[DUVIDA] lift e duração das cames VS potência/comportamento

Fórum técnico para todas as tuas questões e respostas :)
Vilela
Propietários
Mensagens: 894
Registado: 15 jan 2010, 15:57
Localização: Vila Real
Contacto:

[DUVIDA] lift e duração das cames VS potência/comportamento

Mensagem por Vilela »

Boas

Como a fase de preparar o meu motor está próxima, e como sou leigo nestes assuntos, gostaria de ter mais informação e que me ajudassem a esclareçer em relação a este assunto e acho este tópico uma mais valia culturalmente para quem tenha menos conhecimento neste assunto como eu.

Penso já ter lido algo sobre isto no forum, só que procurei e não encontrei nada especifico, penso até ter visto como uma resposta no meio de um tópico subjectivo a outro assunto.

Corrijam-me por favor se estiver em erro, de forma muito rudimentar, a minha ideia do lift é o pico de comprimento do lobulo das cames que provoca uma maior descida/abertura das válvulas, enquanto a duração ( º ) é a duração/tempo que o lobulo da came provoca na abertura das válvulas, certo? Perdoem a minha ignorância se estiver errado [smilie=blush.gif]

Nisto, apesar de ter uma muito vaga ideia do que isto provoca, aumento de potência, agressividade, potência em mais altos regimes, não sei qual a verdadeira relação do lift e das cames com o aumento de potência e todas as variações que isto provoca no motor, ou seja, já vi projectos e pessoas que obtiveram melhores resultados umas com maior lift e menos duração, outros vice-versa, outros com maior duração e mais lift. Obviamente que tambem tem tudo a ver com todo o envolvimento do resto da preparação, colector admissão e escape, pistons, cambota, ECU, etc, mas especificamente quanto às cames, o que esta relação provoca, os ganhos, as perdas, de aumentar as duas caracteristicas, aumentar uma reduzir outra, provoca.