Oleo 10W60 4age

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Oleo 10W60 4age

Mensagem por jao_ctr » 12 nov 2015, 16:21

Boas.

Tenho pensado mudar de óleo no meu 4age,desde que o comprei á 5 anos tenho usado sempre 10W40,mas agora queria saber o que vocês acham de usar 10W60? O uso que eu dou ao carro é um misto entre trackdays,provas de perícia e passeios em ritmo acelerado...Acham que se justifica usar um 10W60? É benéfico?

Falem os entendidos ;)

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Re: Oleo 10W60 4age

Mensagem por gon » 12 nov 2015, 18:04

Qual a temperatura máxima que o óleo atinge nos trackdays e/ou pericias ?
se ele não está a beber óleo e a temperatura anda abaixo dos 120C e usas um sintético de boa qualidade eu n mexia ....
se estiver a beber um bocado (tipo 1L por track day) tenta mudar para 10W50 ou 5W50
o 10W60 diria q não tens necessidade

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Re: Oleo 10W60 4age

Mensagem por pack » 12 nov 2015, 18:11

gon o meu 20V ainda levou 1L de óleo depois deste TD.... com 10W40

Quero testar 10W50 no proximo a ver se me safo!

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Re: Oleo 10W60 4age

Mensagem por gon » 13 nov 2015, 07:30

ve a temperatura durante esforço....
o meu anda a 10w50 e bebia bastante nos track days sem radiador de oleo (temp nos ~130 ~140) com o radiador de oleo (temp nos ~105) já não bebe praticamente nada

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Re: Oleo 10W60 4age

Mensagem por jao_ctr » 13 nov 2015, 08:12

O óleo que eu sempre usei é o Mobil super2000 10W40 que temos aqui na oficina e o consumo por trackday tem sido no máximo meio litro,a temperatura é que não sei porque não tenho medidor :s Existe algum 10W40 que aconselhes melhor do que esse Mobil?
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Re: Oleo 10W60 4age

Mensagem por pack » 13 nov 2015, 09:47

gon, tipicamente apos a primeira volta e meio da segunda as minhas temperaturas de óleo já andavam acima de 120º e tinha de tirar pé.

Depois nas duas ultimas sessoes já a andar a ritmo mais soft posso dizer que praticamente nao bebeu óleo....

Acho que o upgrade a fazer será mesmo o radiador de óleo maior e experimentar um 10W50

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Re: Oleo 10W60 4age

Mensagem por isac » 13 nov 2015, 12:27

O meu tem Motul v300 5w40 e se tive que acrescentar um quarto de litro foi muito.

https://www.motul.com/system/product_de ... 1329125425

A temperatura andava no sameiro quase sempre nos 140 graus. O radiador é mesmo obrigatório... Em ritmo normal num dia de sol atinge os 120 com facilidade, também posso ter o sensor muito perto do colector de escape (em inox) pelo que pode estar a dar uma leitura menos precisa, mas pouco. O sensor é Stack.

No teu caso o 5w50 deve ser uma boa escolha. Investia num conjunto de sensores e manómetros para andar descansado e como tens o motor fora podes aproveitar e colocar o sensor de óleo no carter que segundo me disseram é um bom lugar.

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Re: Oleo 10W60 4age

Mensagem por jao_ctr » 13 nov 2015, 20:17

isac Escreveu:O meu tem Motul v300 5w40 e se tive que acrescentar um quarto de litro foi muito.

https://www.motul.com/system/product_de ... 1329125425

A temperatura andava no sameiro quase sempre nos 140 graus. O radiador é mesmo obrigatório... Em ritmo normal num dia de sol atinge os 120 com facilidade, também posso ter o sensor muito perto do colector de escape (em inox) pelo que pode estar a dar uma leitura menos precisa, mas pouco. O sensor é Stack.

No teu caso o 5w50 deve ser uma boa escolha. Investia num conjunto de sensores e manómetros para andar descansado e como tens o motor fora podes aproveitar e colocar o sensor de óleo no carter que segundo me disseram é um bom lugar.
A ideia do manometro agrada-me,acho que vou ter de investir mais uma croas :roll: o teu sensor está ligado onde?
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Re: Oleo 10W60 4age

Mensagem por pack » 13 nov 2015, 22:30

Posso adiantar que o meu de temp de oleo está na bolacha da mocal.

O de pressão está num T no cofre que comprei ;)

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Re: Oleo 10W60 4age

Mensagem por gon » 13 nov 2015, 22:46

a maneira mais facil he mesmo furar o bujon do carter e fazer rosca para a rosca do sensor ......

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Re: Oleo 10W60 4age

Mensagem por jao_ctr » 15 nov 2015, 21:12

gon Escreveu:a maneira mais facil he mesmo furar o bujon do carter e fazer rosca para a rosca do sensor ......

Não é mais fácil furar direto no cárter?
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Re: Oleo 10W60 4age

Mensagem por gon » 16 nov 2015, 07:24

se furas direto no cárter tens de tirar o cárter para meter uma porca por dentro visto q o cárter n he grosso o suficiente para roscar.
Idealmente o melhor he um furo no cárter com uma porca soldada por dentro mas não é a maneira mais fácil :P

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Re: Oleo 10W60 4age

Mensagem por jao_ctr » 16 nov 2015, 10:07

Ok,estou a perceber...
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