Ajuda no projecto Celica T20 7AGE

Fórum técnico para todas as tuas questões e respostas :)
Responder
Dantas
active user
Mensagens: 17
Registado: 08 abr 2014, 16:09
Contacto:

Ajuda no projecto Celica T20 7AGE

Mensagem por Dantas »

Boa noite pessoal,

Como disse anteriormente no tópico de apresentação estou em "fase de estudo" no meu projecto de alteração do motor do meu Celica T20 (7AFE) num 7AGE 16v com a admissão do 4AGE 20v blacktop.
Vai ser um projecto de execução lenta devido à falta de fundos, no entanto já tenho grande parte do material ( o mais difícil de arranjar já o tenho), e só vou arrancar com ele quando tiver o material todo para reconstruir o motor com as alterações.

A base do projecto passa pelo bloco completo do 7AFE com a cabeça de um 4AGE 16v (bigport) com as ITB´s do Blacktop e a injecção auxiliar do 7MGE.
Vou usar a cablagem completa do 7AFE e adapta-la a centralina TRD (89661-SP061).
Ando a estudar a hipótese de adaptar as borboletas t-vis do 3SGE na admissão para dar vitamina ao motor em baixas rpm.
Mais tarde é mandar vir uma caixa de 6 velocidades FWD LSD do 4AGE 20V.

Certo que alguns me vão chamar maluco, mas penso que é possível a execução e estou aberto a sugestões.


Neste momento tenho dois dúvidas para dar continuidade ao projecto.

1 - Não consigo arranjar os esquemas eléctricos da centralina TRD (89661-SP061) alguém me consegue o esquema pin out desta centralina.

2 - E o segundo tem a ver com o distribuidor. o distribuidor do 7AFE tem algum tipo de avanço electrónico, não consigo encontrar nada que fale no assunto.
A minha ideia é adaptar um distribuidor com avanço mecânico (com válvula de avanço a vácuo) mas não sei se o posso fazer, ou seja o que pretendo fazer é uma fusão entre os distribuidores 7AFE com o do motor 2E e adaptar à cabeça do 4AGE.

Obrigado.

Dantas
active user
Mensagens: 17
Registado: 08 abr 2014, 16:09
Contacto:

Re: Ajuda no projecto Celica T20 7AGE

Mensagem por Dantas »

Será que não há ninguém que me possa ajudar nestas dificuldades?

Avatar do Utilizador
pack
active user
Mensagens: 3054
Registado: 31 jan 2010, 14:34
Localização: Top of the world!
Contacto:

Re: Ajuda no projecto Celica T20 7AGE

Mensagem por pack »

O melhor que te consigo dizer sobre isto é seguinte..... Para ECU esquece a TRD... Ficas muito mais bem servido com uma MegaSquirt.....

Quanto ao distribuidor não tenho mesmo ideia de como podes fazer... :)

Abraço

Avatar do Utilizador
isac
Site Admin
Mensagens: 2494
Registado: 24 mai 2009, 11:59
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: Ajuda no projecto Celica T20 7AGE

Mensagem por isac »

A vantagem da ecu seja TRD ou outra qualquer é fazer a gestão electrónica do ponto de ignição, principalmente optimizar o tempo da faísca em baixas rotações e em carga. De distribuidores de carburadores sei muito pouco mas pelo que li o ponto é fixo, tipo carne toda no assador, 36 graus, e não tem vantagens nenhuma se usar uma ecu programável tipo Megasquirt, que da para mexer em tudo, enquanto a TRD vem com mapas pre gravados mas não se sabe para que especificações de motor foi desenvolvido.

Uma megasquirt com sistema edis, roda dentada na cambota seria o mais fácil.

Só acho e não me levem a mal é que para andar em aventuras destas a lição e saber já devia estar mais que estudada, eu como curioso sei alguma coisa, mas não de formação acadêmica, logo não posso ajudar grande coisa.

Da-lhe.

Avatar do Utilizador
bmbelo
active user
Mensagens: 190
Registado: 14 mar 2011, 11:02
Contacto:

Re: Ajuda no projecto Celica T20 7AGE

Mensagem por bmbelo »

Bom, os entendidos que se manifestem mas, IMHO, o seguinte continua a ser o melhor e mais simples:

- MSII V3.0 (nem precisa de ser a PnP ou de vir montada para ficar mais baratinho) com coil drivers kit
- Kit wideband
- Trigger wheel a cambota (a T3 vende uma em Alu T6 bem fixe) c sensor VR
- Coilpack (para fazer wasted spark)
- ECU fanada para se aproveitar a ficha e faz-se a cablagem do pinout da MS para a ficha da cablagem do motor
- ...e mai nada

Posso ajudar-te nisto se quiseres ja que ando a mexer nelas de novo.

Boa sorte e saudinha.
"He who follows another is always behind" - Anon

Avatar do Utilizador
pack
active user
Mensagens: 3054
Registado: 31 jan 2010, 14:34
Localização: Top of the world!
Contacto:

Re: Ajuda no projecto Celica T20 7AGE

Mensagem por pack »

Sim seria algo assim bmbelo..... :)

Dantas
active user
Mensagens: 17
Registado: 08 abr 2014, 16:09
Contacto:

Re: Ajuda no projecto Celica T20 7AGE

Mensagem por Dantas »

isac Escreveu:A vantagem da ecu seja TRD ou outra qualquer é fazer a gestão electrónica do ponto de ignição, principalmente optimizar o tempo da faísca em baixas rotações e em carga. De distribuidores de carburadores sei muito pouco mas pelo que li o ponto é fixo, tipo carne toda no assador, 36 graus, e não tem vantagens nenhuma se usar uma ecu programável tipo Megasquirt, que da para mexer em tudo, enquanto a TRD vem com mapas pre gravados mas não se sabe para que especificações de motor foi desenvolvido.

Uma megasquirt com sistema edis, roda dentada na cambota seria o mais fácil.

Só acho e não me levem a mal é que para andar em aventuras destas a lição e saber já devia estar mais que estudada, eu como curioso sei alguma coisa, mas não de formação acadêmica, logo não posso ajudar grande coisa.

Da-lhe.
Boas isac,

O distribuidor do motor do 2E que pretendia adaptar e igual ao 7AFE, no entanto é de ponto regulável em função do vácuo.
A centralina TRD foi desenvolvida pelo que já andei a pesquisar é para o motor 3SFE, motor que equipa o Toyota Carina GTI, (o motor é mesmo 3SFE e não o GE) mas há quem a adapte aos 4AGE e funciona bastante bem, como a encontrei a bom preço acabei por compra-la.

Quanto á megasquirt, já não és o primeiro a sugerir essa solução, eu sei que essa é viável e pelo que me apercebi "a mais facil", não está fora de questão, mas gostava de testar a centralina TRD. Só que não consigo encontrar os esquemas pin out dela para preparar a adaptação.

Obrigado na mesma.

Dantas
active user
Mensagens: 17
Registado: 08 abr 2014, 16:09
Contacto:

Re: Ajuda no projecto Celica T20 7AGE

Mensagem por Dantas »

bmbelo Escreveu:Bom, os entendidos que se manifestem mas, IMHO, o seguinte continua a ser o melhor e mais simples:

- MSII V3.0 (nem precisa de ser a PnP ou de vir montada para ficar mais baratinho) com coil drivers kit
- Kit wideband
- Trigger wheel a cambota (a T3 vende uma em Alu T6 bem fixe) c sensor VR
- Coilpack (para fazer wasted spark)
- ECU fanada para se aproveitar a ficha e faz-se a cablagem do pinout da MS para a ficha da cablagem do motor
- ...e mai nada

Posso ajudar-te nisto se quiseres ja que ando a mexer nelas de novo.

Boa sorte e saudinha.
Boas bmbelo,

Vai na volta é o que terei de fazer e esquecer a centralina TRD... [smilie=good.gif]

Dantas
active user
Mensagens: 17
Registado: 08 abr 2014, 16:09
Contacto:

Re: Ajuda no projecto Celica T20 7AGE

Mensagem por Dantas »

pack Escreveu:O melhor que te consigo dizer sobre isto é seguinte..... Para ECU esquece a TRD... Ficas muito mais bem servido com uma MegaSquirt.....

Quanto ao distribuidor não tenho mesmo ideia de como podes fazer... :)

Abraço

Boas pack,

Ao nível de adaptação basicamente é tirar medidas e um torno e/ou uma CNC. Estou a brincar :lol: ... Obviamente não é linear, quanto a trabalho de maquinação não tenho grandes dificuldades em conseguir executar este tipo de alterações.
Queria mesmo perceber como é que "funciona" o distribuidor 7AFE (tem umas 3 fichas com vários cabos que não sei para que servem), e ver se tenho alguma vantagem em implementar o avanço mecânico a vácuo do distribuidor do 2E e adaptar tudo á cabeça do 4AGE.

Obrigado na mesma.

Dantas
active user
Mensagens: 17
Registado: 08 abr 2014, 16:09
Contacto:

Re: Ajuda no projecto Celica T20 7AGE

Mensagem por Dantas »

Rapaziada,

Será que alguém me consegue os esquemas electrónico do distribuidor 7AFE ou 4AFE que são rigorosamente iguais.
Queria mesmo arrancar com a adaptação do distribuidor e começar a trabalhar a cabeça.

Gracias

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Majestic-12 [Bot] e 3 visitantes