[Help]Parafusos Motor

Fórum técnico para todas as tuas questões e respostas :)
Responder
Biqjunior
active user
Mensagens: 35
Registado: 24 mai 2009, 11:23
Localização: Portugal,Coimbra
Contacto:

[Help]Parafusos Motor

Mensagem por Biqjunior »

Boas pessoal, antes de mais Feliz natal para todos. [smilie=yahoo.gif]

Agora a duvida. Comecei a desmontar o motor do AE afim de verificar o problema e saber o custo da reparação do mesmo. :sick:
Deparei com 10 parafusos no qual não tenho chaves para tirar los. :wall:

Gostava de saber que chaves são, onde compra-las ou se alguma alma carinhosa me despensa a chaves em si... :pray:
Em baixo a foto com os parafusos assinalados.

Obrigado
:thumbup:

Imagem

Rasteirinho
Site Admin
Mensagens: 953
Registado: 15 ago 2009, 15:40
Localização: V. N. Gaia
Contacto:

Re: [Help]Parafusos Motor

Mensagem por Rasteirinho »

É uma chave especial da Toyota... Eu tenho, mas sou de Gaia...

Mas acho que com uma torx e16 deve dar também, pelo menos li isso em algum lado.
Imagem

Biqjunior
active user
Mensagens: 35
Registado: 24 mai 2009, 11:23
Localização: Portugal,Coimbra
Contacto:

Re: [Help]Parafusos Motor

Mensagem por Biqjunior »

O problema é que tenho um conjunto de chaves torx, o problema é que a parte onde encaixa o roquete é gorda e bate nas paredes e não alcança o parafuso : :wall: (

p.samuell
Propietários
Mensagens: 482
Registado: 24 ago 2009, 22:24
Localização: Moimenta da Beira, Viseu
Contacto:

Re: [Help]Parafusos Motor

Mensagem por p.samuell »

Ora boas. Tas a falar dos parafusos da cabeça? Certo? É uma chave 12 de roquete. Mas tem k ser uma chave de 12 faces (as mais comuns sao apenas de 6 faces. E tem k ser chave para roquete de 3/8 de polegada para caber nesses furos, arranjas tb um aumento curto nessa medida, e dps um adaptador para roquete de 3/8 para 1/2 polegada. Quando abri o meu motor tb nao tinha ferramenta para isso e comprei essas 3 peças por cerca de 10€ da Facom. Arranjas isso em qualquer loja de ferramenta. Pelo k vejo no teu perfil, és de coimbra. Se kiseres dar uma saltada a viseu, dispenso-te isso. Kualker coisa avisa.
Imagem

Avatar do Utilizador
isac
Site Admin
Mensagens: 2494
Registado: 24 mai 2009, 11:59
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: [Help]Parafusos Motor

Mensagem por isac »

Comprei uma por 7 euros :wall:

Imagem

Rasteirinho
Site Admin
Mensagens: 953
Registado: 15 ago 2009, 15:40
Localização: V. N. Gaia
Contacto:

Re: [Help]Parafusos Motor

Mensagem por Rasteirinho »

Não são dessas Isac...
Imagem

Avatar do Utilizador
Ricardo M.
active user
Mensagens: 1161
Registado: 24 mai 2009, 12:39
Localização: Fânzeres - Gondomar
Contacto:

Re: [Help]Parafusos Motor

Mensagem por Ricardo M. »

Pela foto parece-me que os parafusos nem são os originais..

Se forem os originais, a cabeça é igual a esta:

Imagem

A chave correcta é uma de caixa covencional mas em vez de sextavada, tem que ser dozeavada. Olha aqui a diferença:

Sextavada 10mm
Imagem

Dozeavada 10mm
Imagem

p.samuell, os parafusos que aqui tenho usam chave 10mm e não 12mm. Podes confirmar?

p.samuell
Propietários
Mensagens: 482
Registado: 24 ago 2009, 22:24
Localização: Moimenta da Beira, Viseu
Contacto:

Re: [Help]Parafusos Motor

Mensagem por p.samuell »

Pois. Agora ja nao me lembro se é 10 ou 12. Mas é capaz de ser mesmo 10. Ja foi ha tanto tempo, ja nao me lembro. Eu guardei os parafusos la por casa mas nao sei onde. Se os encontrar confirmo isso. Mas se tens tu ai os parafusos e ja confirmaste. Tem é k ser é dozeavada em em 3/8 de polegada pk em 1/4 são demasiado frageia e em 1/2 nao cabem no furo. Tem k ser em 3/8 ou entao em 1/2 mas o k eu chamo de chave de tubos k são mais compridas k as convencionais.
Imagem

Avatar do Utilizador
isac
Site Admin
Mensagens: 2494
Registado: 24 mai 2009, 11:59
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: [Help]Parafusos Motor

Mensagem por isac »

Rasteirinho Escreveu:Não são dessas Isac...
Engano meu, mas comprei uma à bem pouco tempo :Doh: para desapertar uma colaça. :mrgreen:

apardal
Site Admin
Mensagens: 632
Registado: 12 ago 2009, 17:13
Contacto:

Re: [Help]Parafusos Motor

Mensagem por apardal »

p.samuell Escreveu:Pois. Agora ja nao me lembro se é 10 ou 12. Mas é capaz de ser mesmo 10. Ja foi ha tanto tempo, ja nao me lembro. Eu guardei os parafusos la por casa mas nao sei onde. Se os encontrar confirmo isso. Mas se tens tu ai os parafusos e ja confirmaste. Tem é k ser é dozeavada em em 3/8 de polegada pk em 1/4 são demasiado frageia e em 1/2 nao cabem no furo. Tem k ser em 3/8 ou entao em 1/2 mas o k eu chamo de chave de tubos k são mais compridas k as convencionais.
É 10.

De resto, tudo certo. Tem que ser de encavador 3/8 e depois tens que montar adaptadores para o roquete grande.

Biqjunior
active user
Mensagens: 35
Registado: 24 mai 2009, 11:23
Localização: Portugal,Coimbra
Contacto:

Re: [Help]Parafusos Motor

Mensagem por Biqjunior »

Obrigado pela rapidez a responder :clap:

Os parafusos são mesmo dozeavadas.
Então tenho que comprar a chave 10 dozeavada para roquete 3/8, compro aumento e adaptador para roquete 1/2...

E para apertar é preciso um "medidor de força"(não sei o nome) :oops: ou pode ser ate "partir" :lol:


P.samuell obrigado pela dispensa das chaves mas ir a viseu e voltar com o preço que esta o gasóleo fica mais caro que comprar as chaves :cry:

Avatar do Utilizador
pack
active user
Mensagens: 3054
Registado: 31 jan 2010, 14:34
Localização: Top of the world!
Contacto:

Re: [Help]Parafusos Motor

Mensagem por pack »

Para aperto é uma chave dinamométrica, ou chave dinométrica, ou chave de quilo, ou ainda chave torque! São os nomes que eu ouço.....

Pena serem algo caras, mas ainda me meto numa..... Dá jeito!

nut´s
active user
Mensagens: 1067
Registado: 18 ago 2009, 01:13
Localização: porto
Contacto:

Re: [Help]Parafusos Motor

Mensagem por nut´s »

comvem apertar pela ordem correcta para não empenar a culaça!!!
Imagem
"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

Rasteirinho
Site Admin
Mensagens: 953
Registado: 15 ago 2009, 15:40
Localização: V. N. Gaia
Contacto:

Re: [Help]Parafusos Motor

Mensagem por Rasteirinho »

Biqjunior Escreveu:Obrigado pela rapidez a responder :clap:

Os parafusos são mesmo dozeavadas.
Então tenho que comprar a chave 10 dozeavada para roquete 3/8, compro aumento e adaptador para roquete 1/2...

E para apertar é preciso um "medidor de força"(não sei o nome) :oops: ou pode ser ate "partir" :lol:


P.samuell obrigado pela dispensa das chaves mas ir a viseu e voltar com o preço que esta o gasóleo fica mais caro que comprar as chaves :cry:
Primeiro apertas os parafusos todos até ficarem encostados, depois de do centro para fora, em caracol (o manual diz em cruz), apertas a 29 N.m, depois apertas novamente do centro para fora, em caracol, 90º e por último repetes este último aperto (do centro para fora, em caracol, 90º).
Ou seja, na giria dos mecânicos são 3 kg + 90º + 90º.

Atenção que a desapertar também são necessários cuidados. Deve ser desapertada por passos (um pouco de cada vez), em caracol (o manual diz em cruz) de fora para o centro.
Imagem

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Google [Bot] e 31 visitantes