Restauro
Restauro
Boas pessoal, depois de me debater sobre este tema imensas vezes decidi vir aqui pedir a ajuda de quem já passou pelo mesmo concerteza, a minha duvida principal é:
Por onde começar o restauro do meu AE ?
Colocando-vos a par do estado do meu ae, ele está a andar com papeis todos em dia, precisa de trabalho de chapa (poucos podres), e gostava de fazer revisão total á parte de mecânica.
Agora as duas opções que fui formando na cabeça:
Começar pela mecânica, deixando todo o motor revisto, parte de transmissão e afins, e só depois desmontar tudo e passar para o trabalho de chapa.
ou
Começar pelo trabalho de chapa deixar tudo direito, passando pela mecânica, suspensões e afins.
Estas são as minhas ideias mas estou aberto a sugestões que me possam dar por experiencia ou não
Por onde começar o restauro do meu AE ?
Colocando-vos a par do estado do meu ae, ele está a andar com papeis todos em dia, precisa de trabalho de chapa (poucos podres), e gostava de fazer revisão total á parte de mecânica.
Agora as duas opções que fui formando na cabeça:
Começar pela mecânica, deixando todo o motor revisto, parte de transmissão e afins, e só depois desmontar tudo e passar para o trabalho de chapa.
ou
Começar pelo trabalho de chapa deixar tudo direito, passando pela mecânica, suspensões e afins.
Estas são as minhas ideias mas estou aberto a sugestões que me possam dar por experiencia ou não
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Re: Restauro
Boas!
O que eu faria era descascar o carro e entregar para trabalho de chapa. O que demora 3 meses a fazer demora 1 ano e meio num chapeiro...
Entretanto ia fazendo a parte mecânica! Talvez começar a comprar já algum material :)
GL
O que eu faria era descascar o carro e entregar para trabalho de chapa. O que demora 3 meses a fazer demora 1 ano e meio num chapeiro...
Entretanto ia fazendo a parte mecânica! Talvez começar a comprar já algum material :)
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Re: Restauro
Olá!
Se tiveres espaço para isso (e t€mpo) , desmonta o carro em casa e manda a carroçaria e painéis para o chapeiro, enquanto trabalhas na mecânica.
Como não tenho fôl€go para fazer as duas coisas ao mm tempo, comecei pela parte mecanica, mas sem tratar do aspecto exterior das peças... Se tivesse mandado arranjar de chapa e interiores primeiro, muito provavelmente ia fazer riscos nos paineis (trabalhar a volta do motor pode originar riscos no cofre, guarda-lamas, por exemplo), manchas de oleo, e riscar peças de baixo do carro durante o trabalho de mecânica. Desapertar e apertar parafusos por exemplo... depois de pintar elementos de suspensao ou ponte traseira, quanto menos mexeres nos parafusos menos tinta descascas.
Nesses casos convém pintares tudo enquanto encasquilhas a suspensao de novo, por exemplo.
Boa sorte!
Se tiveres espaço para isso (e t€mpo) , desmonta o carro em casa e manda a carroçaria e painéis para o chapeiro, enquanto trabalhas na mecânica.
Como não tenho fôl€go para fazer as duas coisas ao mm tempo, comecei pela parte mecanica, mas sem tratar do aspecto exterior das peças... Se tivesse mandado arranjar de chapa e interiores primeiro, muito provavelmente ia fazer riscos nos paineis (trabalhar a volta do motor pode originar riscos no cofre, guarda-lamas, por exemplo), manchas de oleo, e riscar peças de baixo do carro durante o trabalho de mecânica. Desapertar e apertar parafusos por exemplo... depois de pintar elementos de suspensao ou ponte traseira, quanto menos mexeres nos parafusos menos tinta descascas.
Nesses casos convém pintares tudo enquanto encasquilhas a suspensao de novo, por exemplo.
Boa sorte!
AE86 (Charutinho) E11 G6R (Bebedolas) E12 2.0 D4D (Mariazinha) Tudo boas máquinas! :-)
Visitem e subscrevam o meu canal do YouTube com dezenas de vídeos detalhados sobre trabalhos de mecânica no AE86!
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Re: Restauro
Tudo depende do que se quer fazer, mas se for um restauro mesmo, acho que é indiferente por onde começar, visto ser tudo para restaurar, só sairá à rua com tudo pronto, acho que parte um bocado mesmo da disponibilidade de euros e tempo, e de gostar de realmente fazer um restauro. É um pouco desanimante o tempo que se demora, o dinheiro que se gasta, algumas coisas que se deixam de lado para comprar peças para o carro, e se durar muito tempo, pode acontecer uma pessoa ou ganhar ainda mais o bixo para o restaurar ou como muitas vezes, perder a paciência e com a frustração vender-se o carro a meio, já com muito dinheiro investido que depois ninguem paga por isso, infelizmente..
Mas acho todo o restauro do carro importante, mas de mecanica como pela ideia que fiquei não é para fazer grandes alterações, por isso ainda se arranja bastante gente para o fazer, e é uma coisa que não dá para enganar, se ficar mal acabas sempre por dar conta, agora a chapa acho a parte mais importante e mais dificil de arranjar alguem (muito dificil) de confiança que faça um trabalho justo e bem feito. Como sabes, com tinta por cima, tudo o que é detalhe não se vê, e acho que num restauro, seja de 5000 ou 25000, já que se faz, nem se mete em conta o que se vai pagar, é mesmo quem o vai fazer e o detalhe no fim, para nós que nos dedicamos a isto, acho que é o "bolo" e não a "cereja".
Não vale a pena falar de gastos, acho que não andas aqui há 2 dias e até há mais tempo de que eu, mas falando da minha experiência mesmo até agora, o orçamento que fiz no inicio comparado com agora, só com o que gastei até agora já lá vão 400% e só o que ainda falta, nem vale a pena falar nisso. É só mesmo a ideia que no fim gasta-se sempre muito mais, ou porque se sente a necessidade de já que se mete umas coisas novas pareçe mal não meter as outras, ou porque gostavamos até de meter mais outra peça, ou apareçe outro problema, vá, é mesmo só para doentes
Não se pode é desanimar
Mas acho todo o restauro do carro importante, mas de mecanica como pela ideia que fiquei não é para fazer grandes alterações, por isso ainda se arranja bastante gente para o fazer, e é uma coisa que não dá para enganar, se ficar mal acabas sempre por dar conta, agora a chapa acho a parte mais importante e mais dificil de arranjar alguem (muito dificil) de confiança que faça um trabalho justo e bem feito. Como sabes, com tinta por cima, tudo o que é detalhe não se vê, e acho que num restauro, seja de 5000 ou 25000, já que se faz, nem se mete em conta o que se vai pagar, é mesmo quem o vai fazer e o detalhe no fim, para nós que nos dedicamos a isto, acho que é o "bolo" e não a "cereja".
Não vale a pena falar de gastos, acho que não andas aqui há 2 dias e até há mais tempo de que eu, mas falando da minha experiência mesmo até agora, o orçamento que fiz no inicio comparado com agora, só com o que gastei até agora já lá vão 400% e só o que ainda falta, nem vale a pena falar nisso. É só mesmo a ideia que no fim gasta-se sempre muito mais, ou porque se sente a necessidade de já que se mete umas coisas novas pareçe mal não meter as outras, ou porque gostavamos até de meter mais outra peça, ou apareçe outro problema, vá, é mesmo só para doentes
Não se pode é desanimar
Re: Restauro
Do ponto de vista do aspecto, deverias começar pela mecânica e só depois fazer a chapa. Para depois de teres o carro todo arranjado não andares a estragar a pintura com o trabalho no motor, etc.
Re: Restauro
Desde já muito obrigado pelo apoio e ajuda que vejo aqui, sempre tive em mente que um restauro em condições é demorado e dispendioso, mas mesmo assim sempre foi um objectivo pessoal restaurar um carro do qual gosto, vejo-me neste dilema e começam-se a formar algumas ideias na minha cabeça, para conseguir optimizar o processo.
Posto isto se começar pela parte de motor o trabalho seria :
Revisão a todo o motor (teria de encontrar um entendido) para trocar tudo o que fosse necessário sem exagerar claro.
Revisão dos componentes eléctricos de todo o carro
Transmissão , direcção , rolamentos
Suspensão
Travagem
Tudo isto mantendo sempre o carro a andar para ir verificando anomalias e afins.
Depois de tudo direitinho iniciar o descasque (fazer tudo o que conseguir em casa), para depois seguir para o pintor e chapeiro.
Montar tudo, nesta fase já com pormenores estéticos.
Agradeço o vosso tempo e paciencia para ajudar
Posto isto se começar pela parte de motor o trabalho seria :
Revisão a todo o motor (teria de encontrar um entendido) para trocar tudo o que fosse necessário sem exagerar claro.
Revisão dos componentes eléctricos de todo o carro
Transmissão , direcção , rolamentos
Suspensão
Travagem
Tudo isto mantendo sempre o carro a andar para ir verificando anomalias e afins.
Depois de tudo direitinho iniciar o descasque (fazer tudo o que conseguir em casa), para depois seguir para o pintor e chapeiro.
Montar tudo, nesta fase já com pormenores estéticos.
Agradeço o vosso tempo e paciencia para ajudar
Re: Restauro
Primeira pergunta que tens que te fazer é qual o uso que vais dar ao carro. Os teus objectivos para ele vão ditar a forma como deverás fazer o trabalho.
Re: Restauro
O objectivo é manter quase tudo original, mecanica sem duvida que será toda original a parte de estetica poderá ter uma ou outra coisa não tao original mas falo só de (lip ph1, Aleron NSII axo eu ) coisas dentro deste estilo todo o restante será original .
A utilização é somente "passear ao domingo", e claro ir brincando um pouco
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Re: Restauro
O ae86 com ou sem ferrugem tem o seu encanto. Claro que se o dinheiro não for problema o céu será o limite. Faz bem as contas, pede orçamentos. Se tiveres que reparar um podre ou outro e salvar umas massas melhor, gasta em casquilhos, borrachas, rolamentos, suspensão, revisão dos travões, lsd, restaurar interiores, descarbonizar motor, jantola, etc. e ficas com um carro à maneira. O ir totalmente à chapa na minha opinião não vale a pena, embora não faça a mínima ideia do preço (muito caro de certeza) e uns meses ou anos com o carro parado, se tiver garagem vai aguentar tantos anos como nós e conforme forem aparecendo os sintomas da velhice (ferrugem) vais reparando. Podes pintar. Não mexas no que está bem, nomeadamente no sistema eléctrico se não houver problemas, entre outros.
É o que faria com pouco dinheiro para esbanjar.
É o que faria com pouco dinheiro para esbanjar.
Sempre a 30 viewtopic.php?f=2&t=2
Re: Restauro
Boas amigos, obrigado pelas sugestoes e opinioes, começo a delinear melhor as minhas ideias de como iniciar o processo, o t€mpo não é muito mas o processo poderá ser demorado.
Gostava de no final chegar a algo como isto:
Gostava de no final chegar a algo como isto:
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Re: Restauro
Red panda... gosto tanto!
Re: Restauro
Boas pessoal, andei a elaborar uma pequena lista para me orientar que dizem ?
MOTOR
Verificar barulhos
Velas
Afinação
Electrica (Motor)
Casquilhos / Sinoblocos / Apoios
Rolamentos
Eixos
Travagem
Suspensao
CHAPA
Desmontar tudo para pintar
Reparação de pequenos podres
Pintura Total
Montagem de todo o exterior e motor
Borrachas novas
Reparação / remodelação dos interiores
Estofar bancos
Jantes
Obrigado desde já pelas ajudas e respostas
MOTOR
Verificar barulhos
Velas
Afinação
Electrica (Motor)
Casquilhos / Sinoblocos / Apoios
Rolamentos
Eixos
Travagem
Suspensao
CHAPA
Desmontar tudo para pintar
Reparação de pequenos podres
Pintura Total
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Estofar bancos
Jantes
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Re: Restauro
Penso que esta tudo!
Re: Restauro
Já definiste um "budget"?
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Re: Restauro
Ou o banco que vais assaltarapardal Escreveu:Já definiste um "budget"?
Sempre a 30 viewtopic.php?f=2&t=2
Re: Restauro
Tanto o prazo como o budget é uma coisa que não está bem definida , ou seja o pensamento é:
"Não é para fazer mas sim para ir fazendo."
"Não é para fazer mas sim para ir fazendo."
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Re: Restauro
Se vais a pensar assim esquece.... os anos vão passar e quando deres conta estás em 2040 e o carro ainda não anda..!
Faz um deadline mental. Um deadline a nivel de budget e começa já a comprar coisas.....
Abraço
Faz um deadline mental. Um deadline a nivel de budget e começa já a comprar coisas.....
Abraço
Re: Restauro
Essa deadline existe sempre (o dobro do que dei pelo carro), gostava era de ter as coisas bem pensadas para gastar os € bem gastos
Re: Restauro
Eu já gastei 20x o que ele me custou.
Para o trabalho todo que mencionaste feito em condições e tens aí despesa entre 5000 e 10000€, dependendo da origem do material de reparação que vás comprar.
Para o trabalho todo que mencionaste feito em condições e tens aí despesa entre 5000 e 10000€, dependendo da origem do material de reparação que vás comprar.
Re: Restauro
Obrigado apardal pelo comentário, esses valores estão dentro das minhas expectativas, uma das coisas que me tenho andado a debater é, arranjar um mecanico de confiança para mexer no motor, (no meu carro diario meti um mecanico "xoriço" a mexer naquilo e correu mal ), alguma sugestão nesse aspecto ?
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Re: Restauro
TCR!
Re: Restauro
Boas pack obrigado pela resposta, fiz uma pesquisa no forum e parece que TCR será uma oficina, podes dar-me mais informações ?pack Escreveu:TCR!
Re: Restauro
Team Caetano Racing.
O Rasteirinho trata de ti!
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Re: Restauro
Desculpa!
Mas o Pardal já respondeu!
Mas o Pardal já respondeu!
Re: Restauro
Estive a ver o site deles, parece-me do melhor, alguem tem feedback de valores ?
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