Eliminar servo freio e aplicar "pedal assembly"?

Fórum técnico para todas as tuas questões e respostas :)
Responder
Vilela
Propietários
Mensagens: 894
Registado: 15 jan 2010, 15:57
Localização: Vila Real
Contacto:

Eliminar servo freio e aplicar "pedal assembly"?

Mensagem por Vilela »

Boas pessoal!

Queria aplicar uma caixa de pedais (se é assim que se diz em português), só que tenho algumas duvidas quanto à aplicação, porque nunca vi aplicar nenhuma nem tenho grande conhecimento a nivel de alterações, pois nunca as fiz, esta é a primeira vez. Por curiosidade a "pedal assembly que espero meter é esta: http://www.google.com/images?q=tilton%2 ... 63&bih=606.

Peço desculpa se faço alguma pergunta estupida mas ainda sou um bocado lerdo nestes assuntos.

1- Caso aplique esta caixa de pedais, terei que eliminar o servofreio?

2- Já li que tem vantagens em eliminar o servo freio, pareçe que dá uma maior sensibilidade de travagem. Só que a nivel de dureza de travagem eleva-se bastante, pois já tinha o meu avariado e já sentia bastante diferença para o normal. Quais as vantagens para se meter a caixa de pedais e não meter?

3- visto a os pedais já terem as bombas incorporadas, o espaço ocupado pelo servo freio e afins ficará livre, qual a melhor forma depois a nivel das tubagens, ou seja, como puxa-las de dentro para fora?

4- A aplicação faz-se soldada ao chão do carro ou de outra forma? Porque tenho o carro a ser preparado de chapa e pintura e assim caso fosse soldado ficava já preparado para depois não ter de andar a raspar.

5- Como elimino a valvula ou sensor ou tubo (não sei como designar), onde ia o tubo de vacuo que ligava ao servo freio?

Caso me pudessem o mais breve possivel agradecia, porque para a semana o chão do carro já estará aparelhado e queria decidir se vale a pena a nivel das modificações , principalmente a nivel de chapa pois já está lá muito trabalho e o homem mata-me se depois quero alterar alguma coisa na chapa.

Cumprimentos

nut´s
active user
Mensagens: 1067
Registado: 18 ago 2009, 01:13
Localização: porto
Contacto:

Re: Eliminar servo freio e aplicar "pedal assembly"?

Mensagem por nut´s »

boas... quando questionei o pessoal sobre isso, disseram-me, eskece, fica demasiado duro bla bla....ainda vai ser uma coisa que vou meter no meu...mas pelo que pensei no assunto a coisa será mais ou menos assim:
1- sim o servo freio sairia fora.

2- vantagens?: bombas mais potentes para melhores travoes..para oem nao traz vantagem...pedais com elevaçoes iguais ou seja da para ficar tudo nivelado (bom para o panikamento = divertirest)
desvantagens, dinheiro gasto modificaçoes pois nao é plug and play, dureza elevada no travao.

3- a meu ver a melhor maneira e mandar fazer tubo de travao em malha (flexiveis com os encaixes certos aka kit malha de aço)

4- a aplicaçao. penso poderes aparafusar, mas visto que essa zona nao sera a direito, o melhor e soldar la 2 chapas quinadas e a posterior aparafusar o conjunto...mas para ver isso tens que ter o conjunto para "pousar lá " para ver ond e como...

5-penso que aquela coisinha no tubo preto sera apenas 1 filtro (p nao ir oleo da admiçao) por outro lado pode muito bem ser valvula anti retorno...de ambos os casos, é facil, fora com tudo incluindo o tubo rigido e parafuso \taco metalico a fexar o buraco do colector, por outro lado se tiveres algo que vas montar que necessite de vacu ligas lá na boa...por ezemplo eziaste manometro de vacu, apesar de ja ter experimentado e nao servir para nada.

isto é apenas o que eu penso, posso tar errado ou certo, nao sei.
falem os entendidos...
Imagem
"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

Avatar do Utilizador
Ricardo M.
active user
Mensagens: 1161
Registado: 24 mai 2009, 12:39
Localização: Fânzeres - Gondomar
Contacto:

Re: Eliminar servo freio e aplicar "pedal assembly"?

Mensagem por Ricardo M. »

Vilela Escreveu:1- Caso aplique esta caixa de pedais, terei que eliminar o servofreio?
Sim, com o set de pedais, o de travão actua directamente na bomba principal, inutilizando o servo-freio..
Vilela Escreveu:2- Já li que tem vantagens em eliminar o servo freio, pareçe que dá uma maior sensibilidade de travagem. Só que a nivel de dureza de travagem eleva-se bastante, pois já tinha o meu avariado e já sentia bastante diferença para o normal. Quais as vantagens para se meter a caixa de pedais e não meter?
A denominação "vantagem" é um pouco vaga.. Digo isto porque em carros de competição, o peso conta e muito.. Consegues ter um set de 3 pedais com respectivas bombas praticamente mais leve que apenas o servo-freio.. A Willwood tinha uns conjuntos desses totalmente em alumínio com bombas diferentes que eram extremamente leves.. No entanto, o material XPTO paga-se e bem! Pessoalmente, só se for um carro para brincadeiras é que se justifica.. Além do peso, uma outra vantagem é teres bombas separadas para a frente e traseira, já para não falar na simplificação de tubos, tanto de óleo como de vácuo. Ficas com um contacto sólido entre o pedal e a bomba e em travagens fortes, não tens a chapa corta-fogo a ceder e a induzir falso tacto no pedal (com o servo-freio consegue-se corrigir isso também, com uns reforços específicos que existem).. Uma outra vantagem é a regulação dos pedais tanto a nível de curso como a nível de altura e ângulo.. Consegues personalizar a posição de condução de uma forma prática...

Fica de facto mais duro, menos sensível e mais incómodo a nível de travagem... No entanto, já andei várias vezes com esse sistema no Lotus Elise e habituei-me bem! É mesmo uma questão de hábito.....
Vilela Escreveu:3- visto a os pedais já terem as bombas incorporadas, o espaço ocupado pelo servo freio e afins ficará livre, qual a melhor forma depois a nivel das tubagens, ou seja, como puxa-las de dentro para fora?
Com a pedaleira montada, tanto o servo-freio como a bomba de travões e a bomba de embraiagem têm que sair fora.. A linha da embraiagem é facilmente substituível por uma em malha de aço já com os acessórios correctos, etc.. A linha dos travões precisa de ser adaptada, também com tubos em malha de aço por exemplo, anulando o repartidor de travagem..
Vilela Escreveu:4- A aplicação faz-se soldada ao chão do carro ou de outra forma? Porque tenho o carro a ser preparado de chapa e pintura e assim caso fosse soldado ficava já preparado para depois não ter de andar a raspar.
Existem pedaleiras de apertar na chapa corta-fogo, apertar no chão ou apertar junto da coluna de direcção.. Vai depender de como gostas mais de conduzir e do ângulo dos pedais que te dá mais jeito... Pessoalmente gosto das que apertam na chapa corta-fogo ou apertam em cima.. O ângulo dos pedais favorece a condução e é o mais parecido com a pedaleira original.. O ideal é usar pedaleira com reservatórios de óleo remotos pois dessa forma ganhas mais espaço na zona dos pedais, podendo apertar os copos de óleo no compartimento do motor.. Se optares por apertar por cima ou na chapa corta-fogo, convém reforçar essa zona com 2 barras ou algo do género no sitio dos parafusos.. É preferível teres um apoio roscado do que usares porca do lado do motor.. O acesso não é muito bom e dificulta a montagem...
Vilela Escreveu:5- Como elimino a valvula ou sensor ou tubo (não sei como designar), onde ia o tubo de vacuo que ligava ao servo freio?
Basta seguires o tubo até ao colector de admissão, desencaixa-lo e tapares o colector com um taco de borracha.. Quanto ao sensor de óleo, basta desligar os fios e ver se a luz fica acesa.. Caso isso aconteça, é só fazer um shunt na ligação para anular o "erro" de falta de óleo...
Última edição por Ricardo M. em 16 abr 2011, 12:00, editado 1 vez no total.

emanuelae86
Propietários
Mensagens: 1718
Registado: 11 ago 2009, 23:04
Localização: Gondomar
Contacto:

Re: Eliminar servo freio e aplicar "pedal assembly"?

Mensagem por emanuelae86 »

Quando o meu servo freio arrear é isto que vai nem pesno 2x andei com um sistema igual num Escort RS e gostei :thumbup:

Vilela
Propietários
Mensagens: 894
Registado: 15 jan 2010, 15:57
Localização: Vila Real
Contacto:

Re: Eliminar servo freio e aplicar "pedal assembly"?

Mensagem por Vilela »

Nut´s e Ricardo obrigado pela explicação, fiquei totalmente esclarecido :thumbup:

Por acaso nunca conduzi nenhum assim e gostava de ter a experiência, mas se de facto em competições é usado, apesar de se tornar enquanto não se habitua, um bocado mais incomodo, se aplicam estas caixas por alguma razão é...

O problema está mesmo no preço, mas sendo algo que pretendo junta-se mais umas lecas e aguenta-se mais um tempito e fica ao gosto.

Vou já de tarde falar com o chapeiro para se resolver isso, senão estar a pintar de depois voltar a estragar é um crime [smilie=dash2.gif]


A questão das tubagens por acaso já vi num projecto de topo, que se modificava tudo por tubos de malha de aço flexiveis, tenho é que ver a melhor maneira de os orientar, não só pela organização como tambem pela questão estética. Penso que o ideal é mesmo fazer uma caixa em aluminio ou algo semelhante, para aplicar na zona onde está o servo freio, de forma a arrumar os tubos, e daí fazer um esquema qualquer para os travões .

Ricardo e Nuts, falaram quanto às bombas independentes, para a travões de trás e frente. Os travões não irão ser de origem, senão realmente não tinha logica, mas o facto de serem independentes cria logo maior poder de travagem, e o kit que irei aplicar será o da XYZ, de 6 pistons (não mini-pistons), e penso ser ideal aplicar este sistema independente, visto a bomba OEM provavelmente criar limitações na travagem com 6 pistons..

Ricardo a perspectiva das vantagens dá outra ideia do que alguns dizem, e de facto o carro é para estimar, mas com tanto trabalho e dinheiro, o carroço tambem tem de dar alegrias [smilie=dance3.gif]

Para já estou a juntar dinheiro para as jantes, logo que compre os "pedais", dou feedback da aplicação.

Emanuel, caso apliques dá noticias para o pessoal saber como é o feeling do sistema..

Obrigado pela ajuda [smilie=good.gif]

Abraço

Avatar do Utilizador
Ricardo M.
active user
Mensagens: 1161
Registado: 24 mai 2009, 12:39
Localização: Fânzeres - Gondomar
Contacto:

Re: Eliminar servo freio e aplicar "pedal assembly"?

Mensagem por Ricardo M. »

Vilela Escreveu:Ricardo, falaram quanto às bombas independentes, para a travões de trás e frente. Os travões não irão ser de origem, senão realmente não tinha logica, mas o facto de serem independentes cria logo maior poder de travagem, e o kit que irei aplicar será o da XYZ, de 6 pistons (não mini-pistons), e penso ser ideal aplicar este sistema independente, visto a bomba OEM provavelmente criar limitações na travagem com 6 pistons..
Sendo assim, ao comprares a pedaleira, escolhe logo a bomba de travões ideal... Estimo que uma bomba 23/24mm chegue perfeitamente para a frente! Já para a travagem traseira, não precisas de uma coisa tão hardcore.. Em tempos andei a fazer uma folha de cálculo no Excel para dimensionar a bomba ideal consoante as maxilas e o numero de pistões assim como o diâmetro dos mesmos, especificando o curso do pedal desejado, etc.. Não cheguei a acabar mas vou tratar disso!

Quanto à bomba da embraiagem, normalmente uma igual à principal dos travões chega perfeitamente! A de origem é bem sub-dimensionada e qualquer bomba aftermarket já melhora qualquer coisa...

Tens aqui muito material para ver e ficar com ideia do que há no mercado:

http://www.rallydesign.co.uk/index.php?cPath=562_580

Vilela
Propietários
Mensagens: 894
Registado: 15 jan 2010, 15:57
Localização: Vila Real
Contacto:

Re: Eliminar servo freio e aplicar "pedal assembly"?

Mensagem por Vilela »

Ricardo M. Escreveu:
Vilela Escreveu:Ricardo, falaram quanto às bombas independentes, para a travões de trás e frente. Os travões não irão ser de origem, senão realmente não tinha logica, mas o facto de serem independentes cria logo maior poder de travagem, e o kit que irei aplicar será o da XYZ, de 6 pistons (não mini-pistons), e penso ser ideal aplicar este sistema independente, visto a bomba OEM provavelmente criar limitações na travagem com 6 pistons..
Sendo assim, ao comprares a pedaleira, escolhe logo a bomba de travões ideal... Estimo que uma bomba 23/24mm chegue perfeitamente para a frente! Já para a travagem traseira, não precisas de uma coisa tão hardcore.. Em tempos andei a fazer uma folha de cálculo no Excel para dimensionar a bomba ideal consoante as maxilas e o numero de pistões assim como o diâmetro dos mesmos, especificando o curso do pedal desejado, etc.. Não cheguei a acabar mas vou tratar disso!

Quanto à bomba da embraiagem, normalmente uma igual à principal dos travões chega perfeitamente! A de origem é bem sub-dimensionada e qualquer bomba aftermarket já melhora qualquer coisa...

Tens aqui muito material para ver e ficar com ideia do que há no mercado:

http://www.rallydesign.co.uk/index.php?cPath=562_580

Grande Ricardo pareçes uma enciclopédia lool

Essa seria uma duvida que ia colocar futuramente, quanto à bomba ideal, pois ainda é um tema meio chinês pra mim.

Por acaso já tinha passado um tempo à volta desse site e foi até daí que me veio a ideia de colocar este sistema.

De qualquer forma, na altura que comprar, senão te importares davas uma ajuda na escolha das bombas certas consoante os travões que irei comprar.

Mais uma vez agradeço =)

Abraço

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 15 visitantes