[Projecto]Fan electrica!

Fórum técnico para todas as tuas questões e respostas :)
Avatar do Utilizador
pack
active user
Mensagens: 3054
Registado: 31 jan 2010, 14:34
Localização: Top of the world!
Contacto:

[Projecto]Fan electrica!

Mensagem por pack »

Olá a todos,

No meio das minhas aventuras com o Black Inc, nome carinhosamente dado por ela pelo facto do carro ser preto e por alguma razão ter aparecido a palavra Incorporated no Toyota, começo a pensar nos pequenos grandes upgrades que o próprio carro pode levar com melhorias significativas para a sua performance e desempenho geral.

Uma delas é a conversão da ventoinha manual que vem de origem no motor 4A-GE do Ae86 para ventoinha eléctrica totalmente independente que vem tanto no MR2 como no AE92 GTi, até aqui tudo bem.....

Quando comecei a pesquisar sobre o assunto, dei de caras com pelo menos duas situações comuns, existe quem opte por usar um "switch" e quem opte por ter sempre as fans ligadas assim que o carro trabalha, eu quero manter o esquema o mais OEM possível, e com alguma sorte conseguir material do AE92 GTi ou do MR2 sendo que algum do material é totalmente compatível com o AE86.
Como o meu conhecimento de electrónica não é o maior, e como a maioria da informação vem em esquemas eléctricos, gostava antes de mais se alguém do fórum tem este sistema! E se sim, qual das opções escolheu?

Entretanto consegui acesso a esquemas com informação de como montar as ventoinhas eléctricas.

No geral acham que isto é um desperdício de recursos, tempo e dinheiro? Ou acham que montar isto e ganhar entre 3 a 5 Cv's valerá a pena?!

Abraço

emanuelae86
Propietários
Mensagens: 1718
Registado: 11 ago 2009, 23:04
Localização: Gondomar
Contacto:

Re: [Projecto]Fan electrica!

Mensagem por emanuelae86 »

É uma coisa que ando pensar fazer já algum tempo não é pela potencia mas sempre ganhamos menos atrito no motor :wtf: :wtf: alinho por uma coisa automática ligado ao termostato já existente, sei de algumas manuais que a malta e esquece de ligar e PUM!!

jae86
active user
Mensagens: 1188
Registado: 16 set 2009, 21:01
Localização: Vila Real
Contacto:

Re: [Projecto]Fan electrica!

Mensagem por jae86 »

Ora bem; assim por alto vão precisar de uma válvula de temperatura:

Imagem

Ventoinha de fixação universal; assim de repente encontrei esta:

http://www.cedoisracingstore.com/Ventoi ... 64472.aspx

Fiarada e pouco mais.

Em princípio o mais difícil vai ser a colocação da válvula; ou seja onde.

Avatar do Utilizador
pack
active user
Mensagens: 3054
Registado: 31 jan 2010, 14:34
Localização: Top of the world!
Contacto:

Re: [Projecto]Fan electrica!

Mensagem por pack »

Pelo que sei os termostatos, tanto do MR2 como do AE82/AE92 (GT's), já possuem a ficha com o sensor da temperatura. Que por sua vez vai a um fusível e depois a um relé que (tenho a ignição ON e o sensor ON) faz disparar as fan's.

Penso que o esquema será mais ou menos assim, não acham?

Sim, eu falei no ganho ligeiro de potencia, mas se calhar o mais importante é realçar o facto da fan manual dar muita fricção ao motor no ralenti e não actuar da melhor maneira em condições de tráfego elevado.

jae86
active user
Mensagens: 1188
Registado: 16 set 2009, 21:01
Localização: Vila Real
Contacto:

Re: [Projecto]Fan electrica!

Mensagem por jae86 »

pack Escreveu:Pelo que sei os termostatos, tanto do MR2 como do AE82/AE92 (GT's), já possuem a ficha com o sensor da temperatura. Que por sua vez vai a um fusível e depois a um relé que (tenho a ignição ON e o sensor ON) faz disparar as fan's.

Penso que o esquema será mais ou menos assim, não acham?

Sim, eu falei no ganho ligeiro de potencia, mas se calhar o mais importante é realçar o facto da fan manual dar muita fricção ao motor no ralenti e não actuar da melhor maneira em condições de tráfego elevado.
A tampa do termóstato dos MR2 ou AE92 tem sítio para colocação do sensor (peça 16321):

http://www.toyodiy.com/parts/p_E_1988_T ... _1603.html

Ou seja, ou se arranja uma tampa de um desses carros para aplicar no nosso ou tem que se inventar.

O esquema será parecido ao que indicas.

Avatar do Utilizador
Ricardo M.
active user
Mensagens: 1161
Registado: 24 mai 2009, 12:39
Localização: Fânzeres - Gondomar
Contacto:

Re: [Projecto]Fan electrica!

Mensagem por Ricardo M. »

Rapidamente e apesar de estar praticamente tudo dito, o esquema normal/ideal é montar a sonda de temperatura ou nas caixas do radiador (M22 salvo erro) ou então comprar um T para esse efeito e montar a sonda no tubo superior do radiador. Depois disso, é só usar o relé+fusível com alimentação directa da bateria e contacto na sonda de temperatura. O sinal que vai à sonda é que vai "ditar" o tipo de instalação que pretendes pois há gente que liga também à bateria mas depois mesmo que desligues o carro a ventoinha trabalha sempre até arrefecer (o que é bom, desde que tenhas a sonda no radiador e não no T). Outros ligam a um ponto de corrente que só exista com a ignição ligada...

Quanto a ventoinhas/sondas, tens a Rally Design..

http://www.rallydesign.co.uk/index.php?cPath=531_2061

No teu caso, as slim-line não compensam porque tens espaço sem problema... Há quem reclame dos preços das ventoinhas etc e que numa sucata arranjam mais barato e tal mas se a ideia é montar um sistema todo novo e sem complicações, acho que a solução é mesmo este tipo de ventoinhas. Atenção que se a vais manter pelo interior do radiador, têm que ser do tipo PULL/SUCK.. O sistema que a RallyDesign vende de fixação rápida é também muito prático e seguro!

Avatar do Utilizador
isac
Site Admin
Mensagens: 2494
Registado: 24 mai 2009, 11:59
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: [Projecto]Fan electrica!

Mensagem por isac »

Nem achei caro essas na Rally Design.

emanuelae86
Propietários
Mensagens: 1718
Registado: 11 ago 2009, 23:04
Localização: Gondomar
Contacto:

Re: [Projecto]Fan electrica!

Mensagem por emanuelae86 »

Então uma Slimline Fan - 350mm Ø (14") - Pull/Suck acham que será a melhor aposta para o nosso Ae86 ??

nut´s
active user
Mensagens: 1067
Registado: 18 ago 2009, 01:13
Localização: porto
Contacto:

Re: [Projecto]Fan electrica!

Mensagem por nut´s »

procurem info sobre fans de alto fluxo usadas nos sedans a gazolio, tipo baab bmw megane, etc...
por norma são todas slims, de alto fluxo e valem para ai ente os 20....e os 30€ as mais baratas....(se porcurarem a de 1 carro que ezista muitos o prexo mantem-se no barato)

a nivel de ligaçao, como referio o ricardo, podesse ir buscar sinal a ingniçao, mas penso que a opçao de ligar entre a bateria e o sensor apenas é melhor....funciona tipo turbo-timer...

se o sensor estiver ligado nosa tubos do motor, ou no taco de dreno do bloco, a ventoinha liga mais rapido correcto? (quando digo mais rapido, digo, nao a temperatura do radiador, mas a do motor...)
ou é asneira ligar tam perto do arrefecimento interno do motor?
Imagem
"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

Andrax
Propietários
Mensagens: 293
Registado: 13 set 2009, 18:41
Localização: Pombal
Contacto:

Re: [Projecto]Fan electrica!

Mensagem por Andrax »

Eu fiz essa alteração no meu.
Arranjei uma ventoinha na sucata (de borla), depois fiz um T soldando uma porca num tubo c o mesmo diâmetro do tubo que vai ao radiador (no meu caso no de baixo) e montei lá a sonda. Depois foi só ligar à bateria com fusível e à sonda de temperatura.
Tem funcionando bem, no meu caso se desligar o carro e ainda tiver quente a ventoinha fica a trabalhar. É preciso também escolher uma sonda dentro da temperatura adequada. É uma mod barata e ajuda bastante na refrigeração do motor.

+___F___V___S___-
Fusível Ventoinha Sonda

abraço
AE86, what else??

jae86
active user
Mensagens: 1188
Registado: 16 set 2009, 21:01
Localização: Vila Real
Contacto:

Re: [Projecto]Fan electrica!

Mensagem por jae86 »

Andrax Escreveu:Eu fiz essa alteração no meu.
Arranjei uma ventoinha na sucata (de borla), depois fiz um T soldando uma porca num tubo c o mesmo diâmetro do tubo que vai ao radiador (no meu caso no de baixo) e montei lá a sonda. Depois foi só ligar à bateria com fusível e à sonda de temperatura.
Tem funcionando bem, no meu caso se desligar o carro e ainda tiver quente a ventoinha fica a trabalhar. É preciso também escolher uma sonda dentro da temperatura adequada. É uma mod barata e ajuda bastante na refrigeração do motor.

+___F___V___S___-
Fusível Ventoinha Sonda

abraço
Por curiosidade, a sonda que colocas-te a que temperatura funciona?

E o fusível qual a amperagem que colocas-te?

Andrax
Propietários
Mensagens: 293
Registado: 13 set 2009, 18:41
Localização: Pombal
Contacto:

Re: [Projecto]Fan electrica!

Mensagem por Andrax »

Tentei recordar-me da temperatura que utilizei quando escrevi isto, mas nada. No entanto, 75-90?! penso que deva andar por aí...
Mas depende um pouco de cada um, nunca tive problemas de aquecimento e parece-me ser uma boa margem.
Quanto ao fusível, o melhor é calculares aproximadamente a amperagem do circuito, mas se não te quiseres chatear 20A-30A deve ser o suficiente..
AE86, what else??

Avatar do Utilizador
pack
active user
Mensagens: 3054
Registado: 31 jan 2010, 14:34
Localização: Top of the world!
Contacto:

Re: [Projecto]Fan electrica!

Mensagem por pack »

Retirado dos forums Club4AG

Imagem

Este é o esquema mais OEM pssível!

Se o carro estiver desligado, penso que as ventoinhas não trabalham, mas isso pode ser alterado.

Andrax
Propietários
Mensagens: 293
Registado: 13 set 2009, 18:41
Localização: Pombal
Contacto:

Re: [Projecto]Fan electrica!

Mensagem por Andrax »

Acho que não é necessário tanta "fiarada". A ventoinha fica ali mesmo ao lado da bateria não é preciso andar com relés na minha opinião.
Além disso fica mais simples e com menos probabilidades de avariar.
Abraço
AE86, what else??

|BUDA|
active user
Mensagens: 1180
Registado: 21 ago 2009, 01:03
Contacto:

Re: [Projecto]Fan electrica!

Mensagem por |BUDA| »

meti uma de um arcondicionado vinda de um mehgane 1.6

e meti um valvula na tubagem do radiador :P

emanuelae86
Propietários
Mensagens: 1718
Registado: 11 ago 2009, 23:04
Localização: Gondomar
Contacto:

Re: [Projecto]Fan electrica!

Mensagem por emanuelae86 »

Vou meter fan eléctrica mas vou passar no electricista para fazer uma coisa muito bem feita :Doh: o ideal era aproveitar o existente e ligar a fan eléctrica, vamos lá ver :think:

emanuelae86
Propietários
Mensagens: 1718
Registado: 11 ago 2009, 23:04
Localização: Gondomar
Contacto:

Re: [Projecto]Fan electrica!

Mensagem por emanuelae86 »

Dito e feito já cá canta

Tive algum tempinho hoje depois do jantar para dar uma "vista de olhos" as pecinhas e preparar a colocação da nova Fan :yes: eléctrica.

A precisar de uma limpezinha
Imagem
Imagem
Tem uma sonda só tem 1 fio vou aproveitar fios de origem dela
Imagem

Provalvelmente tambem vou meter um manometro temperatura água mas ainda não sei o sitio senão gostar não meto :ˆˆ:

emanuelae86
Propietários
Mensagens: 1718
Registado: 11 ago 2009, 23:04
Localização: Gondomar
Contacto:

Re: [Projecto]Fan electrica!

Mensagem por emanuelae86 »

Vou ter comprar uma peça destas :roll: onde podemos arranjar uma peça destas cá em Portugal e sabem qual o diam. indicado para o Ae86 ? :

http://www.ebay.co.uk/sch/i.html?_from= ... e+Radiator

http://www.ebay.co.uk/itm/Water-Temp-Ga ... 75fe#payId

nut´s
active user
Mensagens: 1067
Registado: 18 ago 2009, 01:13
Localização: porto
Contacto:

Re: [Projecto]Fan electrica!

Mensagem por nut´s »

e que tal passares em algum sitio onde te façam isso?
Imagem
"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

emanuelae86
Propietários
Mensagens: 1718
Registado: 11 ago 2009, 23:04
Localização: Gondomar
Contacto:

Re: [Projecto]Fan electrica!

Mensagem por emanuelae86 »

nut´s Escreveu:e que tal passares em algum sitio onde te façam isso?
Isso não é problema, mas acho que não vale a pena :crazy:

Andrax
Propietários
Mensagens: 293
Registado: 13 set 2009, 18:41
Localização: Pombal
Contacto:

Re: [Projecto]Fan electrica!

Mensagem por Andrax »

Sim mais vale fazer, em 3 minutos e dois pingos de solda fica feita uma à medida para o tubo onde for para aplicar...
AE86, what else??

emanuelae86
Propietários
Mensagens: 1718
Registado: 11 ago 2009, 23:04
Localização: Gondomar
Contacto:

Re: [Projecto]Fan electrica!

Mensagem por emanuelae86 »

Comprei esta peça ontem a um amigo mesmo ao lado de casa, muito leve mas vou ter que fazer uma rosca nova sem stress prefiro não inventar muito :crazy:

Imagem
Imagem
Imagem

nut´s
active user
Mensagens: 1067
Registado: 18 ago 2009, 01:13
Localização: porto
Contacto:

Re: [Projecto]Fan electrica!

Mensagem por nut´s »

quanto costou esse adaptador?
Imagem
"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

emanuelae86
Propietários
Mensagens: 1718
Registado: 11 ago 2009, 23:04
Localização: Gondomar
Contacto:

Re: [Projecto]Fan electrica!

Mensagem por emanuelae86 »

Paguei 25€

Avatar do Utilizador
Ricardo M.
active user
Mensagens: 1161
Registado: 24 mai 2009, 12:39
Localização: Fânzeres - Gondomar
Contacto:

Re: [Projecto]Fan electrica!

Mensagem por Ricardo M. »

Não estou a ver a lógica de teres pago mais 15€ do que o preço anunciado mas tu lá sabes os teus negócios.

http://www.ookamistore.com/tunen/index. ... ry_id=3119

10€ na Ookamistore. Basta falar com o vendedor da zona Porto (que por sinal se chama Ivo) e combinar entrega com ele.

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 36 visitantes