AE86 - Swap 16v para 20V Blacktop (Manual DIY)

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pack
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AE86 - Swap 16v para 20V Blacktop (Manual DIY)

Mensagem por pack »

Boas pessoal,

Venho deixa-vos aqui o registo do que acho que é o essencial para que este swap seja bem sucedido. Como sabem não é nenhum bicho de 7 cabeças arranjar um Blacktop. Portanto fica aqui o meu saber sobre o tudo o que está relacionado com a swap em si para um AE86 Fase2.

O que precisam realmente?

- 20V blacktop
- Cablagem original do 20V com todas as fichas e sensores.
- Uma centralina OEM

Do 16V o que precisam?

- Bomba de agua
- Motor de arranque
- Outlet traseiro para 2 sensores de agua

Ao retirar a cablagem de motor do motor do 16V vão reparar que uma ficha amarela vamos chamar-lhe ficha T irá ficar agarrada a cablagem do carro. Não se preocupem, irão precisar desses fios mais tarde.

Assim que tiverem o motor fechado, com o motor de arranque do 16V, bomba de agua do 16V adaptada, e o circuito de agua feito por completo podem passar a parte electrica.

Podem olhar à centralina do 20V para perceber onde vão parar o pinos.
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Seguindo este manual.... não tem nada que enganar!

Primeiro a começar por analisar a ficha C preta, da firewall e anotar o que têm ligado nos vossos AE86.

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A partir daqui é montar o esquema tal e qual como nesta sequencia de fotos.

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Nesta imagem ha um engano. Esta ficha branca é a ficha que faz disparar a FAN electrica para o radiador. Deverão usar a ficha e o sensor original do 20V que está na saida de agua superior do radiador.
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Isto é a instalação para uma swap completa. Falta-nos ainda olhar a duas fichas que ficaram desligadas.

Ficha T

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Esta ficha amarela tem vários pinos. Cada ECU terá a sua posição concreta.... Eu optei por abrir a minha ECU e marcar os pinos correctamente.

Precisam desta ficha de 5 fios.

FC - Este fio sai da ECU e actua como ancora ao rele que abre a bomba de gasolina.
W - Luz de aviso de motor ao quadrante
SPD/SP1 - Speed sensor
BATT - 12V constantes a ECU
+B - Originalmente dá 12V à ECU do 16V

Estes cinco fios precisam ser cortados da ficha T (amarela) e apontados aos fios correspondentes da centralina do 20V.

O +B precisa ser ligado ao +B da ligação que sai da ficha C do cofre e dá corrente a todo o sistema, isto fará com que a bomba de gasolina atraque. Sem isto não existe gota no sistema.

Ficha C*

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Esta ficha terá fios a mais quando estiverem em SWAP.

O fios essenciais são os que estão ligados às fichas do mijas, bombas da frente e trás e escovas da frente.
O resto podem enrolar e guardar.

Terão agora o 20V a partida ligado e pronto a dar à chave sem temas de conversa.


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isac
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Re: AE86 - Swap 16v para 20V Blacktop (Manual DIY)

Mensagem por isac »

Metes-te no Google translate?
:pray: :crazy: :clap:

Existem aí vários pormenores que não foram mencionados, a ficha de diagnóstico não existe neste tutorial e ainda pensei que ias dizer, descrever como se faz. Os els1, els2, els3 e els4 não estão mencionados em nenhum lado, que servem para estabilizar o ralentim quando ligas os médios, rádio, ventilador, etc., não é essencial porque se a rotação baixar a válvula iscv abre e as rotações sobem. Outro pormenor, que pode prevenir grandes dor de cabeça, é certificar que o fio do IGF, sensor de detonação e lambda têm o fio de malha de aço (ground shield) para isolar interferências eletromagnéticas.

Melhor do que nada é [smilie=good.gif]

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pack
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Re: AE86 - Swap 16v para 20V Blacktop (Manual DIY)

Mensagem por pack »

Essa dos ELS1, 2, 3 e 4 nem lhes fiz nada.....

Os fios lambra, knock e IGF também são fios normais isolados e tal mas normais....

:)

Rasteirinho
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Re: AE86 - Swap 16v para 20V Blacktop (Manual DIY)

Mensagem por Rasteirinho »

Mais simples: Megasquirt :D
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emanuelae86
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Re: AE86 - Swap 16v para 20V Blacktop (Manual DIY)

Mensagem por emanuelae86 »

Mas isso já ronca ou não ?!?


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