TVIS

Fórum técnico para todas as tuas questões e respostas :)
MadAE86
Propietários
Mensagens: 1198
Registado: 24 mai 2009, 14:13
Localização: Évora
Contacto:

TVIS

Mensagem por MadAE86 »

Ao analisar o gráfico de potência e sendo que a curva iniciava a descida bastante cedo e as afrs indicavam uma mistura excessivamente rica, era provável que o TVIS não estivesse a funcionar na perfeição.

Hoje, resolvi desmontar e verifiquei que a teoria se verificou.

http://www.youtube.com/watch?v=8Sfi-UQiZyQ

Como se pode verificar, a folga provocou um desgaste nas borboletas da direita o que faz com que não vedem na perfeição.

Quanto ao facto do veio saltar do lugar, já pensei numa maneira de resolver. Basta uma anilha para retirar a folga.

O facto de não fechar bem explica o ralenti alto e ao não abrir na totalidade, explica a mistura rica. Vamos ver se se resolve depois de solucionado.

E é assim que se perdem uns cavalitos, digo eu... :wink:
Imagem

Avatar do Utilizador
Ricardo M.
active user
Mensagens: 1161
Registado: 24 mai 2009, 12:39
Localização: Fânzeres - Gondomar
Contacto:

Mensagem por Ricardo M. »

Gostei da explicação no Youtube :)

No entanto, tens demasiada folga nas borboletas em relação ao corpo de alumínio... Não será boa opção optar por um conjunto novo/melhor estado?

De qualquer das formas, sou apologista da falange totalmente aberta sem TVIS. Afinal de contas, em altas só vai melhorar..

JonnyAE86
active user
Mensagens: 599
Registado: 18 ago 2009, 00:32
Localização: UK
Contacto:

Mensagem por JonnyAE86 »

Mendes, sem cams pontudas é esqueçer tirar as borboletas, já exprimentei e não resultou, baixas merdosas e ralenti muito instavel

Também já me aconteceu isso Mad e resolvi com uma patela nova, se precisares duma avisa, abraços
Imagem

Avatar do Utilizador
Ricardo M.
active user
Mensagens: 1161
Registado: 24 mai 2009, 12:39
Localização: Fânzeres - Gondomar
Contacto:

Mensagem por Ricardo M. »

Sim, eu sei disso.. Por essa mesma razão é que o TVIS tá lá, precisamente para "cortar" o ar... Daí eu ter dito que em altas vai melhorar..... De qualquer forma, no meu ponto de vista a piada dos 4A-GE é precisamente as altas :twisted:

MadAE86
Propietários
Mensagens: 1198
Registado: 24 mai 2009, 14:13
Localização: Évora
Contacto:

Mensagem por MadAE86 »

Têm os dois razão mas uma vez que tenho as cames OEM, vou optar por montar o TVIS.
Imagem

djballs
Propietários
Mensagens: 853
Registado: 12 ago 2009, 18:18
Contacto:

Mensagem por djballs »

vendi isso a pouco pa um que fazia exactamente isso e depois de montar as que vendi ficou bom :D

p.samuell
Propietários
Mensagens: 482
Registado: 24 ago 2009, 22:24
Localização: Moimenta da Beira, Viseu
Contacto:

Mensagem por p.samuell »

se precisares, vendo a minha placa... :D

Avatar do Utilizador
RT
Propietários
Mensagens: 1943
Registado: 24 mai 2009, 15:13
Localização: Terceira - Açores
Contacto:

Mensagem por RT »

Boa info, desconhecia completamente.

:)
Imagem
| AE86 | XSI | IS200 |

emanuelae86
Propietários
Mensagens: 1718
Registado: 11 ago 2009, 23:04
Localização: Gondomar
Contacto:

Mensagem por emanuelae86 »

Ricardo M. Escreveu:Sim, eu sei disso.. Por essa mesma razão é que o TVIS tá lá, precisamente para "cortar" o ar... Daí eu ter dito que em altas vai melhorar..... De qualquer forma, no meu ponto de vista a piada dos 4A-GE é precisamente as altas :twisted:

Mendes,
Quando vamos tirar as minhas para desmitificar a minha opinião sobre isso ? fazes 100 km antes e 100 km depois e confirmas

Sou da opnião que o carro de origem sem Tvis só perde não ganha nada :wink:


Abraço,

Avatar do Utilizador
RT
Propietários
Mensagens: 1943
Registado: 24 mai 2009, 15:13
Localização: Terceira - Açores
Contacto:

Mensagem por RT »

Eu sou da opinião que ganha em altas e perde em baixas. Mas tenho essa opinião apenas pela lógica (maior fluxo de ar), não por experiência.

Cumps
Imagem
| AE86 | XSI | IS200 |

Avatar do Utilizador
Ricardo M.
active user
Mensagens: 1161
Registado: 24 mai 2009, 12:39
Localização: Fânzeres - Gondomar
Contacto:

Mensagem por Ricardo M. »

emanuelae86 Escreveu:
Ricardo M. Escreveu:Sim, eu sei disso.. Por essa mesma razão é que o TVIS tá lá, precisamente para "cortar" o ar... Daí eu ter dito que em altas vai melhorar..... De qualquer forma, no meu ponto de vista a piada dos 4A-GE é precisamente as altas :twisted:

Mendes,
Quando vamos tirar as minhas para desmitificar a minha opinião sobre isso ? fazes 100 km antes e 100 km depois e confirmas

Sou da opnião que o carro de origem sem Tvis só perde não ganha nada :wink:


Abraço,
Já te expliquei que mesmo perdendo em baixas por ser ar a mais, em altas ganhas porque não tens nada a fazer restrição entre o colector e a culaça.. As borboletas mesmo estando abertas, nunca permitem um fluxo tão grande como se tiverem sem elas... Por essa mesma razão é que por exemplo os ITB's de guilhotina são melhores que os de borboleta.. abrindo a guilhotina, é entrada totalmente livre.....

Não estamos a falar num ganho de 50cv como é óbvio.. mas nota-se :wink:

gon
Site Admin
Mensagens: 571
Registado: 30 abr 2009, 13:31
Contacto:

Mensagem por gon »

Ricardo, isso he mto relativo e depende de motor para motor.
A Borboleta em alguns casos he benéfica porque cria turbulência o q permite um melhor enchimento dos cilindros.
Alguns carburadores até vêm a abrir a borboleta apenas a 82 graus por esta mesma razao.
O motor que mapei em banco de motor que era um motor com restritor fazia mais 2cv com a borboleta um nadinha fechada do q com ela a 90 graus. O pessoal normalmente n vai ao ponto de fazer este tipo de coisas pq he dificil notar 1 ou 2 cavalos em banco de rolos, apenas em bancos de motor se consegue extrair o sumo extra destas pequenas coisas.
No entanto a Toyota poderá e deverá telo feito.

Andrax
Propietários
Mensagens: 293
Registado: 13 set 2009, 18:41
Localização: Pombal
Contacto:

Mensagem por Andrax »

mesmo assim as percas que se verificam em baixas não justificam os ganhos (que segundo o gon podem nao se verificar) em altas. para o motor proximo do original com t-vis, em bom estado claro.

uma duvida, é importante que haja turbulencia na admissão, certo?? para isso é errado polir os coletores de admissão??
AE86, what else??

gon
Site Admin
Mensagens: 571
Registado: 30 abr 2009, 13:31
Contacto:

Mensagem por gon »

é sem duvida importante que haja turbulência depois dos injectores.
Antes he discutível e provavelmente varia de motor para motor

Avatar do Utilizador
Ricardo M.
active user
Mensagens: 1161
Registado: 24 mai 2009, 12:39
Localização: Fânzeres - Gondomar
Contacto:

Mensagem por Ricardo M. »

Antes demais, eu nunca disse que era melhor andar sem TVIS.. Disse sim que não se perfia em altas e baixas mas sim em baixas e que eu era apologista de andar sem ele pois já fiz o teste num 4A-GE com uma "bolacha" de 2,5cm mais uma patela entre o corpo e a borboleta principal.. Notei rapidez em altas mas claro que em baixas, fica impossível de se conduzir... Como referi em cima, não estou a falar de um ganho astronómico mas eu notei que ficou mais solto em altas..

No entanto, e falando da "turbulência", em tempos vi as diferenças de uns ITB's de borboleta comparando com uns de guilhotina.. O carro em questão era um Saxo e os testes foram feitos no banco de potência. ITB's do mesmo diâmetro cónico onde a única diferença era mesmo a guilhotina/borboleta.. Pelos vistos, haviam melhorias notórias nos de guilhotina e desde essa vez, fiquei com uma "opinião" fundada acerca disso...

Por outro lado, e isto já em conversa de café, eles foram os gajos que deram pingos de solda na admissão para criar rugosidade na superfície e no final com o medidor de mistura/rácio, a mistura era melhor..

nut´s
active user
Mensagens: 1067
Registado: 18 ago 2009, 01:13
Localização: porto
Contacto:

Mensagem por nut´s »

essa cena das soldas e a teoria venturi??? misturar o ar com gota tipo varinha magicca??
Imagem
"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

Avatar do Utilizador
Ricardo M.
active user
Mensagens: 1161
Registado: 24 mai 2009, 12:39
Localização: Fânzeres - Gondomar
Contacto:

Mensagem por Ricardo M. »

Sinceramente não te sei responder pois conheço uma certa pessoa que chama venturi a tudo :lol:

Mas falando a sério, o termo Venturi é outra coisa diferente.. Tem a haver com diferenciais de pressão em diferentes secções de um tubo com diâmetros diferentes por exemplo..

Existem umas pás que se colocam na admissão para criar o chamado "efeito venturi" que não é nada mais nada menos que turbulência.. A cena da solda é para criar sobressaltos no "caminho" e, pegando em palavras do Sr. Bastos, "fazer com a mistura ande ali às cambalhotas até entrar no cilindro"...

Imagem Imagem

nunoturbo
active user
Mensagens: 966
Registado: 12 ago 2009, 17:06
Localização: Vila Nova de Gaia
Contacto:

Mensagem por nunoturbo »

Há uns anos atrás havia um destes aparelhos de criar turbulência na admissão, denominado "Turbo" qualquer-coisa, que garantia um acrescimos de até 5 cavalos... :D

nut´s
active user
Mensagens: 1067
Registado: 18 ago 2009, 01:13
Localização: porto
Contacto:

Mensagem por nut´s »

ya....ou seja ...


quero 1 mistura mexida e nao agitada...hehehehe

007 8)
Imagem
"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

Avatar do Utilizador
RT
Propietários
Mensagens: 1943
Registado: 24 mai 2009, 15:13
Localização: Terceira - Açores
Contacto:

Mensagem por RT »

nunoturbo Escreveu:Há uns anos atrás havia um destes aparelhos de criar turbulência na admissão, denominado "Turbo" qualquer-coisa, que garantia um acrescimos de até 5 cavalos... :D
Julgo que estejas a referir-te ao Turbo eléctrico.

Há à venda no ebay por 30 dolares.

Uma espécie de Turbo mas com um pequeno motor que se liga à bateria.

Imagem

Imagem

Imagem

Fica entre o Filtro de ar e o tubo que liga à admissão. Faz o mesmo efeito que falou o Ricardo M.
Imagem
| AE86 | XSI | IS200 |

Avatar do Utilizador
Ricardo M.
active user
Mensagens: 1161
Registado: 24 mai 2009, 12:39
Localização: Fânzeres - Gondomar
Contacto:

Mensagem por Ricardo M. »

RT, essa cena é grande fantuchada :lol: Tive oportunidade de ver isso montado num Civic 1.6Vti e em baixas, psicologicamente até desenvolvia bem.. mas em altas, a perda era brutal :? Chegou-se à conclusão que se devia ao facto de não haver caudal suficiente e o ar puxado tinha sempre as pás pelo meio para atrapalhar e atrasar o fluxo... Já para não falar que o motor tem velocidade constante ou seja, é igual em baixas e altas...

Quando arranjarem um motor eléctrico fiável a fazer 150.000 rpm's, sou o primeiro a pegar num caracol de um turbo e fazer a experiência :D

nunoturbo
active user
Mensagens: 966
Registado: 12 ago 2009, 17:06
Localização: Vila Nova de Gaia
Contacto:

Mensagem por nunoturbo »

A peça a que eu me refiro era simplesmente uma chapa com umas alhetas que criavam turbulência e "enrolavam" o ar.

Avatar do Utilizador
RT
Propietários
Mensagens: 1943
Registado: 24 mai 2009, 15:13
Localização: Terceira - Açores
Contacto:

Mensagem por RT »

Sim eu sei que é fantuchada hehehe ;)

Apenas meti pois pareceu-me o que o nunoturbo se referia.

Dizem que para carros de baixa cilindrada até faz alguma diferença mas não me parece sinceramente. :)

E alguns como o da foto são fracos, em plástico.
Imagem
| AE86 | XSI | IS200 |

nut´s
active user
Mensagens: 1067
Registado: 18 ago 2009, 01:13
Localização: porto
Contacto:

Mensagem por nut´s »

nunoturbo Escreveu:A peça a que eu me refiro era simplesmente uma chapa com umas alhetas que criavam turbulência e "enrolavam" o ar.

o tal sistema venturi.... os meus 205 ja traziam isso no tubo de admição...hehe maquina....
Imagem
"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

MadAE86
Propietários
Mensagens: 1198
Registado: 24 mai 2009, 14:13
Localização: Évora
Contacto:

Mensagem por MadAE86 »

Deixando um pouco o off-topic de lado:

Já cá tenho outra placa de TVIS em perfeito funcionamento.

Amanhã vou montar tudo e para enriquecer o nosso fórum, vou tirar umas fotos durante o processo e colocar aqui para todos verem.
Imagem

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 34 visitantes