Dynoday

Fórum técnico para todas as tuas questões e respostas :)
Responder
Andrax
Propietários
Mensagens: 293
Registado: 13 set 2009, 18:41
Localização: Pombal
Contacto:

Dynoday

Mensagem por Andrax »

Boas,
Uma vez que ainda não criei tópico para o meu charuto (shame on me), venho postar aqui as curvas do dynoday gratuito que aconteceu sábado passado.
Imagem

Valores máximos de 118hp @ 6500 e 141.8Nm @5200

Nesta altura está com um par de cams 264/256 com uma afinação duvidosa e fpr perto dos 3bar.
A curva do torque parece-me um pouco incaracterística, mas realmente está forte em baixas.
Talvez aumentar um pouco mais o cruzamento de válvulas, ver se tiro mais qualquer coisa disto!
Opinem!

abraço
AE86, what else??

apardal
Site Admin
Mensagens: 632
Registado: 12 ago 2009, 17:13
Contacto:

Re: Dynoday

Mensagem por apardal »

Ora bem, isso parece-me que vai dar merda.

Se não tens medição de afr, recomendo-te que baixes já a pressão de gasolina para valores inferiores aos stock.

Quando aumentas a duração de cames num 4A-GE stock e mantens a centralina original, o sensor MAP vai compensar em demasia a descida de pressão no colector de admissão, fazendo o motor rolar com mistura rica. Se para além disso, ainda aumentaste a pressão da gasolina, deves estar com misturas riquíssimas e vais acabar por matar o motor.

A válvula de pressão de origem passa entre 2.4 e 2.8 bar de pressão. Eu começava nos 2.4, ensaiava a potência e baixava mais para ver os resultados. Alguns bancos permitem ter uma sonda ligada ao escape para fazer a medição de CO em toda a faixa de rotação. Não é um processo muito exacto, mas ajuda a perceber o que é que se passa.

Uma questão: porque carga de água é que o gráfico de potência morre antes das 7000rpm? Supostamente o corte é às 7800 (ou perto disso). E fizeste o ensaio em que mudança?

8)

Andrax
Propietários
Mensagens: 293
Registado: 13 set 2009, 18:41
Localização: Pombal
Contacto:

Re: Dynoday

Mensagem por Andrax »

Obrigado pelas dicas!
De facto o objectivo do fpr era manter a pressão recomendada. Deveria estar a apontar para os 2.8, a agulha não é bem certa!
Mas sim vou então baixar devido ao ajuste da MAP que referes! No entanto não me tenho apercebido de detonações, mas nunca fiando.
Boa questão, não fui eu que fiz o ensaio, mas reparei que em muitos carros que passaram por lá não iam ao corte. A razão mais lógica que encontrei foi o facto de que quando as curvas começavam a baixar eles não faziam mais rotação... Salvo erro o teste foi feito em 4ª.

Aqui fica o link http://www.youtube.com/watch?v=l2JgG0Rk ... oQ&lf=plcp
O outro AE que está na lista de reprodução acusou 123hp e menos 10Nm de torque. Está com itb's sk sanyo e MS diypnp.
AE86, what else??

Avatar do Utilizador
Ricardo M.
active user
Mensagens: 1161
Registado: 24 mai 2009, 12:39
Localização: Fânzeres - Gondomar
Contacto:

Re: Dynoday

Mensagem por Ricardo M. »

Não que eu perceba muito do assunto mas com mistura rica é normal não ouvires detonações.. O mesmo só ocorre com mistura pobre. Corres é o risco de haver lavagem dos cilindros com o excesso de gasolina.

Vi o vídeo e fiquei na dúvida porque é que travaram durante a desaceleração.. Não é suposto isso interferir com os valores finais de potência dissipada?

apardal
Site Admin
Mensagens: 632
Registado: 12 ago 2009, 17:13
Contacto:

Re: Dynoday

Mensagem por apardal »

Ricardo M. Escreveu:Não que eu perceba muito do assunto mas com mistura rica é normal não ouvires detonações.. O mesmo só ocorre com mistura pobre. Corres é o risco de haver lavagem dos cilindros com o excesso de gasolina.

Vi o vídeo e fiquei na dúvida porque é que travaram durante a desaceleração.. Não é suposto isso interferir com os valores finais de potência dissipada?
Vinha fazer precisamente os mesmo comentários! :)

Andrax
Propietários
Mensagens: 293
Registado: 13 set 2009, 18:41
Localização: Pombal
Contacto:

Re: Dynoday

Mensagem por Andrax »

Também pouco percebo de bancos de potência, mas li que nem todos os bancos medem a potência dissipada. Medem na roda e depois usam uma fórmula para determinar a potência no motor. Este deve ser um deles até porque só mostra 2 linhas, não sei se é mesmo assim ou não. E daí tenha travado para ajudar a parar os rolos. Isto foi feito durante outros testes também, e não só travar como também reduzir mudanças no carro para ajudar na desaceleração... Lembro-me que ele me disse que aquilo não estava a travar nada atrás! upss

E quanto às linhas? Penso que o tvis está ali a causar alguma entropia no gráfico...
AE86, what else??

MadAE86
Propietários
Mensagens: 1198
Registado: 24 mai 2009, 14:13
Localização: Évora
Contacto:

Re: Dynoday

Mensagem por MadAE86 »

apardal Escreveu:
Ricardo M. Escreveu:Não que eu perceba muito do assunto mas com mistura rica é normal não ouvires detonações.. O mesmo só ocorre com mistura pobre. Corres é o risco de haver lavagem dos cilindros com o excesso de gasolina.

Vi o vídeo e fiquei na dúvida porque é que travaram durante a desaceleração.. Não é suposto isso interferir com os valores finais de potência dissipada?
Vinha fazer precisamente os mesmo comentários! :)
Eu é que vinha...

Que raio de dinamómetro é esse que não dá potência à roda?
Essa curva de binário é simplesmente uma fraude, ou isso é um TDi de sacavém?
Imagem

Rasteirinho
Site Admin
Mensagens: 953
Registado: 15 ago 2009, 15:40
Localização: V. N. Gaia
Contacto:

Re: Dynoday

Mensagem por Rasteirinho »

Acho que já está tudo dito... ;)
Imagem

Andrax
Propietários
Mensagens: 293
Registado: 13 set 2009, 18:41
Localização: Pombal
Contacto:

Re: Dynoday

Mensagem por Andrax »

Pois parece que sim... bem pelo menos foi gratuito!
Parece-me difícil encontrar bons dinamómetros por aqui...
AE86, what else??

Avatar do Utilizador
isac
Site Admin
Mensagens: 2494
Registado: 24 mai 2009, 11:59
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: Dynoday

Mensagem por isac »

Vou a aproveitar para meter a colherada já que estão todos sentados à mesa [smilie=good.gif]

Hoje instalei o FPR (Sard) e meti a pressão com 350 kPa, qualquer coisa como 3.5 bar, sem o tubo de vácuo com o motor estabilizado à temperatura dita "normal". Com o tubo de vácuo ligado oscila entre os 3 e 3.5 bar, em aceleração vai para os 4. Tenho uma Walbro (Sytec) para meter mais tarde.

Depois tirei a tampa de plástico e ajustei as árvores de excêntricos (cames) para 105º/105º da seguinte maneira, desapertei os parafusos das "polias" reguláveis e rodei as "cames" no sentido inverso dos ponteiros do relógio. O resultado foi que perdi pressão (vácuo) de 70 para 85 mas o trabalhar do motor ficou mais sereno, tive que dar mais gasolina e avanço para conseguir aguentar o ralenti. Estava à espera do contrário, um trabalhar mais "lumpy" para usar o termo em inglês... Sei que à partida não é assim que se deve fazer o ajuste, neste caso baixar de 110º (partindo do principio que estava na realidade a 110º) para 105º regulando as polias sem um "piston stop" e um comparador.

Fiz a experiência, mas não andei mais do que uma volta ao quarteirão..., senti logo uma grande diferença na (edit: falta de) recuperação do servo freio após uma travagem, pedal mais duro devido a menor vácuo. Estes são os valores recomendados pelas "timing cards" das Toda Racing 288 admissão e 272 escape com 9 de lift que tenho no meu motor.

Castiguem aqui o J com as vossas opiniões e recomendações. [smilie=crazy_pilot.gif]

apardal
Site Admin
Mensagens: 632
Registado: 12 ago 2009, 17:13
Contacto:

Re: Dynoday

Mensagem por apardal »

Tens a bomba de combustível de origem? Isso é muita pressão pra ela! Digo eu!

Relativamente à afinação das cames, tenho ideia que para as colocar ambas a 105º será necessário que elas rodem em sentidos opostos, tendo em conta que uma é 105 ATDC e outra 105 BTDC. Eu lembro-me que fiz as medições com um comparador para determinar qual o grau onde ocorre lift máximo e cheguei à conclusão que só conseguia tirar os graus certos na came de admissão, porque na de escape as contas davam sempre erradas.

O Rasteiro, gon ou o 86pilot que venham cá dizer qqer coisa.

Andrax
Propietários
Mensagens: 293
Registado: 13 set 2009, 18:41
Localização: Pombal
Contacto:

Re: Dynoday

Mensagem por Andrax »

Penso que a bomba original faz 4bar, portanto já está um pouco no limite mas parece que a walbro está em linha de espera.
Outra curiosidade, com as árvores de cames originais, ao acelerar a pressão indicada pelo 'fpr' baixava sempre cerca de 0.5 bar. Penso que essa indicação vem também no manual. Com estas que tenho agora, a pressão quase não altera e pelos vistos no caso do Isac ainda aumenta. Será que esta diferença de pressão (negativa) afecta negativamente o funcionamento do regulador?
Quanto ao timing das cames, vou também aguardar a opinião dos entendidos.
Já agora Isac, os timing cards da TODA estão online? So encontrei da HKS (tenho uma de cada)
AE86, what else??

Avatar do Utilizador
isac
Site Admin
Mensagens: 2494
Registado: 24 mai 2009, 11:59
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: Dynoday

Mensagem por isac »

Pois quem não sabe, não devia mexer, mas tenho vontade de aprender.

Rodei as duas para a esquerda (-5)º. Então a de escape tenho de rodar para a direita, é isso ou ao contrário?

Timing cards, estão comigo. Se quiserem ver, posso colocar online.

Andrax
Propietários
Mensagens: 293
Registado: 13 set 2009, 18:41
Localização: Pombal
Contacto:

Re: Dynoday

Mensagem por Andrax »

Seguindo a mesma linha de raciocínio deveria ser a de admissão para a direita e a de escape para a esquerda. Isto rotação do próprio veio de excêntricos. No timing original, o lift máximo ocorre aos 111º.
Perguntei pelo timing card, porque não tenho essa referência para o meu caso. TODA 256º/7.9mm lift
Já agora existe algum motivo especial para que se recorram a diferentes durações para escape e admissão?
AE86, what else??

Avatar do Utilizador
isac
Site Admin
Mensagens: 2494
Registado: 24 mai 2009, 11:59
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: Dynoday

Mensagem por isac »

Andrax Escreveu:TODA 256º/7.9mm lift
Imagem

TODA 264º/7.9mm lift
Imagem

Imagem

Tenho de tirar fotos das minhas

Andrax
Propietários
Mensagens: 293
Registado: 13 set 2009, 18:41
Localização: Pombal
Contacto:

Re: Dynoday

Mensagem por Andrax »

Impecável Isac, era isto mesmo que procurava. Portanto no meu caso 108º~115º!
AE86, what else??

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 35 visitantes