desabafo de 4age 's

Fórum técnico para todas as tuas questões e respostas :)
Responder
l3lo
Propietários
Mensagens: 159
Registado: 30 out 2009, 19:34
Contacto:

desabafo de 4age 's

Mensagem por l3lo »

boa noite,

Veio demonstrar o meu descontentamento quanto a estes motores.
Quando comprei o carro era altamente, puxava bem e tal mas uns tempos depois la se ouvia o tack tack, sabendo pouco de motores la levei a um mecânico e quando se desmontou eram os bronzes. La se reparou o motor, foi rectificado no rito em Braga. Fazendo a rodagem devagar e passado cerca de 2000 km comecei a puxar um pouco e de novo o tack tack. De novo ao mecânico, abriu se o motor e de novo os bronzes a vida. A rectificadora veio ver e dizia que era falta de óleo e o mecânico dizia que era dos bronzes, ou seja, empurra para um lado e empurra para o outro e ninguém se da por culpado. Fo***o fiquei eu ,que fiquei sem guito e sem motor, toca de encostar o carro.
Passado um ano o meu pai la comprou um motor de ae92 gti, e para não haver desculpas o carro foi para a marca "toyota" em braga. Motor rectificado, tudo novo na toyota, bomba de óleo para não haver falta de óleo, juntas.., ou seja, um "valordio". La vou eu todo contente de twin cam a fazer rodagem, ainda fui ao encontro na figueira da foz. Fez prai 1500km o carro acusava algum consumo de óleo e depois veio a piorar, fazia fumo barulho.. enfim mais dores de cabeça. Como tinha garantia levo a marca e quando abrem o motor e vêem que no cilindro 2 e 3 tem alguma folga. Mediu-se e tinha as camisas ovalizadas, chama-se a rectificadora e ao qual dizem que na admissão tinha alguns grãos de areia e o problema era daí e a toyota assumiu a culpa. Mais uma vez o mesmo motor fui encamisado e rectificado.. Faço a rodagem mais uma vez devagar, ver sempre o nível de óleo e pressão e temperaturas. E mais uma vez passados 2000 km puxo um bocado e mais uma vez ouço tack tack tack. Enfim, mais uma vez para a toyota de reboque e abrem o motor outra vez bronzes e mais uma vez chama a rectificadora e na desculpa dizem ser falta de óleo.
Agora o carro está mais uma vez parado, a cambota não da rectificar mais e não sei o que fazer. Já ando farto deste filme 4age e so me da vontade de mandar tudo para a sucata
E se vocês que fariam??
toyota ae86 para as curvas/ citroen 2cv pá pinta

emanuelae86
Propietários
Mensagens: 1718
Registado: 11 ago 2009, 23:04
Localização: Gondomar
Contacto:

Re: desabafo de 4age 's

Mensagem por emanuelae86 »

Eu metia 20v ou instalava um 4age std eles duram e são resistentes, problemas comecam quando mexem e mexem mal.

Não podemos esquecer de fazer manutenção devida e aos 100 mil mudar capas.

Abraço,

Avatar do Utilizador
pack
active user
Mensagens: 3054
Registado: 31 jan 2010, 14:34
Localização: Top of the world!
Contacto:

Re: desabafo de 4age 's

Mensagem por pack »

Acho que tens tido imenso azar.....

Tive um 4AGE 16V cansado... mas levava tareia e não se queixava........ Aliás todos os 16V levam tareia e duram e duram......

Acho que o problema é mesmo "abrir"..... [smilie=bye.gif]

gon
Site Admin
Mensagens: 571
Registado: 30 abr 2009, 13:31
Contacto:

Re: desabafo de 4age 's

Mensagem por gon »

pois , diria q se tivesses pegado no motor do AE92 e o tivesses metido no AE86 sem deixar ninguém se chegar perto tinhas uma opinião muito diferente do 4a-ge.

O motor original do AE86 (letras em azul) tinha realmente problemas de fiabilidade nas capas/parafusos das bielas mas isso foi corrigido no AE92 (letras em vermelho)...
e até ha quem ande com o motor original do AE86 (letras em azul) todo mexido e sem problemas (com parafusos ARP nas bielas ...)

Por curiosidade , que óleo usas ? e filtro ?

Avatar do Utilizador
isac
Site Admin
Mensagens: 2494
Registado: 24 mai 2009, 11:59
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: desabafo de 4age 's

Mensagem por isac »

Comigo já o tinha encostado à muito tempo, não tinha maneira de o sustentar.
Uma, duas vezes, até se entende, agora assim não.

A primeira coisa que fazia era instalar um monometro com sensor electrico de pressão de óleo (gastar dinheiro!). Depois, antes de culpar quem quer que se seja, seria melhor rever o tipo de rodagem que se está a fazer, 2000km nas calminhas não me parece uma rodagem eficaz ou recomendada, a minha fiz em pouco mais de 200km, usei um óleo mineral específico e quando o tirei devias ver a quantidade de metal que saiu, ou acamou como deve ser ou foram as capas com o car@lho. Para já e depois de ir ao trackday a andar com temperaturas do óleo sintético 5w-40 acima dos 140 graus, não gasta oleo e a pressão não baixa. Uma rodagem bem feita é muito importante, se quiseres saber como fiz a minha, foi acelerar com 20% no acelerador e levantar o pé (travar com o motor), acelerar com 40% no acelerador e levantar o pé..., 60%..., 80%..., depois fazer o mesmo em outras mudanças, 3a, 4a e 5a. Precisas de uma estrada livre porque é perigoso. Pelo que li, uma todagem feita desta maneira os segmentos acamam melhor e previnem que os cilindros fiquem vidrados e o motor perca compressão que origina as falhas que o teus motores apresentam. Mas verdade seja dita, são teorias, e não me reponsabilizo de der barraca se experimentares :whistle:

A Toyota não faz retificação, manda fazer, e na volta ao mesmo sítio que tu foste, mas este empurrar com a barriga é normal,ninguém querer assumir a culpa.

Os 20v também são conhecidos por griparem na 3 ou 4 biela por falta de pressão de óleo, por isso não sei se será uma boa solução, arreiam como os outros.

apardal
Site Admin
Mensagens: 632
Registado: 12 ago 2009, 17:13
Contacto:

Re: desabafo de 4age 's

Mensagem por apardal »

Não percebo porque é que a Toyota mandou encamisar...

Se os engenheiros que desenharam o 4A-GE previram pistões O/S, porquê encamisar? Encamisar um motor deste tipo é uma arte e dar buraco faz parte.

Seja como for, meteste o motor a arranjar na Toyota. Se partiu, eles que se desenrasquem.

Tenho o meu 4A-GE 16v a fazer 170cv e 8900rpm há mais de 20 mil km (em 7-8 anos) onde só meti capas novas da Toyota e troquei os parafusos das bielas por ARP. Sem problemas até agora. E foi tudo montado por mim (e pelo gon). Eu é mais tijolos e ele na altura era computadores e mal! :P

A verdade é que não há por aí muitos mecânicos a trabalhar como deve ser. Binários e sequências de aperto, folgas, etc... ou é a olho ou ao pontapé...

O 4A-GE é um motor fiável, disso não tenho dúvidas.

Avatar do Utilizador
isac
Site Admin
Mensagens: 2494
Registado: 24 mai 2009, 11:59
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: desabafo de 4age 's

Mensagem por isac »

O meu 16v tinha pistões 81.50, metios depois de andar com ele até ficar sem óleo e berrar na auto-estrada. Depois levou uns wiseco de 82 e também fazia 9000 rpms com a megasquirt, o bloco e cambota eram os mesmos, tb levou arp nas bielas, chumaceiras e colaça, quando abri para vender as peças estavam todas como novas. É como o pardal diz, apertos a binário medir tolerancias ta quieto... D

Depois de saber onde o pássaro caga é muito mais fácil, se tivessem medido a compressão no início na volta tinham poupado muito dinheiro e tempo, retificar os cilindros para .50 e segmentos novos, rectificar cambota para .25 com capas novas e ver se as bielas estavam ovalizadas (quase de certeza), meia luas, bomba de óleo aisin e juntas novas. E Ja agora medir a folga nas touches.

Rasteirinho
Site Admin
Mensagens: 953
Registado: 15 ago 2009, 15:40
Localização: V. N. Gaia
Contacto:

Re: desabafo de 4age 's

Mensagem por Rasteirinho »

Pela descrição diria moentes de biela da cambota ovalizados.
Tive o mesmo problema há uns anos depois de partir um pistão num trackday antes de um encontro nacional.
Imagem

l3lo
Propietários
Mensagens: 159
Registado: 30 out 2009, 19:34
Contacto:

Re: desabafo de 4age 's

Mensagem por l3lo »

o óleo sempre foi o recomendado, 10w40
foi encamisado porque ja tinha levado O/S para 0.5
a cambota ja para 0.25 ou seja não pode levar mais rectificação
toyota ae86 para as curvas/ citroen 2cv pá pinta

Rasteirinho
Site Admin
Mensagens: 953
Registado: 15 ago 2009, 15:40
Localização: V. N. Gaia
Contacto:

Re: desabafo de 4age 's

Mensagem por Rasteirinho »

Então precisa de uma cambota nova. Simples.
Imagem

l3lo
Propietários
Mensagens: 159
Registado: 30 out 2009, 19:34
Contacto:

Re: desabafo de 4age 's

Mensagem por l3lo »

bem vai ter de ser uma cambota nova, pessoal alguém sabe?
toyota ae86 para as curvas/ citroen 2cv pá pinta

gon
Site Admin
Mensagens: 571
Registado: 30 abr 2009, 13:31
Contacto:

Re: desabafo de 4age 's

Mensagem por gon »

diria q o mais barato he arranjares um motor de um AE92 ou de um AW11 .....
ou porque não aproveitar e mandar vir um 4agze ?

emanuelae86
Propietários
Mensagens: 1718
Registado: 11 ago 2009, 23:04
Localização: Gondomar
Contacto:

Re: desabafo de 4age 's

Mensagem por emanuelae86 »

Tenho um bloco guardado, 550 euros em bom estado.

Avatar do Utilizador
RT
Propietários
Mensagens: 1943
Registado: 24 mai 2009, 15:13
Localização: Terceira - Açores
Contacto:

Re: desabafo de 4age 's

Mensagem por RT »

É realmente muito azar. Eu comprei o meu com a junta de cabeça queimada. Foi aberto, levou todas as juntas, segmentos, capas de biela, bronzes e claro bomba de água, tubos novos e afins. Limpeza e calibração de injectores e o-rings novos, bla bla bla etc. Já fiz a rodagem ao motor, já puxei por ele e sempre sem problemas.

Boa sorte nisso.
Imagem
| AE86 | XSI | IS200 |

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Ahrefs [Bot] e 1 visitante