Avaria...não pega por vezes!!

Fórum técnico para todas as tuas questões e respostas :)
Responder
ivanfrois
active user
Mensagens: 5
Registado: 05 fev 2012, 20:48
Contacto:

Avaria...não pega por vezes!!

Mensagem por ivanfrois »

Se alguem souber o que se passa com o meu toyota...

Sintomas:

Começou por se desligar cada vez que passava numa lomba, buraco...

Depois de vez em quando não pegáva à primeira...insistia, abria capot, portas, não sei se por bater ou abanar, de seguida já pegáva.

Agora ponho a trabalhar pega, começo a andar vai abaixo e não pega mais. Ou então anda um dia inteiro sem ir abaixo. Mas de repente posso ficar a pé até ele lhe apetecer pegar.

Mexo nas fichas, (tiro a tampa do distribuidor, mexo na cabalagem) e de repente faz um zumbido e de seguida já pega.

Algúem faz ideia do que poderá ser?

O electricista avançou que poderá ser o módulo que está agarrado à bobine...

Agradeço ajuda, pois hj não pegou mais e está na rua...

Ass. Ivan Frois- Santarém

Avatar do Utilizador
isac
Site Admin
Mensagens: 2494
Registado: 24 mai 2009, 11:59
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: Avaria...não pega por vezes!!

Mensagem por isac »

Pode ser tanta coisa, se já verificaste as fichas que ligam ao módulo de ignição e bobina, vê os cabos (ligações) de massa.

ivanfrois
active user
Mensagens: 5
Registado: 05 fev 2012, 20:48
Contacto:

Re: Avaria...não pega por vezes!!

Mensagem por ivanfrois »

As fichas tirei, limpei e voltei a fechar, não pega, os cabos de massa também estão bem.O distribuidor tb desmontei e limpei.
A corrente não sai da bobine sempre, só quando lhe apetece.

Avatar do Utilizador
CKe70
Propietários
Mensagens: 1029
Registado: 01 ago 2010, 21:40
Localização: Vila das Aves
Contacto:

Re: Avaria...não pega por vezes!!

Mensagem por CKe70 »

O meu irmão teve um Celica AT160, que tem o mesmo motor que o AE86, e tinha tambem esses sintomas, ele acabou por trocar os cabos de velas e o a anomalia passou!
Vê se tens a distribuição a trabalhar bem, pode ser algum mau contacto... se dizes que a corrente não sai da bobine, o problema pode estar aí...

ivanfrois
active user
Mensagens: 5
Registado: 05 fev 2012, 20:48
Contacto:

Re: Avaria...não pega por vezes!!

Mensagem por ivanfrois »

Ok. Vou trocar os cabos e ver se normaliza.

Obrigado. vou dando noticias.

Avatar do Utilizador
CKe70
Propietários
Mensagens: 1029
Registado: 01 ago 2010, 21:40
Localização: Vila das Aves
Contacto:

Re: Avaria...não pega por vezes!!

Mensagem por CKe70 »

Uma vez que dizes que a bobine não manda corrente, o problema pode não ser dos cabos, mas sim da bobine... é uma questão de testares tudo primeiro, antes de comprares as coisas.
As bobines aínda se arranjam bem, e aqui no forum sei de pelo menos duas pessoas que têm.. É tudo uma questão de fazeres uns testes..

Avatar do Utilizador
Ricardo M.
active user
Mensagens: 1161
Registado: 24 mai 2009, 12:39
Localização: Fânzeres - Gondomar
Contacto:

Re: Avaria...não pega por vezes!!

Mensagem por Ricardo M. »

O distribuidor tem 2 fichas. É bastante comum os fios partirem junto das mesmas.. Ficam numa zona complicada, junto aos colectores. Uma vez que são fios com ~25 anos, já não é a primeira vez que um ou outro acaba por partir, por vezes até internamente ficando o isolamento intacto.

Dá uma vista de olhos [smilie=wink.gif]

Rasteirinho
Site Admin
Mensagens: 953
Registado: 15 ago 2009, 15:40
Localização: V. N. Gaia
Contacto:

Re: Avaria...não pega por vezes!!

Mensagem por Rasteirinho »

Eu andei com um problema semelhante durante uns tempos e era simplesmente o relé do EFI (fica na caixa de fusíveis/relés do compartimento do motor) que por vezes não passava os 12V ao ECU (só passava 7~8V).

O ponto que referiu o Mendes também é outro a verificar...
Imagem

ae86power44
Propietários
Mensagens: 704
Registado: 29 mai 2009, 13:21
Localização: Angra Do Heroismo
Contacto:

Re: Avaria...não pega por vezes!!

Mensagem por ae86power44 »

e tambem pode ser falta de STICK!!! [smilie=biggrin.gif]
Imagem
Quando for grande vou ser como ele!!!

ivanfrois
active user
Mensagens: 5
Registado: 05 fev 2012, 20:48
Contacto:

Re: Avaria...não pega por vezes!!

Mensagem por ivanfrois »

Obrigado pela ajuda. Vou verificar o relé, os fios junto do distribuidor e depois parto para a troca de bobine e depois para o módulo de ignição.
O problema é ninguém ter aqui um carro igual perto, senão trocáva peças, como costumo fazer com os minis( também tenho um mini moke) e descubria a causa.

Tenho o carro há cerca de ano e meio, andou sempre bem, onde páro vem tudo gabar o carro e depois aconteceu ir a uma automobilia e a vir embora ele não pegou...esta foi a primeira vez, depois insisti muitas vezes e quando se houve um zum zum vindo do lado esquerdo do motor, da zona do filtro de gasolina ele já pega!Depois começou a fazer em andamento. Agora tá à porta da garagem de castigo...

Como destes carros ainda pouco mexi( pois é um toyota não avaria) não sei que zum zum é esse, mas deve ser uma válvula de corte a abrir ou um módulo de injecção, que sem corrente não funciona.

Vou dando noticias.

Cumprimentos

Avatar do Utilizador
isac
Site Admin
Mensagens: 2494
Registado: 24 mai 2009, 11:59
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: Avaria...não pega por vezes!!

Mensagem por isac »

Tenho a bobina, posso enviar por Ctt para experimentar.

Rasteirinho
Site Admin
Mensagens: 953
Registado: 15 ago 2009, 15:40
Localização: V. N. Gaia
Contacto:

Re: Avaria...não pega por vezes!!

Mensagem por Rasteirinho »

Não me acredito que seja a bobine... As bobines duram uma vida... Normalmente, claro...
Imagem

nut´s
active user
Mensagens: 1067
Registado: 18 ago 2009, 01:13
Localização: porto
Contacto:

Re: Avaria...não pega por vezes!!

Mensagem por nut´s »

eu aposto em fios quebrados\traçados, tocar material num vais descubrir nada.

o meu conselho, pega num multimetro e mede a continuidade dos fios (com auxilio do manual ) e vÊ, se todos tiverem continuidade (ou seja se passar corrente em todos) mede a quantidade de corrente que passa, já tive 1 stress parecido, ora pegava mal, ora pegava bem, e éra 1 fio de massa da centralina para o colector que passava corrente mas insuficiente.....

eu no teu caso começava por testar os "fios" do lado do condutor (caixa de relÊs e fusiveis) e a rele de corte que se encontra por cima da ecu (rele preta) no fase 1 esta apertada a ecu no fase 2 aperta num bracket acima da ecu....

boa sorte, mas com calma e paciencia resolves bem isso
Imagem
"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

Andrax
Propietários
Mensagens: 293
Registado: 13 set 2009, 18:41
Localização: Pombal
Contacto:

Re: Avaria...não pega por vezes!!

Mensagem por Andrax »

Pelo que descreves, com esse zumbido, podem ser os fios que alimentam a bomba de gasolina.
Pode ficar sem corrente e deixa de puxar. Depois quando voltam a fazer contacto ouves esse barulho da gasolina junto ao filtro e volta a pegar.
Dá para fazer um shunt na ficha de diagnóstico, pelo menos nos fase 2 para por a bomba a funcionar e tentares ver se descobres algo.
AE86, what else??

mariocristino
active user
Mensagens: 63
Registado: 14 ago 2009, 16:50
Contacto:

Re: Avaria...não pega por vezes!!

Mensagem por mariocristino »

Rasteirinho Escreveu:Eu andei com um problema semelhante durante uns tempos e era simplesmente o relé do EFI (fica na caixa de fusíveis/relés do compartimento do motor) que por vezes não passava os 12V ao ECU (só passava 7~8V).

O ponto que referiu o Mendes também é outro a verificar...

o meu teve mesmo problema... relés novos... não são caros

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Google [Bot], Majestic-12 [Bot] e 31 visitantes