Por onde começo a mexer no motor?! STOCK!

Fórum técnico para todas as tuas questões e respostas :)
jao_ctr
Propietários
Mensagens: 524
Registado: 05 jul 2010, 07:37
Contacto:

Re: Quero uma admissão! Mas não sei...

Mensagem por jao_ctr »

isac Escreveu:Serve para passar mais ar ao colector de admissão, aumenta/ estabiliza a rotação, quando ligas as luzes e há mais carga no alternador.
Então o tubo dali da admissão vai ligar onde?
jpbfmotorsport.blogspot.pt

Avatar do Utilizador
Ricardo M.
active user
Mensagens: 1161
Registado: 24 mai 2009, 12:39
Localização: Fânzeres - Gondomar
Contacto:

Re: Quero uma admissão! Mas não sei...

Mensagem por Ricardo M. »

O tubo liga do corpo de admissão até à caixa do filtro, onde está lá um sensor.

apardal
Site Admin
Mensagens: 632
Registado: 12 ago 2009, 17:13
Contacto:

Re: Quero uma admissão! Mas não sei...

Mensagem por apardal »

pack.

Deixa-te ficar quieto!

Disfruta do AE86 com o "drivetrain" e suspensão em condições. O motor de origem é fraco, mas vai chegando para as encomendas.

Um filtro podes montar à vontade. Não é caro e nota-se qualquer coisa. A partir daí é um abismo. Sem fundo.

Avatar do Utilizador
pack
active user
Mensagens: 3054
Registado: 31 jan 2010, 14:34
Localização: Top of the world!
Contacto:

Re: Quero uma admissão! Mas não sei...

Mensagem por pack »

Pois... já estou a ver que sim...!

Vou então tentar um setup bom e que fique porreiro sem grandes alaridos!

Slipangle
active user
Mensagens: 635
Registado: 17 nov 2009, 11:07
Localização: Portimão
Contacto:

Re: Quero uma admissão! Mas não sei...

Mensagem por Slipangle »

No meu tenho um filtro do tuningue e noto mais o barulho do que própriamente potência, mas sempre dá qualquer coisa (nem que seja psicológica).

Uma solução que tenho pensado, mas não tenho mãos para o fazer, é uma espécie de Air Box como a ARC fazia, mas a partir da caixa de origem. Assim aproveitava-se e o Sr. Polícia deixava de chatear.
http://www.autoreverb.com - Loud Automotive Passion

Avatar do Utilizador
isac
Site Admin
Mensagens: 2494
Registado: 24 mai 2009, 11:59
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: Quero uma admissão! Mas não sei...

Mensagem por isac »

Fazia o "mod" da caixa com os furos e tubos invertidos... Assim lembrava de trocar o filtro com mais frequência.

Avatar do Utilizador
pack
active user
Mensagens: 3054
Registado: 31 jan 2010, 14:34
Localização: Top of the world!
Contacto:

Re: Quero uma admissão! Mas não sei...

Mensagem por pack »

Vou apostar num APEXi barato que encontrei na net. Com a tubagem de origem, e tudo bem apertado para ter o ar a entrar como deve de ser no carro.

Vou deixar isso para depois. Agora é fazer contas.... Vou-me já atirar de cabeça ao motor........

Aproveitei o tópico e mudei-lhe o nome!

Ora então... quero deixar o motor novo. Não quero alterar nada!

Para além do kit de descarbonização e o kit de juntas completo, que mais terei de comprar?!

Eu fiz a tempos um teste de compressão, acusa pouca no 4º cilindro, muito em parte derivado a fuga de óleo que ele tem junto dos colectores.

Vou comprar colectores em inox (OBX probably, ou então umas réplicas dos TRD) e deixar a linha como está.... Fica para depois a linha....

Basicamente o que quero saber é se existe alguma coisa que eu possa ir vendo, para perceber o que terei de trocar no motor....

Podem-me ajudar?! Confesso que não percebo muito....

Abraço

jao_ctr
Propietários
Mensagens: 524
Registado: 05 jul 2010, 07:37
Contacto:

Re: Por onde começo a mexer no motor?! STOCK!

Mensagem por jao_ctr »

tambem ando a pensar adquirir um apexi mas tenho uma pequena duvida,ao instalar o filtro onde se vai ligar por exemplo aquele tubo que sai do corpo de acelarador e liga na caixa do filtro?
jpbfmotorsport.blogspot.pt

Avatar do Utilizador
pack
active user
Mensagens: 3054
Registado: 31 jan 2010, 14:34
Localização: Top of the world!
Contacto:

Re: Por onde começo a mexer no motor?! STOCK!

Mensagem por pack »

Eu tenho esse tubo ligado ao sensor que está no filtro! Ou seja, tiro o filtro mas não lhe tiro o sensor! [smilie=blind.gif]

jao_ctr
Propietários
Mensagens: 524
Registado: 05 jul 2010, 07:37
Contacto:

Re: Por onde começo a mexer no motor?! STOCK!

Mensagem por jao_ctr »

ok,tenho de ver como é isso,tens fotos?
jpbfmotorsport.blogspot.pt

Avatar do Utilizador
isac
Site Admin
Mensagens: 2494
Registado: 24 mai 2009, 11:59
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: Quero uma admissão! Mas não sei...

Mensagem por isac »

pack Escreveu:Vou apostar num APEXi barato que encontrei na net. Com a tubagem de origem, e tudo bem apertado para ter o ar a entrar como deve de ser no carro.
Desde que não compres gato por lebre... desconfio sempre dessas promoções
BEWARE OF FAKE APEXi POWER INTAKE DUAL FUNNEL FILTER IN THE MARKET
http://goo.gl/BWctx [smilie=friends.gif]

Avatar do Utilizador
isac
Site Admin
Mensagens: 2494
Registado: 24 mai 2009, 11:59
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: Por onde começo a mexer no motor?! STOCK!

Mensagem por isac »

Poupas o dinheiro do coletor de escape e metes segmentos novos, uma junta trd e dás uma olhadela as capas da cambota e bielas.

Avatar do Utilizador
pack
active user
Mensagens: 3054
Registado: 31 jan 2010, 14:34
Localização: Top of the world!
Contacto:

Re: Por onde começo a mexer no motor?! STOCK!

Mensagem por pack »

Thanks isac!

Parece que vou ter de fazer double check! haha

Quanto ao motor.

Eu realmente acho que vou fazer isso tudo.... Até porque eu tenho que verificar ao certo de onde vem a baixa compressão e pressão de óleo...

Posso então passar o colector para segundo plano? Certo!

Então é mesmo o essencial do motor! Estou a ver......

Vou voltar a calculadora... LOL!

Avatar do Utilizador
isac
Site Admin
Mensagens: 2494
Registado: 24 mai 2009, 11:59
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: Por onde começo a mexer no motor?! STOCK!

Mensagem por isac »

algum pessoal nota que perde binário em baixas com o colector 4-1, se é sugestão ou não, não te sei dizer. As baixas são o grande trunfo deste motor devido ao TVIS, mas se perderes em baixas ao mudar o coletor perde a piada...

No meu caso fiz tantas alterações que não te dizer se o mal é do cu ou das calças [smilie=crazy.gif]

jao_ctr
Propietários
Mensagens: 524
Registado: 05 jul 2010, 07:37
Contacto:

Re: Por onde começo a mexer no motor?! STOCK!

Mensagem por jao_ctr »

è verdade o que diz o Isac,eu notei que perdi um bocado de nervo principalmente a fazer rotundas em segunda é mais dificil aguenta-lo de lado,mas menos mal que em altas ficou muito mais "solto".
jpbfmotorsport.blogspot.pt

emanuelae86
Propietários
Mensagens: 1718
Registado: 11 ago 2009, 23:04
Localização: Gondomar
Contacto:

Re: Por onde começo a mexer no motor?! STOCK!

Mensagem por emanuelae86 »

Pack, mantinha motor stock e fazia quanto antes isto:

- Substituição capas bielas :thumbup: são peças com algum desgaste e muito barato eu mudo tuos os 100 mil Km :thumbdown:

- kit de descarbonização e o kit de juntas completo faz muito ao comportamento do carro :thumbup:

- Bomba de água kit correia distribuição e revisão radiadores( limpeza)

Não mexia em segmentes nem nessas merdas, excepto por meter um bom filtro óleo e bom óleo 10-40da Mobil.

Para inventar, entrega a quem sabe e passa um cheque em branco, mas a alguém com experiência nestes motores :thumbup:
Última edição por emanuelae86 em 23 mai 2012, 19:34, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
pack
active user
Mensagens: 3054
Registado: 31 jan 2010, 14:34
Localização: Top of the world!
Contacto:

Re: Por onde começo a mexer no motor?! STOCK!

Mensagem por pack »

Não ias aos segmentos?!

nut´s
active user
Mensagens: 1067
Registado: 18 ago 2009, 01:13
Localização: porto
Contacto:

Re: Por onde começo a mexer no motor?! STOCK!

Mensagem por nut´s »

pack Escreveu:Não ias aos segmentos?!
a meu ver só se mexe nestes motores quando tem que ser!! se o motor tiver minimamente bom , nem sequer abria para descarbonizar...
se o motor tiver com sintomas de fraqueza.... (como parece ser o teu caso) preparava uns bons 1000€ e metia juntas novas , media os cilindros para ver se tavam ovalizados , verificava a vedação das valbulas, bomba d agua nova , capas novas e pouco mais, resumindo , fazia 1 boa manuntenção ao motor de forma a continuar de origem (SPECS) mas com vedantes ,etc novos....

ou tentava arranjar 1 motor 4age red top ( e montava cabexa blue top).... (como tenhu no meu... )
Imagem
"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

apardal
Site Admin
Mensagens: 632
Registado: 12 ago 2009, 17:13
Contacto:

Re: Quero uma admissão! Mas não sei...

Mensagem por apardal »

pack Escreveu:Vou apostar num APEXi barato que encontrei na net. Com a tubagem de origem, e tudo bem apertado para ter o ar a entrar como deve de ser no carro.

Vou deixar isso para depois. Agora é fazer contas.... Vou-me já atirar de cabeça ao motor........

Aproveitei o tópico e mudei-lhe o nome!

Ora então... quero deixar o motor novo. Não quero alterar nada!

Para além do kit de descarbonização e o kit de juntas completo, que mais terei de comprar?!

Eu fiz a tempos um teste de compressão, acusa pouca no 4º cilindro, muito em parte derivado a fuga de óleo que ele tem junto dos colectores.

Vou comprar colectores em inox (OBX probably, ou então umas réplicas dos TRD) e deixar a linha como está.... Fica para depois a linha....

Basicamente o que quero saber é se existe alguma coisa que eu possa ir vendo, para perceber o que terei de trocar no motor....

Podem-me ajudar?! Confesso que não percebo muito....

Abraço
Primeiro que tudo: não reparar o que não está estragado, à excepção da prevenção às capas das bielas. Mas isso é para ser feito em condições. E não precisas de tirar o motor fora, por isso não deves gastar muito dinheiro na reparação.

Esse teste de compressão, deu pouca no 4.º cilindro, mas quão pouca? Dizes que é derivado da fuga de óleo que tem junto dos colectores? Está aí qualquer coisa de errado. Um motor perde compressão pela junta da cabeça, pelos segmentos ou pelas sedes das válvulas.

Trocar de colectores e não trocar de linha não me parece grande investimento. Quanto muito, para perfomance, fazia o contrário. Deixava os colectores de origem e refazia a linha a partir do 2-1 com um diâmetro ligeiramente maior. 50mm, já que os escapes de ferro originais costumam ter estrangulamentos brutais nas curvas.

Se o gasto de dinheiro em óleo não é significativo para a tua carteira, eu ia para um óleo melhorzito para ele se portar bem quando é esquentado. Sempre 100% sintético, mesmo que consuma um pouco mais.

Mas enfim, tudo também depende do uso que queres dar ao carro.

Continuo a dizer que para daily drive, passeios acelerados e track day ocasional, é ter o motor de origem com o chassis melhorado.

Avatar do Utilizador
pack
active user
Mensagens: 3054
Registado: 31 jan 2010, 14:34
Localização: Top of the world!
Contacto:

Re: Por onde começo a mexer no motor?! STOCK!

Mensagem por pack »

Thx pelo input! Eu quero isto para daily! E daí a querer o motor stock!

Só não sei o que comprar para o fazer..... Pelos vistos estava a ir pelo caminho errado!

Tal como disse, reafirmo... não percebo nada de motores... [smilie=derisive.gif]

E eu perco óleo pela junta..... mas do lado dos colectores! Ou seja, por baixo dos colectores, vejo o escorrido do óleo que é mesmo na zona do 4º cilindro... aquele que tinha pouca compressão....

Podes ver aqui o teste de compressão que fiz na bosch...

Imagem

Que achas?!

MadAE86
Propietários
Mensagens: 1198
Registado: 24 mai 2009, 14:13
Localização: Évora
Contacto:

Re: Por onde começo a mexer no motor?! STOCK!

Mensagem por MadAE86 »

pack, faz como já te foi dito...poupa o dinheiro para já! Verifica o desgaste das capas de cambota e bielas. Não tens uma compressão por aí além mas ainda assim deve andar o suficiente, por isso deixa ficar. Deixa ficar o escape para já. Quando chegar a altura de mexeres no motor, vais ter tempo de esbanjar os aérios.
Imagem

86Pilot
Site Admin
Mensagens: 748
Registado: 19 ago 2009, 23:04
Localização: Lake District, UK / VNGaia, PT
Contacto:

Re: Quero uma admissão! Mas não sei...

Mensagem por 86Pilot »

apardal Escreveu: Continuo a dizer que para daily drive, passeios acelerados e track day ocasional, é ter o motor de origem com o chassis melhorado.
Sem tirar nem por.

Dinheiro gasto no motor é muito menos eficaz do que gasto no chassis.
Se ter servir de exemplo, o meu carro sempre teve o motor de origem.
Podia ter montado colectores, cames, mais compressão etc. Investi na suspensão e foi a melhor opção.

Suspensão e pneus.
400euros em R888 sao melhor investimento que 200 num colector + 200 num jogo de pneus banais.

Investe em bons pneus, gasolina e trackdays.
Não queres outra coisa depois...[smilie=buba.gif]
Imagem

Avatar do Utilizador
Ricardo M.
active user
Mensagens: 1161
Registado: 24 mai 2009, 12:39
Localização: Fânzeres - Gondomar
Contacto:

Re: Quero uma admissão! Mas não sei...

Mensagem por Ricardo M. »

86Pilot Escreveu:
apardal Escreveu: Continuo a dizer que para daily drive, passeios acelerados e track day ocasional, é ter o motor de origem com o chassis melhorado.
Sem tirar nem por.

Dinheiro gasto no motor é muito menos eficaz do que gasto no chassis.
Se ter servir de exemplo, o meu carro sempre teve o motor de origem.
Podia ter montado colectores, cames, mais compressão etc. Investi na suspensão e foi a melhor opção.

Suspensão e pneus.
400euros em R888 sao melhor investimento que 200 num colector + 200 num jogo de pneus banais.

Investe em bons pneus, gasolina e trackdays.
Não queres outra coisa depois...[smilie=buba.gif]
Subscrevo, sem mudar uma vírgula.

apardal
Site Admin
Mensagens: 632
Registado: 12 ago 2009, 17:13
Contacto:

Re: Por onde começo a mexer no motor?! STOCK!

Mensagem por apardal »

pack Escreveu:Thx pelo input! Eu quero isto para daily! E daí a querer o motor stock!

Só não sei o que comprar para o fazer..... Pelos vistos estava a ir pelo caminho errado!

Tal como disse, reafirmo... não percebo nada de motores... [smilie=derisive.gif]

E eu perco óleo pela junta..... mas do lado dos colectores! Ou seja, por baixo dos colectores, vejo o escorrido do óleo que é mesmo na zona do 4º cilindro... aquele que tinha pouca compressão....

Podes ver aqui o teste de compressão que fiz na bosch...

Imagem

Que achas?!
O meu está pior. Essa diferença não é nada por aí além.

Vai fazendo ensaios de compressão periódicos e quando a diferença passar dos 15% começas a pensar em arranjar. E como disse o MadAE86, vai guardando os euros, que gastas sempre perto de uma milena no assunto.

E julgo que tu também não te esticas muito, por isso deixa o motor como está por agora, e pela altura de trocar segmentos, fazes um overhaulin' ao motor com capas novas, kit de descarbonização e segmentos, caso não precises de rectificar. Se precisares, metes pistons e segmentos.

Avatar do Utilizador
pack
active user
Mensagens: 3054
Registado: 31 jan 2010, 14:34
Localização: Top of the world!
Contacto:

Re: Por onde começo a mexer no motor?! STOCK!

Mensagem por pack »

O meu medo maior é deixar andar assim o motor e estragar qualquer coisa... [smilie=flood.gif]

Estou a ver que mais vale ir juntando os bits todos e ir com calminha.... [smilie=dance3.gif]

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 15 visitantes