[DUVIDA] lift e duração das cames VS potência/comportamento

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[DUVIDA] lift e duração das cames VS potência/comportamento

Mensagem por Vilela » 23 out 2012, 11:03

Boas

Como a fase de preparar o meu motor está próxima, e como sou leigo nestes assuntos, gostaria de ter mais informação e que me ajudassem a esclareçer em relação a este assunto e acho este tópico uma mais valia culturalmente para quem tenha menos conhecimento neste assunto como eu.

Penso já ter lido algo sobre isto no forum, só que procurei e não encontrei nada especifico, penso até ter visto como uma resposta no meio de um tópico subjectivo a outro assunto.

Corrijam-me por favor se estiver em erro, de forma muito rudimentar, a minha ideia do lift é o pico de comprimento do lobulo das cames que provoca uma maior descida/abertura das válvulas, enquanto a duração ( º ) é a duração/tempo que o lobulo da came provoca na abertura das válvulas, certo? Perdoem a minha ignorância se estiver errado [smilie=blush.gif]

Nisto, apesar de ter uma muito vaga ideia do que isto provoca, aumento de potência, agressividade, potência em mais altos regimes, não sei qual a verdadeira relação do lift e das cames com o aumento de potência e todas as variações que isto provoca no motor, ou seja, já vi projectos e pessoas que obtiveram melhores resultados umas com maior lift e menos duração, outros vice-versa, outros com maior duração e mais lift. Obviamente que tambem tem tudo a ver com todo o envolvimento do resto da preparação, colector admissão e escape, pistons, cambota, ECU, etc, mas especificamente quanto às cames, o que esta relação provoca, os ganhos, as perdas, de aumentar as duas caracteristicas, aumentar uma reduzir outra, provoca.

Falem como se fosse burro, porque gosto muito de aprender, mas há coisas que por mais que leia, nem co dicionário, então quando vejo topicos de electronica, mudo logo de página para não me sentir frustrado lool

Como o saber não ocupa lugar e já que vou gastar dinheiro, ao menos que tenha os pés mais acentes na terra.

Um abraço

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Re: [DUVIDA] lift e duração das cames VS potência/comportame

Mensagem por Rasteirinho » 23 out 2012, 11:56

Quanto mais duração e lift melhor para correr e pior para andar com o carro na estrada.

Isto é a parte simples...

Para complicar: Podes ter duas cames iguais em duração e lift com comportamento diferentes devido à forma de como o excentrico vai da posição minima à máxima e regresso.

Resumo:
Só experimentando vários setups se pode concluir alguma coisa. Ou então optar pelas soluções mais utilizadas por esse Mundo fora.
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Re: [DUVIDA] lift e duração das cames VS potência/comportame

Mensagem por Vilela » 23 out 2012, 14:17

Mas objetivamente quanto ao lift e à duração e as suas conjugações, existe alguma relação direta com a potência?

Isto porque já vi cames com 13mm lift e 365º duração, em que à partida apesar de não obrigatóriamente assim, e outras com 290º e 16mm lift.

Digo isto por exemplo, nas cames de admissão da inlinepro, já o stage 5, são 290º e os tais 16mm lift senão estou em erro, e por exemplo na Catcams são 365º e máximo 13mm lift, por isso é que não percebo esta relação e que diferenças cria aumentar mais o lift e menos a duração, ou muita duração e pouco lift.

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Re: [DUVIDA] lift e duração das cames VS potência/comportame

Mensagem por Rasteirinho » 23 out 2012, 15:03

De um modo grosseiro e generalista, lift dá-te torque e a duração dá-te potência (ou capacidade de fazer mais rotação)...
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Re: [DUVIDA] lift e duração das cames VS potência/comportame

Mensagem por Homem Bomba » 23 out 2012, 16:37

Este é um tema sobre o qual tenho muita muita curiosidade. Aliás, sempre que encontro alguém com conhecimentos de mecânica acabo por chagar para ver se fico a perceber alguma coisa.

Aqui fica o pouco que sei até ao momento, derivado de coisas que li na net principalmente. Espero mesmo que as pessoas mais entendidas corrijam estas minhas afirmações [smilie=biggrin.gif]. Formatei o texto para separar melhor o testamento, mas não quer dizer que eu tenha a certeza do que estou a dizer!!!

Primeiro as coisas básicas..

- Um motor precisa de deslocar ar e gasolina para "produzir" trabalho (potência) a partir da combustão. O trabalho é Força X deslocamento... Força x Deslocamento = Energia (Joule). Se dividires pelo tempo, tens potência (Watts/HP).
- Assim, há 2 maneiras de conseguir mais cavalos... ou aumentando a força exercida no topo do pistão ao longo da sua descida (a "força" da explosão) ou aumentando a rotação. Daí quando se mete um turbo se notar um aumento brutal de binário, pois o binário medido na cambota aumenta com as forças maiores exercidas no topo do pistão a cada tempo de explosão do motor devido à maior quantidade de combustívem que efectivamente arde dentro do cilindro. Quanto a aumentar a rotação, é simples. Mais rotação equivale a mais deslocamentos do pistão no mesmo intervalo de tempo, portanto a cavalagem aumenta (não é proporcional porque entram outros factores na análise, dos quais o desenho dos canais internos do motor e também das cames têm que ser tidas em linha de conta.

Teóricamente, a válvula de admissão abre assim que a valvula de escape fecha no final do ciclo anterior... Na verdade, se isto fosse assim, os motores não funcionavam bem, porque o ar REAL tem um certo atraso no seu movimento, ou inércia. Isto quer dizer que, por exemplo, a válvula de admissão tem que abrir um pouco mais cedo para compensar esse atraso. Ao mesmo tempo, quando a válvula de admissão fecha e tendo em conta as altas velocidades com que as válvulas abrem e fecham, vai-se criar uma pressão ligeiramente superior à atmosférica à porta das válvulas de admissão dentro do colector, que é benéfica para o rendimento do motor (pensa nisto como uma espécie de efeito ram-air). A maneira que arranjei de imaginar isto é quando tens uma garrafa com alguma água lá dentro. Se a segurares nas duas extremidades e fizeres a agua andar de um lado para o outro, ela bate na base e no topo da água e volta para trás numa "onda". Com o ar é semelhante, e o truque é manter o ar sempre "concentrado" à porta das válvulas de admissão, cheiinho de vontade de entrar para o cilindro [smilie=dance3.gif]

As cames são feitas para compensar estes atrasos que advêm do ar ser um fluido real, e tirar partido das suas características dinâmicas.

Rotação vs lift/duração

A duração deve ser aumentada em altas, antecipando o tempo em que a válvula de admissão abre para maximizar outro efeito, que é uma "corrente de ar" que corre na parte superior do cilindro para ajudar a expulsar a mistura queimada de dentro do cilindro. A válvula de escape abre, e antes dela fechar, o que é o chamado "overlap" (vê o vídeo de demostração do VVT-I no youtube para veres isto: http://www.youtube.com/watch?v=MR63IrKHv7E).

O lift também deve ser aumentado em altas para aumentar a quantidade de mistura que o motor aspira enquanto a valvula está aberta.

No entanto, se a duração for demasiado alta (e tendo em conta cames normais que "não mudam" e ausência de vvti ou vtec), em baixas notam-se coisas estranhas como ralentis instáveis, ignições no colector de admissão (em algumas cames super agressivas a mistura arde desde o colector até ao carburador ao ralenti, porque a válvula de admissão abre muitissimo cedo). Quanto ao lift exagerado, o problema é o mesmo que fez a Toyota introduzir o T-VIS nos nossos carros. Sem rotação suficiente, o motor não cria vácuo suficiente para aspirar a mistura toda que lhe está a ser oferecida, fazendo com que ela não entre nos cilindros suficientemente depressa. Isto faz a mistura ficar mal distribuída no cilindro (não se cria remoinho suficiente aquando da admissão), o que faz com que a performance não seja eficiente em termos de consumos.

As cames de origem

As cames de origem são um compromisso da marca; Para ter ralenti estável, consumos aceitáveis, binario em baixas e potencia em altas, são as melhores que eles conseguiram desenhar. Se estiveres a desenhar um motor para altas, poderá ser boa aposta investir em carburadores (pois podes regular o carburador facilmente para um regime mais elevado) e meter cames mais agressivas (mais lift e duração), perdendo nos consumos e comportamento ao ralenti.
AE86 (Charutinho) E11 G6R (Bebedolas) E12 2.0 D4D (Mariazinha) Tudo boas máquinas! :-)

Visitem e subscrevam o meu canal do YouTube com dezenas de vídeos detalhados sobre trabalhos de mecânica no AE86!

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Re: [DUVIDA] lift e duração das cames VS potência/comportame

Mensagem por bmbelo » 24 out 2012, 16:06

365º de duração....? Estou fora d'isto há demasiado tempo....

Este assunto dá pano para mangas. As cames comandam as válvulas para dar o melhor enchimento possível aos cilindros.

Regra geral:

1. Quanto mais lift melhor e = aumento de binário ao longo de todo o regime de rotação. Porém, exige materiais mais nobres, cames mais precisas e lubrificação mais eficiente para limitar os stresses hertzianos e manter a aceleração da válvula dentro de limites aceitáveis. Ganho de potência ao longo de todo o regime.

2. Quanto maior a duração da abertura de válvulas = pior o enchimento absoluto dos cilindros. O motor trabalha de forma exponencialmente menos eficiente quanto maior for o regime. Estás simplesmente a deslocar a powerband (melhorar o enchimento a rotações mais elevadas) mais para diante no regime de rotação. Ganho de potência, tendencialmente, nos altos regimes.

É um compromisso e deve ser adequado à função de cada carro. Os ganhos de rendimento mais significativos encontram-se na maximização do rendimento volumétrico e do ciclo termodinâmico e isto consegue-se trabalhando com aumento de compressão e afinação do cruzamento de válvulas, seja de que forma for. A afinação CORRECTA do avanço de ignição também é onde se vai buscar muito binário. Baixando uns graus a temperatura da mistura admitida e garantir uma boa exaustão (sem excesso de backpressure para existir uma boa velocidade/temperatura de gases) e brincando com os pontos de ignição e distribuição conseguem-se resultados muito satisfatórios.
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Re: [DUVIDA] lift e duração das cames VS potência/comportame

Mensagem por Rasteirinho » 24 out 2012, 16:44

bmbelo Escreveu:365º de duração....? Estou fora d'isto há demasiado tempo....
Fizeste-me ir atrás ver onde estava isso escrito... Realmente... eheheheheheh
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Re: [DUVIDA] lift e duração das cames VS potência/comportame

Mensagem por Vilela » 24 out 2012, 19:41

Quando vi 365º tambem achei exagero, nem nunca vi tal aplicação, mas foi somente para explicar a discrepância e onde se baseava a minha duvida.

Onde vi foi na catcams e não 365º, afinal é 362º lool

Duvida tirada, obrigado. Era mesmo objetivar que de uma forma generalizada o lift está mais relacionado com o binário e a duração com o avanço do regime onde se ganha potência.

Não tenho ainda nada em ideia, era mesmo até para ganhar ideias e basear-me em algo antes de chegar e pegar nesta ou naquela, em que mesmo que seja numa maioria que se usa, pode ser só os que consegui ver e por vezes nem sempre a maioria tá correcta.

Nisto, irei procurar mesmo cames com o lift maior possivel e a duração o mais proximo possivel das de origem visto que não pretendo mais rotação que a original, obvio que em consonância com quem me vai mexer no motor.

Só que nisto, só vi umas cames que se aproximam destas caracteristicas, que são da inlinepro, só que os preços são completamente fora do contexto dos preços do que vejo nas outras marcas, 1599 dolares sem portes é um abuso.

Mais uma vez obrigado aos que se disponibilizaram.

Abraço

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Re: [DUVIDA] lift e duração das cames VS potência/comportame

Mensagem por isac » 24 out 2012, 19:47

Rasteirinho Escreveu:Ou então optar pelas soluções mais utilizadas por esse Mundo fora.
Mais vale. Do que andar a inventar e gastar dinheiro à toa. De preferencia cams vs taxa compressão e ecu com mapa.

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Re: [DUVIDA] lift e duração das cames VS potência/comportame

Mensagem por Rasteirinho » 24 out 2012, 21:10

Fdx... Alguém me explica como é que umas cames podem ter duração superior a 360º... É que no site da CAT realmente fala em 362º...

Até 320º conhecia...

Será que estou a desaprender?
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Re: [DUVIDA] lift e duração das cames VS potência/comportame

Mensagem por isac » 24 out 2012, 21:34

Serão estas? O que interessa é a duração com um milímetro, o resto será marketing.

CATCAMS Stage III
Adv dur: 362 / 352
Dur at 1mm: 274 / 264
Lift: 13.45mm / 12.5mm
Lobe centerline: 104 deg ATDC / 100 deg BTDC

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Re: [DUVIDA] lift e duração das cames VS potência/comportame

Mensagem por Rasteirinho » 24 out 2012, 21:54

Isac, cada tempo do motor dura 180º (como sabes).

Normalmente uma árvore de cames de um carro de origem dura uns 230~240º, e abre cerca de 5~10º DPMS e fecha 50~55º DPMI.

Se tens 360º de duração que seja, terás de a abrir ou muito cedo ainda durante a fase de escape e fechar muito tarde já na fase de compressão.

Onde vais ganhar os 120º adicionais? Não podes fechar a valvula de admissão muito tarde senão não vais ter compressão suficiente, a menos que tenhas uma taxa de compressão estupidamente alta.

Se abrires a valvula de admissão muito cedo grande parte do ar admitido vai sair directamente para o escape juntamente com os gases da combustão.

Gostava de ver as opiniões de outros experts aqui do forum (Luis, Gonçalo e Bruno)...

Uma coisa é certa, a CAT costuma fazer grandes cames em termos de resultados...
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Re: [DUVIDA] lift e duração das cames VS potência/comportame

Mensagem por isac » 24 out 2012, 22:18

Deve ter a ver com a abertura variável das válvulas em altas rotações.

Engenheiros expliquem lol

http://www.youtube.com/watch?v=ukJ7Az1FtF8

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Re: [DUVIDA] lift e duração das cames VS potência/comportame

Mensagem por bmbelo » 25 out 2012, 08:32

isac Escreveu:Serão estas? O que interessa é a duração com um milímetro, o resto será marketing.

CATCAMS Stage III
Adv dur: 362 / 352
Dur at 1mm: 274 / 264
Lift: 13.45mm / 12.5mm
Lobe centerline: 104 deg ATDC / 100 deg BTDC
:thumbup:

Tudo estará vocacionado para maximizar rendimento volumétrico a rotação x. Ao passo que é banal falar em rendimentos volumétricos superiores a 100% em motores sobrealimentados, em motores aspirados há apenas relatos de tal acontecer. Mas acontece....duvido é que seja a rotações muito elevadas. Estes números, sendo marketing ou não, dizem muito pouco sobre a qualidade das cames e capacidade de encher os cilindros. Dá uma ideia apenas. A qualidade está patente no desenvolvimento feito para o lóbulo e as funções matemáticas que o descrevem. Por isto é que é crucial trabalhar com a folga correcta. Eu tinha molas de especificação FA, cames TODA 304/288/11mm, molas OS +1mm, e quando abri o motor tinha 4 novos valve pockets nos êmbolos todos :D

A duração 1mm de abertura é o "industry standard", e considera-se o ponto para o qual as coisas começam a mexer. A duração publicitada não passa disso, duração publicitada. Diz respeito à fase do perfil em que o excêntrico transita de base circle para rampa e depois flanco, e começa a produzir algum lift.

Os 362º são para inglês ver. Interessa realmente a duração @ 1mm, o lift, e mais que tudo isto, a qualidade do perfil e se a equipa de engenharia bebeu muito a seguir ao almoço ou não.

Como a meu ver os ingleses nunca foram bons a matemática quer tenham bebido ao almoço ou não, venham os alemães e os japoneses. O resto é paisagem.
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Re: [DUVIDA] lift e duração das cames VS potência/comportame

Mensagem por 86Pilot » 25 out 2012, 09:33

O Bruno já falou do essencial.

Num mundo ideal, toda a mistura entraria no cilindro apenas durante a fase de admissão, e o cilindro ficaria estanque a partir do inicio da compressão, até ao inicio do escape
Dessa forma, nenhuma pressão era perdida nas fase de compressão e, admitindo qeu todo o cilindro estava cheio a 1bar ou mais(eficiencia volumetrica de 100% ou mais), o trabalho era maximizado.
Num mundo ideal a came seria quadrada (aceleração "infinita" da válvula), e a área de passagem seria sempre máxima ao longo do ciclo.

No entanto, como o mundo não é ideal, os materiais têm um limite de resistêcia e o ar não passa de um fuido que lida com inércia e atrito e perdas de pressão à entrada do cilindro, é necessario comprometer o ideal teórico e jogar com a duração e lift das cames.

Na minha opinião, uma came deve ter um perfil que maximize o tempo em que coloca a válvula perto do lift máximo.
Ou seja, um desenho mais quadrado e não triangular como se vê em muitas cames "retrabalhadas", onde um novo perfil é criado a partir de um já existente.
Este perfil quadrado é limitado pela rampa da came e o efeito que este tem no valvetrain.
Uma variação muita acentuada de lift cria uma aceleração potêncialmente exagerada na valvula e um stress substancial em todo o sistema de distribuição.
O limite elástico do material fica em cheque e a válvula pode começar a flutuar devido à sua inércia na altura de voltar para a base.

Até certo ponto, a velocidade e massa de ar a entrar também é maximizada se se aproveitar o venturi criado pela abertura da válvula na fase inicial.
Daí que os ângulos entre a sede e a válvula sejam importantes principalmente em motores aspirados.

Duração a mais, tal como o Bruno falou, poe em causa a eficiencia do ciclo, já que parte da energia (pressão e temperatura) é perdida para o escape e admissão, principalemtne a regimes mais baixos, quando o ar nao tem velocidade suficiente para se opor às mudanças de pressão dentro do cilindro sempre que uma valvula está aberta "quando nao devia".

Cames com imensa duração e pouco lift são coisas que nunca percebi.

Em termos leigos, o período de abertura da válvula controla o binário que potêncialmente conseguimos ter. (Menor é melhor)
A duração deverá ser o mais curta possível, desde que a banda de potência ande nos valores de rotação pretendidos.

Um motor de F1 usa durações de came bastante generosas (até 320 +/-).
De notar que tem um binário especifico (Nm/L) nada impressionante[/b].
No entanto, a banda de aplicação do motor anda nas 16,17,18,19k rpm e portanto esse binário é aplicado a uma taxa bastante maior que no resto dos motores.
Daí uma potência específica maior (cv/L).
A velocidade e consequente enercia do ar nestes motores é grande o suficiente para aproveitar as vantagens de uma duração tão grande.
Um motor de estrada não aguenta estas rotações nem os Gs que sao aplicados aos pistoes, bielas, etc.

Portanto temos de nos restringir a rotações aceitáveis e pensar em durações adequadas.

Depois de selecionada a came, há que afinar a admissão e escape em conjunto.
Um banco de potência e umas polies ajustáveis dão para umas horas bem passadas.
Aqui interessa o pontio no qual temos o lift máximo de cada uma das cames, e como a posição desse ponto influencia o cruzamento de valvulas.

Nesta fase temos quem se preocupe com o pico de potência para mostrar aos amigos, e afina ambas as cames para regimes elevados.
Outras pessoas preocupar-se-ão em maximizar a banda de rotação entre o pico de binário e o pico de potência.


Mas não se está a falar de um F20C? Isso já não anda qeu chegue para o chassis do AE86? [smilie=smile3.gif]

Quanto à duração das CatCams, o Isac diz bem, interessa a duração após a folga de abertura.
Penso que o gato (pun intended [smilie=to_pick_ones_nose.gif] ) esteja aí. Não me parece que esteja relacionado com o VTEC.
Mas eu de Hondas não percebo nada.
Eu é mais bolos.
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Re: [DUVIDA] lift e duração das cames VS potência/comportame

Mensagem por bmbelo » 25 out 2012, 10:02

Os motores de F1, para servir de exemplo extremo, fazem a potência que fazem ao regime que fazem com cames de duração = 320º por outros factores para além das cames. O bluetop é um ganda motor para se desenvolver potência para além das 8k, tal como os B18, B16, F20, etc da Honda. São motores sobrequadrados de câmaras hemisféricas e vias de admissão/escape generosas e curtas.

Agora a "million dollar question".... Vale a pena mexer no motor do AE? A minha resposta para 90% da malta que tem este carro é NÃO. Gastas 800€ em cames e levas uma ratada de um amigo que tem um carro igual de origem... E o Pardal, por exemplo, sabe bem do que é que estou a falar. Há que maximizar o potencial da mecânica instalada e é isso que o carro original faz bem. Uma powerband mais estreita mas mais avançada faralha-te os rácios de caixa. O motor perde binário e o carro não anda a não ser numa faixa minimizada de rotação.

Fazendo um pequeno apanhado, para instalares umas boas cames e tirares partido delas tens de:

- Gastar dinheiro em polias ajustáveis e aumentar a compressão
- Garantir uma boa injecção e gestão de motor
- Garantir uma boa lubrificação e que o resto da tua distribuição está à altura - válvulas, touches, molas, etc
- Garantir que tens um grupo de transmissão capaz de usufruir da powerband do motor com a relação final adequada

E isto tudo são muitos milhares de €. Eu vendi o meu carro porque não tinha dinheiro para uma boa caixa de velocidades e apesar de ter uma mecânica fora de série nunca conseguiria tirar partida dela. Dos 10% que estiveram/estão dispostos a fazer este tipo de trabalho, o gozo está na aprendizagem e na experiência e não nos números, e garanto-te que todos eles (ou se calhar não...) não repetiriam a experiência (da mesma forma, pelo menos) hoje em dia pelos montantes envolvidos.

Queres fazer do AE um carro rápido e fiável investe em rodas, suspensões, travões, refrigeração, lubrificação e numa relação final. Penso que o resto deve ficar reservado para outro tipo de disponibilida€s, já que só daí tiras partido se o trabalho tiver um início, meio e fim.

Sim, mas uma boa carvoada é que é ó Luís...
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Re: [DUVIDA] lift e duração das cames VS potência/comportame

Mensagem por Vilela » 25 out 2012, 11:13

bmbelo Escreveu: Queres fazer do AE um carro rápido e fiável investe em rodas, suspensões, travões, refrigeração, lubrificação e numa relação final. Penso que o resto deve ficar reservado para outro tipo de disponibilida€s, já que só daí tiras partido se o trabalho tiver um início, meio e fim.
Isso já está a ser investido, a minha ideia do carro é mesmo ser preparado a todos os niveis, não que eu seja piloto, que não sou, mas pelo menos no que faço e tendo essa possibilidade nem que seja a trabalhar para investir naquilo que gosto, ao menos para já, já que entrei nisto, entrarei a fundo, como faço em tudo.

Suspensão está, rodas tambem, refrigeração estará, os travões serei obrigado a aplicar o que antes me propus a aplicar pois as bombas da caixa de pedais foram encomendadas com o bore especifico para as pinças frontais e traseiras respectivamente, aliás, até do travão de mão a bomba foi escolhida consoante as pinças e diametro dos embolos em questão, nada está a ser feito ao acaso e que felizmente após andar a fazer modelos em papelão do diametro do conjunto das pinças, estas cabem perfeitamente sem necessidade de espaçadores [smilie=dance3.gif]

Algo que para já me está a queimar os miolos é mesmo a questão do eixo. O veio de transmissão será custom, em que decidi mandar fazer um, para depois não ter problemas de calibração que por mais bem calibrado que esteja, cortar e soldar por mais que fique um trabalho bem feito a mim não me inspira, sendo que ja está falado e será feito um em aluminio. O eixo, e aí entra a questão da relação final, por isso mesmo queria mandar fazer um de raíz. Normalmente são usados eixos de jipes, carrinhas, etc, e as relações são um pouco demais agressivas e para alem do LSD. E mandar fazer o swap do eixo, e depois ter que mudar a relação, ter que em breve mudar e renovar peças do LSD, rolamentos, etc, assim fico mais descansado e vai mais ao encontro da minha ideologia que carrego desde que iniciei o projecto, para além do preço no final não divergir muito, "os carros é como as mulheres, novo é sempre novo" loool

Como disse o Pilot, a cavalagem original do motor, principalmente para mim, chega sobra e é demais, mas visto o motor estar desmontado, para ficar realmente descansado, e tambem como cada um, na sua pancada, ver o que se pode fazer dali. É uma experiência que tentarei ao máximo estar proximo de todo o trabalho, para aprender, não tenho conhecimento como muitos voçês para fazer eu o trabalho e permitir-me a um padrão maior de erros que me levariam a mais despesas, mas noutra assim tambem não me meto mais. Será um carro para curtir, senão tambem qual seria a piada, mas tambem para guardar com estima. Futuramente, para curtir verdadeiramente sem preocupação extrema de estragar as jantes, riscar aqui ou ali, será mesmo o que já falaram, um e30 com algo bebedo lá dentro, e toca a fugir dos muros.

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Re: [DUVIDA] lift e duração das cames VS potência/comportame

Mensagem por isac » 25 out 2012, 11:34

"Quem puxa a carroça é que sabe quanto ela pesa"

As variáveis são tantas que das duas, três... [smilie=biggrin.gif] ou montas tudo de origem e andas a curtir sem stress, ou "copias" um setup dos muitos que há por aí com itb's e gastas mais umas massas, ou inventas e gastas umas massas e podes ficar com um canhão ou um charuto temperamental. [smilie=crazy.gif]

Isso tem cavalos que cheguem - fosga-se [smilie=scare.gif]

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Re: [DUVIDA] lift e duração das cames VS potência/comportame

Mensagem por gon » 25 out 2012, 11:39

olha , gostei de ler e concordo com os Senhores Engenheiros.
o AE86 é realmente complicado devido ha falta de opções para a caixa de velocidades....
No entanto no teu caso deixava me ficar com o motor e caixa q tens (F20C), sempre reduzes um bocado o numero de problemas q vais encontrar quando o começares a conduzir :mrgreen:

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Re: [DUVIDA] lift e duração das cames VS potência/comportame

Mensagem por Vilela » 25 out 2012, 11:50

Bem dito, aí está um argumento ao qual as ideias deveriam ser relativizadas :thumbup:
isac Escreveu:"Quem puxa a carroça é que sabe quanto ela pesa"

[smilie=scare.gif]
isac Escreveu:
"copias" um setup dos muitos que há por aí com itb's e gastas mais umas massas [smilie=crazy.gif]

[smilie=scare.gif]
à partida será mesmo ir ao encontro de um setup já feito, inventar só mesmo segundo a criatividade e habilidade do mecanico, mas isto não está para invenções lol e itbs é sagrado [smilie=biggrin.gif]

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Re: [DUVIDA] lift e duração das cames VS potência/comportame

Mensagem por pack » 26 dez 2012, 11:34

Aproveitando este tópico gostava de saber uma coisa.

Apontando ao overhaull do 16V, estou a pensar em cam's com mais duração e pensei em qualquer coisa como 256º (penso que serão das últimas a ser usadas com o chip de fábrica).

Posto isto, o que me recomendam?

Abraço

Vilela
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Re: [DUVIDA] lift e duração das cames VS potência/comportame

Mensagem por Vilela » 26 dez 2012, 13:15

pack Escreveu:Aproveitando este tópico gostava de saber uma coisa.

Apontando ao overhaull do 16V, estou a pensar em cam's com mais duração e pensei em qualquer coisa como 256º (penso que serão das últimas a ser usadas com o chip de fábrica).

Posto isto, o que me recomendam?

Abraço
Mudar as cams dá sempre alguma coisa, mas penso que não irás notar grande diferença, principalmente com essas especificações não tão fora do normal. Para ver resultados justificativos (na minha opinião) é necessário como sabes outras modificações, em que a ECU, penso ser das mais bases. Só nestas duas coisas, já gastas algum, mais trabalho e o resto, acho que a ideia do 20V é a que melhor se encaixa.

Mudares as cames somente, acho que te vai dar o bixinho de mudares mais alguma coisa, e em muita pouca compra, já te compensará o 20v.

Mas tudo depende da tua filosofia, é sempre "bonito" mexer no 16v ao máximo, mas como alguns projectos aqui, vês que para se obter alguma coisa é preciso enterrar muito dnheiro e dores de cabeça.

Se fosse eu, se não fosse para gastar muito dinheiro no 16V, a primeira mod que fazia era carburadores. Há bastante informação sobre isso, e acho que visando ganhos, acabas por ter mais do que mudar cams e ficar com a ECU original, para além de outras caracteristicas do sistema de carburadores. Mas os consumos é que já não agrada.

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Re: [DUVIDA] lift e duração das cames VS potência/comportame

Mensagem por pack » 26 dez 2012, 14:12

Pelo que li, estas cams usadas com uns colectores a maneira, e seguindo a filosofia do everhaull ao motor já dá para apontar aos 140/150 cavalos.

Isto segundo o que anda por aí de informação!

E é o que quero. Estou a apontar para 140cv's nada mais que isso, já dá para o que quero por agora pois não tenho o bicho de querer sempre mais potência.

Abraço

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Re: [DUVIDA] lift e duração das cames VS potência/comportame

Mensagem por apardal » 26 dez 2012, 19:58

A tua maior dificuldade com a montagem das cames será a afinação da mistura. Com umas 256º ou umas 264º a centralina de origem vai enriquecer em demasia a mistura. Para isso podes então comprar uma Apexi SAFC (piggy back), no entanto, vais precisar de a afinar e para fazer isso de forma conveniente, precisas de uma sonda lambda. As cames arranjas usadas por uns 400€, a apexi a 200€ e a sonda mais outros 200€. Mais montagem, mais afinação. Correndo o risco de poder não ficar a 100% e com consumos um bom bocado acima do que estás habituado.

E o 20v começa a parecer uma solução cada vez mais sensata :P

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Re: [DUVIDA] lift e duração das cames VS potência/comportame

Mensagem por pack » 26 dez 2012, 20:04

Estas questões levantam-se porque ando a ler coisas.....

Posso sempre deixar tudo de origem e esquecer potência.... Mas já que ando a ler coisas interessei-me por isto!

Então o isto irá ter tendencia a fazer kabum? Estou a ver a mistura mais rica e a compressão a fazer das suas.....

Será que aguento mais pancada com o bloco do AE92?

Jesus... já não sei de nada.... [smilie=heat.gif]


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