Montagem 4age

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Montagem 4age

Mensagem por Rijkaard9 » 07 dez 2015, 22:45

Boas pessoal,
Tenho algumas duvidas que precisava de esclarecer antes de começar a montar o meu 4age.
Para começar eu tenho um Corolla ae92 gts de 1988, que supostamente deveria ter um motor com um bloco smal port de 7 costelas mas que o antigo dono substituiu por um big port mais antigo.
Recentemente adquiri um bloco de 7 costelas e precisava de saber se alguém me sabe dizer se posso aplicar a cabeça e a cambota do big port neste novo bloco que adquiri?

Obrigado

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Re: Montagem 4age

Mensagem por pack » 08 dez 2015, 12:08

A cabeça podes. A cambota não porque são de medidas diferentes. Procura aqui algures que encontras milhares de tópicos sobre isso :)

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Re: Montagem 4age

Mensagem por Rijkaard9 » 08 dez 2015, 16:16

A minha confusao está por já ter lido que há red top que têm cambota de 40mm, e que não têm oil squirters. existem blocos red top que não tenham os oil squirters? e os pistons dão?

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Re: Montagem 4age

Mensagem por Rijkaard9 » 08 dez 2015, 16:41

Como é que eu identifico qual é a versão do meu bloco de 7 costelas?

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Re: Montagem 4age

Mensagem por gon » 08 dez 2015, 18:26

existe uma grande misturada entre cabeças e blocos
podes ter blocos de 3 e 7 costelas com tampa de válvulas azul
pelo que sei tampa de válvulas vermelha são todos de 7 costelas mas nem todos têm oil squirters ....

seja qual for a versão, se for bem montado e bem medido com parafusos novos não vais ter problemas....

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Re: Montagem 4age

Mensagem por CKe70 » 08 dez 2015, 20:43

O 4age que tive, era um bloco 7 costelas mas não tinha oil squirters, a cambota, salvo erro era de 42mm.

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Re: Montagem 4age

Mensagem por Rijkaard9 » 08 dez 2015, 22:01

pelo que consegui apurar a segunda versão de motores é de grande porte com um bloco de 7 costelas sem oil squirters com cambota de 40mm . colocando a cambota no sitio se nao for a correcta nao a consigo encaixar correctamente? ou há mais algum teste?

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Re: Montagem 4age

Mensagem por pack » 08 dez 2015, 22:19


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Re: Montagem 4age

Mensagem por gon » 09 dez 2015, 20:22

a cambota so he diferente nos moentes das bielas, como tal vai encaixar sempre em qualquer bloco

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Re: Montagem 4age

Mensagem por Rijkaard9 » 10 dez 2015, 18:38

só montando tudo no sitio é que consigo ver se encaixa ou não? indo à toyota com o numero de serie do bloco consigo ver isso?

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Re: Montagem 4age

Mensagem por pack » 10 dez 2015, 23:10

Mandam-te dar uma volta e ainda gozam contigo!

Já leste o tópico que te indiquei? A partir daí tiras todas as conclusões...... Qual a tua dúvida? De olhómetro não se sabe o que é (a menos que vejas o que está naquele topico em que vês a olho a diferença na simetria das cambotas)

E termino aqui a participação no tópico pois a malta está a tentar ajudar-te e parece que não queres ser ajudado.

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Re: Montagem 4age

Mensagem por isac » 13 dez 2015, 20:51

Tens que medir os moentes onde apertam as bielas. Bielas de 42mm não dão em cambotas de 40mm. A cambota podes usar a que quiseres desde que uses as bielas correspondentes.

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Re: Montagem 4age

Mensagem por Rijkaard9 » 15 dez 2015, 13:35

Antes de ter criado este post eu já tinha lido o post que meteste ai o link, a minha dúvida, que não está explicito no post que me disseste para ir ver, está em saber se as cambotas são intermutáveis entre os blocos pois no post não fala em mistura de peças. O que eu quero saber é se posso utilizar uma cambota, pistons e bielas que pertenciam a um bloco de 3 costelas no bloco de 7 costelas que arranjei.

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Re: Montagem 4age

Mensagem por pack » 15 dez 2015, 14:34

Ora vejamos,

Vou tentar explicar-te. As cambotas de 42mm são dos blocos de 3 costelas (não sempre, mas quase sempre).
Os blocos de 7 costelas usam cambotas de 40mm.

Esta diferença entre cambotas só serão visíveis nos moentes. Ou seja, as bielas darão em todas as cambotas porque a medida é standard.

Terás de medir os moentes da cambota e verificar se são de 40mm ou 42mm.

A partir daí saberás se a tua cambota é compatível com o teu bloco.

Seja 3, 7 costelas ou outra coisa qualquer. Estamos a falar de medidas.

Ou seja, sendo directo, normalmente em 90% dos casos uma cambota de um 7 costelas não será compatível com um bloco de 3 e o reverso também se aplica.

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Re: Montagem 4age

Mensagem por isac » 15 dez 2015, 16:26

pack Escreveu:
Vou tentar explicar-te. As cambotas de 42mm são dos blocos de 3 costelas (não sempre, mas quase sempre).
Os blocos de 7 costelas usam cambotas de 40mm.
Pack não é ao contrário!! :crazy:

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Re: Montagem 4age

Mensagem por isac » 15 dez 2015, 16:31

Até podia meter bielas do silver e blacktop com cambota de 42mm visto o comprimento ser o mesmo e os cavilhões também (julgo eu), menos os pistões aí precisava de outra colaça.

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Re: Montagem 4age

Mensagem por pack » 15 dez 2015, 17:11

isac Escreveu:
pack Escreveu:
Vou tentar explicar-te. As cambotas de 42mm são dos blocos de 3 costelas (não sempre, mas quase sempre).
Os blocos de 7 costelas usam cambotas de 40mm.
Pack não é ao contrário!! :crazy:
É! Enganeime!

3 costelas - 40mm
7 costelas - 42mm

Mas fazem menos rotação as de 42! :)

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Re: Montagem 4age

Mensagem por isac » 15 dez 2015, 17:40

pack Escreveu:
Mas fazem menos rotação as de 42! :)
Então elas não rodam sobre o eixo que está apoiado no bloco e estes não são iguais? Rodam menos porquê? : :think:

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Re: Montagem 4age

Mensagem por isac » 15 dez 2015, 17:45

gon Escreveu:a cambota so he diferente nos moentes das bielas, como tal vai encaixar sempre em qualquer bloco

Até eu já estou confuso... Pack o que parece que ainda não percebeste é que os apoios da cambota têm a mesma medida, a diferença está onde apertam as bielas.
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Re: Montagem 4age

Mensagem por pack » 15 dez 2015, 18:29

isac Escreveu:
pack Escreveu:
Mas fazem menos rotação as de 42! :)
Então elas não rodam sobre o eixo que está apoiado no bloco e estes não são iguais? Rodam menos porquê? : :think:
Pelo que li as cambotas de 42mm fazem um efeito de flexão ao centro quanto são levadas a regimes de maior rotação.
Li algures num blog japones traduzido.

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Re: Montagem 4age

Mensagem por apardal » 20 dez 2015, 15:47

Tinha ideia que a maior rotação se devia ao facto de a cambota de 40mm ser relativamente mais leve que a de 42mm.


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