Travão de mão - Afinação e problemas

Fórum técnico para todas as tuas questões e respostas :)
Responder
ToyLEX
active user
Mensagens: 221
Registado: 26 ago 2009, 22:25
Contacto:

Travão de mão - Afinação e problemas

Mensagem por ToyLEX »

O meu carro levou um selo vermelho pela 1ª vez na IPO, a roda esquerda de trás não trava com o travão mão...

O excesso de confiança leva que siga sempre para IPO sem conferir antes o estado.

Curioso foi ter ido à oficina e o mecânico dizer-me que tinha de substituir o cilindro ou pintão do travão, diz ele que só pode ser esse o problema da roda esquerda não travar, aquilo funciona com um senfim, e já me vai custar uns 70 euros novo, vamos a ver se é disso :oops:

Divulguem aqui problemas relacionados e formas de reparar e melhorar a travagem de parque.
José Manuel Santos

Rasteirinho
Site Admin
Mensagens: 953
Registado: 15 ago 2009, 15:40
Localização: V. N. Gaia
Contacto:

Re: Travão de mão - Afinação e problemas

Mensagem por Rasteirinho »

Não será apenas o cabo que vai à roda que não trava?
É o problema mais comum...
Imagem

Avatar do Utilizador
Ricardo M.
active user
Mensagens: 1161
Registado: 24 mai 2009, 12:39
Localização: Fânzeres - Gondomar
Contacto:

Re: Travão de mão - Afinação e problemas

Mensagem por Ricardo M. »

Estamos a falar de uma peça mecânica.. Não é mais lógico desmontar olhar primeiro para a maxila e tentar ver de onde é o problema?

O senfim de que falas é em aço temperado.. Nunca entra em esforço porque limita-se apenas a não deixar o pistão recuar a não ser que seja rodado. Ou quando trocaram calços da ultima vez forçaram de tal forma que acabou por partir ou então o problema é certamente outro..

nut´s
active user
Mensagens: 1067
Registado: 18 ago 2009, 01:13
Localização: porto
Contacto:

Re: Travão de mão - Afinação e problemas

Mensagem por nut´s »

quando foi a ultima vez que verificaste a "funcionalidade" da maxila? ou seja, a maxila "flutua" em 2 veios que por vezes (as borrachas rasgam ou ficam secas) entopem com lixo\ferodo\pó...fazendo com que a maxile nao se mexa, ou seja fica empancada....para reparar isso e muito simples e e barato...e só desapertar 1 parafuso e lubrificar a maxila, ou é isso ou é o dito cabo de aço que é acionado pela manivela do travao de mao no interior...esses cabos , as vezes rebentam ou cedem.. de qualquer forma nao custa nada espreitar por de baixo do carro e verificar,
...
num me parece que seja mais nada, muito menos o sem fim do embolo, se fosse o sem fim nem travao de pé tinhas, perdia oleo, etc,.....
~se quiseres aventurar é facil, basta 1 12 ou 14....para desmontar a maxila , massa consistente para lubrificar , e 1 lixa fininha (lixa molhada de pintor) e paciencia...

se for cabo, ou afinas (no interior, tens que tirar a consola do travao de mao e tens 2 porcas 10.. ou substituir os cabos (aqui ja fica caro e da trabalho)
espero ter ajudado..
Imagem
"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

Avatar do Utilizador
RSAE86
Propietários
Mensagens: 619
Registado: 13 ago 2009, 09:07
Contacto:

Re: Travão de mão - Afinação e problemas

Mensagem por RSAE86 »

Liga-me....
Roque Silva

Peso da Régua Cidade Internacional do Vinho e da Vinha
Douro Vinhateiro Patrimonio da Humanidade

Imagem

Andrax
Propietários
Mensagens: 293
Registado: 13 set 2009, 18:41
Localização: Pombal
Contacto:

Re: Travão de mão - Afinação e problemas

Mensagem por Andrax »

o meu vinha mal afinado. montaram o cabo antes de fazerem o ajuste automático, a folga era grande e por muito que ajustasse ele nunca travava em condições. Foi desmontar, aproveitar para dar uma limpeza e montar. tenho duvidas que seja alguma coisa estragada, se não larga óleo nem tem o pistão preso, tá novo! [smilie=aikido.gif]
AE86, what else??

ToyLEX
active user
Mensagens: 221
Registado: 26 ago 2009, 22:25
Contacto:

Re: Travão de mão - Afinação e problemas

Mensagem por ToyLEX »

Eu acho que fui enganado, o mecânco disse que era do pistão que funciona com o senfim, o caso é que paguei quase 70Eur por um pistão novo, montou à minha frente e travão de mão ZERO na mesma roda.

Eu estava dentro do carro a travar, manda-me destravar o travão de mão e mexe para lá sem ter visto onde mexeu e 2 minutos depois o carro ficou com o travão de mão IMPEC.

Acho que ele antes de vir o pistão novo, nem se precupou em ver bem e porvávelmente era só afinar... agora tenho um pistão usado na prateleira, já não o deitei fora :oops:

Já tem a folha verde e pronto para fazer menos de 1000kms até à próxima Ipo :Doh:
José Manuel Santos

nut´s
active user
Mensagens: 1067
Registado: 18 ago 2009, 01:13
Localização: porto
Contacto:

Re: Travão de mão - Afinação e problemas

Mensagem por nut´s »

ao menos ficou resolvido......

........apesar de o pessoal te ter dito que nao éra do pistão.....


num interessa, juá anda, e isso é o que importa.
Imagem
"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

Avatar do Utilizador
RT
Propietários
Mensagens: 1943
Registado: 24 mai 2009, 15:13
Localização: Terceira - Açores
Contacto:

Re: Travão de mão - Afinação e problemas

Mensagem por RT »

É sempre chato quando primeiro não verificam as coisas e começam logo a pedir material...

Mas o que importa é que está resolvido. [smilie=bb.gif]
Imagem
| AE86 | XSI | IS200 |

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Ahrefs [Bot] e 34 visitantes