[Ajuda] Relé inventado e luz de máximos que não liga...

Fórum técnico para todas as tuas questões e respostas :)
Responder
Avatar do Utilizador
Homem Bomba
Propietários
Mensagens: 380
Registado: 26 dez 2010, 18:17
Localização: Porto
Contacto:

[Ajuda] Relé inventado e luz de máximos que não liga...

Mensagem por Homem Bomba »

Pois é, um carro com 25 anos tem sempre coisas inventadas na parte eléctrica, e o meu não é excepção.

Tenho um relé para os faróis da frente, que foi instalado antes de eu comprar o carro. Inicialmente os máximos estavam trocados com os médios, mas já resolvi isso simplesmente trocando as entradas do relé.

Até aqui tudo bem, as luzes já ligam correctamente, mas tenho um problema estúpido: a luz do painel que assinala máximos ligados não liga. Pensei que fosse mau contacto ou um fio traçado, portanto desmanchei tudo e meti o multimetro nas pistas que vão à lâmpada. Tenho contacto, mas a voltagem não chega a 1v quando dou máximos, o que não é suficiente para fazer acender a marota da lâmpada. O problema já foi assinalado na folha da inspecção, pelo que tenho mesmo que resolver isto.

Pensei em fazer uma puxada de 12v da ignição (non-switched power) e meter um relé que feche os 12v ao passar lá 1v (para dar 12v à lâmpada do painel), mas isto parece-me uma martelada das grandes. Alguém tem experiência com este tipo de relés que me possa ajudar?

Abraços!
AE86 (Charutinho) E11 G6R (Bebedolas) E12 2.0 D4D (Mariazinha) Tudo boas máquinas! :-)

Visitem e subscrevam o meu canal do YouTube com dezenas de vídeos detalhados sobre trabalhos de mecânica no AE86!

Rasteirinho
Site Admin
Mensagens: 953
Registado: 15 ago 2009, 15:40
Localização: V. N. Gaia
Contacto:

Re: [Ajuda] Relé inventado e luz de máximos que não liga...

Mensagem por Rasteirinho »

Bem, para já vais precisar disto:

Imagem

Imagem

Eu não inventava com relés, eu colocava tudo de origem seguindo o diagrama acima.
Como vês é bastante simples, 1 relé, 2 fusiveis e o interruptor das luzes
Imagem

Avatar do Utilizador
Homem Bomba
Propietários
Mensagens: 380
Registado: 26 dez 2010, 18:17
Localização: Porto
Contacto:

Re: [Ajuda] Relé inventado e luz de máximos que não liga...

Mensagem por Homem Bomba »

Obrigado Rasteirinho, mas eu não sei o suficiente para refazer a instalação eléctrica do carro, por muito simples que seja... Precisava de aprender a ler os esquemas :-)

A minha sorte é que coloquei um LED azul de 0.25W (ao invés dos 3W da lâmpada de origem) e está tudo a funcionar. Vejam a minha felicidade no vídeo abaixo :lol:

http://www.youtube.com/watch?v=Xwfe2ZwguRY&feature=youtu.be
AE86 (Charutinho) E11 G6R (Bebedolas) E12 2.0 D4D (Mariazinha) Tudo boas máquinas! :-)

Visitem e subscrevam o meu canal do YouTube com dezenas de vídeos detalhados sobre trabalhos de mecânica no AE86!

Avatar do Utilizador
itsukitakeushi
active user
Mensagens: 69
Registado: 13 mar 2011, 15:14
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: [Ajuda] Relé inventado e luz de máximos que não liga...

Mensagem por itsukitakeushi »

Já agora, aquele "interruptor" que ajusta a intensidade da luz funciona no teu? acho que no meu já foi e queria reparar aquilo se possível.

cumprimentos :thumbup:
A direito ou de lado...

Avatar do Utilizador
Homem Bomba
Propietários
Mensagens: 380
Registado: 26 dez 2010, 18:17
Localização: Porto
Contacto:

Re: [Ajuda] Relé inventado e luz de máximos que não liga...

Mensagem por Homem Bomba »

Sim, felizmente funciona :-)
AE86 (Charutinho) E11 G6R (Bebedolas) E12 2.0 D4D (Mariazinha) Tudo boas máquinas! :-)

Visitem e subscrevam o meu canal do YouTube com dezenas de vídeos detalhados sobre trabalhos de mecânica no AE86!

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 36 visitantes