a declaração tens pagar e na DGV também para alteração do livrete acho dificil não pagares os 40€ + alteração livrete :wink:



Abraço,

Biqjunior
active user
Mensagens: 35
Registado: 24 mai 2009, 11:23
Localização: Portugal,Coimbra
Contacto:

Mensagem por Biqjunior »

ja agora que medidas é possivel por no livrete? :wink:

|BUDA|
active user
Mensagens: 1180
Registado: 21 ago 2009, 01:03
Contacto:

Mensagem por |BUDA| »

sim nuts eh mesmo assim eu em setubal paguei 38 euros so para pedir um documento e o eng que la estava disse" e nao sei se aprovam"

3 semanas depois recebi a aprovaçao do norte e mais 30 euros para alteraçao de docs



as medidas sao quarquer cisa entre 165/80/13 e 205/40/17 se nao estou em erro

Avatar do Utilizador
Ricardo M.
active user
Mensagens: 1161
Registado: 24 mai 2009, 12:39
Localização: Fânzeres - Gondomar
Contacto:

Mensagem por Ricardo M. »

|BUDA| Escreveu:as medidas sao quarquer cisa entre 165/80/13 e 205/40/17 se nao estou em erro
... desde que não passe dos 5% de tolerancia do perímetro da medida original...

tecnicamente até podes homologar qualquer medida que queiras desde que cumpra esse requisito dos 5% e não saia fora da carroçaria...

|BUDA|
active user
Mensagens: 1180
Registado: 21 ago 2009, 01:03
Contacto:

Mensagem por |BUDA| »

sim

MadAE86
Propietários
Mensagens: 1198
Registado: 24 mai 2009, 14:13
Localização: Évora
Contacto:

Mensagem por MadAE86 »

Ricardo M. Escreveu:... desde que não passe dos 5% de tolerancia do perímetro da medida original...

tecnicamente até podes homologar qualquer medida que queiras desde que cumpra esse requisito dos 5% e não saia fora da carroçaria...
Not true!

No meu Civic não consegui homologar e quais 5...depende da marca e não da DGV. Daí primeiro precisares da autorização da marca.

No caso do AE e felizmente para nós, é pacífico.
Imagem

Avatar do Utilizador
RT
Propietários
Mensagens: 1943
Registado: 24 mai 2009, 15:13
Localização: Terceira - Açores
Contacto:

Mensagem por RT »

MadAE86 Escreveu:
Ricardo M. Escreveu:... desde que não passe dos 5% de tolerancia do perímetro da medida original...

tecnicamente até podes homologar qualquer medida que queiras desde que cumpra esse requisito dos 5% e não saia fora da carroçaria...
Not true!

No meu Civic não consegui homologar e quais 5...depende da marca e não da DGV. Daí primeiro precisares da autorização da marca.

No caso do AE e felizmente para nós, é pacífico.
Certo, a VW não homologa medidas de pneu tipo 205/45/15 num Golf 3. Um colega meu não conseguiu.

Basicamente homologar medidas costuma ser o mesmo em todas as marcas.

1 - Pedir a declaração na marca com as medidas. Sendo 1 ou mesmo 10 medidas, acho que se paga o mesmo (na casa dos 30€)
2 - Ir à DVG (ou lá como se chama agora) com a declaração, pagar o livrete novo e esperar que chegue.
Imagem
| AE86 | XSI | IS200 |

Avatar do Utilizador
isac
Site Admin
Mensagens: 2494
Registado: 24 mai 2009, 11:59
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Mensagem por isac »


Rasteirinho
Site Admin
Mensagens: 953
Registado: 15 ago 2009, 15:40
Localização: V. N. Gaia
Contacto:

Mensagem por Rasteirinho »

Dúvidas, podem expô-las que eu respondo a tudo no que diz respeito a esse assunto.
Imagem

Avatar do Utilizador
Ricardo M.
active user
Mensagens: 1161
Registado: 24 mai 2009, 12:39
Localização: Fânzeres - Gondomar
Contacto:

Mensagem por Ricardo M. »

MadAE86 / RT, conhecem o LTA em Braga?

O que eu disse é verdade... Vocês podem por a medida que vos bem apetecer em qualquer carro, desde que não passe dos 5% de tolerância e que não exceda os limites da carroçaria...

Independente da marca deixar ou não, podemos ir ao LTA (laboratório de tecnologia automóvel) com as respectivas jantes e pneus que queremos homologar. Depois de um engenheiro avaliar a situação e fazer um pequeno teste, vimos embora com a folha de homologação e levamos essa mesma folha ao IMTT para fazermos a alteração no livrete..

Dou-vos um caso real: Audi A4 Avant B6 (2004).. a marca só autoriza pneus 235-45/17 para essa carrinha. Não há volta a dar porque mesmo os modelos mais potentes, não trazem mais de jante 17.. No LTA em Braga já consegui homologação para jante 19.... Como é óbvio temos de levar as jantes e eles testam tudo à nossa frente mas se passar o teste, vimos embora com a folha que neste caso vale mais que a "palavra" da própria marca.....

O único contra é que se paga 150€ para fazer o tal teste e no fundo o Engº limita-se a olhar para o carro, tirar umas medidas e dar umas voltas com o carro para ver se raspa em algum lado...

migui.pug
active user
Mensagens: 53
Registado: 27 fev 2010, 21:56
Localização: p.v.z.
Contacto:

Mensagem por migui.pug »

eu pedi para o meu ae todas as medidas possiveis para homologar jante 15"

a toyota (salvador caetano) autorizou e foram as seguintes
185/55
185/60
195/50
195/55
195/60
205/50
205/55

fora as k ja tinha no livrete 165sr13 195/60r14
Imagem

JonnyAE86
active user
Mensagens: 599
Registado: 18 ago 2009, 00:32
Localização: UK
Contacto:

Mensagem por JonnyAE86 »

È só falar com o Rasteirinho ele até consegue homologar jante 20 num AE :D
Imagem

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Bing [Bot] e 29 visitantes