Ferramenta para reparação de caixa de velocidades

Fórum técnico para todas as tuas questões e respostas :)
Responder
Avatar do Utilizador
Homem Bomba
Propietários
Mensagens: 380
Registado: 26 dez 2010, 18:17
Localização: Porto
Contacto:

Ferramenta para reparação de caixa de velocidades

Mensagem por Homem Bomba »

Boas pessoal,

Como já alguns sabem, ando a desmanchar a caixa do meu AE86... Já comprei o essencial (roquetes, mistas, lunetas, etc..) que me permitiu fazer o trabalho "bruto" mas agora que chega a altura da parte refinada, preciso de alguma ferramenta específica. Alguém tem alguma ideia de onde poderei comprar isto barato e com qualidade razoável? Os preços são todos caríssimos... eu não preciso de material super-profissional (aka Beta, Facom, etc), mas também não quero chinesices.

Segue entao a "lista de compras"...

- Apalpa-folgas
- Saca rolamentos (aqui a dúvida é qual será o comprimento máximo que deverei comprar)
- Base magnética para comparador
- Comparador
- Torno 150mm (vulgarmente conhecido como nº 4, penso)
- Ferramenta de alargamento de pistões (para maxilas de travão). Tenho um barulho nos discos de tras e estou a pensar ver isso a seguir.

Esta lista foi feita com base no manual, mas se faltar alguma coisa não se acanhem (já tenho a chave dinamometro). Perdoem-me alguma ignorância nestes tópicos, o que faço é na base da boa vontade, e para ver se aprendo alguma coisa :thumbup:
AE86 (Charutinho) E11 G6R (Bebedolas) E12 2.0 D4D (Mariazinha) Tudo boas máquinas! :-)

Visitem e subscrevam o meu canal do YouTube com dezenas de vídeos detalhados sobre trabalhos de mecânica no AE86!

Rasteirinho
Site Admin
Mensagens: 953
Registado: 15 ago 2009, 15:40
Localização: V. N. Gaia
Contacto:

Re: Ferramenta para reparação de caixa de velocidades

Mensagem por Rasteirinho »

Eu não consigo, pelo menos nunca tentei, desmontar uma caixa sem uma prensa hidráulica para sacar os rolamentos... ;)
Imagem

Avatar do Utilizador
Ricardo M.
active user
Mensagens: 1161
Registado: 24 mai 2009, 12:39
Localização: Fânzeres - Gondomar
Contacto:

Re: Ferramenta para reparação de caixa de velocidades

Mensagem por Ricardo M. »

No LeroyMerlin tens certa ferramenta com boa qualidade e a bom preço! Se é só para umas reparações caseiras esporádicas, vale bem a pena..

nut´s
active user
Mensagens: 1067
Registado: 18 ago 2009, 01:13
Localização: porto
Contacto:

Re: Ferramenta para reparação de caixa de velocidades

Mensagem por nut´s »

Ricardo M. Escreveu:No LeroyMerlin tens certa ferramenta com boa qualidade e a bom preço! Se é só para umas reparações caseiras esporádicas, vale bem a pena..
norauto tem ferramenta com garantia vitalicia..... parte, mas vai para garantia
Imagem
"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

Avatar do Utilizador
Homem Bomba
Propietários
Mensagens: 380
Registado: 26 dez 2010, 18:17
Localização: Porto
Contacto:

Re: Ferramenta para reparação de caixa de velocidades

Mensagem por Homem Bomba »

Obrigado a todos pelos vossos pareceres. Tenho que arranjar alguém com a ferramenta que me deixe usá-la para fazer as medições que preciso - alguns instrumentos são caros para burro, e para utilização única é um gasto exagerado...
AE86 (Charutinho) E11 G6R (Bebedolas) E12 2.0 D4D (Mariazinha) Tudo boas máquinas! :-)

Visitem e subscrevam o meu canal do YouTube com dezenas de vídeos detalhados sobre trabalhos de mecânica no AE86!

Daniel ludgero
active user
Mensagens: 22
Registado: 29 ago 2011, 21:36
Contacto:

Re: Ferramenta para reparação de caixa de velocidades

Mensagem por Daniel ludgero »

Maioria dessas ferramentas podes encontrar no ebay usando o nome delas em inglês e a preços bem bons.
abraço

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 30 visitantes