TVIS
TVIS
Ao analisar o gráfico de potência e sendo que a curva iniciava a descida bastante cedo e as afrs indicavam uma mistura excessivamente rica, era provável que o TVIS não estivesse a funcionar na perfeição.
Hoje, resolvi desmontar e verifiquei que a teoria se verificou.
http://www.youtube.com/watch?v=8Sfi-UQiZyQ
Como se pode verificar, a folga provocou um desgaste nas borboletas da direita o que faz com que não vedem na perfeição.
Quanto ao facto do veio saltar do lugar, já pensei numa maneira de resolver. Basta uma anilha para retirar a folga.
O facto de não fechar bem explica o ralenti alto e ao não abrir na totalidade, explica a mistura rica. Vamos ver se se resolve depois de solucionado.
E é assim que se perdem uns cavalitos, digo eu...
Hoje, resolvi desmontar e verifiquei que a teoria se verificou.
http://www.youtube.com/watch?v=8Sfi-UQiZyQ
Como se pode verificar, a folga provocou um desgaste nas borboletas da direita o que faz com que não vedem na perfeição.
Quanto ao facto do veio saltar do lugar, já pensei numa maneira de resolver. Basta uma anilha para retirar a folga.
O facto de não fechar bem explica o ralenti alto e ao não abrir na totalidade, explica a mistura rica. Vamos ver se se resolve depois de solucionado.
E é assim que se perdem uns cavalitos, digo eu...
- Ricardo M.
- active user
- Mensagens: 1161
- Registado: 24 mai 2009, 12:39
- Localização: Fânzeres - Gondomar
- Contacto:
Gostei da explicação no Youtube :)
No entanto, tens demasiada folga nas borboletas em relação ao corpo de alumínio... Não será boa opção optar por um conjunto novo/melhor estado?
De qualquer das formas, sou apologista da falange totalmente aberta sem TVIS. Afinal de contas, em altas só vai melhorar..
No entanto, tens demasiada folga nas borboletas em relação ao corpo de alumínio... Não será boa opção optar por um conjunto novo/melhor estado?
De qualquer das formas, sou apologista da falange totalmente aberta sem TVIS. Afinal de contas, em altas só vai melhorar..
- Ricardo M.
- active user
- Mensagens: 1161
- Registado: 24 mai 2009, 12:39
- Localização: Fânzeres - Gondomar
- Contacto:
-
- Propietários
- Mensagens: 1718
- Registado: 11 ago 2009, 23:04
- Localização: Gondomar
- Contacto:
Ricardo M. Escreveu:Sim, eu sei disso.. Por essa mesma razão é que o TVIS tá lá, precisamente para "cortar" o ar... Daí eu ter dito que em altas vai melhorar..... De qualquer forma, no meu ponto de vista a piada dos 4A-GE é precisamente as altas
Mendes,
Quando vamos tirar as minhas para desmitificar a minha opinião sobre isso ? fazes 100 km antes e 100 km depois e confirmas
Sou da opnião que o carro de origem sem Tvis só perde não ganha nada
Abraço,
- Ricardo M.
- active user
- Mensagens: 1161
- Registado: 24 mai 2009, 12:39
- Localização: Fânzeres - Gondomar
- Contacto:
Já te expliquei que mesmo perdendo em baixas por ser ar a mais, em altas ganhas porque não tens nada a fazer restrição entre o colector e a culaça.. As borboletas mesmo estando abertas, nunca permitem um fluxo tão grande como se tiverem sem elas... Por essa mesma razão é que por exemplo os ITB's de guilhotina são melhores que os de borboleta.. abrindo a guilhotina, é entrada totalmente livre.....emanuelae86 Escreveu:Ricardo M. Escreveu:Sim, eu sei disso.. Por essa mesma razão é que o TVIS tá lá, precisamente para "cortar" o ar... Daí eu ter dito que em altas vai melhorar..... De qualquer forma, no meu ponto de vista a piada dos 4A-GE é precisamente as altas
Mendes,
Quando vamos tirar as minhas para desmitificar a minha opinião sobre isso ? fazes 100 km antes e 100 km depois e confirmas
Sou da opnião que o carro de origem sem Tvis só perde não ganha nada
Abraço,
Não estamos a falar num ganho de 50cv como é óbvio.. mas nota-se
Ricardo, isso he mto relativo e depende de motor para motor.
A Borboleta em alguns casos he benéfica porque cria turbulência o q permite um melhor enchimento dos cilindros.
Alguns carburadores até vêm a abrir a borboleta apenas a 82 graus por esta mesma razao.
O motor que mapei em banco de motor que era um motor com restritor fazia mais 2cv com a borboleta um nadinha fechada do q com ela a 90 graus. O pessoal normalmente n vai ao ponto de fazer este tipo de coisas pq he dificil notar 1 ou 2 cavalos em banco de rolos, apenas em bancos de motor se consegue extrair o sumo extra destas pequenas coisas.
No entanto a Toyota poderá e deverá telo feito.
A Borboleta em alguns casos he benéfica porque cria turbulência o q permite um melhor enchimento dos cilindros.
Alguns carburadores até vêm a abrir a borboleta apenas a 82 graus por esta mesma razao.
O motor que mapei em banco de motor que era um motor com restritor fazia mais 2cv com a borboleta um nadinha fechada do q com ela a 90 graus. O pessoal normalmente n vai ao ponto de fazer este tipo de coisas pq he dificil notar 1 ou 2 cavalos em banco de rolos, apenas em bancos de motor se consegue extrair o sumo extra destas pequenas coisas.
No entanto a Toyota poderá e deverá telo feito.
mesmo assim as percas que se verificam em baixas não justificam os ganhos (que segundo o gon podem nao se verificar) em altas. para o motor proximo do original com t-vis, em bom estado claro.
uma duvida, é importante que haja turbulencia na admissão, certo?? para isso é errado polir os coletores de admissão??
uma duvida, é importante que haja turbulencia na admissão, certo?? para isso é errado polir os coletores de admissão??
AE86, what else??
- Ricardo M.
- active user
- Mensagens: 1161
- Registado: 24 mai 2009, 12:39
- Localização: Fânzeres - Gondomar
- Contacto:
Antes demais, eu nunca disse que era melhor andar sem TVIS.. Disse sim que não se perfia em altas e baixas mas sim em baixas e que eu era apologista de andar sem ele pois já fiz o teste num 4A-GE com uma "bolacha" de 2,5cm mais uma patela entre o corpo e a borboleta principal.. Notei rapidez em altas mas claro que em baixas, fica impossível de se conduzir... Como referi em cima, não estou a falar de um ganho astronómico mas eu notei que ficou mais solto em altas..
No entanto, e falando da "turbulência", em tempos vi as diferenças de uns ITB's de borboleta comparando com uns de guilhotina.. O carro em questão era um Saxo e os testes foram feitos no banco de potência. ITB's do mesmo diâmetro cónico onde a única diferença era mesmo a guilhotina/borboleta.. Pelos vistos, haviam melhorias notórias nos de guilhotina e desde essa vez, fiquei com uma "opinião" fundada acerca disso...
Por outro lado, e isto já em conversa de café, eles foram os gajos que deram pingos de solda na admissão para criar rugosidade na superfície e no final com o medidor de mistura/rácio, a mistura era melhor..
No entanto, e falando da "turbulência", em tempos vi as diferenças de uns ITB's de borboleta comparando com uns de guilhotina.. O carro em questão era um Saxo e os testes foram feitos no banco de potência. ITB's do mesmo diâmetro cónico onde a única diferença era mesmo a guilhotina/borboleta.. Pelos vistos, haviam melhorias notórias nos de guilhotina e desde essa vez, fiquei com uma "opinião" fundada acerca disso...
Por outro lado, e isto já em conversa de café, eles foram os gajos que deram pingos de solda na admissão para criar rugosidade na superfície e no final com o medidor de mistura/rácio, a mistura era melhor..
- Ricardo M.
- active user
- Mensagens: 1161
- Registado: 24 mai 2009, 12:39
- Localização: Fânzeres - Gondomar
- Contacto:
Sinceramente não te sei responder pois conheço uma certa pessoa que chama venturi a tudo
Mas falando a sério, o termo Venturi é outra coisa diferente.. Tem a haver com diferenciais de pressão em diferentes secções de um tubo com diâmetros diferentes por exemplo..
Existem umas pás que se colocam na admissão para criar o chamado "efeito venturi" que não é nada mais nada menos que turbulência.. A cena da solda é para criar sobressaltos no "caminho" e, pegando em palavras do Sr. Bastos, "fazer com a mistura ande ali às cambalhotas até entrar no cilindro"...
Mas falando a sério, o termo Venturi é outra coisa diferente.. Tem a haver com diferenciais de pressão em diferentes secções de um tubo com diâmetros diferentes por exemplo..
Existem umas pás que se colocam na admissão para criar o chamado "efeito venturi" que não é nada mais nada menos que turbulência.. A cena da solda é para criar sobressaltos no "caminho" e, pegando em palavras do Sr. Bastos, "fazer com a mistura ande ali às cambalhotas até entrar no cilindro"...
- RT
- Propietários
- Mensagens: 1943
- Registado: 24 mai 2009, 15:13
- Localização: Terceira - Açores
- Contacto:
Julgo que estejas a referir-te ao Turbo eléctrico.nunoturbo Escreveu:Há uns anos atrás havia um destes aparelhos de criar turbulência na admissão, denominado "Turbo" qualquer-coisa, que garantia um acrescimos de até 5 cavalos... :D
Há à venda no ebay por 30 dolares.
Uma espécie de Turbo mas com um pequeno motor que se liga à bateria.
Fica entre o Filtro de ar e o tubo que liga à admissão. Faz o mesmo efeito que falou o Ricardo M.
| AE86 | XSI | IS200 |
- Ricardo M.
- active user
- Mensagens: 1161
- Registado: 24 mai 2009, 12:39
- Localização: Fânzeres - Gondomar
- Contacto:
RT, essa cena é grande fantuchada Tive oportunidade de ver isso montado num Civic 1.6Vti e em baixas, psicologicamente até desenvolvia bem.. mas em altas, a perda era brutal :? Chegou-se à conclusão que se devia ao facto de não haver caudal suficiente e o ar puxado tinha sempre as pás pelo meio para atrapalhar e atrasar o fluxo... Já para não falar que o motor tem velocidade constante ou seja, é igual em baixas e altas...
Quando arranjarem um motor eléctrico fiável a fazer 150.000 rpm's, sou o primeiro a pegar num caracol de um turbo e fazer a experiência :D
Quando arranjarem um motor eléctrico fiável a fazer 150.000 rpm's, sou o primeiro a pegar num caracol de um turbo e fazer a experiência :D
nunoturbo Escreveu:A peça a que eu me refiro era simplesmente uma chapa com umas alhetas que criavam turbulência e "enrolavam" o ar.
o tal sistema venturi.... os meus 205 ja traziam isso no tubo de admição...hehe maquina....
"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 34 visitantes