Aplicação de pinças de travão!!!

Fórum técnico para todas as tuas questões e respostas :)
Responder
Vilela
Propietários
Mensagens: 894
Registado: 15 jan 2010, 15:57
Localização: Vila Real
Contacto:

Aplicação de pinças de travão!!!

Mensagem por Vilela »

Boas

Estou em duvida quanto às pinças que mandarei vir para a frente. Para trás estão escolhidas, serão 4 Dynalite 4 pot, 2 para o travão de pé e 2 para o travão de mão. Poderia mandar vir de 2 pistões para o travão de mão, mas a diferença é minima, o qual decidi comprar 4 destas.

O que está em questão são as pinças da frente. Por tudo o que li, pesquisei e encontrei, a nivel de qualidade/preço a Wilwood sustem uma boa referencia.
As bombas de travão que comprei já foram encomendadas segundo o tamanho dos pistons das pinças:
1º pistão - 1,38
2º - 1
3º - 1

Pois as pinças pelo que me aconselhou o vendedor da Wilwood e da Tilton, segundo as caracteristicas do carro, são as Wilwood Narrow Superlite 6 pot, que seria o recomendado. Isto de encontro ao kit de 6 pistões que a FastBrakes vende, que cabe em jante 15".

Só que não estou para pagar uma enormidade de dinheiro pela alfandega e na Europa não existem as pinças deste kit à venda que são as Dynapro6. Desta forma, penso que as mais aconselhaveis serão mesmo as Narrow Superlite até mesmo porque são desenhadas para onde existe limitação de espaço.

Só que ao contrário das Dynapro, estas requerem um disco minimo de 295 penso eu, ou seja no final o "outside Radius" ("raio" do conjunto todo) é de 172 mm, enquanto as Dynapro com disco 280 mm é de 165,2 mm. Ou seja, diferencia 7 mm.

Assim sendo, tive a medir a jante por dentro, e no espaço mais curto, mesmo junto aos braços é de 344 mm, e na zona mais ou menos onde a pinça jogara é de 35,5 mm.

O espaço ocupado pelo kit das Narrow Superlite com o disco de 295 é de 34,4 cm.

Ficam em anexo as caracteristicas de cada kit.

Pedia a vossa ajuda a ver se existe algo que eu não esteja a tomar atenção, que me possa ajudar ou intrometer quanto ao fato de o kit caber ou não.

Já li em vários foruns que têm a a mesma pinça com disco de 300 mm, em que até foi num Cobra, fica apertado mas tá lá. Sei que é necessário ter em atenção com uma dilatação do material lateralmente em cerca de 2 mm, mas não seja esse o problema.

O que reparei tambem é que as pinças originais têm 6,5 cm que vai desde a zona de aperto até à zona mais externa da pinça, que fica junto ao centro da jante, ou seja, segundo as medições apresentadas no anexo que aqui deixo, penso que as Narrow são ainda mais pequenas a nivel de largura, o que me deixa despreocupado quanto a essa questão.

Deixo tambem o anexo da Dynalite 4 pot para comparação.

Precisava mesmo da vossa ajuda.

Um abraço
Anexos
Dynapro_Six_Lug_Mount-cm-lg.jpg
Dynapro_Six_Lug_Mount-cm-lg.jpg (104.96 KiB) Visto 3673 vezes
fdcmd.jpg
fdcmd.jpg (32.68 KiB) Visto 3673 vezes
Billet_Narrow_Superlite_6_Radial_Mount-cm-lg.jpg
Billet_Narrow_Superlite_6_Radial_Mount-cm-lg.jpg (114.35 KiB) Visto 3673 vezes

Avatar do Utilizador
isac
Site Admin
Mensagens: 2494
Registado: 24 mai 2009, 11:59
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: Aplicação de pinças de travão!!!

Mensagem por isac »

Andei bue de tempo a ver o kit da T3 com pinças wilwood, entre outros, até já tinha a lista de compras com intenção de poupar uns cobres, mas devido à minha falta de capacidade para inventar os suportes das pinças e alguém com disponibilidade para maquinar, optei pelas pinças brembo e comprar aos suportes ao belga que se registou no fórum.

No teu caso aconselho a fazer os cálculos e - porque não - uns protótipos em cartão grosso ou parecido. Existem vários pdf que te podem ajudar, este é um deles http://www.rallydesign.co.uk/pdf/design ... brakes.pdf

Vilela
Propietários
Mensagens: 894
Registado: 15 jan 2010, 15:57
Localização: Vila Real
Contacto:

Re: Aplicação de pinças de travão!!!

Mensagem por Vilela »

isac Escreveu:Andei bue de tempo a ver o kit da T3 com pinças wilwood, entre outros, até já tinha a lista de compras com intenção de poupar uns cobres, mas devido à minha falta de capacidade para inventar os suportes das pinças e alguém com disponibilidade para maquinar, optei pelas pinças brembo e comprar aos suportes ao belga que se registou no fórum.

No teu caso aconselho a fazer os cálculos e - porque não - uns protótipos em cartão grosso ou parecido. Existem vários pdf que te podem ajudar, este é um deles http://www.rallydesign.co.uk/pdf/design ... brakes.pdf
Por acaso não sabia que procuravas isso, senão arranjava-te quem te fizesse isso aqui, a mesma pessoa que me aplicou o motor, diz ele que não é problema nenhum, tambem não serei eu a fazer..

Foi o que fiz Isac, assim de forma muito rudimentar como se vê na foto, fiz um circulo com as medidas do "Outside Radius" que é a dimensão total com pinça e discos e depois foi fazer mais uma forma em papelão que tivesse a distância que vai da parte externa do disco até à zona mais exterior da pinça que são 4,55 cm, visto que a pinça da figura é do lado direito, senão estou em erro a parte maior fica para a zona interior, certo???

Realmente se assim for e não tiver feito mal o molde e as medidas (corrijam-me se estiver errado) nem espaçadores preciso, apesar de já ter mandado vir a jante da frente com menos et e largura já para poder por espaçadores.

Também não dei nenhum ângulo exterior como normalmente o molde das pinças têm como próprio formato já para jogar no seguro. Mesmo assim, posso depois jogar com o et escolhido no próprio disco caso seja preciso espaçamento para não por espaçadores.

Falta ter algo em atenção??
Anexos
DSC_0001.JPG
DSC_0001.JPG (47.74 KiB) Visto 3651 vezes

Vilela
Propietários
Mensagens: 894
Registado: 15 jan 2010, 15:57
Localização: Vila Real
Contacto:

Re: Aplicação de pinças de travão!!!

Mensagem por Vilela »

Isac feito e conseguido, não bate na jante, mesmo sem espaçadores :thumbup:

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 28 visitantes