Barulhos após montar camber plates

Fórum técnico para todas as tuas questões e respostas :)
trajano
active user
Mensagens: 41
Registado: 17 ago 2009, 23:49
Contacto:

Barulhos após montar camber plates

Mensagem por trajano »

Boas,

Depois de montar camber plates, comecei a ouvir dois tipos de barulho novos:

Um "clock clock" nas irregularidades do piso e uns estalos tipo "plim plim" ao rodar o volante, com o carro parado ou a andar.

O primeiro julgo ser normal, uma vez que agora não tenho a borracha nos topos.

O segundo preocupa-me mais, poderá ser alguma folga que estava disfarçada antes de ter os topos rígidos e agora se revelou. Ou também pode ser normal.

Também notei a direcção bem mais pesada.

Digam-me por favor da vossa experiência se isto é mesmo assim ou se posso ter alguma coisa a rever na suspenção.

Diga-se que as plates resolveram o problema que me levou a monta-las, isto é, a frente já agarra em curva quanto piso o acelerador.
Imagem

nut´s
active user
Mensagens: 1067
Registado: 18 ago 2009, 01:13
Localização: porto
Contacto:

Re: Barulhos após montar camber plates

Mensagem por nut´s »

no meu tenhu 6,5 graus de camber e não notei nem direcção mas pesada nem barulhos nenhuns.... !!!
o facto de teres cabeçotes rigidos (com camber plates) não quer dizer muito , pois o que aperta lá é 1 amortecedor, ok, os cabeçotes em borracha ajudam a ""suavisar "" vibraçoes e pankaditas ...mas o amortetecedor absorve tudo , não era suposto bater nada....


que alinhamento tens (deste camber?) ??
ficou tudo apertado e no respectivo sitio?
como esta a rotula do braxo de suspensão?
casquilhos do braço?
Imagem
"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

86Pilot
Site Admin
Mensagens: 748
Registado: 19 ago 2009, 23:04
Localização: Lake District, UK / VNGaia, PT
Contacto:

Re: Barulhos após montar camber plates

Mensagem por 86Pilot »

Os estalos ao rodar o volante parecem-me típicos dos topos das molas a acomodarem-se ao camber plate, na inexistencia ou ineficiencia de rolamentos.
Imagem

Rasteirinho
Site Admin
Mensagens: 953
Registado: 15 ago 2009, 15:40
Localização: V. N. Gaia
Contacto:

Re: Barulhos após montar camber plates

Mensagem por Rasteirinho »

Tens o primeiro e último anel das molas revestidos a borracha (mangueira)?
Imagem

trajano
active user
Mensagens: 41
Registado: 17 ago 2009, 23:49
Contacto:

Re: Barulhos após montar camber plates

Mensagem por trajano »

O camber está em 1,30".

Não tenho mangueira nas molas, estão nuas. Vou começar por aí.

Entretanto vou levantar o carro e tirar umas fotos aos promenores para ver se se descobre alguma coisa
Imagem

nut´s
active user
Mensagens: 1067
Registado: 18 ago 2009, 01:13
Localização: porto
Contacto:

Re: Barulhos após montar camber plates

Mensagem por nut´s »

tambem nnao tenhu mangueira nas nolas mas tenhu chaapeu de mola, logo a mola nunca toca no camber plate.
Imagem
"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

86Pilot
Site Admin
Mensagens: 748
Registado: 19 ago 2009, 23:04
Localização: Lake District, UK / VNGaia, PT
Contacto:

Re: Barulhos após montar camber plates

Mensagem por 86Pilot »

Por vezes o topo (chapéu) não traz rolamento ou não fica correctamente montado com o camber plate.
É o suficiente para a mola rodar sob o topo e estalar à medida que se vai acomodando.
Imagem

apardal
Site Admin
Mensagens: 632
Registado: 12 ago 2009, 17:13
Contacto:

Re: Barulhos após montar camber plates

Mensagem por apardal »

nut´s Escreveu:no meu tenhu 6,5 graus de camber e não notei nem direcção mas pesada nem barulhos nenhuns.... !!!
o facto de teres cabeçotes rigidos (com camber plates) não quer dizer muito , pois o que aperta lá é 1 amortecedor, ok, os cabeçotes em borracha ajudam a ""suavisar "" vibraçoes e pankaditas ...mas o amortetecedor absorve tudo , não era suposto bater nada....


que alinhamento tens (deste camber?) ??
ficou tudo apertado e no respectivo sitio?
como esta a rotula do braxo de suspensão?
casquilhos do braço?
6,5º de camber? Não queres dar um pouco mais?

Oh nuts, isso não faz sentido nenhum. É que curvas pior, travas pior e gastas pneu de forma estúpida!

No meu tenho 2,2º e em pista não preciso de mais. Até porque se dou mais a traseira desaparece com uma facilidade enorme.

trajano
active user
Mensagens: 41
Registado: 17 ago 2009, 23:49
Contacto:

Re: Barulhos após montar camber plates

Mensagem por trajano »

Os estalinhos vêm mesmo da mola. Com uma mão na mola e outra no volante (sim é possivel, e até tenho braços pequenos) consegui reproduzir o barulho e senti a mesma vibração na mola. O rolamento penso que não está lá.
A camber plate não tem rolamento como tinham os topos de origem.

O que fazer agora?
Imagem

Avatar do Utilizador
Ricardo M.
active user
Mensagens: 1161
Registado: 24 mai 2009, 12:39
Localização: Fânzeres - Gondomar
Contacto:

Re: Barulhos após montar camber plates

Mensagem por Ricardo M. »

Tens fotos das peças?

trajano
active user
Mensagens: 41
Registado: 17 ago 2009, 23:49
Contacto:

Re: Barulhos após montar camber plates

Mensagem por trajano »

Para já só isto:

Imagem
Imagem

trajano
active user
Mensagens: 41
Registado: 17 ago 2009, 23:49
Contacto:

Re: Barulhos após montar camber plates

Mensagem por trajano »

Para já, parece-me que o problema deve estar nas próprias plates. Como são do tipo Pillow ball, não deve ter rolamento. A própria plate é que devia rodar, ou seja, a circunferência verde na foto é a parte fixa, e a parte onde aperta a supensão e esferica e roda sobre a verde. Mas na verdade está muito presa e só roda um bocadito.

Contactei o fabricante e ele disse-me para lubrificar o rolamento e que tem pena mas não tem fotos da montagem, rolamento ou como o lubrificar. Grande ajuda [smilie=help.gif]
Imagem

Avatar do Utilizador
isac
Site Admin
Mensagens: 2494
Registado: 24 mai 2009, 11:59
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: Barulhos após montar camber plates

Mensagem por isac »

O Nuts tem umas iguais, mas ele estasse a [smilie=stinker.gif] para os barulhos.

86Pilot
Site Admin
Mensagens: 748
Registado: 19 ago 2009, 23:04
Localização: Lake District, UK / VNGaia, PT
Contacto:

Re: Barulhos após montar camber plates

Mensagem por 86Pilot »

OS meus topos também não traziam rolamento.
Na altura tirei medidas e montei rolamentos de esferas.

O problema de não os ter não é o barulho mas sim o facto de a mola ser forçada a rodar e ficar presa, o que acaba por prender também o movimento da strut.
Imagem

trajano
active user
Mensagens: 41
Registado: 17 ago 2009, 23:49
Contacto:

Re: Barulhos após montar camber plates

Mensagem por trajano »

Pois é, também não deve dar saúde nenhuma às molas nem..a nada.

Bom, a solução passará por aí, ja tinha pensado nisso. Mas assim o rolamento de esferas vai ficar a suportar a força toda da strut. Ele aguenta? Tens fotos disso?

Obrigado
Imagem

86Pilot
Site Admin
Mensagens: 748
Registado: 19 ago 2009, 23:04
Localização: Lake District, UK / VNGaia, PT
Contacto:

Re: Barulhos após montar camber plates

Mensagem por 86Pilot »

Não sei se ajuda mas são as fotos que tenho.

Imagem

Imagem

Imagem

Já fiz estes coilovers em 2009, portanto já não me recordo de medidas e afins...
Imagem

nut´s
active user
Mensagens: 1067
Registado: 18 ago 2009, 01:13
Localização: porto
Contacto:

Re: Barulhos após montar camber plates

Mensagem por nut´s »

apardal Escreveu:
6,5º de camber? Não queres dar um pouco mais?

Oh nuts, isso não faz sentido nenhum. É que curvas pior, travas pior e gastas pneu de forma estúpida!

No meu tenho 2,2º e em pista não preciso de mais. Até porque se dou mais a traseira desaparece com uma facilidade enorme.
queres fotos dos meu pneus ??? queres videos da performance? não reajas assim só porque tenhu algo que vai contra o que acreditas...

eu NÃO ANDO A DIREITO , ando de lado , e os 6,5 graus foi para 1 prova especifica entretanto partiu o eixo e ficou assim, não mexi mais nele, para alem de ter direcção modificada e o acreman todo mexido. se não dou camber, ao andar de lado a roda que fica por dentro vibra e arrasta...
em braga usei 3,5graus e axei q.b, para mim, já em oiã senti necessidade de usar muito camber (por ser cartodromo...)


o camber plates são iguais aos meus, e na tua montagem noto diferença para a minha montagem , faltate 1 anilha que atraca o casquilho com a porca do veio...os estalos serão do carquilho mesmo, pah, tira a porca fora, na boa num acontece nada, e compra anilha para montar nisso, entretanto ÉS CAPAZ DE perder rosca do veio e a porca anilhada não vai apertar correctamente, NO meu caso, rectifiquei 1 porca para ter menos rosca e apertar correctamente...

podes ir a uma casa de suspensoes ou torneiro abrir mais rosca no veio e isso sim FICA 1 SERVIÇO MUITO MAIS BEM FEITO QUE O MEU!!.
Imagem
"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

apardal
Site Admin
Mensagens: 632
Registado: 12 ago 2009, 17:13
Contacto:

Re: Barulhos após montar camber plates

Mensagem por apardal »

nut´s Escreveu:
apardal Escreveu:
6,5º de camber? Não queres dar um pouco mais?

Oh nuts, isso não faz sentido nenhum. É que curvas pior, travas pior e gastas pneu de forma estúpida!

No meu tenho 2,2º e em pista não preciso de mais. Até porque se dou mais a traseira desaparece com uma facilidade enorme.
queres fotos dos meu pneus ??? queres videos da performance? não reajas assim só porque tenhu algo que vai contra o que acreditas...

eu NÃO ANDO A DIREITO , ando de lado , e os 6,5 graus foi para 1 prova especifica entretanto partiu o eixo e ficou assim, não mexi mais nele, para alem de ter direcção modificada e o acreman todo mexido. se não dou camber, ao andar de lado a roda que fica por dentro vibra e arrasta...
em braga usei 3,5graus e axei q.b, para mim, já em oiã senti necessidade de usar muito camber (por ser cartodromo...)
no meu tenhu 6,5 graus de camber e não notei nem direcção mas pesada nem barulhos nenhuns.... !!!
Colocaste o post que se ter 6,5º de camber fosse uma coisa normal. Convém especificar em que situação é que utilizas esse camber. Até aceito que para drift essa configuração funcione melhor, apenas porque solta a traseira, mas se andas com o carro na estrada frequentemente com essa configuração, os pneus vão ter desgaste prematuro. E a travagem é manifestamente pior.

Rasteirinho
Site Admin
Mensagens: 953
Registado: 15 ago 2009, 15:40
Localização: V. N. Gaia
Contacto:

Re: Barulhos após montar camber plates

Mensagem por Rasteirinho »

Silvio, esses parafusos não estão nos sítios indicados, devem ser apertados pelo menos no 1º e 3º furo e não no 2º e 3º como estão.

Não é isto que te vai resolver o ruído no entanto...
Imagem

nut´s
active user
Mensagens: 1067
Registado: 18 ago 2009, 01:13
Localização: porto
Contacto:

Re: Barulhos após montar camber plates

Mensagem por nut´s »

apardal Escreveu:
Colocaste o post que se ter 6,5º de camber fosse uma coisa normal. Convém especificar em que situação é que utilizas esse camber. Até aceito que para drift essa configuração funcione melhor, apenas porque solta a traseira, mas se andas com o carro na estrada frequentemente com essa configuração, os pneus vão ter desgaste prematuro. E a travagem é manifestamente pior.

desculpa...parti do principio que toda a gente sabia que não uso o ae para condução normal, eskecime de referir isso, só tava mesmo a referir que em situação extrema no meu não acontece barulhos......
Imagem
"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

trajano
active user
Mensagens: 41
Registado: 17 ago 2009, 23:49
Contacto:

Re: Barulhos após montar camber plates

Mensagem por trajano »

O ideal seria apertar então no 1º e 4º? No meu caso dá porque como não vou nunca usar um camber muito agressivo, os 4 buracos estarão sempre à vista.

Entretanto, depois de desapertar o parafuso de cima do amortecedor, levantar o carro para aliviar e lubrificar a pillow ball, aquilo melhorou bastante, mas não resolveu.

O que o meu mecânico sugeriu foi colocar um rolamento entre o chapéu superior da mola e a camber plate, sendo que para isso se terá de rasgar um pouco o chapeu para este descer no veio do amortecedor e não ficar apertado. Assim a mola roda sempre com os chapéus e com as rodas e o veio fica sempre fixo na pilow ball. Acham boa ideia?
Imagem

Avatar do Utilizador
Ricardo M.
active user
Mensagens: 1161
Registado: 24 mai 2009, 12:39
Localização: Fânzeres - Gondomar
Contacto:

Re: Barulhos após montar camber plates

Mensagem por Ricardo M. »

O ideal é mesmo apertar nos furos o mais longe do centro possível. No teu caso, o 1º e o 4º.

Em relação ao rolamento, não me parece necessário. A não ser que a rótula seja mesmo de muito má qualidade, todo o amortecedor tem que rodar sobre si sem rolamentos ou coisas parecidas. Acho que o teu problema são os casquilhos que apertam na rótula. Ou não estão com a medida correcta ou então estão mal montados. A rótula em si faz o papel do rolamento, desde que o chapeu da mola esteja apertado contra a rótula e não contra o resto do topo. Se estiver tudo bem montado, não é preciso rolamento porque quando virares o volante, todo o conjunto (mola, chapeu de mola e strut) vai rodar tendo como pivot a rótula.

nut´s
active user
Mensagens: 1067
Registado: 18 ago 2009, 01:13
Localização: porto
Contacto:

Re: Barulhos após montar camber plates

Mensagem por nut´s »

volto a referir, faltate 1 aninha na porca, entre a porca e o casquilho que funciona como rolamento ( a sena cinza que roda no verde).
OS TEUS CAMBER PLATES SÃO IGUAIS AOS MEUS, e a anilha que vem com o conjunto é demaisado mole , troca a anilha e poe 1 mais larga (não em altura MAS sim em largura).





os meus tam montados, andam em situações extremas e não fazem barulho , para alem da montagem estar "assucatada" e usar chapeu de mola indevido e não faz barulho.

tira a porca que aperta o veio , troca (mete anilha) e arranja 1 porca mais baixa anilhada (para não desapertar) e resolvete os problemas.

diametro externo da porca, não deve tocar na cena verde, MAS deve apoiar o casquilho cinz na totalidade, diametro interno, deve ficar justo (com minima folga no veio de suspensão.
Imagem
"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

trajano
active user
Mensagens: 41
Registado: 17 ago 2009, 23:49
Contacto:

Re: Barulhos após montar camber plates

Mensagem por trajano »

86Pilot Escreveu:OS meus topos também não traziam rolamento.
Na altura tirei medidas e montei rolamentos de esferas.

O problema de não os ter não é o barulho mas sim o facto de a mola ser forçada a rodar e ficar presa, o que acaba por prender também o movimento da strut.
Agora que começo a perceber alguma coisa do assunto [smilie=blush.gif] parece-me que faltou dizer uma coisa importante que me veio à mento no teu comentário 86pilot:

Eu não mandei vir topos nenhuns, estou a usar os OEM, ou seja, rolamento nikles. Pensava que com o pillow ball não era preciso rolamento. :Doh:
Imagem

Avatar do Utilizador
pack
active user
Mensagens: 3054
Registado: 31 jan 2010, 14:34
Localização: Top of the world!
Contacto:

Re: Barulhos após montar camber plates

Mensagem por pack »

Vou desenterrar este tópico para vos perguntar uma coisa.

Queria meter o meu AE86 com um camber abusivo (vamos supor), o que irei precisar para isso será algo deste género?

Imagem

E por debaixo isto, algo do género (encostado a mola)

Imagem

De que precisaria mais?

Thanks

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Majestic-12 [Bot] e 21 visitantes