Material necessário para aplicar ITBS

Fórum técnico para todas as tuas questões e respostas :)
Vilela
Propietários
Mensagens: 894
Registado: 15 jan 2010, 15:57
Localização: Vila Real
Contacto:

Re: Material necessário para aplicar ITBS

Mensagem por Vilela »

Eu optei pela AEM, primeiro por ser Plug & Play, e depois por ser uma marca bastante reconhecida, utilizada e frequente nestes swap, mas estou aberto a opiniões, visto conhecer pouco a nivel de centralinas. E até pode ser que ajude no preço, porque a AEM sai um bocado caro.

Rasteirinho, falast na Motec, o vendedor da JSP Racing, que fez primeiramente os kits de apoios, usou e falou muito bem dessa ECU. Só que como ele disse, a AEM é chegar e montar, enquanto a Motec, neste motor ainda tem de aplicar a triger wheel, o sensor da posição da cambota e penso que mais alguma coisa, enquanto a da AEM, a nivel da ignição já está mapeada, o que é menos uma dor de cabeça..

À partida ele percebe muito daquilo, tanto que até acho que foi ele que mapeou, e diz que adora a Motec. Mas pelos feedbacks, e alguma crença na publicidade que eles fazem, a AEM pareçe-me ter bastante potencial.

Avatar do Utilizador
Ricardo M.
active user
Mensagens: 1161
Registado: 24 mai 2009, 12:39
Localização: Fânzeres - Gondomar
Contacto:

Re: Material necessário para aplicar ITBS

Mensagem por Ricardo M. »

Vilela Escreveu:Ricardo a Wideband indica o racio do ar/gasolina não é??
Sim, é aquela sonda que fica no escape e que lê a percentagem de oxigénio.. Tens também as "Narrowband" mas são mais básicas e uma "Wideband" faz o trabalho das 2.. Uma Wideband dá-te valores à medida que faz a leitura.. Uma Narrowband apenas te diz que está rico ou pobre..
Rasteirinho Escreveu:O ajuste da mistura é até o mais simples (para mim), o mais melindroso e onde está a potência é no ajuste da ignição. Meio ponto num AFR não faz grande diferença, mas 1º de diferença de avanço já poderá fazer...

E para ajustar a ignição terá sempre de ser num banco com um sensor de detonação e eventualmente um manómetro de EGTs, sendo que este é mais importante num motor turbo...
Penso que o F20 já trás knock sensor de origem.. Se a AEM é plug&play, em princípio deve ser tranquilo nesse aspecto.. A nível de ignição, penso que a experiência acaba por facilitar um pouco o trabalho.. Há sempre valores de referência mas para se tirar o máximo partido, é preciso perder algum tempo em testes.. É por essas e por outras que electrónicas prefiro deixar mesmo para quem sabe :D
Vilela Escreveu:Eu optei pela AEM, primeiro por ser Plug & Play, e depois por ser uma marca bastante reconhecida, utilizada e frequente nestes swap, mas estou aberto a opiniões, visto conhecer pouco a nivel de centralinas. E até pode ser que ajude no preço, porque a AEM sai um bocado caro.

Rasteirinho, falast na Motec, o vendedor da JSP Racing, que fez primeiramente os kits de apoios, usou e falou muito bem dessa ECU. Só que como ele disse, a AEM é chegar e montar, enquanto a Motec, neste motor ainda tem de aplicar a triger wheel, o sensor da posição da cambota e penso que mais alguma coisa, enquanto a da AEM, a nivel da ignição já está mapeada, o que é menos uma dor de cabeça..

À partida ele percebe muito daquilo, tanto que até acho que foi ele que mapeou, e diz que adora a Motec. Mas pelos feedbacks, e alguma crença na publicidade que eles fazem, a AEM pareçe-me ter bastante potencial.
O senhor com quem eu tenho estado a acompanhar alguns trabalhos de electrónica, fala muito bem das Motec.. E o preço da ECU não é nada de extraordinário face ao que se vê no mercado.. O grande problema segundo ele é que cada acessório custa um balúrdio desde cablagens de adaptação, módulos adicionais, cabos de programação, etc.. Chegando ao fim com contas feitas, é quase tanto para "extras" como para a ECU propriamente dita.. Mas a nível de programação, ele diz que é das mais "user-friendly"....

apardal
Site Admin
Mensagens: 632
Registado: 12 ago 2009, 17:13
Contacto:

Re: Material necessário para aplicar ITBS

Mensagem por apardal »

Julgo que estares já a apostar nos ITB's no F20 é mal trabalhado:

1.º deverias tentar ter o motor a funcionar correctamente no setup original
2.º se lhe vais meter ITB's e se por ventura retirares mais potência do motor... diz adeus ao eixo traseiro, se é que estás a planear rolar com o eixo original.

O que eu fazia era tentar por tudo a trabalhar com a ECU original do S2000. Boa sorte com o swap.

86Pilot
Site Admin
Mensagens: 748
Registado: 19 ago 2009, 23:04
Localização: Lake District, UK / VNGaia, PT
Contacto:

Re: Material necessário para aplicar ITBS

Mensagem por 86Pilot »

Artigo de opinão.

Ganda motor, boa escolha, boa sorte para o berbicacho com a carroceria para fazer com que tudo entre no sítio.

Má opção optar por modificar de antemão a admissão do motor. Confusão a mais quando o motor de origem já é mais do que suficiente, já para não falar que os ganhos co os ITBs não vão valer o investimento e dor de cabeça.

Optando mesmo pelo mapeamento, e já que se quer fazer tudo bem feito, abre os cordões à bolsa e pensa num banco de motor, e não de chassis.

Afinar a mistura não é muito complicado mas dá jeito estudar primeiro as dimensões e fluxos dos injectores para se ter já uma idea dos limites de duty cycle a utilizar na injecção. O que é moroso é fazer as compensações de desaceleração e aceleração, enriquecimentos e compensações de voltagem. Sem se perder esse tempo vai o mapa de combustível pro galheiro.


quanto à ignição é mais simples em termos de preparação prévia mas mais demorada e potêncialmente mais perigosa. Por experiência própria, um estetoscópio e um par de ouvidos são um óptimo sensor de knock. A parte complicado de usar um sensor é que se a calibração ficar mal feita nao vais conseguir usa'lo convenientemente.

tal como referiu o Pedro, um sensor de temperatura de gases de escape a leitura do binário instantâneo são um ótpimo indicador do ponto de ignição ideal. No entanto, tal como disse antes, é um processo moroso se a intenção for ficar com uma cartografia de ignição completa, e não o tipico trim de X por cento ao mapa todo.

Pensa também se queres usar RPM x TPS ou RPM X MAP ou um hibrido entre os dois.

Pessoalmente RPM X TPS é o modo mais simples e certeiro de mapear num motor sem plenum após a borboleta.

Caso queiras optar por usar MAP, cuidado onde vais buscar o sinal. As fluctações de pressão à entrada da cabeça logo após os ITBs podem dar-te valores de AFR bastante diferente do suposto.
Imagem

Vilela
Propietários
Mensagens: 894
Registado: 15 jan 2010, 15:57
Localização: Vila Real
Contacto:

Re: Material necessário para aplicar ITBS

Mensagem por Vilela »

apardal Escreveu:Julgo que estares já a apostar nos ITB's no F20 é mal trabalhado:

1.º deverias tentar ter o motor a funcionar correctamente no setup original
2.º se lhe vais meter ITB's e se por ventura retirares mais potência do motor... diz adeus ao eixo traseiro, se é que estás a planear rolar com o eixo original.

O que eu fazia era tentar por tudo a trabalhar com a ECU original do S2000. Boa sorte com o swap.

Primeiro o intuito é por o carro a trabalhar sem alterações, mesmo pela questão do veio de transmissão, afinações e de tudo o resto, apesar de isso poder ser tratado posteriormente ao motor estar preparado, mas tambem o pode ser feito com ele lá dentro.

O eixo é obviamente que não vai levar o mesmo. Primeirp até pensei aplicar o da hilux ou hiace já nem sei, mas para não se estar cá com corta solda, e as vias iriam ficar mais largar, mais do que as jantes já vão obrigar, optei pelos semi-eixos da weir, que são mais do que suficientes e simples de meter. O da Hilux na minha opinião, compensa ou para quem percebe da arte e faz os apoios e tudo ou para quem queira meter cavalos que nunca mais acabem.

Perante o meu pequeno conhecimento, o aumento de ganhos com os itbs vem quando se muda alguns internos, que é o que irá acontecer. E depois de o carro ir ao osso, vir pra casa todo pintadinho, meter e tirar motor várias vezes, não é mesmo a minha opção, acho que se fizer um risco (que já estou à espera) corto os pulsos =)))

Vilela
Propietários
Mensagens: 894
Registado: 15 jan 2010, 15:57
Localização: Vila Real
Contacto:

Re: Material necessário para aplicar ITBS

Mensagem por Vilela »

Ricardo M. Escreveu:
Vilela Escreveu:Ricardo a Wideband indica o racio do ar/gasolina não é??
Sim, é aquela sonda que fica no escape e que lê a percentagem de oxigénio.. Tens também as "Narrowband" mas são mais básicas e uma "Wideband" faz o trabalho das 2.. Uma Wideband dá-te valores à medida que faz a leitura.. Uma Narrowband apenas te diz que está rico ou pobre..
Rasteirinho Escreveu:O ajuste da mistura é até o mais simples (para mim), o mais melindroso e onde está a potência é no ajuste da ignição. Meio ponto num AFR não faz grande diferença, mas 1º de diferença de avanço já poderá fazer...

E para ajustar a ignição terá sempre de ser num banco com um sensor de detonação e eventualmente um manómetro de EGTs, sendo que este é mais importante num motor turbo...
Penso que o F20 já trás knock sensor de origem.. Se a AEM é plug&play, em princípio deve ser tranquilo nesse aspecto.. A nível de ignição, penso que a experiência acaba por facilitar um pouco o trabalho.. Há sempre valores de referência mas para se tirar o máximo partido, é preciso perder algum tempo em testes.. É por essas e por outras que electrónicas prefiro deixar mesmo para quem sabe :D
Vilela Escreveu:Eu optei pela AEM, primeiro por ser Plug & Play, e depois por ser uma marca bastante reconhecida, utilizada e frequente nestes swap, mas estou aberto a opiniões, visto conhecer pouco a nivel de centralinas. E até pode ser que ajude no preço, porque a AEM sai um bocado caro.

Rasteirinho, falast na Motec, o vendedor da JSP Racing, que fez primeiramente os kits de apoios, usou e falou muito bem dessa ECU. Só que como ele disse, a AEM é chegar e montar, enquanto a Motec, neste motor ainda tem de aplicar a triger wheel, o sensor da posição da cambota e penso que mais alguma coisa, enquanto a da AEM, a nivel da ignição já está mapeada, o que é menos uma dor de cabeça..

À partida ele percebe muito daquilo, tanto que até acho que foi ele que mapeou, e diz que adora a Motec. Mas pelos feedbacks, e alguma crença na publicidade que eles fazem, a AEM pareçe-me ter bastante potencial.
O senhor com quem eu tenho estado a acompanhar alguns trabalhos de electrónica, fala muito bem das Motec.. E o preço da ECU não é nada de extraordinário face ao que se vê no mercado.. O grande problema segundo ele é que cada acessório custa um balúrdio desde cablagens de adaptação, módulos adicionais, cabos de programação, etc.. Chegando ao fim com contas feitas, é quase tanto para "extras" como para a ECU propriamente dita.. Mas a nível de programação, ele diz que é das mais "user-friendly"....

Se tu deixas pra quem sabe, então eu loool tambem não vou fazer nada a este nivel sem primeiro ter o consentimento de quem vou entregar para tratar do mapeamento, porque o que eu posso achar melhor, para quem o vai fazer pode nem ter nada a ver.. Tambem já me falaram bem das OMEX entre outras, mas a 80% da escolha será mesmo de quem vai programar =)))

O manómetro tambem o terá, essa é a questão que já discuti com o Isac, e espero discutir com mais gente, pois apesar de não ser pra já, tanto o quandrante digital como o conjunto de manómentros fica muito caro, e talvez opte até mesmo pela opção mais simples que é o do S2000 e o estritamente necessário compro os manómetros, porque não quero andar tipo Santo António, com o carro cheio de luzes dos manómetros, sem que estes sejam necessários looool é uma questão que mais tarde tambem expor, para recebr as opiniões e saber o que ter ou não ter =)

Vilela
Propietários
Mensagens: 894
Registado: 15 jan 2010, 15:57
Localização: Vila Real
Contacto:

Re: Material necessário para aplicar ITBS

Mensagem por Vilela »

86Pilot Escreveu:Artigo de opinão.

Ganda motor, boa escolha, boa sorte para o berbicacho com a carroceria para fazer com que tudo entre no sítio.

Má opção optar por modificar de antemão a admissão do motor. Confusão a mais quando o motor de origem já é mais do que suficiente, já para não falar que os ganhos co os ITBs não vão valer o investimento e dor de cabeça.

Optando mesmo pelo mapeamento, e já que se quer fazer tudo bem feito, abre os cordões à bolsa e pensa num banco de motor, e não de chassis.

Afinar a mistura não é muito complicado mas dá jeito estudar primeiro as dimensões e fluxos dos injectores para se ter já uma idea dos limites de duty cycle a utilizar na injecção. O que é moroso é fazer as compensações de desaceleração e aceleração, enriquecimentos e compensações de voltagem. Sem se perder esse tempo vai o mapa de combustível pro galheiro.


quanto à ignição é mais simples em termos de preparação prévia mas mais demorada e potêncialmente mais perigosa. Por experiência própria, um estetoscópio e um par de ouvidos são um óptimo sensor de knock. A parte complicado de usar um sensor é que se a calibração ficar mal feita nao vais conseguir usa'lo convenientemente.

tal como referiu o Pedro, um sensor de temperatura de gases de escape a leitura do binário instantâneo são um ótpimo indicador do ponto de ignição ideal. No entanto, tal como disse antes, é um processo moroso se a intenção for ficar com uma cartografia de ignição completa, e não o tipico trim de X por cento ao mapa todo.

Pensa também se queres usar RPM x TPS ou RPM X MAP ou um hibrido entre os dois.

Pessoalmente RPM X TPS é o modo mais simples e certeiro de mapear num motor sem plenum após a borboleta.

Caso queiras optar por usar MAP, cuidado onde vais buscar o sinal. As fluctações de pressão à entrada da cabeça logo após os ITBs podem dar-te valores de AFR bastante diferente do suposto.
Pilot, como já disse, e corrige-me se estiver errado, os ganhos na modificação da admissão vêm quando se altera internamente o motor? Pergunto isto, porque apenas com itbs, como disses-te e penso que mais alguem, realmente não existe grandes ganhos, mas a ideia que tenho é que com a alteração do material que vai sofrer a consequência dessa admissão, aí penso que já cria maior potencialidade. E pelo que li, não por experiência própria, acho que os itbs, essencialmente o que dão é maior potencialidade de exploração do motor, em que uma alteração das cames HIPOTETICAMENTE dá 5cv com admissão normal e com os itbs dá 10cv.

Na relação RPM X TPS ou RPM X MAP, essa escolha vai ser mesmo de quem programar o carro e segundo o que ele me disser a nivel de prós e contras.
Última edição por Vilela em 17 jun 2011, 11:34, editado 1 vez no total.

jae86
active user
Mensagens: 1188
Registado: 16 set 2009, 21:01
Localização: Vila Real
Contacto:

Re: Material necessário para aplicar ITBS

Mensagem por jae86 »

Vilela Escreveu:Perante o meu pequeno conhecimento, o aumento de ganhos com os itbs vem quando se muda alguns internos, que é o que irá acontecer. E depois de o carro ir ao osso, vir pra casa todo pintadinho, meter e tirar motor várias vezes, não é mesmo a minha opção, acho que se fizer um risco (que já estou à espera) corto os pulsos =)))
Como sabes tb sou da opinião que o motor de origem te ia chegar e sobrar, alem de que praticamente não ias ter dores de cabeça sem falar de €€€.
Se vires bem, com o motor OEM ficas +- com 220cv, com ele mexido ficas com 250-260 cv; em minha opinião não compensa.
Estamos a falar de 220cv para 900kg!!!

Em relação a pintura, aconselho-te a não polir o carro depois de pintado; combina com o pintor para que te faça o polimento só quando tiveres o carro realmente pronto e assim eliminas os riscos todos que possas vir a fazer.

gon
Site Admin
Mensagens: 571
Registado: 30 abr 2009, 13:31
Contacto:

Re: Material necessário para aplicar ITBS

Mensagem por gon »

concordo com a opinião do Apardal, do Rasteirinho e do 86pilot e todos os outros :) (sou uma vendida ....)
Deixa me adicionar que para meter os itbs não precisas tirar o motor do carro .... um motor, seja ele qual for não precisa mudar pistons/bielas etc (basicamente tudo da cabeça para baixo) a não ser que estejas a apontar para ganhos de potencia grandes. (tens o exemplo do meu q saltou de 120cv para 160cv e das 7600RPM para as 8700RPM e o bloco continua todo de origem)

No teu caso , meter itb's e talvez cams e talvez molas de válvulas .... para ficares nos 260cv de certeza que os componentes do bloco de origem aguentam bem.
Como tal, podes montar o carro todo original e depois mais tarde pensar em mexer no motor , uma vez que a cabeça do motor certamente ( não confirmado) que tem espaço para sair sem tirar o motor para fora.....

Esta é a minha opinião , existe muita muita muita muita coisa que se tem de considerar quando se mexe na ecu de um carro e depois existe outra dose dessas se vais usar o carro no dia a dia ..........


não dez um passo maior que a perna, podes acabar a vender tudo às peças porque a frustração levou a melhor e acabaste por desistir ......

jae86
active user
Mensagens: 1188
Registado: 16 set 2009, 21:01
Localização: Vila Real
Contacto:

Re: Material necessário para aplicar ITBS

Mensagem por jae86 »

gon Escreveu:não dez um passo maior que a perna, podes acabar a vender tudo às peças porque a frustração levou a melhor e acabaste por desistir ......
Vilela, não me leves a mal mas tenho que concordar...

Vilela
Propietários
Mensagens: 894
Registado: 15 jan 2010, 15:57
Localização: Vila Real
Contacto:

Re: Material necessário para aplicar ITBS

Mensagem por Vilela »

jae86 Escreveu:
Vilela Escreveu:Perante o meu pequeno conhecimento, o aumento de ganhos com os itbs vem quando se muda alguns internos, que é o que irá acontecer. E depois de o carro ir ao osso, vir pra casa todo pintadinho, meter e tirar motor várias vezes, não é mesmo a minha opção, acho que se fizer um risco (que já estou à espera) corto os pulsos =)))
Como sabes tb sou da opinião que o motor de origem te ia chegar e sobrar, alem de que praticamente não ias ter dores de cabeça sem falar de €€€.
Se vires bem, com o motor OEM ficas +- com 220cv, com ele mexido ficas com 250-260 cv; em minha opinião não compensa.
Estamos a falar de 220cv para 900kg!!!

Em relação a pintura, aconselho-te a não polir o carro depois de pintado; combina com o pintor para que te faça o polimento só quando tiveres o carro realmente pronto e assim eliminas os riscos todos que possas vir a fazer.
João sabes como é a doença, e já meti na mona que vão lá parar os itbs e agora não adianta lool pode ser moroso, e dar dores de cabeça, mas mal não faz, senão não eram usados em muitas ocasiões quando se quer explorar um carro =) Mas sem duvida que os 220 cv chegam, até menos, mas vem sempre aquela questão, pra que existem carros com 600 e 700 cavalos, em que os donos nada mais fazem do que passear com eles? lol acho que é mesmo a ideia de cada um, e raios me fod** se não vou ter itbs lool

Da pintura tens razão, e logo ele disse, que o carro se tiver de ser polido será no final de estar montado. Ele próprio, por vezes prefere deixar nem que seja um lixozeco, do que polir, porque a camada primeira camada de verniz que se tira ao polir o carro, é das mais importantes, da que resiste mais ao maleficios do ambiente, e que mais brilho duradouro tem =) e de certeza que alguns riscos vai ganhar, ontar um carro de raíz abre muitas janelas ao riscos..

Vilela
Propietários
Mensagens: 894
Registado: 15 jan 2010, 15:57
Localização: Vila Real
Contacto:

Re: Material necessário para aplicar ITBS

Mensagem por Vilela »

gon Escreveu:concordo com a opinião do Apardal, do Rasteirinho e do 86pilot e todos os outros :) (sou uma vendida ....)
Deixa me adicionar que para meter os itbs não precisas tirar o motor do carro .... um motor, seja ele qual for não precisa mudar pistons/bielas etc (basicamente tudo da cabeça para baixo) a não ser que estejas a apontar para ganhos de potencia grandes. (tens o exemplo do meu q saltou de 120cv para 160cv e das 7600RPM para as 8700RPM e o bloco continua todo de origem)

No teu caso , meter itb's e talvez cams e talvez molas de válvulas .... para ficares nos 260cv de certeza que os componentes do bloco de origem aguentam bem.
Como tal, podes montar o carro todo original e depois mais tarde pensar em mexer no motor , uma vez que a cabeça do motor certamente ( não confirmado) que tem espaço para sair sem tirar o motor para fora.....

Esta é a minha opinião , existe muita muita muita muita coisa que se tem de considerar quando se mexe na ecu de um carro e depois existe outra dose dessas se vais usar o carro no dia a dia ..........


não dez um passo maior que a perna, podes acabar a vender tudo às peças porque a frustração levou a melhor e acabaste por desistir ......
Um passo maior que a perna não dou mais lool aconteceu com o 20v que era pra levar tudo novo, e depois surgiu a ideia do f20c e perdi umas notas valentes para o vender no estado em que estava =(

Eu tava a dizer tirar o motor devido aos pistons que tambem quero alterar.. Isto por questão de segurança, porque o carro é para o "dia-a-dia", não é para todos os dias, mas para dár umas voltas às vezes, e quero sentar-me no banco e estar sossegadinho, sem ter medo que me fique na estrada quando der mais uma gazada loool e o interesse de alterar os pistons, cames, etc, não é para aplicar os itbs, é para ter maiores ganhos mesmo.. Como já referi, 220 é muito, mas 260 será ainda melhor =)

Gon, s+o a questão dos ganhos até 260, não sei se reparast, mas os 260 não foram dos 240, foram dos 220 que é normalmente a cavalagem aproximada que se fica depois do motor dentro do carro, ou seja, à partida sem contar com as nuances, o carro ganha 40 cavalos na cambota, se até não for mais, porque ~secalhar com os colectores de origem, este aumento seria ainda maior, e não será melhor, num motor tão rotativo, meter material reforçado, pra não ficar com uma válvula a enfeitar o capôt? lool

Nunca pensei que tivesses tantos ganhos apenas com os itbs, sem alterares os internos, muito porreiro, assim fosse no f20c lool

Vilela
Propietários
Mensagens: 894
Registado: 15 jan 2010, 15:57
Localização: Vila Real
Contacto:

Re: Material necessário para aplicar ITBS

Mensagem por Vilela »

jae86 Escreveu:
gon Escreveu:não dez um passo maior que a perna, podes acabar a vender tudo às peças porque a frustração levou a melhor e acabaste por desistir ......
Vilela, não me leves a mal mas tenho que concordar...
Ho João, levei a mal, ja tenho a faia de marmeleiro pra te arriar loool sabes que sou mente aberta, senão quisesse opiniões não abria o tópico =))) sabes que comigo tasse quase sempre bem loool

Vilela
Propietários
Mensagens: 894
Registado: 15 jan 2010, 15:57
Localização: Vila Real
Contacto:

Re: Material necessário para aplicar ITBS

Mensagem por Vilela »

COmo forma de resposta oa vendedor da Jenvey que me perguntou que ECU iria usar, disse-lhe a AEM, e ele disse que era boa opção, só que não estava a ver em Portugal, alguem que soubesse trabalhar bem com as AEM, visto não ser uma marca muito usada cá.

Por ele, prefere e tem usado as OMEX, que por acaso fui agora ao site, e indica que tem pelo que entendi, já mapas para ser plug & play, com os itbs, por estranho que me pareça.. Só se for baseado nos internos de origem (que deve ser), e ter um mapa base ou aproximado, que depois pode ser explorado.. E por acaso, tenho um amigo que tem um amigo lool que trabalha muito bem com as OMEX´s =)

Mas isso é o menos, venha o motor e depois essas questões lá se vêm lool até se modificado alguma coisa ainda vai demorar, era mesmo pra saber o material necessário =))

Obrigado a todos...

jae86
active user
Mensagens: 1188
Registado: 16 set 2009, 21:01
Localização: Vila Real
Contacto:

Re: Material necessário para aplicar ITBS

Mensagem por jae86 »

Vilela Escreveu:Ho João, levei a mal, ja tenho a faia de marmeleiro pra te arriar loool sabes que sou mente aberta, senão quisesse opiniões não abria o tópico =))) sabes que comigo tasse quase sempre bem loool
Já que não há smiles; sai uma grande lolada :)))

Eu bem tento mas não consigo convencer-te; que saiam então uns ITB`S para a mesa 5 que alguma coisa vai ser :)

Bonito vai ficar, tanto a vista como ao ouvido ;)

Vilela
Propietários
Mensagens: 894
Registado: 15 jan 2010, 15:57
Localização: Vila Real
Contacto:

Re: Material necessário para aplicar ITBS

Mensagem por Vilela »

jae86 Escreveu:
Vilela Escreveu:Ho João, levei a mal, ja tenho a faia de marmeleiro pra te arriar loool sabes que sou mente aberta, senão quisesse opiniões não abria o tópico =))) sabes que comigo tasse quase sempre bem loool
Já que não há smiles; sai uma grande lolada :)))

Eu bem tento mas não consigo convencer-te; que saiam então uns ITB`S para a mesa 5 que alguma coisa vai ser :)

Bonito vai ficar, tanto a vista como ao ouvido ;)

Ai já sabes, que na minha cabeça é só doença =)))

E tens razão principalmente ao ouvido, atão depois de ouvir um motor a berrar assim até dá arrepios: http://www.youtube.com/watch?v=tW3xLR7C ... re=related

E não penses que escapas, que vens vais dar o litro aqui em casa a montar tudo loool o jantar está prometido, por isso quanto mais rápido melhor =)))

Vilela
Propietários
Mensagens: 894
Registado: 15 jan 2010, 15:57
Localização: Vila Real
Contacto:

Re: Material necessário para aplicar ITBS

Mensagem por Vilela »


jae86
active user
Mensagens: 1188
Registado: 16 set 2009, 21:01
Localização: Vila Real
Contacto:

Re: Material necessário para aplicar ITBS

Mensagem por jae86 »

Um pouco offtopic mas encontrei catálogo de peças Honda online que te pode dar jeito:

http://www.hondapartsnow.com/

Vilela
Propietários
Mensagens: 894
Registado: 15 jan 2010, 15:57
Localização: Vila Real
Contacto:

Re: Material necessário para aplicar ITBS

Mensagem por Vilela »

jae86 Escreveu:Um pouco offtopic mas encontrei catálogo de peças Honda online que te pode dar jeito:

http://www.hondapartsnow.com/

Grande João, obrigado, dá sempre jeito =)

Avatar do Utilizador
isac
Site Admin
Mensagens: 2494
Registado: 24 mai 2009, 11:59
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: Material necessário para aplicar ITBS

Mensagem por isac »

Se vais meter pistões novos, aumentar a compressão, a ideia de montar a ecu de origem e mais tarde os itbs já fica sem efeito, só com muita sorte é que a ecu de origem vai fazer a mistura correctamente (sorte não, ou tem uma grande margem de tolerância ou não). São 220 cavalos num carro de 900 quilos mas tudo que vais meter é mais pesado dai a relação peso potência não ser assim tão grande (Mendes pega na folha de exceli). Já percebeste que é muito importante ter alguém que saiba trabalhar com a ecu que vais escolher, menos mal, no entanto é um exagero, excentricidade, ter um carro preparado como tu queres para o dia a dia. Depois de tudo o que vais gastar para concluir o projecto não seria nada má ideia (como foi dito) montar o motor stock e só depois os pistões, as arvores de cames "e" itbs (...) só gastas mais um conjunto de segmentos (que devem vir com os pistões novos), uma junta da colaça e respectiva mão de obra (que já ias pagar se tivesses colocado os pistões logo no inicio).

Vilela
Propietários
Mensagens: 894
Registado: 15 jan 2010, 15:57
Localização: Vila Real
Contacto:

Re: Material necessário para aplicar ITBS

Mensagem por Vilela »

isac Escreveu:Se vais meter pistões novos, aumentar a compressão, a ideia de montar a ecu de origem e mais tarde os itbs já fica sem efeito, só com muita sorte é que a ecu de origem vai fazer a mistura correctamente (sorte não, ou tem uma grande margem de tolerância ou não). São 220 cavalos num carro de 900 quilos mas tudo que vais meter é mais pesado dai a relação peso potência não ser assim tão grande (Mendes pega na folha de exceli). Já percebeste que é muito importante ter alguém que saiba trabalhar com a ecu que vais escolher, menos mal, no entanto é um exagero, excentricidade, ter um carro preparado como tu queres para o dia a dia. Depois de tudo o que vais gastar para concluir o projecto não seria nada má ideia (como foi dito) montar o motor stock e só depois os pistões, as arvores de cames "e" itbs (...) só gastas mais um conjunto de segmentos (que devem vir com os pistões novos), uma junta da colaça e respectiva mão de obra (que já ias pagar se tivesses colocado os pistões logo no inicio).

Por isso mesmo é que na minha ideia é montar tudo fora e depois meter tudo junto dentro, mas isso será visto depois. E penso que a relação peso potência, na relação do peso dos poucos materiais que vão ser "substituidos" é uma questão que nem mexe nessa relação. Quando se fala em 30 kg, 100 kg tudo bem, agora meter 10 kg a mais e ganhar 40 ou 50 cavalos, é uma relação que nem jus faz ao cálculo.

Não digo que não seja alguma excentricidade, mas isso não significa que seja errado.. Todos nós temos a nossa vaidade, a minha para alem do desejo e do prazer de andar num carro que ande muito, como qualquer aficcionado pelo desporto automovel, que os cavalos "muitas vezes" resumem a visão dos carros e o preço, de facto tambem passa um pouco pela excentricidade, isso sem duvida, mas isso não é defeito é feitio lool

E se fossem 1000 cavalos que tornassem o carro inguiável nas condições normais tudo bem, agora 260 ou 270 para alem de ser uma opção, sem duvida que passa pela vaidade, e ainda bem que assim é, senão não se expunham os projectos e as alterações à espera de bons feedbacks, e andavamos todos com carros iguais, sem distinção..

Na minha opinião, explorar um carro sem sombra de duvida que não é defeito, na visão de alguns, por exemplo no teu caso, poderá ser exagero, mas aí está, referindo "na tua opinião" é respeitável, mas isso não é dogmático.

E é melhor ter 260 (a funcionar) do que 220.. E se não fosse a excentricidade para onde iam os lamborguinis, os ferraris, os porsche´s, etc, etc, etc? Para que são feitos carros de estrada com 1000 cavalos? Tudo passa pelos gostos, pelas manias, pelo prazer e interesse no investimento. E Isac, é muito bom ouvires bons feedbacks dos teus projectos e trabalho, em que algumas coisas, na opinião de muitos tambem pode ser excentricidade, e que em conclusão, não torna errado a forma como levas as coisas, principalmente quando tens o intuito de melhorar =)

Avatar do Utilizador
isac
Site Admin
Mensagens: 2494
Registado: 24 mai 2009, 11:59
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: Material necessário para aplicar ITBS

Mensagem por isac »

540 pounds = 244.93988 kilograms
Claro que não fiz as contas à relação peso/ potência, é óbvio que fica sempre mais potente, mas se metesses o 16v com 200hp - 220hp ... isso é que era... prontos mas não é o caso.

Já agora pensa em meter uns travões melhores, AP, Wilwood, etc.

Vou-me abster de mais comentários porque penso que já foi tudo dito e da minha parte, bom projecto! [smilie=good.gif]

RuiX-8
active user
Mensagens: 549
Registado: 29 abr 2011, 15:50
Localização: Lagos
Contacto:

Re: Material necessário para aplicar ITBS

Mensagem por RuiX-8 »

Parabéns pela ideia, e boa sorte com o projecto.. É realmente um pouco excêntrico, mas fica uma loucura e se for feito com diz, com uma aparencia simples e o interior oem, ficará de muito bom gosto.
Sou novato aqui, nem tenho AE ainda, ando a ler, a aprender, mas deixo uma sugestão. Foi levantada a dúvida de onde colocar manómetros, para o interior não ficar a parecer ''uma árvore de Natal''.. Há a hipótese de acrescentar uma gaveta á consola central, por baixo do rádio.. Cabem três manómetros pequenos, e fica discreto.
Boa sorte com o projecto.
If you always do what you always did, you will always get what you always got.

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Bing [Bot] e 47 visitantes