melhoramento travagem

Fórum técnico para todas as tuas questões e respostas :)
jao_ctr
Propietários
Mensagens: 524
Registado: 05 jul 2010, 07:37
Contacto:

melhoramento travagem

Mensagem por jao_ctr »

Boas.alguem sabe se existe algum update de travagem compativel com jante 13 para o ae86?

cumps
jpbfmotorsport.blogspot.pt

emanuelae86
Propietários
Mensagens: 1718
Registado: 11 ago 2009, 23:04
Localização: Gondomar
Contacto:

Re: melhoramento travagem

Mensagem por emanuelae86 »

Penso que não dão mas sem 100% certezas com jantes 13"

Se alinhares um destes dias podemos mandar vir umas brincadeiras destas e começar a melhorar ando uns meses a pensar nisto :dance:

Provavelmente uns bons discos e calços equivalentes aos originais tambem podem fazer um bom efeito :Doh:

Estas são adaptações mais vulgares que encontrei :
http://www.aeu86.org/viewtopic/rx7-fc3s ... ets/t/6521

Temos também esta com discos do: Mini cooper S e pastilhas Peugeot 406 V6:
http://www.aeu86.org/viewtopic/big-brak ... ght=brakes

Avatar do Utilizador
isac
Site Admin
Mensagens: 2494
Registado: 24 mai 2009, 11:59
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: melhoramento travagem

Mensagem por isac »

Sim, tens este por exemplo [smilie=big_boss.gif]

Avatar do Utilizador
bmbelo
active user
Mensagens: 190
Registado: 14 mar 2011, 11:02
Contacto:

Re: melhoramento travagem

Mensagem por bmbelo »

A K-Sport tem suspensões meios ranhosas mas por acaso sei que também tem um kit de travagam 13'' com, pelo menos, bom aspecto. Contudo preferiria o AP que o Isac referiu também.
"He who follows another is always behind" - Anon

jao_ctr
Propietários
Mensagens: 524
Registado: 05 jul 2010, 07:37
Contacto:

Re: melhoramento travagem

Mensagem por jao_ctr »

isac Escreveu:Sim, tens este por exemplo [smilie=big_boss.gif]
era mesmo uma coisa deste genero que eu gostava de meter,contudo visto os valores acho que nao vai poder ser para ja :crazy:
tem muito bom aspecto esse kit!!
jpbfmotorsport.blogspot.pt

nut´s
active user
Mensagens: 1067
Registado: 18 ago 2009, 01:13
Localização: porto
Contacto:

Re: melhoramento travagem

Mensagem por nut´s »

jao_ctr Escreveu:Boas.alguem sabe se existe algum update de travagem compativel com jante 13 para o ae86?

cumps
a meu ver o melhor que podes fazer neste aspecto, mantendo a jante 13´ , é:
-melhor bomba
-malhas de aço
-boas pastilhas
-pinças oem bem restauradas e lubrificadas
-discos tamanho oem (NÃO TOYOTA) mas rasurados e ou perfurados
-condutas de arrefecimento.

não ficas com o melhor setup de travões do mundo mas vais ver que ficas com muito melhores travões
no meu caso, gastei 1 dinheirão , meti as maxilas mazda de 4pistoes (maxilas fixas) + adaptadores , mais discos mini....... (mais malha de aço claro)
se tenhu bom setup? tenhu! se uso a totalidade? não. e fiquei sem poder usar umas jantes 13 lindas que tenhu... (depois ainda tem 1 situação, se meteres outras maxilas sem ser as oem , tens que resolver a situação da repartição de travagem, pois a travagem (ou força ezercida nas 4 maxilas) vai ser diferente........
por ezemplo eu consigo bloquear as rodas da frente muito primeiro que as de traz começam a travar a sério...claro que quando pressiono firme bloquea as 4, mas na realidade tenhu 1 muito boa travagem á frente, mas a travagem do carro está descompensada!
Imagem
"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

jao_ctr
Propietários
Mensagens: 524
Registado: 05 jul 2010, 07:37
Contacto:

Re: melhoramento travagem

Mensagem por jao_ctr »

nut´s Escreveu:
jao_ctr Escreveu:Boas.alguem sabe se existe algum update de travagem compativel com jante 13 para o ae86?

cumps
a meu ver o melhor que podes fazer neste aspecto, mantendo a jante 13´ , é:
-melhor bomba
-malhas de aço
-boas pastilhas
-pinças oem bem restauradas e lubrificadas
-discos tamanho oem (NÃO TOYOTA) mas rasurados e ou perfurados
-condutas de arrefecimento.

não ficas com o melhor setup de travões do mundo mas vais ver que ficas com muito melhores travões
no meu caso, gastei 1 dinheirão , meti as maxilas mazda de 4pistoes (maxilas fixas) + adaptadores , mais discos mini....... (mais malha de aço claro)
se tenhu bom setup? tenhu! se uso a totalidade? não. e fiquei sem poder usar umas jantes 13 lindas que tenhu... (depois ainda tem 1 situação, se meteres outras maxilas sem ser as oem , tens que resolver a situação da repartição de travagem, pois a travagem (ou força ezercida nas 4 maxilas) vai ser diferente........
por ezemplo eu consigo bloquear as rodas da frente muito primeiro que as de traz começam a travar a sério...claro que quando pressiono firme bloquea as 4, mas na realidade tenhu 1 muito boa travagem á frente, mas a travagem do carro está descompensada!
é,acho que vou mesmo começar por meter malha de aço,umas pastilhas a maneira,uns discos todos xpto,e um oleo em condiçoes.
os discos arranjam-se de marcas tipo brembo e assim?e que oleo me aconcelham a por?e pastilhas ja agora...
jpbfmotorsport.blogspot.pt

86Pilot
Site Admin
Mensagens: 748
Registado: 19 ago 2009, 23:04
Localização: Lake District, UK / VNGaia, PT
Contacto:

Re: melhoramento travagem

Mensagem por 86Pilot »

nut´s Escreveu: a meu ver o melhor que podes fazer neste aspecto, mantendo a jante 13´ , é:
-melhor bomba
-malhas de aço
-boas pastilhas
-pinças oem bem restauradas e lubrificadas
-discos tamanho oem (NÃO TOYOTA) mas rasurados e ou perfurados
-condutas de arrefecimento.
Eh o que eu acho tambem.
Nao vale a pena andar a instalar grandes travoes ate se perceber o que eh mesmo necessario.

No meu caso tenho discos Black Diamond com pastilhas Mintex. Isto na frente.
Na traseira esta tudo de origem e chega, ah parte das tubagens em malha de aco.

De certo modo, quanto melhor estiver a travagem na frente, menos se vai poder travar atras, por isso, esta bom. [smilie=buba.gif]

A proxima coisa que farei sera mesmo montar as tubagens de arrefecimento na frente, embora ainda nao tenha sentido grande necessidade, mesmo em Braga. No entanto eh algo facil e barato de se fazer.
Imagem

Rasteirinho
Site Admin
Mensagens: 953
Registado: 15 ago 2009, 15:40
Localização: V. N. Gaia
Contacto:

Re: melhoramento travagem

Mensagem por Rasteirinho »

Eu não concordo com a alteração da bomba, caso as pinças sejam as originais.
E os discos originais Toyota, são bem melhores do que maior parte dos rasurados/perfurados que andam por aí feitos com aço da tanga...

Eu só troco os discos originais por uns que tenha a certeza que são de melhor qualidade, não são os riscos ou os furos que fazem milagres, a qualidade do aço é que é importante...

O meu carro tem a travagem original, apenas com bom óleo, malha de aço e pastilhas a frente da project mu (série racing) e nunca me deixou ficar mal, mesmo em pista...
Umas boas pastilhas fazem toda a diferença.

Upgrade só para algo como apresentou o Isac...
Imagem

André Araújo ae86
Propietários
Mensagens: 220
Registado: 25 nov 2010, 22:04
Contacto:

Re: melhoramento travagem

Mensagem por André Araújo ae86 »

Rasteirinho, as pastilhas mu project são fáceis de encontrar?
Usas os mesmos discos e pastilhas para track days e para o dia à dia?

Rasteirinho
Site Admin
Mensagens: 953
Registado: 15 ago 2009, 15:40
Localização: V. N. Gaia
Contacto:

Re: melhoramento travagem

Mensagem por Rasteirinho »

Sim arranja-se facilmente, mas não em Portugal... O preço das racing é puxadote, mas para mim saem de borla... ;)

O carro pouco o uso no dia-a-dia, é mais para trackdays e eventos ou uma pequena volta de fim-de-semana... Chiam bastante a frio...
Imagem

jao_ctr
Propietários
Mensagens: 524
Registado: 05 jul 2010, 07:37
Contacto:

Re: melhoramento travagem

Mensagem por jao_ctr »

Rasteirinho Escreveu:Sim arranja-se facilmente, mas não em Portugal... O preço das racing é puxadote, mas para mim saem de borla... ;)

O carro pouco o uso no dia-a-dia, é mais para trackdays e eventos ou uma pequena volta de fim-de-semana... Chiam bastante a frio...
E puxadote é quanto traduzido a euros? :P
jpbfmotorsport.blogspot.pt

Rasteirinho
Site Admin
Mensagens: 953
Registado: 15 ago 2009, 15:40
Localização: V. N. Gaia
Contacto:

Re: melhoramento travagem

Mensagem por Rasteirinho »

Cerca de 400€ se a memória não me falha...
Imagem

jao_ctr
Propietários
Mensagens: 524
Registado: 05 jul 2010, 07:37
Contacto:

Re: melhoramento travagem

Mensagem por jao_ctr »

Rasteirinho Escreveu:Cerca de 400€ se a memória não me falha...
:wtf: :wtf: :wtf:
400 euros umas pastilhas???
Medo!
jpbfmotorsport.blogspot.pt

André Araújo ae86
Propietários
Mensagens: 220
Registado: 25 nov 2010, 22:04
Contacto:

Re: melhoramento travagem

Mensagem por André Araújo ae86 »

Pois realmente não é lá muito em conta, as mintex que tinhas eram boas?

Fiz um track day em Braga em Fevereiro e os discos não reagiram muito bem, já pus umas pastilhas Ferodo, mas não trava grande coisa, se calhar tenho é de pôr uns discos em condições, pois os que vinham deviam ser dum tal aço fracote.

nut´s
active user
Mensagens: 1067
Registado: 18 ago 2009, 01:13
Localização: porto
Contacto:

Re: melhoramento travagem

Mensagem por nut´s »

quando falei em modificar a bomba, foi (para alem de ter mais capacidade de pressão) sentir melhor a travagem, visto a original do aeser meia esquezita....
mudar calços sem mudar discos é PURA estúpidez, dsclp lá , mas cada disco ganha "cama" com o seu calço.
pelo que experimentei no meu ae e no ae da minha namurada e pelo que sei do ae do pedro....
mintex com disco oem não resulta. xia e num trava bem.
ferodo com disco oem, maravilha para dia dia sem grandes compromiços de travagem.
ebc com brembo(do barato) maravilha
...e ainda não experimentei mais nada.
claro tou a por de fora pagid e icer ... e oem (muito caros para o que fazem)
porem,maxilas reparadas (kit borrachinhas) veios flutuantes bem lubrificados +pastilhas oem + discos velhos oem = maravilhas
não resulta meter pastilhas se as maxilas não conseguirem fechar por causa do lixo e do pó !! não adianta ter pastilhas de 400€ se os tubos de borracha estão estalados e ressequidos.
toyota coisa e tal, eles é que sabem e tal, é bom e tal......coiso!!!! para o que custa e para o que fazem , vai ferodo que num é nada inferior.

A NIVEL DE TRAVAGEM PARA JANTE 13, penso que seria o melhor compromisso o que disse (não quero impor nada a ninguem) agora se for p jante 15, ai o caso muda de figura ......e de preço.
oleo bom para dia a dia, compras e passeio a praia DELFI 5.1 NON SILICON....impecável, cerca de 4€ o litro (xega perfeitamente)
para uso agressivo, sem brincadeira castrol (não sei o nome de código de cor) cerca de 20 e poucos euros o litro (não tenhu certeza)
uso intermédio...........páh, depende do resto da travagem, o oleo só por si não faz milagres.




pessoal, aconselhem-se com este e com aquele, pensem no que vale a pena ( € ) e principalmente, experimentem!!!! não digo para gastarem dinheiro em merdas desnecessárias ou em lixo. nem tudo que se lÊ em foruns é o que acontece na realidade.
Imagem
"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

emanuelae86
Propietários
Mensagens: 1718
Registado: 11 ago 2009, 23:04
Localização: Gondomar
Contacto:

Re: melhoramento travagem

Mensagem por emanuelae86 »

A quem o dizes :lol: :lol: :lol:

nut´s
active user
Mensagens: 1067
Registado: 18 ago 2009, 01:13
Localização: porto
Contacto:

Re: melhoramento travagem

Mensagem por nut´s »

Rasteirinho Escreveu:Eu não concordo com a alteração da bomba, caso as pinças sejam as originais.
E os discos originais Toyota, são bem melhores do que maior parte dos rasurados/perfurados que andam por aí feitos com aço da tanga...

Eu só troco os discos originais por uns que tenha a certeza que são de melhor qualidade, não são os riscos ou os furos que fazem milagres, a qualidade do aço é que é importante...
.
sim, sem dúvida que aço da tanga é a pior coisa que se pode meter nos discos ........ mas como deves saber (bem melhor do que eu)
Rasteirinho Escreveu: riscos ou os furos
não servem própriamente na travagem, certo? já agora os originais, são de que marca?
Imagem
"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

Rasteirinho
Site Admin
Mensagens: 953
Registado: 15 ago 2009, 15:40
Localização: V. N. Gaia
Contacto:

Re: melhoramento travagem

Mensagem por Rasteirinho »

Eu no AE86 e no Evo uso o Motul RBF600 (ou 660)

Imagem

Não custa o absurdo do Castrol SRF e já é um liquido de travões acima da média.

Se é para melhorar com um budget baixo, é fazer o que eu fiz inicialmente:
- Reconstruir as pinças (ao fim ao cabo tem 20 anos)
- Linhas em malha de aço
- Bom óleo de travões
- Discos originais às 4
- Pastilhas Mintex (acho que são as 1144 mas não tenho 100% certeza) à frente e originais atrás

Bom setup e em preço (dependendo da carteira de cada um, claro)
Imagem

André Araújo ae86
Propietários
Mensagens: 220
Registado: 25 nov 2010, 22:04
Contacto:

Re: melhoramento travagem

Mensagem por André Araújo ae86 »

Rasteirinho, obrigado pelas dicas [smilie=good.gif]

MadAE86
Propietários
Mensagens: 1198
Registado: 24 mai 2009, 14:13
Localização: Évora
Contacto:

Re: melhoramento travagem

Mensagem por MadAE86 »

E se por acaso alguém quiser Motul, apitem que eu sou representante!
Imagem

nut´s
active user
Mensagens: 1067
Registado: 18 ago 2009, 01:13
Localização: porto
Contacto:

Re: melhoramento travagem

Mensagem por nut´s »

MadAE86 Escreveu:E se por acaso alguém quiser Motul, apitem que eu sou representante!
diz preço, faz-se já 1 grupo para ver interessados...
Imagem
"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

emanuelae86
Propietários
Mensagens: 1718
Registado: 11 ago 2009, 23:04
Localização: Gondomar
Contacto:

Re: melhoramento travagem

Mensagem por emanuelae86 »

Boa, eu devo alinhar porque vou fazer uma pequena manutenção no sistema de travagem :thumbup:

AE86Driver
Propietários
Mensagens: 71
Registado: 12 ago 2009, 18:01
Localização: Marinha Grande
Contacto:

Re: melhoramento travagem

Mensagem por AE86Driver »

Boas, daqui mais um possivel interessado, vou fazer a manutenção/revisão ao sistema de travagem, e claro e oleo tem de entrar nas contas! 8)
Imagem

MadAE86
Propietários
Mensagens: 1198
Registado: 24 mai 2009, 14:13
Localização: Évora
Contacto:

Re: melhoramento travagem

Mensagem por MadAE86 »

Segunda-feira já faço um preço.
Imagem

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Majestic-12 [Bot] e 34 visitantes